Regional

Santa Casa é hospital de referência no atendimento a vítimas de violência sexual em Poços

Publicado

em

Na última terça-feira (24), foi realizada mais uma reunião para discutir o fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual. O encontro aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e reuniu representantes das Polícias Civil e Militar, das secretarias de Promoção Social e de Saúde, Conselhos Tutelares, da Santa Casa e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Desde 2018, o hospital referência para o atendimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em Poços de Caldas é a Santa Casa. “Cabe destacar que, nesses casos, a Santa Casa é a porta de entrada para o atendimento tanto da rede pública como da rede privada. Mesmo que a vítima tenha algum tipo de convênio médico, ela será encaminhada para a Santa Casa, que está preparada para prestar o atendimento técnico adequado”, informa a diretora técnica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Valéria Castilho.

“A reunião visa ajustar o fluxo de atendimento nesses casos. A porta de entrada para toda situação de violência sexual é a Santa Casa, onde são tomadas as primeiras providências de profilaxia, com os devidos encaminhamentos. Os encontros servem para afinar todos os detalhes, enquanto rede, para que as vítimas de violência sexual possam ser amparadas e garantidas, com o atendimento correto”, explica a coordenadora de Proteção Social Especial da Secretaria de Promoção Social, Caroline de Souza.

Ela ressalta a participação do delegado regional, Gustavo Henrique Manzolli, na reunião, que contou também com representantes da Polícia Militar, do Programa IST/Aids, Conselhos Tutelares, da Santa Casa, da UPA e dos Núcleos da Mulher e da Criança e do Adolescente do CREAS. “Esses momentos de troca são fundamentais, já que o alinhamento das equipes evita a revitimização e esse é o nosso objetivo principal”, ressalta Caroline de Souza.

Referência

A indicação da Santa Casa como hospital referência para atendimento nos casos de violência sexual foi um grande avanço. Um documento modelo foi elaborado para ser preenchido pela equipe técnica da Santa Casa em todos os casos de violência sexual atendidos, com o encaminhamento ágil e adequado das vítimas para os outros serviços necessários.

Mulheres, crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência são encaminhadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde funcionam o Núcleo da Mulher e o PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos). Todos os casos precisam ser encaminhados, ainda, ao Programa IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, para a continuidade da profilaxia e tratamento, quando necessário.

“Esse diálogo em rede é de grande importância e os ajustes são necessários para garantir um atendimento digno a mulheres, crianças e adolescentes em situação de violação de direitos”, destaca a psicóloga do CREAS, Tatiana Fernandes Vieira Veloso.

Reunião foi realizada no CREAS

CREAS

O CREAS é um equipamento que integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e realiza atendimento nas situações de violação de direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. O atendimento pode ser feito por demanda espontânea. Basta se dirigir ao CREAS (Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou entrar em contato pelo telefone 3697-2626.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile