Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Dados apontam AI Overviews em resultados de pesquisa por setores

Segundo os dados apresentados, as AI Overviews aparecem em cerca de 12% das palavras-chave analisadas, com maior incidência nos setores de saúde (67,47%) e segurança (46,09%)

Publicado

em

Dados apontam AI Overviews em resultados de pesquisa por setores

Um relatório detalhado sobre os efeitos das AI Overviews, realizado pelo Site Advanced Web Ranking, aponta mudanças na forma como os usuários acessam informações na internet. Segundo os dados apresentados, as AI Overviews aparecem em cerca de 12% das palavras-chave analisadas, com maior incidência nos setores de saúde (67,47%) e segurança (46,09%). Esses segmentos lideram a frequência de aparições, enquanto nichos como e-commerce, entretenimento e mercado imobiliário estão entre os menos impactados.

Conforme informado na publicação, as AI Overviews tendem a empurrar os resultados orgânicos para posições mais baixas na página de resultados (SERP). Um exemplo destacado envolve buscas relacionadas a investimentos, onde, apesar de os resumos ocuparem menos espaço visual (média de 765,35 pixels), o primeiro resultado orgânico aparece em média apenas na altura de 1.407 pixels. Esse número é superior ao de buscas no setor automotivo, que apresentam resumos mais longos (950 pixels), mas listagens orgânicas em posições relativamente mais altas (1.359 pixels).

O relatório aponta dados comparativos sobre o espaço ocupado pelas AI Overviews em diversos setores. No caso das buscas relacionadas a SEO e educação, os resumos são particularmente extensos, ocupando 958 e 957 pixels, respectivamente. Além disso, o conteúdo apresentado varia bastante: enquanto nichos como e-commerce, entretenimento e imóveis favorecem listas, os setores de investimento e seguros exibem preferencialmente parágrafos de texto.

Outro ponto relevante diz respeito à visibilidade dos sites nas AI Overviews. O setor de investimentos, por exemplo, é um dos que menos citam domínios, com média de 4,5 sites referenciados por meio de 5,6 links. No entanto, cerca de 40,9% desses links são originados de páginas com posições inferiores à 50ª no ranking orgânico, indicando uma possível oportunidade de tráfego para sites menos ranqueados.

Vinícius Sá, especialista em SEO da Consultoria de SEO no Rio de Janeiro Miranttus, afirmou que segundo os dados apresentados, é possível ver que as AI Overviews não apenas reduzem o espaço disponível para resultados orgânicos, como também transformam a dinâmica de visibilidade nos buscadores. Vinícius continuou dizendo que a chave está em compreender como os conteúdos são estruturados por setor e como são entregues para os usuários nas pesquisas.

“Agora, o conteúdo precisa ter ainda mais clareza, autoridade transmitida e estrutura otimizada para a IA do Google, sem esquecer de construir um conteúdo focado em responder a intenção de busca dos usuários. Estamos entrando em uma nova era do SEO, onde o foco deve ser tanto a visibilidade direta quanto a adaptação à forma como as respostas são entregues. É um cenário desafiador, mas repleto de oportunidades para quem souber se antecipar”.

Ainda sobre o estudo, nota-se que trechos em destaque (Featured Snippets) aparecem juntamente com AI Overviews em apenas 7,42% das buscas, sendo também mais comuns nas áreas de saúde e segurança. Segundo os responsáveis pela análise, a tendência dos resumos gerados por IA representa uma mudança profunda na dinâmica da busca on-line, oferecendo respostas rápidas diretamente nos resultados e reduzindo a necessidade de cliques.

Notícias Corporativas

Educação bilíngue impulsiona o desempenho acadêmico

O bilinguismo contribui para o desenvolvimento de maior sensibilidade cultural, empatia e capacidade de adaptação a diferentes contextos sociais, tolerância à ambiguidade e autoconfiança, características essenciais para navegar em ambientes multiculturais, preparando-os melhor para interagir em um mundo globalizado.

Publicado

em

por

Educação bilíngue impulsiona o desempenho acadêmico

O artigo Is there a relationship between Academic Performance, Executive Function and Language Proficiency?, de Katherine Guadalupe Rivera Franco da Universidade de San Francisco na Califórnia, relata que os programas de proficiência em idiomas na escola ajudam os alunos a apresentar maior flexibilidade mental, capacidade superior de resolução de problemas e habilidades metacognitivas mais desenvolvidas quando comparadas aos pares monolíngues.

Essa vantagem cognitiva manifesta-se no controle executivo, incluindo atenção seletiva, inibição de distratores e alternância entre tarefas, resultando da constante necessidade de gerenciar e alternar entre dois sistemas linguísticos distintos.

A pesquisa evidencia que o bilinguismo contribui para o desenvolvimento de maior sensibilidade cultural, empatia e capacidade de adaptação a diferentes contextos sociais, tolerância à ambiguidade e autoconfiança, características essenciais para navegar em ambientes multiculturais, preparando-os melhor para interagir em um mundo globalizado.

O impacto do bilinguismo estende-se ao desempenho acadêmico geral, com os resultados da pesquisa indicando que estudantes de programas bilíngues frequentemente superam seus pares monolíngues em avaliações padronizadas, não apenas em disciplinas linguísticas, mas também em matemática e ciências.

Diferenças conceituais entre educação bilingue e inglês como segunda língua (ELS)

A Universidade de San Diego, na Califórnia, define educação bilíngue como um sistema onde o ensino acadêmico acontece em duas línguas, sendo uma delas geralmente a língua materna do aluno. O objetivo dos programas bilíngues é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da proficiência linguística, da alfabetização e do conhecimento acadêmico em ambas as línguas.

Além disso, segundo a Universidade de San Diego, existem diferentes formatos de educação bilíngue, desde modelos em que duas línguas são usadas igualmente (50/50), até programas de imersão quase total em uma língua, dependendo dos objetivos pedagógicos.

O artigo destaca que nos programas bilíngues, ambas as línguas exercem funções não só como objeto de estudo, mas sobretudo como veículo de aprendizagem de diversas áreas do conhecimento.

A Universidade de San Diego também estabelece uma distinção clara entre a educação bilíngue e os programas de inglês como segunda língua (English as a Second Language — ESL). Os programas ESL não são considerados educação bilíngue porque neles o ensino da segunda língua é o objetivo em si, não servindo como meio para o aprendizado de outros conteúdos acadêmicos.

Essa conceituação é fundamental para esclarecer equívocos comuns, corrigindo a ideia de que uma escola que oferece aulas de inglês como segunda língua (ESL) poderia ser considerada uma escola bilíngue. Dessa forma, o conteúdo da Universidade de San Diego reforça de maneira inequívoca a relevância e o rigor do conceito de educação bilíngue no contexto escolar.

A normatização do ensino bilíngue no Brasil

O inglês como segunda língua (ESL) está regulamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória a partir do 6.º ano do ensino fundamental, estabelecendo competências e habilidades específicas para seu ensino.

A BNCC não menciona explicitamente a educação bilíngue como modalidade educacional. Relata a existência de municípios que oficializaram as línguas indígenas e línguas de migração como talian, pomerano, hunsrickisch, reconhecendo a existência de programas de educação bilíngue, sem estabelecer diretrizes específicas para as escolas bilíngues.

parecer CNE/CEB n.º 2/2020 do Conselho Nacional de Educação, visa estabelecer diretrizes curriculares nacionais para a oferta de educação plurilíngue. O parecer justifica a necessidade de regulamentação com a informação de que, com o crescimento exponencial de instituições de ensino bilíngues, o CNE passou a receber solicitações sobre a necessidade de normatização.

É importante destacar que o parecer CNE/CEB 2/2020 continua pendente no site do MEC com a classificação “aguardando homologação”. Isso significa que, tecnicamente, as escolas bilíngues no Brasil ainda operam sem uma diretriz curricular nacional específica e homologada, baseando-se em outros marcos regulatórios gerais da educação brasileira.

Benefícios do aprendizado do inglês como segunda língua (ESL) para escolas, pais e educandos

Bruna Mussolini, gestora do programa Yázigi for Schools da Pearson Education, uma proposta de aprendizado do inglês como segunda língua (ESL), relata que “a solução do ensino do inglês na escola representa um investimento estratégico para as escolas que buscam destacar-se no mercado. Este diferencial potencializa a captação de novos alunos e fortalece a retenção do corpo discente atual. Como resultado, os alunos desenvolvem competências linguísticas relevantes para seu futuro acadêmico e profissional, consolidando a reputação da escola como centro de excelência educacional”.

O professor e economista Diercio Ferreira, franqueado da unidade Yázigi Pampulha, em Belo Horizonte, entende que “o aprendizado de idiomas na escola proporciona aos pais praticidade com excepcional relação custo-benefício. Para os estudantes, representa maior exposição ao idioma em um ambiente já familiar, desenvolvendo competências socioemocionais essenciais para os desafios atuais e futuros, permitindo que a criança aprenda inglês enquanto mantém suas importantes conexões sociais e afetivas, resultando em um aprendizado mais natural, prazeroso e significativo”.

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

IEEE fornece conhecimento estratégico enquanto a Indonésia adota a primeira regulamentação de design adequada à idade na Ásia

IEEE catalisa regulamentação vinculativa de referência para proteger crianças on-line

Publicado

em

por

A IEEE Standards Association (IEEE SA), a organização mundial de desenvolvimento de padrões de consenso da IEEE, a maior organização técnica profissional do mundo dedicada ao avanço tecnológico para a humanidade, anunciou o resultado de sua colaboração com os responsáveis políticos sobre o recém-aprovado Regulamento do Governo da Indonésia sobre Governança de Sistemas Eletrônicos para a Proteção Infantil.

Graçasàperspectiva e experiência baseadas nas iniciativas e padrões da IEEE sobre governança de dados infantis e design adequadoàidade, a IEEE SA desenvolveu estruturas para o design adequadoàidade de plataformas e sistemas de internet no processo regulatório da Indonésia. Essa regulamentação é a primeira do gênero na Ásia e no Sul Global, estabelecendo requisitos obrigatórios para que as plataformas digitais protejam a privacidade, a segurança e o bem-estar das crianças, como uma abordagem robusta e holística contra o vício on-line das crianças. A adoção dessa regulamentação histórica pela Indonésia representa um avanço significativo para a proteção on-line de crianças no mundo todo.

Atualmente, as crianças representam cerca de um terço de todos os usuários da internet no mundo inteiro. A maior conectividade permitiu que os jovens se beneficiassem de conteúdo educacional, ferramentas de comunicação e entretenimento, mas também os expôs a conteúdo nocivo, exploração, riscosàprivacidade de dados e possíveis problemas de dependência. Nos últimos anos, os governos e os órgãos da sociedade civil pediram um design adequadoàidade – projetando produtos digitais com proteções e recursos específicos para crianças – para lidar com esses riscos. A nova regulamentação da Indonésia aborda esse importante tópico ao exigir que os provedores de serviços on-line priorizem os melhores interesses das crianças no design e nas práticas de suas plataformas.

Esse regulamento se baseia na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e no seu Comentáriogeraln.º 25, exigindo que qualquer produto ou serviço digital que possa ser acessado por crianças ofereça um alto nível de privacidade por padrão. Em particular, fica proibida a criação de perfis e a geolocalização precisa de crianças, bem como as práticas de design manipuladoras, incluindo a tentativa de enfraquecer as configurações de privacidade ou a solicitação de mais dados pessoais do que o necessário.

“Este é um exemplo de como a IEEE coloca sua missão em prática de forma concreta para apoiar as necessidades da sociedade e das crianças, onde a perspectiva global e o conhecimento técnico da IEEE se combinaram com a dedicação das autoridades indonésias para alcançar um resultado bem-sucedido”, disse Sophia Muirhead, diretora executiva e diretora de Operações da IEEE. “De forma conjunta, possibilitamos o desenvolvimento de uma estrutura legal e regulamentação prática e voltada para o futuro, que tornará o espaço digital mais seguro para a próxima geração na Indonésia e, esperamos, inspire ações semelhantes em outros países.”

A nova regulamentação da Indonésia está estreitamente alinhada com algumas das estruturas legais e regulamentações mais avançadas do mundo, como os códigos de design adequadosàidade do Reino Unido e da Califórnia (EUA). Eles também se baseiam em padrões reconhecidos internacionalmente, incluindo o IEEE 2089™, o padrão IEEE para a estrutura de serviços digitais adequadosàidade (com base nos princípios 5Rights para crianças), e o IEEE 2089.1™, o padrão IEEE para verificação de idade on-line. Ao incorporar as principais disposições desses padrões, o regulamento garante que os serviços on-line sigam as diretrizes examinadas globalmente para proteger os dados e as experiências das crianças. A IEEE SA lançou recentemente um programa de certificação relacionado para ajudar o setor a se adequar às práticas recomendadas de verificação de idade.

“Ao contribuir com nossa experiência técnica neutra e de classe mundial para os esforços de desenvolvimento de políticas da Indonésia, ajudamos a enfrentar um desafio sociotécnico complexo – como tornar o mundo on-line mais seguro para as crianças – de uma forma que equilibra inovação e proteção”, afirmou Alpesh Shah, diretor administrativo da IEEE SA. “Essa conquista exigiu uma cooperação sem precedentes entre os domínios técnico, governamental e da sociedade civil, e destaca o que é possível quando todos trabalhamos juntos por nossas crianças.”

O compromisso da Indonésia serve como modelo para o desenvolvimento de políticas colaborativas. Inspirado por esse e outros engajamentos bem-sucedidos, a IEEE SA lançou recentemente a iniciativa Colaboração em políticas tecnológicas para aproveitar ainda mais a experiência neutra e confiável da IEEE para ajudar os governos a enfrentar desafios técnicos e sociais complexos em áreas estratégicas, como a governança digital. Por meio de esforços como esses, a IEEE SA reforça seu compromisso de ser um parceiro valioso no avanço da tecnologia para o benefício da humanidade.

Sobre a IEEE Standards Association

A IEEE Standards Association (IEEE SA) é uma organização colaborativa na qual inovadores elevam os padrões mundiais de tecnologia. A IEEE SA fornece um ambiente e uma plataforma globalmente abertos e de construção de consenso que capacita as pessoas a trabalharem juntas no desenvolvimento de padrões de tecnologia de ponta relevantes para o mercado e soluções da indústria que moldam um mundo melhor, mais seguro e sustentável. Para mais informações, acesse standards.ieee.org.

Sobre a IEEE

A IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo e uma instituição de caridade pública dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Por meio de suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais altamente citadas, a IEEE é a voz confiável em uma grande variedade de áreas, desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em www.ieee.org.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Tania Olabi-Colón

Diretora de Marketing e Comunicação da Marca

Corey Ruth

Gerente de Marketing e Comunicação

standards-pr@ieee.org

Fonte: BUSINESS WIRE

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Ourolux confirma presença na APAS e apresenta novidades para o varejo alimentar

Empresa que atua no mercado de iluminação trabalha com soluções em LED, produtos fotovoltaicos e reforça compromisso com sustentabilidade

Publicado

em

por

A Ourolux, empresa que atua no mercado brasileiro de energia, vai estar presente na APAS SHOW 2025, evento do setor de supermercados, que ocorre entre os dias 12 e 15 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A empresa ocupará o stand C7, com 90m², onde apresentará o portfólio de soluções em iluminação elétrica e solar, visando consolidar sua posição de destaque no canal alimentar, no qual é líder de vendas há cinco anos consecutivos, segundo levantamento da Scanntech.

Após o intervalo de cinco anos, a Ourolux retorna à APAS com novidades para as principais tendências do setor. “A APAS é uma plataforma essencial para fortalecer relacionamentos, gerar novas oportunidades e mostrar soluções para o varejo. Estamos muito animados em participar desta edição”, destaca Roberto Saheli, CEO da Ourolux.

Com um portfólio diversificado, a Ourolux leva para a feira a linha de lâmpadas inteligentes CONTROLED, reconhecida no segmento de materiais elétricos, além de produtos voltados à iluminação solar e elétrica com foco em sustentabilidade e eficiência energética. “Nosso compromisso é oferecer produtos que unem tecnologia acessível, economia e responsabilidade ambiental. Essa combinação é essencial para o futuro do setor e para as demandas atuais do mercado”, explica Douglas Morais, diretor comercial da Ourolux.

Nos últimos 12 meses, a Ourolux investiu mais de R$ 215 milhões em verticais de negócio, com foco no setor de iluminação elétrica e na unidade solar. Atualmente, 35% da receita da empresa resulta da venda de produtos fotovoltaicos, com projeção de chegar a 70% até 2026.

A Ourolux conta com um portfólio de mais de 750 SKUs, incluindo soluções em iluminação elétrica, solar e lâmpadas inteligentes, gerando um crescimento de 14% do faturamento no último ano.

APAS SHOW 2025

Data: 12 a 15 de maio de 2025

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Stand: C7 | 90m²

Horários: Segunda a quinta-feira, das 12h às 20h

Mais informações no site.

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.