Notícias Corporativas
Executivo explica como varejo pode se beneficiar de FIDCs
De acordo com Adilson Rufino, executivo de vendas sênior da iDtrust, a falta de informação sobre FIDCs acaba sendo um obstáculo para que muitas empresas do varejo enxerguem essa modalidade como uma possibilidade

O número de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) cresceu 106% no Brasil entre dezembro de 2020 e abril de 2024. Houve também um crescimento de 179% no patrimônio líquido dessa modalidade, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Um FIDC, como explica o Portal do Investidor do governo federal, funciona a partir de aplicações em títulos de crédito criados a partir de contas a receber de uma determinada entidade. Nesse fundo, investidores unem seus recursos em um investimento comum, observando a regra de aplicação mínima em Direitos Creditórios (um direito de crédito a ser recebido).
Segundo Adilson Rufino, executivo de vendas sênior da iDtrust, empresas do varejo também podem se beneficiar de investimentos em FIDCs.
“O varejo, muitas vezes, enfrenta desafios com o fluxo de caixa devido ao recebimento das vendas a prazo. Ao vender esses direitos creditórios (como duplicatas e cheques pré-datados) para o FIDC, as empresas recebem recursos de forma antecipada, melhorando assim a liquidez e permitindo que continuem operando sem interrupções”, diz Rufino.
É o caso hipotético, por exemplo, de um varejo que vende produtos a prazo. Ao precisar de dinheiro imediato para expandir seus negócios e abrir novas lojas, a empresa decide “vender” essas contas a receber para um FIDC.
Os investidores compram esses recebíveis e antecipam o dinheiro ‒ com desconto ‒ para a farmácia. Em troca, os investidores recebem o valor das parcelas pagas pelos clientes ao longo do tempo.
“O FIDC é uma oportunidade para o varejo se tornar mais ágil e competitivo. Imagine reinvestir o dinheiro das vendas parceladas imediatamente, seja para comprar mais estoque, ampliar a loja ou lançar uma promoção especial. Isso pode fazer a diferença em um mercado tão disputado”, acrescenta Rufino. A empresa na qual ele atua é especializada em tecnologia para operações com recebíveis.
Outro ponto mencionado pelo executivo é que, ao transferir os direitos creditórios para o FIDC, o risco de inadimplência é assumido pelo fundo, e não mais pela empresa varejista. Trata-se de algo que pode ser particularmente vantajoso em setores nos quais a inadimplência dos clientes é uma preocupação constante, diz.
Desafios
“Claro, não dá para ignorar que existem desafios. Montar um FIDC exige um volume mínimo de créditos e uma gestão financeira organizada. A boa notícia é que o mercado está evoluindo. Hoje, já existem plataformas digitais e fintechs que simplificam o acesso aos FIDCs, tornando-os mais acessíveis até para os pequenos e médios varejistas”, explica Rufino.
Na sua visão, a falta de informação acaba sendo uma barreira para uma maior adesão aos FIDCs. “Muitos varejistas ainda não conhecem os FIDCs ou não sabem como eles podem ajudar. Outros podem achar que é algo só para as grandes redes. Porém, a burocracia e os custos, que antes pareciam intransponíveis, estão diminuindo”, diz.
A cultura do setor também influencia nesse processo. Como explica Rufino, o varejo, de modo geral, sempre dependeu muito do crédito tradicional, como empréstimos bancários ou antecipação de recebíveis via bancos comerciais.
“Essas práticas já estão consolidadas e, mesmo que os juros estejam altos, muitas empresas preferem seguir pelo caminho conhecido a se aventurar em algo novo. Mudar a mentalidade leva tempo”, justifica.
Existe ainda uma preocupação com a exposição de dados. Para montar um FIDC, diz Rufino, a empresa precisa revelar os seus recebíveis e, em alguns casos, até informações sobre sua saúde financeira. É algo que pode gerar receio, com varejistas temendo o risco de informações sensíveis vazarem ou caírem nas mãos de concorrentes.
“Apesar de os FIDCs serem uma ferramenta segura quando bem estruturados, há sempre aquele medo de que os créditos incluídos no fundo não sejam honrados. No varejo, no qual a inadimplência é uma preocupação constante, isso pode assustar. Ninguém quer ver o nome da empresa envolvido em um problema de crédito”, complementa Rufino.
De forma geral, o executivo considera que o potencial é grande, mesmo com os desafios citados. Ele vê de forma positiva os dados de que os FIDCs cresceram nos últimos anos e diz que o cenário é positivo para essa modalidade também em 2025.
“Com o tempo, e talvez um empurrãozinho de quem já conhece o potencial desses fundos, é possível que a situação mude para o varejo. Afinal, em um cenário de incertezas, diversificar as fontes de recursos pode ser a chave para se manter competitivo”, afirma.
Para saber mais, basta acessar: https://www.idtrust.com.br/
Notícias Corporativas
A menor cabeça de sensor de FPG do mundo
A SCIVAX Corporation (sede: Kawasaki, Japão, presidente: Satoru Tanaka, doravante chamada de “SCIVAX”) e a TSLC Corporation, subsidiária da SemiLEDs Corporation (NASDAQ:LEDS, empresa de Delaware listada na bolsa NASDAQ), empresa de propriedade integral, anunciaram que a SCIVAX+TSLC desenvolveram a menor cabeça de sensor de FPG (fotopletismografia)* do mundo, que será apresentada na exibição tecnológica relacionada “Touch Taiwan”, que acontecerá em Taipei, Taiwan, de 16 a 18 de abril de 2025. As amostras da cabeça de sensor de FPG para avaliação terão início em abril de 2025.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250402224442/pt/

World’s smallest PPG Sensor Head
Até a data, a SCIVAX e a TSLC desenvolveram o menor dispositivo de fonte de luz do mundo, o Amtelus®, combinando a tecnologia de material do nosso parceiro com a tecnologia de design de lentes ópticas da SCIVAX e a tecnologia avançada de embalagem da TSLC, e começaram a enviar amostras para avaliação. Com o uso da tecnologia de lentes de nanoimpressão da SCIVAX e a tecnologia avançada da TSLC ao fabricar o Amtelus®, obtivemos sucesso quanto ao desenvolvimento de um novo produto no qual a cabeça de sensor (peça de aquisição de sinal) dos sensores de FPG, que são usados como sensores vitais em relógios inteligentes e outros dispositivos, é significantemente menor do que os produtos convencionais.
Esse dispositivo tem uma área de montagem de aproximadamente 1 milímetro quadrado, que é 1/10 do dispositivo convencional, e a espessura do dispositivo é de cerca de metade dos dispositivos convencionais, alcançando uma redução significava no tamanho comparado com os dispositivos convencionais.
As principais características da cabeça de sensor de FPG são:
- Tamanho mínimo
Ao minimizar a área de montagem da cabeça de sensor de FPG, é possível montá-la em um espaço estreito, o que era difícil no passado. - Ampliação do número de aplicações através de várias implantações (matrizes)
Ao usar várias cabeças de sensor de FPG, sensoriamento mais preciso pode ser alcançado. Além disso, ao usar a cabeça de sensor como uma matriz, é possível medir o fluxo sanguíneo mesmo em uma área estreita, assim, pode ser usado em aplicações de beleza, cuidados com a saúde em domicílio e até mesmo enfermagem, por exemplo. - Baixo custo
Por ser um pacote de resina no qual a fonte de luz e o sensor óptico estão integralmente moldados, há uma vantagem de custo significativa comparado com os produtos convencionais.
A SCIVAX e a TSLC estão buscando expandir para uma variedade de áreas, incluindo aplicações dessa tecnologia em áreas de ciências biológicas da próxima geração, como sensores vitais.
Sobre a SCIVAX Corporation
A SCIVAX é uma empresa que vem se especializando em tecnologia de nanoimpressão desde 2004, oferecendo serviços de solução completa que incluem não só a venda de equipamentos de nanoimpressão, como também a tecnologia de moldagem por microfabricação para a obtenção de moldagem de alta precisão, curvada e em áreas grandes, bem como estimulação óptica para produção de moldes, gravação e inspeção.
Sobre a TSLC Corporation
A TSLC Corporation, subsidiária da SemiLEDs Corporation (Nasdaq:LEDS), é desenvolvedora/inovadora em tecnologia e líder em fabricação de sistemas optoeletrônicos de precisão e soluções de embalagem em nível de wafer, localizada na área de Chu-Nan, Parque Científico de Hsinchu, Taiwan. A SemiLEDs Corporation foi constituída em Delaware em janeiro de 2025.
* Fotopletismografia (= pletismografia) é um método de medição de ondas de pulso, que são mudanças volumétricas nos vasos sanguíneos causadas pela batida do coração, a partir de leves mudanças tonais que acontecem na pele.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250402224442/pt/
Contato:
SCIVAX Corporation
Divisão de negócios de dispositivos ópticos
Koichi Aida
Tel.: +81-44-599-5051
https://www.scivax.com/en/inquiry/
Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Corporativas
Esri ajuda a levar informações atualizadas sobre fechamento de estradas para aplicativos de mapeamento do cliente
Usuários do ArcGIS podem oferecer dados de fechamento de estradas ao Apple Maps e TomTom para ajudar a melhorar viagens de motoristas
Esri, líder mundial em tecnologia GIS e inteligência de localização, aumentou seu popular Community Maps Program (Programa de Mapas Comunitários) para tornar o compartilhamento de fechamentos de estradas muito mais fácil com a solução Road Closures. Esta nova solução no ArcGIS da Esri, a plataforma geoespacial líder e mais completa, preenche a lacuna entre as agências governamentais que gerenciam atualizações oportunas de estradas e o público, que depende de aplicativos de mapeamento para navegação em tempo real.
Milhares de usuários do software ArcGIS da Esri, incluindo governos estaduais e locais e agências nacionais de mapeamento, criam e compartilham dados rodoviários confiáveis e precisos através do Community Maps Program da Esri, e agora podem compartilhar dados de fechamento de estradas também ao vivo. Os usuários do Esri ArcGIS agora podem compartilhar facilmente atualizações de fechamento de estradas diretamente com provedores de mapeamento do cliente, incluindo Apple Maps e TomTom, para que possam atualizar seus mapas com estas importantes informações.
“Mediante o Community Maps Program da Esri, levamos mais de uma década para levantar dados confiáveis sobre a infraestrutura urbana da comunidade ArcGIS”, disse Deane Kensok, Diretor de Tecnologia para Conteúdo ArcGIS na Esri. “Estamos felizes em expandir o programa para incluir dados de fechamento de estradas e ajudar nossa comunidade de usuários a tornar estas informações cruciais mais facilmente acessíveis aos provedores de mapeamento do cliente com os quais estamos trabalhando, para que possam chegaràmaioria das pessoas.”
Um dos principais destaques desta solução é sua simplicidade e facilidade de uso. A solução Road Closures oferece uma experiência de baixo atrito que permite que governos de todos os portes mapeiem, administrem e comuniquem facilmente fechamentos de estradas, perigos e desvios referentes a eventos especiais, construção, emergências e outras interrupções de tráfego. Todos os usuários atuais do ArcGIS têm acesso a esta funcionalidade sem custo adicional.
“Usar o Community Maps Program e a solução Road Closures muda o modo como nossa cidade lida com os fechamentos de estradas, tornando mais fácil para todos no governo da cidade compartilhar informações sobre problemas nas estradas”, disse Jim Alberque, Diretor de GIS e Tecnologia Emergente da Cidade de Raleigh, Carolina do Norte. “O processo de inserção de dados é simples e familiar, assim muitas equipes diferentes da cidade podem ajudar. Ao levantar dados de diferentes partes da cidade e compartilhá-los imediatamente com aplicativos de mapeamento do cliente, daremos a nossos moradores melhores informações para se deslocarem com segurança e rapidez.”
A solução Road Closures é uma das muitas soluções prontas para uso incluídas no ArcGIS. Estas soluções específicas do setor ajudam as organizações a aproveitar o GIS para aprimorar operações, obter novos conhecimentos e otimizar serviços que prestam. Para saber mais sobre a solução Road Closures da Esri, acesse esri.com/en-us/c/product/share-road-closures.
Sobre a Esri
A Esri, líder global de mercado em software de sistema de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e mapeamento, ajuda os clientes a liberar todo o potencial dos dados para melhorar os resultados operacionais e comerciais. Fundada em 1969 em Redlands, Califórnia, EUA, o software da Esri é implementado em centenas de milhares de organizações em todo o mundo, incluindo empresas da Fortune 500, agências governamentais, instituições sem fins lucrativos e universidades. A Esri possui escritórios regionais, distribuidores internacionais e parceiros que fornecem suporte local em mais de 100 países em seis continentes. Com seu compromisso pioneiro com a tecnologia e a análise geoespaciais, a Esri desenvolve as soluções mais inovadoras que utilizam uma abordagem geográfica para resolver alguns dos problemas mais complexos do mundo, colocando-os no contexto crucial da localização. Visite-nos em esri.com.
Copyright © 2025 Esri. Todos os direitos reservados. Esri, o logotipo do globo Esri, ArcGIS, The Science of Where, esri.com e @esri.com são marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas da Esri nos Estados Unidos, na Comunidade Europeia ou em algumas outras jurisdições. Outras empresas e produtos ou serviços mencionados neste documento podem ser marcas comerciais, marcas de serviço ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250403475333/pt/
Contato:
Jo Ann Pruchniewski
Relações Públicas, Esri
Cel.: 301-693-2643
e-mail: jpruchniewski@esri.com
Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Corporativas
Laserfiche recebeu um rating de 5 estrelas no Guia de Programas de Parceiros CRN® 2025
A Laserfiche — plataforma corporativa líder que auxilia organizações na gestão de seus conteúdos e fluxos de trabalho mais críticos — foi reconhecida pela CRN®, marca da The Channel Company, com a classificação de 5 estrelas no Guia do Programa de Parceiros CRN 2025. Este guia é um recurso essencial para provedores de soluções que buscam programas de parceria alinhados às suas metas de negócios e que entreguem alto valor estratégico.
“Os parceiros da The Channel Company têm acesso a recursos essenciais para conquistar novos negócios e garantir um suporte excepcional dentro do Programa de Provedores de Soluções da Laserfiche”, destacou Josep Domingot, vice-presidente de vendas da Laserfiche. “A classificação máxima da CRN comprova nosso compromisso em oferecer serviço e suporte de excelência para nossos parceiros.”
O Programa de Provedores de Soluções da Laserfiche oferece treinamento estratégico e capacitação de alto nível para parceiros que buscam expandir seus negócios e fechar novas parcerias. Em 2025, os provedores da Laserfiche levarão aos clientes tecnologias de ponta em IA para gestão documental, garantindo inovação e eficiência no setor. Combinadas ao suporte especializado da Laserfiche, essas soluções serão essenciais para impulsionar vendas, adoção e crescimento sustentável.
O Prêmio 5-Star é uma premiação exclusiva, concedida a empresas que desenvolvem programas de parceria sólidos, focados nos principais pilares para criar conexões estratégicas de longo prazo, impulsionar lucratividade e garantir sucesso no mercado.
Para o Guia do Programa de Parceiros 2025, a equipe de pesquisa da CRN avaliou os fornecedores com base nos critérios do programa e nas soluções oferecidas, incluindo capacitação e treinamento de parceiros, assistência comercial antes e depois da venda, programas de marketing e respectivos recursos, suporte técnico e canais de comunicação.
“O destaque no Guia do Programa de Parceiros CRN 2025 reafirma o compromisso dos principais fornecedores de tecnologia em inovar constantemente e crescer lado a lado com os provedores de soluções”, declarou Jennifer Follett, vice-presidente de conteúdo nos EUA e editora executiva da CRN, na The Channel Company. “Essa iniciativa estratégica anual é fundamental para conectar provedores de soluções aos parceiros mais alinhados com a evolução do mercado, garantindo acesso a programas de parceria sólidos e adaptáveis às necessidades em constante transformação do setor e dos clientes finais. O guia apresenta uma avaliação aprofundada do impacto e dos diferenciais de cada programa de parceria, permitindo escolhas seguras e estratégicas para negócios promissores.”
O Guia do Programa de Parceiros 2025 é apresentado na edição de abril de 2025 da CRN e publicado on-line em www.CRN.com/PPG.
Cresça com o Programa de Provedores de Soluções da Laserfiche. Acesse o site da Laserfiche para saber mais.
Sobre a Laserfiche
A Laserfiche transforma a maneira como empresas gerenciam operações e conteúdo, combinando inovação e inteligência artificial. Sua plataforma de gerenciamento de documentos oferece fluxos de trabalho escaláveis, formulários personalizáveis, modelos intuitivos sem código e soluções inteligentes com IA, acelerando processos e impulsionando eficiência. Presente em empresas de todos os tamanhos — de startups a líderes globais —, a Laserfiche eleva a produtividade das equipes, estimula colaboração e proporciona uma experiência excepcional ao cliente. Com sede em Long Beach, Califórnia, a empresa opera globalmente, com escritórios estratégicos na América do Norte, Europa e Ásia.
Conecte-se com a Laserfiche:
Blogue da Laserfiche | X | LinkedIn | Facebook | YouTube
Sobre a The Channel Company:
A The Channel Company (TCC) é referência global no crescimento de canais para grandes marcas de tecnologia. Com uma abordagem estratégica, a empresa acelera o sucesso de parceiros e fornecedores, promovendo inovação e alcance ampliado por meio de marcas de mídia de destaque, eventos exclusivos, consultoria especializada e dados valiosos sobre tendências de mercado. A TCC integra o portfólio de investimentos da EagleTree Capital, empresa de capital privado sediada em Nova York. Para mais informações, acesse thechannelco.com.
Siga a The Channel Company:X, LinkedIn e Facebook.
© 2025 The Channel Company, Inc. CRN é uma marca comercial registrada da The Channel Company, Inc. Todos os direitos reservados.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250402230243/pt/
Contato:
Contato da Laserfiche:
Linda Domingo
Diretora de comunicações, Laserfiche
Linda.domingo@laserfiche.com | 562-988-1688 x 234
Contato – The Channel Company:
Kristin DaSilva
The Channel Company
kdasilva@thechannelcompany.com
Fonte: BUSINESS WIRE
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Março Azul traz conscientização sobre câncer colorretal
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Mercado imobiliário de alto padrão cresce no Brasil
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Vedacit lança quarto episódio da Websérie “Paz na Reforma”
-
Notícias Corporativas4 dias ago
SLB recebe um importante contrato de perfuração da Woodside Energy para o projeto Trion em águas ultraprofundas na costa do México
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Tratamentos odontológicos impactam qualidade de vida
-
Regional3 dias ago
Como Reconquistar seu EX
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Textron Aviation e Aeromot assinam contrato de cooperação para beneficiar proprietários e operadores da aeronave Cessna Caravan a nível mundial
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Amazfit anuncia o Bip 6 Smartwatch: o relógio inteligente do dia a dia para cada momento