Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Carreira em Y estimula busca por diferentes tipos de pós-graduação

Tendência reforça a importância de formações específicas, como MBAs e especializações técnicas, no avanço profissional de especialistas e futuros gestores

Publicado

em

Carreira em Y estimula busca por diferentes tipos de pós-graduação

O modelo tradicional de crescimento profissional, baseado na ideia de que todo bom especialista se tornará gestor, já não dá conta da complexidade do mercado de trabalho atual. Em relatório da Visier – plataforma de people analytics realizado em 2023, 62% dos entrevistados afirmaram não ter interesse em gerir equipes. Neste cenário, ganha força a chamada carreira em Y, em que o desenvolvimento pode seguir dois caminhos distintos: a liderança técnica ou a gestão de pessoas e negócios.

Essa mudança de perspectiva tem influenciado diretamente a forma como os profissionais escolhem suas especializações após a graduação. Em vez de apenas um rumo óbvio a ser seguido, a pós-graduação passou a refletir diferentes estratégias de avanço dentro das organizações — e é neste contexto que uma especialização técnica ou um MBA se apresentam como alternativas alinhadas a diferentes objetivos de carreira. 

De um lado, o MBA permanece como a pós-graduação mais reconhecida para quem deseja ocupar cargos de liderança executiva. Com foco em gestão e visão estratégica, o curso é direcionado ao desenvolvimento de competências tais como tomada de decisão, finanças, liderança e desenvolvimento organizacional. Por outro lado, a especialização técnica é uma opção para quem deseja aprofundar seus conhecimentos práticos, atuando com protagonismo em projetos e soluções, sem desistir de crescer na carreira.

Ambos os formatos são pós-graduações lato sensu, reconhecidas pelo MEC e acessíveis somente a graduados (bacharéis ou tecnólogos). O termo lato sensu significa “em sentido amplo”, e diferencia-se dos cursos stricto sensu (como mestrado e doutorado), que são voltados para pesquisa acadêmica e produção científica. A principal diferença entre os dois formatos está principalmente no foco do conteúdo e no público-alvo. 

Para Andrea Paiva, diretora da Pós Tech – cursos de especialização técnica da FIAP -, esta formação é indicada para quem quer se manter próximo da prática e da inovação, utilizando ferramentas e metodologias atualizadas. “É uma trilha de aprendizado hands-on, que mesmo sendo assíncrona (no caso dos cursos da Pós Tech) — em que o aluno pode assistir às aulas no seu próprio ritmo — promove interação constante entre os participantes, com comunidades ativas, lives e desafios reais propostos por empresas”, explica. 

Já Rafael Ronqui, diretor do MBA da mesma instituição, reforça que este modelo é mais indicado para quem busca uma visão sistêmica dos negócios e aspira liderar times e organizações. “É uma formação que estimula a troca de experiências e o pensamento estratégico. Muitos alunos chegam ao MBA após acumularem experiência técnica e decidirem migrar para a gestão”, adiciona. 

Para facilitar, o conteúdo a seguir apresenta as principais diferenças entre um MBA e uma especialização técnica: 

Objetivo 

  • MBA: foco em desenvolvimento de competências gerenciais e liderança em negócios. 
  • Especialização técnica: aprofundamento técnico em uma área específica de atuação. 

Público-Alvo 

  • MBA: profissionais com experiência que buscam cargos de gestão ou mudar de área. 
  • Especialização técnica: profissionais que desejam melhorar o desempenho técnico ou se atualizar. 

️ Duração 

  • MBA: de 1 a 2 anos (aproximadamente 360 a 480 horas). 
  • Especialização técnica: de 1 a 2 anos (geralmente a partir de 360 horas). 

 Certificação 

  • MBA: tipo de especialização lato sensu com foco em administração. 
  • Especialização técnica: certificação lato sensu em qualquer área do conhecimento. 

 Conteúdo 

  • MBA: currículo voltado à gestão, finanças, marketing, liderança e estratégia. 
  • Especialização técnica: conteúdo técnico e aprofundado em um tema ou área específica. 

Reconhecimento no Mercado 

  • MBA: maior peso em cargos de liderança ou transição de carreira. 
  • Especialização técnica: mais valorizada em áreas técnicas, funções operacionais e táticas 

Custo 

  • MBA: geralmente mais caro, devido à estrutura e corpo docente com perfil executivo. 
  • Especialização técnica: custo mais acessível na maioria dos casos. 

Notícias Corporativas

Momento é indicado para a retomada dos planos financeiros

Especialista dá dicas para investimentos depois do término do primeiro trimestre

Publicado

em

por

Momento é indicado para a retomada dos planos financeiros

O início do ano é marcado por uma sequência de gastos que, muitas vezes, comprometem o orçamento familiar e empresarial. Férias, Carnaval, contas sazonais, impostos como IPVA e IPTU e, mais recentemente, o feriadão da Semana Santa e Dia de Tiradentes, 21 de abril. Para muitas famílias significam viagens, encontros e despesas extras, o que acaba adiando o foco em metas e investimentos pessoais. Agora, com o fim do primeiro trimestre, chegou o momento de colocar a vida financeira em dia e retomar os objetivos traçados no início do ano, segundo especialista.

De acordo com a diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos, o momento é ideal para organizar as finanças e direcionar esforços para quitar dívidas, sair do vermelho e realizar os sonhos idealizados para 2025, como aquisição ou troca de veículo, compra da casa própria e outros investimentos. “Passado esse ciclo de despesas típicas do primeiro trimestre, é possível reavaliar prioridades e escolher as melhores alternativas para tirar os projetos do papel”, explica.

Carolina lembra que o Indicador de Reincidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que, em fevereiro de 2025, do total de negativações, 85,88% foram de devedores reincidentes, o que significa que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.

Diante disso, entre as estratégias recomendadas estão as linhas de crédito, que são adequadas de acordo com o perfil e as finalidades do investimento. Entre as principais modalidades, destacam-se as linhas de crédito pessoal, ideais para quem precisa organizar as finanças, investir em educação, realizar viagens, quitar dívidas ou concretizar projetos importantes.

Para quem deseja investir no futuro, há linhas de crédito para aquisição de veículos, imóveis e equipamentos, tanto para uso pessoal quanto para consultórios, clínicas e empresas. “Além disso, é possível contar com o crédito para capital de giro, reformas, compra de equipamentos médicos, modernização do consultório ou expansão de negócios, com prazos e condições especialmente negociadas para o cooperado, com taxas de administração competitivas e flexibilidade nos planos”, afirma Carolina.

No caso da aquisição de bens, a diretora da Unicred destaca o papel dos consórcios, que permitem organizar a compra de forma programada e econômica, com avaliação de investimentos já realizados para identificar oportunidades de resgate sem prejuízos. Acrescenta a importância de se obter informações sobre os tipos de seguros e proteções financeiras indicados para cada bem, antes mesmo das aquisições, garantindo que o patrimônio seja preservado assim que o objetivo for alcançado.

“Esse momento de retomada é essencial para organizar o orçamento, definir prazos, revisar metas e aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Realizar sonhos e conquistar novos bens exige disciplina, planejamento e, principalmente, boas escolhas financeiras. Por isso, é fundamental buscar orientação especializada, que ajude a tomar decisões seguras e personalizadas para cada situação”, reforça Carolina.

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Região do Litoral Catarinense vive expansão e valorização

Presença de grandes empresas valoriza o entorno do Polo Empresarial, atraindo negócios para a Grande Florianópolis

Publicado

em

por

Região do Litoral Catarinense vive expansão e valorização

A região do Litoral Catarinense e da Grande Florianópolis vive um momento de forte expansão e valorização, impulsionada pelo crescimento de grandes empresas já instaladas, pela chegada de novos players e pelo fortalecimento de sua reconhecida vocação logística. De acordo com o IBGE, o estado de Santa Catarina registrou o maior crescimento industrial do Brasil em 2024, com um avanço de 7,7%, bem acima da média nacional. Neste cenário, o bairro Parque Industrial Sul, em Governador Celso Ramos — local do Polo Empresarial da Grande Florianópolis —, desponta como um dos principais polos de atração de investimentos e negócios do estado.

Mais do que induzir o desenvolvimento local, o Polo Empresarial se insere em uma dinâmica onde o valor do entorno é amplificado pela presença e expansão de empresas de grande porte, a exemplo do Mercado Livre, que está sediado na região. A empresa, anunciou um investimento de R$ 34 bi no Brasil em 2025.

“Essa concentração de negócios qualificados projeta a região para além dos limites de um único município, atendendo às demandas do Litoral Catarinense e da Grande Florianópolis, mercados de elevada relevância estratégica”, diz Ronnie Albert Soares, sócio do empreendimento.

A força dos grandes players – já presentes e em plena expansão – contribui diretamente para o adensamento econômico e para o giro imobiliário da região. O impacto é percebido em uma crescente demanda por áreas empresariais, logísticas e também por empreendimentos residenciais que atendam profissionais e famílias atraídas pelas oportunidades.

“Observamos uma movimentação intensa de investidores e empresas em busca de espaços diferenciados na região. O ambiente favorável reforça a certeza de que teremos uma valorização significativa e sustentada para os próximos anos”, comenta Soares.

A expectativa é que a expansão siga acompanhada de investimentos em projetos estruturantes, incluindo mobilidade, conectividade e infraestrutura, ampliando ainda mais a competitividade local. Ao se consolidar como parte fundamental deste movimento econômico, o Polo Empresarial da Grande Florianópolis reforça o papel do Parque Industrial Sul como vetor de desenvolvimento para toda a região.

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Apê Real ajuda 500 famílias a comprarem o primeiro imóvel

Mais de 500 famílias do estado de São Paulo foram contempladas nesta primeira fase de vendas da empresa. Agora, com a ampliação do programa do Governo Federal, o objetivo é chegar 1.000 vendas

Publicado

em

por

Apê Real ajuda 500 famílias a comprarem o primeiro imóvel

A Apê Real, startup dedicada a simplificar a compra do primeiro imóvel, após dois anos da venda de diversas moradias para mais de 500 famílias, concretizou a entrega das primeiras chaves aos compradores do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Nesta etapa inicial, as famílias que foram beneficiadas estavam concentradas nas regiões estratégicas dos estados do Sudeste, áreas que concentram alta demanda pelo programa e famílias de baixa renda.

De acordo com Pedro Celso Rodrigues Filho, cofundador e CEO da empresa, este é um marco importante, pois valida o modelo de negócios da startup, demonstrando a viabilidade e o potencial de escalabilidade da empresa, além de poder aumentar a confiança de investidores, parceiros e dos próprios clientes. “Trata-se de uma conquista muito importante que reforça a missão de transformar o acesso à casa própria em algo mais simples e humanizado”.

O trabalho da Apê Real vai além da venda de imóveis. A empresa atua com o objetivo de descomplicar o acesso ao financiamento habitacional, especialmente para famílias com renda mensal a partir de R$ 2 mil, com histórico de restrição de crédito, renda limitada e renda informal. Por meio de um processo desenvolvido pela própria empresa, os colaboradores conectam os clientes ao programa Minha Casa Minha Vida, com foco em fornecer suporte desde a análise de elegibilidade até a conquista das chaves.

A análise de perfil realizada pela Apê Real considera fatores como renda familiar, histórico financeiro e adesão às normas do programa MCMV. “Essa abordagem busca garantir que as famílias atendam aos critérios de financiamento habitacional, promovendo inclusão e acessibilidade no setor imobiliário”, explica o CEO.

Segundo o empresário, os primeiros anos da Apê Real foram marcados por desafios e adaptações ao mercado imobiliário, tradicionalmente burocrático e complexo. “Com resiliência, a empresa construiu uma base sólida para crescimento sustentável, com desejo de se posicionar como um dos facilitadores essenciais na jornada de compra do primeiro imóvel”.

“A utilização de tecnologia também tem sido um aspecto importante, permitindo a gestão de dados, uma comunicação mais transparente e o acompanhamento personalizado de cada etapa do processo de compra. Essas práticas têm como premissa aumentar a confiança dos clientes e promover maior agilidade operacional”, completa.

Mudanças no programa MCMV

Recentemente, o Governo Federal anunciou um aumento significativo na meta de contratos do programa Minha Casa Minha Vida até 2026, passando de 2 milhões para 2,5 milhões de contratos. Dados do programa, divulgados pela EXAME, apontam ainda um aumento de 46% nas vendas entre abril e junho de 2024, em comparação com o segundo trimestre de 2023.

Essas novas metas abrem espaço para uma maior atuação da Apê Real, que projeta expandir sua operação por meio de parcerias estratégicas, ampliação geográfica e investimentos contínuos em tecnologia, relata o cofundador da empresa. “A redistribuição de recursos para novas cidades, otimização dos públicos-alvo e o fortalecimento de canais digitais, são pilares do plano de crescimento da empresa para buscar garantir uma operação mais eficiente e escalável que possa absorver o aumento dos contratos do MCMV”.

“Com as metas ampliadas do MCMV e nosso modelo de atuação, esperamos impactar positivamente a vida de milhares de famílias nos próximos anos, fortalecendo nosso papel no setor imobiliário brasileiro”, finaliza Pedro Celso Rodrigues Filho.

Para saber mais, basta clicar aqui

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.