Notícias Corporativas
Novos editais da PGFN redefinem parâmetros fiscais
Teses tributárias em litígio são incluídas no Programa de Transação Integral

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou novos editais dentro do Programa de Transação Integral (PTI), buscando resolver litígios tributários de grande impacto econômico. A iniciativa faz parte da estratégia do governo para reduzir disputas fiscais e aumentar a previsibilidade da arrecadação, especialmente diante da meta de déficit zero estabelecida para este ano. Os editais abordam questões como descontos condicionais no PIS e na Cofins, tributação na desmutualização de bolsas de valores e a definição do conceito de praça no IPI.
Para o advogado Angel Ardanaz, da Ardanaz Sociedade de Advogados, o lançamento desses editais representa um movimento relevante na relação entre contribuintes e o Fisco. “A inclusão dessas teses no Programa de Transação Integral demonstra a intenção da PGFN em proporcionar soluções negociadas para questões complexas, permitindo maior segurança jurídica tanto para o governo quanto para os contribuintes”, afirma.
Um dos pontos em discussão é a caracterização dos descontos condicionais no cálculo do PIS e da Cofins. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já manifestou entendimentos divergentes sobre o tema, o que torna a sua resolução pelo PTI um fator relevante para contribuintes que buscam encerrar disputas administrativas ou judiciais sobre a matéria.
Outra questão abordada nos editais diz respeito à tributação da desmutualização da Bovespa e da BM&F em 2007. A conversão dessas entidades em sociedades anônimas gerou questionamentos sobre a incidência de tributos sobre ganhos de capital e dividendos decorrentes da operação.
Já a discussão sobre o conceito de praça no IPI envolve a aplicação retroativa do critério estabelecido pela Lei nº 4.502/2022. A interpretação desse termo pode impactar o valor do imposto devido em transações comerciais e influenciar disputas em curso sobre a matéria.
A PGFN também anunciou a regulamentação da cobrança de créditos judicializados de grande impacto financeiro. Essa medida, prevista para ser formalizada em abril, tem como foco dívidas inscritas em ativos, priorizando a recuperação de valores expressivos. O critério inicial prevê que sejam incluídos débitos superiores a R$ 100 milhões, o que pode redefinir as estratégias de empresas envolvidas nesses litígios.
Segundo Angel Ardanaz, a previsão de um modelo específico para débitos federais de alto valor pode gerar impactos significativos na gestão financeira das empresas. “A criação de critérios diferenciados para cobrança de créditos judiciais de grande monta exige planejamento por parte dos contribuintes, pois pode alterar fluxos de caixa e estratégias de contestação tributária”, explica.
Para Angel Ardanaz, o programa de transação destaca a relevância do planejamento tributário preventivo e sua adesão a esses mecanismos deve ser analisada com cautela. “Cada situação requer uma avaliação detalhada das condições propostas e do impacto financeiro envolvido. A transação pode ser uma alternativa vantajosa, desde que os critérios sejam compatíveis com a realidade econômica da empresa”, conclui.
Notícias Corporativas
Soluções de WFM auxiliam setor hoteleiro
Segundo especialista da SISQUAL® WFM, softwares de gestão da força de trabalho oferecem inteligência e previsibilidade para transformar a operação nos bastidores de hotéis e resorts

Quem já trabalhou nos bastidores de um hotel sabe o quanto é desafiador manter uma operação fluida e equilibrada. Turnos rotativos, equipes numerosas e imprevistos podem fazer parte do dia a dia, exigindo uma gestão que, em muitos casos, ainda é realizada manualmente ou com sistemas pouco eficazes.
Nesse contexto, soluções de gestão da força de trabalho (WFM) têm se tornado aliadas da eficiência, podendo transformar dados empíricos em inteligência prática. Isso tem permitido que hotéis e resorts consigam configurar escalas automáticas que não apenas respeitam as leis trabalhistas, mas também as preferências dos colaboradores e a demanda real de hóspedes.
De acordo com André Ferraz Sousa, Project Inform Exchange Manager (PIX) na SISQUAL® WFM, a hotelaria é um dos setores mais vulneráveis às flutuações de demanda, com altas temporadas, eventos locais e cancelamentos repentinos. “Tudo isso exige uma agilidade operacional que, com a ferramenta certa, pode ser descomplicada e eficiente. Essa abordagem pode reduzir horas extras, promover uma distribuição mais justa das tarefas e aumentar a motivação dos times, impactando diretamente a experiência do cliente final”, avalia.
“Os benefícios podem ir além do operacional. Por meio de análises preditivas baseadas em dados concretos, é possível antecipar necessidades, reforçar equipes e evitar desperdícios ou escassez de pessoal”, acrescenta o especialista.
Integração de sistemas melhora operação
Segundo o especialista da SISQUAL® WFM, um dos pontos cruciais para reduzir erros humanos e obter maior segurança de dados é a integração entre sistemas. “Quando soluções de WFM trabalham em conjunto com PMS (Property Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), as ‘ilhas de informação’ são eliminadas, proporcionando uma visão integrada da operação.”
Para Sousa, ao trabalhar em conjunto essas ferramentas contribuem para simplificar tarefas administrativas, como o controle de assiduidade e a solicitação de folgas. “Esse ganho em automação permite que gestores direcionem seus esforços para o bem-estar das equipes e a experiência dos hóspedes, criando um ambiente mais harmonioso”, afirma.
“Num mercado onde a experiência do hóspede depende tanto da coordenação dos bastidores, quanto mais conectada estiver a operação, melhor será a entrega”, completa.
Setor hoteleiro em expansão
O mercado de hotelaria no Brasil reflete a importância da modernização tecnológica proporcionada pelas soluções de gestão de trabalho. Segundo dados da Mordor Intelligence, o setor deve alcançar US$ 12,35 bilhões até 2029, com um crescimento anual (CAGR) de 6,23%.
Num segmento em que a experiência do cliente é o diferencial, a orquestração inteligente de sistemas e a eficiência nos bastidores se tornam as principais aliadas para a excelência do setor.
“Soluções de WFM prometem impulsionar a evolução da hotelaria, oferecendo mais conectividade e precisão para as operações. Assim, essas ferramentas de gestão de força de trabalho podem se consolidar como peças-chave para o aprimoramento do setor. Hóspedes satisfeitos começam com colaboradores bem geridos e bem cuidados”, finaliza Sousa.
Para saber mais, basta acessar: http://www.sisqualwfm.com
Notícias Corporativas
UP Formaturas inaugura nova sede de operações
Devido ao crescimento do turismo no país, a empresa especializada em viagens de formatura, enxerga um bom momento para expansão

A UP Formaturas, agência especializada em pacotes de viagens de formatura e pedagógicas, inaugurou em março de 2025 sua nova sede. O escritório da empresa agora está localizado na Avenida Brasil, Nº 1163, em Campinas, São Paulo. O endereço está em uma das principais avenidas da cidade e se alinha com os planos estratégicos para expansão da marca.
Além disso, a empresa está em fase de estudo, tanto para expansão da atuação comercial para outras regiões estratégicas do Brasil, quanto para a criação de novos produtos e experiências alinhados ao público-alvo da UP Formaturas, que poderão ser lançados nos próximos anos.
Para Rafael Provenzano, CEO e fundador da empresa, a nova sede fortalece a identidade da UP Formaturas e, por isso, a agência tem desenvolvido ações de marketing para atrair mais clientes à nova unidade.
“Temos promovido experiências presenciais, onde responsáveis e passageiros têm a oportunidade de conhecer de perto nossa estrutura, nossa equipe e os produtos que oferecemos. Acreditamos que nossa sede é o coração da empresa. É onde nascem as ideias, onde criamos roteiros, festas e novas experiências, por isso, buscamos por um local que acompanhasse a nossa evolução e proporcionasse mais conforto tanto para nossos colaboradores quanto para nossos clientes”, declara.
Além da localização estratégica na cidade, que pode facilitar o atendimento a clientes da região, o empresário destaca os benefícios em relação ao cenário estadual. “Estamos próximos de São Paulo e de importantes polos urbanos como Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Essa proximidade facilita tanto as ações de vendas quanto o fortalecimento da nossa marca”.
De acordo com Provenzano, o futuro das viagens de formatura está na personalização, na inovação e na criação de memórias e a UP Formaturas pretende se preparar para este cenário.
“Os indivíduos das novas gerações são mais exigentes, conectados e estão em busca de propósito. Para eles, não se trata apenas de uma viagem, mas de uma experiência de vida. Por isso, buscamos constantemente entender o comportamento desse público, adaptar nossas propostas e entregar um produto que realmente converse com seus desejos e valores”, explica o diretor.
Setor em constante expansão
O Ministério do Turismo (MTur) apresentou, em janeiro deste ano, números positivos de atividade turística pelo sexto mês consecutivo. O índice de novembro de 2024 mostra um aumento de 9,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2024, as atividades turísticas no Brasil cresceram 2,9% em comparação a 2023.
Para o CEO e fundador da UP Formaturas, a mudança nos hábitos de consumo, a maneira de compartilhar informações e o período pós-pandêmico são fatores relevantes que contribuíram para o crescimento do setor de turismo nos últimos anos.
“As redes sociais têm um papel central, ao estimularem o desejo por novas experiências e criar conexões emocionais com destinos, por meio de relatos de viagem. Além disso, a mudança no comportamento das novas gerações, que têm priorizado viver experiências marcantes em vez de adquirir bens materiais, também impulsiona a demanda por viagens”, comenta Provenzano.
O empresário destaca o fim da pandemia como um fator decisivo. Segundo ele, o término do período de confinamento e restrições impulsionou um aumento significativo em viagens e celebrações, refletindo o desejo das pessoas por conexão e comemoração.
Turismo pós-pandemia e viagens comemorativas
Em 2023, com o fim da emergência sanitária decretada pelo Governo Federal, o Brasil registrou 21,1 milhões de viagens nacionais e internacionais, um aumento de 71,5%, em relação a 2021, que teve 12,3 milhões de viagens. Os dados são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A adaptação rápida e eficiente às novas exigências do cenário pós-pandemia foi essencial para a retomada e o fortalecimento do setor de turismo. As empresas que já tinham estrutura sólida, processos bem definidos e experiência em logística e segurança saíram na frente. Nesse contexto, quem conseguiu atender às novas demandas, conquistou mais confiança e, consequentemente, mais clientes”, declara o empresário.
A pesquisa do IBGE apontou que a busca por destinos de sol e praia é a principal para viagens de lazer e representa 46,2% do total das viagens com essa finalidade. O Sudeste liderou entre as viagens nacionais com a mesma região de origem e destino, com 38% e que buscaram destinos em estados do Nordeste tiveram os maiores gastos médios, R$2.321.
Segundo Provenzano, a alta no setor de turismo, somada ao crescimento do mercado de eventos e festivais, influenciou diretamente o aumento na procura por viagens de formatura. De acordo com ele, o segmento também passou por transformações e o formato atual une turismo, entretenimento e celebração da transição entre a adolescência e a vida adulta.
“As viagens de formatura se tornaram verdadeiros festivais estudantis, com estrutura semelhante a grandes eventos. Elas contam com palcos, dezenas de hotéis parceiros, uma arena com megaestrutura, diversos shows por viagem, ativações com áreas gamer, food trucks, lojas, arquibancadas e experiências imersivas”, finaliza o CEO e fundador da UP Formaturas.
Para saber mais, basta acessar: https://upformaturas.com.br/
Notícias Corporativas
Outsourcing cresce no Brasil com apoio da inovação
O mercado de outsourcing no Brasil registra expansão em resposta à adoção de novas tecnologias, à automação e à crescente necessidade de adaptação às demandas do mercado de impressão e TI

O mercado de outsourcing no Brasil segue em expansão em 2025. De acordo com a Transparency Market Research (2024), o segmento de outsourcing de serviços de TI deve movimentar globalmente cerca de US$ 1,03 trilhão até 2031, refletindo uma tendência de crescimento também em mercados emergentes como o Brasil.
Neste cenário de transformação e busca por eficiência, a inovação tecnológica, a automação de processos e a capacidade de adaptação são fatores determinantes para o fortalecimento das empresas, especialmente no setor de suprimentos e peças para impressão e TI.
Inserida nesse contexto, a RHB Solutions apresenta resultados positivos no primeiro trimestre de 2025. Após registrar um aumento de 23% no faturamento em 2024, a empresa projeta um crescimento de 30% para este ano, com expectativa de consolidação de novos projetos e fortalecimento de mercado.
“O desempenho que tivemos no primeiro trimestre de 2025 nos motiva a seguir investindo em estratégias focadas em inovação, atendimento de excelência e diversificação do portfólio para atender às necessidades do setor”, afirma Rodolfo Henrique Villas Boas, CEO da RHB Solutions.
Como parte do processo de expansão, a RHB Solutions estruturou a marca ISD Tech, especializada em automação comercial. A linha de produtos contempla totens de autoatendimento, impressoras térmicas, telas interativas e coletores de dados — soluções que atendem à crescente demanda por otimização de processos no varejo e no setor de serviços.
Segundo projeções da Transparency Market Research (2024), o mercado global de automação comercial deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 9,5% até 2031, impulsionado por investimentos em tecnologia e transformação digital — uma tendência observada também entre os clientes da ISD Tech, conforme Villas Boas.
O desempenho da marca no primeiro trimestre de 2025 já supera o registrado ao longo de todo o ano de 2024, resultado de ações estratégicas em marketing e participação em feiras como FESPA, Autocom e ExpoAPRAS.
Durante a Autocom 2025, a empresa apresentou o Cyberdog, robô inteligente voltado para segurança pública e privada, que combina mobilidade autônoma e tecnologia de monitoramento, reforçando o portfólio de soluções voltadas à inovação.
Com atuação focada em tecnologia, gestão de estoque e atendimento especializado, a RHB Solutions e a ISD Tech seguem acompanhando as demandas de mercado e projetam crescimento contínuo em 2025, alinhadas às tendências de outsourcing e automação comercial no Brasil.
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Perficient recebe dois prêmios por excepcional excelência ao cliente
-
Notícias Corporativas4 dias ago
MAG assina acordo de parceria estratégica com o MultiBank Group para tokenizar US$ 3 bilhões em ativos imobiliários
-
Notícias Corporativas4 dias ago
NIQ anuncia colaboração global de dados com a The Trade Desk para aprimorar a segmentação de público
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Andersen Global fortalece plataforma das Filipinas com a Du-Baladad and Associates
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Parte da estratégia de investimento de US$ 1 bilhão, a PCI Pharma Services conclui a aquisição da Ajinomoto Althea para aprimorar a fabricação de medicamentos nos EUA para envase asséptico de seringas e cartuchos pré-carregados
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Gestão Inteligente ganha força com uso de ERP
-
Notícias Corporativas3 dias ago
EXPOMAFE impulsiona o crescimento da indústria de R$ 270 bi
-
Notícias Corporativas4 dias ago
A Boomi lança o DataHub Command Center, com tecnologia ServiceNow, permitindo que as organizações liberem todo o potencial de seus dados