Notícias Corporativas
Empresas buscam formas de entender diferenças entre gerações
Especialista na tradução intergeracional, Mari Galindo explica como ambientes que reúnem profissionais de diferentes faixas etárias abrem novos desafios para organizações que desejam atrair talentos e se comunicar com públicos de perfis diversos

A convivência entre diferentes gerações dentro das empresas é uma realidade cada vez mais comum — e desafiadora. Com perfis distintos em comportamento, consumo e valores, esses grupos nem sempre compartilham as mesmas referências ou expectativas. Isso tem exigido adaptações em estratégias de comunicação, gestão de pessoas e cultura organizacional.
Na tentativa de tornar seus ambientes mais diversos, conectados e eficientes, organizações passaram a buscar ajuda de especialistas capazes de traduzir essas diferenças em ações práticas.
Para Mari Galindo, especialista em inovação e nas relações entre gerações no ambiente de trabalho, esse movimento tem se intensificado. “Cada geração tem seu próprio código — e entender isso muda tudo. Há empresas com excelentes produtos, propostas ou oportunidades, mas que não conseguem estabelecer conexão com públicos mais jovens ou mais velhos justamente por ignorar essas diferenças”, afirma.
Segundo ela, não são raras as situações em que organizações até tentam se aproximar desses públicos, mas falham ao usar uma linguagem desalinhada com seus repertórios e referências culturais.
Mari é fundadora da Nice House Br, uma content house criada em 2020 com foco em jovens e vídeos curtos. A empresa reúne uma comunidade de mais de 3 milhões de seguidores e já foi parceira em campanhas voltadas ao público jovem para diferentes setores, como entretenimento, varejo e tecnologia.
De Z ao todo: uma visão ampliada
Apesar da visibilidade gerada pelo trabalho com o público jovem, a especialista prefere não se limitar a uma geração. “Hoje meu foco é ajudar empresas e instituições a entenderem o impacto da convivência entre diferentes gerações. A Geração Z foi a porta de entrada, mas o tema vai além”, afirma. Segundo ela, há oportunidades pouco exploradas na escuta e na adaptação de linguagem entre perfis que já dividem os mesmos espaços de trabalho.
Sua trajetória inclui projetos em grandes empresas, como a atuação em iniciativas de transformação digital da Embraer. Mari é formada em Comunicação Social e tem especializações nas áreas de negócios e inovação por instituições como USP e Berkeley, nos Estados Unidos.
Conexão no centro do palco
A experiência com plateias e empresas de perfis variados — de universidades à indústria financeira — trouxe outro ponto que ela destaca com frequência: o papel do humor e da autenticidade na construção de conexão real. “Não dá mais para falar com as pessoas como se estivéssemos em 2005. Seja no palco ou numa campanha institucional, o que conecta é linguagem viva, acessível, com algum nível de identificação”, comenta.
Essa percepção tem norteado tanto suas palestras quanto seu trabalho de curadoria para diferentes públicos. Em suas apresentações, temas como comunicação na era da desatenção, geração de conteúdo e empreendedorismo digital se cruzam com reflexões sobre o futuro do trabalho. “O tempo das pessoas é muito valioso. Quando elas se sentam para te ouvir, você tem que garantir que saiam com algo útil, prático e que faça sentido no contexto delas”, conclui Mari.
Notícias Corporativas
Prêmio Ser Humano 2025 prorroga prazo de inscrições
Premiação da ABRH Paraná reconhece as melhores práticas de gestão de pessoas das organizações
A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná (ABRH-PR) anunciou a prorrogação dos prazos para inscrições e entrega de projetos do Prêmio Ser Humano (PSH) 2025. As empresas e profissionais interessados em participar da premiação tem até o dia 11/04 (sexta-feira) para se inscreverem no site: https://psh.abrh-pr.org.br. Os projetos inscritos devem ser entregues entre os dias 13 e 25/04.
O PSH reconhece iniciativas e profissionais que promovem o lado humano da gestão de RH, valorizando práticas inovadoras e impactantes na área de gestão de pessoas. A premiação conta com as categorias: Desenvolvimento, Excelência Organizacional, ESG (Environmental, Social and Governance), Jovem e Profissional de Destaque em Gestão de Pessoas.
De acordo com a diretora responsável pelo PSH 2025, Lúcia Fernandes, o Prêmio é uma iniciativa de grande relevância que destaca e valoriza as boas práticas de gestão de pessoas. “Com a extensão dos prazos, empresas e profissionais de Recursos Humanos têm mais tempo para garantir a participação e compartilhar experiências e histórias de sucesso”, observa.
O PSH, ao longo de suas edições, tem se consolidado como uma forma que disseminar ideias e práticas que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas, sociedade e organizações. “É uma oportunidade de compartilhar experiências e histórias de sucesso que falam de pessoas”, pontua.
Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://psh.abrh-pr.org.br
Notícias Corporativas
LTP lança apoio logístico para as agências de brindes
Central de serviços gratuitos oferece valor agregado para o segmento “brindeiro”

A LTP Personalização, focada em serviços de gravação visual para brindes promocionais, anunciou o lançamento do programa de atendimento “Central de Apoio ao Brindeiro”. A iniciativa oferece serviços gratuitos às agências de brindes em atividades como retirar lotes de produtos, diretamente do fornecedor, e transportá-los até a estrutura de gravação e acabamento visual.
Após esta movimentação, uma equipe de controle de qualidade realiza a conferência, peça a peça, antes da sua personalização com as marcas ou mensagens determinadas pela agência. O pacote de serviços ao brindeiro funciona como um valor agregado para as agências que utilizam as cerca de 20 técnicas de personalização da LTP para a finalização de seus brindes. Entre elas, a gravação a laser, sublimação, transfer, silkscreen, digital UV e hot stamping.
Parceria com atacadistas
Na retaguarda do serviço, a LTP firmou parceria logística com os principais distribuidores de produtos usados como brindes, localizados no centro de São Paulo. Com isto, as agências promocionais de qualquer parte do país podem realizar suas compras por meio dos canais on-line desses fornecedores e solicitar à LTP a retirada dos lotes no galpão do atacadista para encaminhar ao processamento visual.
A equipe de conferência da central de apoio realiza a desembalagem dos produtos e faz a verificação visual, tátil e funcional das condições de cada peça. Em caso de brindes com imperfeição, a própria equipe da LTP se encarrega de solicitar a substituição junto ao fornecedor, sem que o agente precise se deslocar de sua base ou fazer o corpo a corpo com a empresa vendedora.
A Central de Apoio oferece também uma ferramenta digital de controle de pedidos. Ela permite à agência de brindes acompanhar o andamento de seus jobs, desde a coleta dos lotes até a reembalagem, através de mensagens eletrônicas, facilitando processos de gestão. Esta mesma ferramenta viabiliza a retirada dos brindes personalizados com agendamento digital programado pelo próprio brindeiro.
Suporte em design digital
A LTP agregou ao programa uma estrutura de criação e suporte a layout, também sem custo, para a apoiar as agências através de seus canais digitais. “Em geral, os clientes já nos enviam a arte de seus brindes, mas há casos em que somos solicitados a oferecer ajustes, ou mesmo sugestões de design completas”, afirma Carla Olinda, diretora comercial. A LTP dispõe de máquinas com interface inteligente para criar imagens realísticas do brinde finalizado, utilizando apenas fotos do produto e das aplicações visuais requeridas pelo cliente.
“A agência de brinde pode nos enviar apenas o esboço da logomarca e a foto do produto a ser personalizado para ter este feedback em realidade virtual, com todos os cálculos matemáticos feitos pelo software da máquina”, complementa a gerente de marketing, Aléxia Grer.
A LTP Personalização realizou a gravação em 38 milhões de brindes em 2024, de um total de 190 milhões de unidades que foram personalizadas nesse período no país, segundo o relatório “O Setor Brindeiro no Brasil”.
O serviço de retirada, controle de qualidade, troca de produtos e suporte em design beneficia agências de qualquer ponto do país, desde que estas se abasteçam com fabricantes e distribuidores da região Central de São Paulo. É nesta área onde se concentram os atacadistas responsáveis por 70% de produtos usados na confecção de brindes, aponta o relatório O Setor Brindeiro.
Variedade de itens convertidos em brindes, em termos mundiais, supera sete mil tipos de produtos, segundo pesquisa global da Grand View Research. Na estrutura de produção da LTP, são personalizados brindes feitos em qualquer tipo de material. Incluindo opções mais comuns, como canetas, canecas, taças, chaveiros, aventais, garrafas térmicas e mochilas, até produtos tech como caixas de som bluetooth, fones sem fio, aspiradores robóticos e carregadores USB.
A LTP oferece também a opção de locação de máquinas para a personalização de brindes e produtos “in loco”, uma prática utilizada em shopping centers, fábricas, feiras de negócios e eventos de massa.
Notícias Corporativas
Pesquisas confirmam oportunidades para profissionais nos EUA
Setores de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e a área da saúde continuam a ter grandes possibilidades de ascensão profissional nos EUA. A escassez de mão de obra, especialmente na área médica, tem permitido novos caminhos para brasileiros que sonham internacionalizar suas carreiras. No ano passado, o país previu um déficit de 139.160 médicos até 2030, levando alguns estados a criarem leis de incentivo a este profissional

É possível dar continuidade à carreira profissional ao se mudar para os Estados Unidos ou internacionalizar uma empresa que tenha nascido no Brasil. Sobretudo, é importante compreender os detalhes e as diferenças entre o mercado de trabalho brasileiro e o americano.
De acordo com o assessor financeiro Christiano Aguiar, que atua há mais de 20 anos nos EUA, um fator relevante é a ênfase à meritocracia. “O americano tende a ser mais focado nos resultados do que em suas relações interpessoais, o que significa que quem é realmente capacitado tem reais chances de desenvolvimento e sucesso”.
Ainda segundo Aguiar, que é general manager da Garavello Capital, empresa americana de assessoria financeira, mudar de país requer uma visão além da perspectiva quanto à infraestrutura, impostos e qualidade de vida do novo lugar. Para ele, informações realistas sobre o mercado de trabalho são fundamentais para o sucesso imigratório. “Tenho visto grande procura de brasileiros por oportunidades em estados como Flórida, Geórgia e Carolina do Norte. Cada um destes estados tem seus pontos fortes e suas particularidades, como incentivos fiscais e clima ameno, mas tenho alertado muitos profissionais que pensam em se mudar para os EUA para que não priorizem somente esses fatores, se esquecendo das oportunidades do mercado de trabalho tão vastas em outros polos econômicos, como Nova York e grandes centros urbanos“.
O que dizem os pesquisadores?
Dados estatísticos mostram que o estado do Texas teve o maior aumento numérico do país, acima de qualquer outro estado dos EUA. Estes dados também mostraram que a Flórida registrou em 2023 o maior número de novos residentes de outros estados, com a chegada de 649.467 novos moradores que optaram pelo Sunshine State, se deslocando para cidades como Orlando, Clearwater Beach, St Pete Beach, Anna Maria Island, Sarasota, Fort Myers, Naples, Marco Island e claro, a capital Miami.
O mercado de trabalho nos Estados Unidos é dinâmico e complexo e está em constante mutação devido aos avanços tecnológicos, econômicos e sociais. Em vista disso, Aguiar destaca a importância de estar antenado às tendências e aos impactos da tecnologia, como automação e inteligência artificial, que têm criado novas oportunidades, minimizando outras. Para Aguiar a geração atual é muito rápida quando o assunto é tecnologia. “Estar preparado é fundamental e faz toda a diferença na hora de se destacar no mercado de trabalho. Nos EUA, isso tem uma relevância ainda maior porque a cultura corporativa, em geral, é muito acelerada e voltada para resultados, mais um motivo para estar antenado às tendências e não se tornar vulnerável em meio à competitividade tão comum no mercado de trabalho americano”, ressaltou o empresário que também fez questão de salientar o diferencial dos brasileiros com profissionais de grande qualificação em suas áreas de atuação e vistos com bons olhos pelos americanos e empresários brasileiros.
Profissões em alta nos Estados Unidos da América
Os setores de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, conhecidos como STEM, além da área da saúde continuam a ter grandes possibilidades para ascensão profissional. Com base em pesquisa publicada pela National Library of Medicine, o país prevê um déficit de médicos por estado em todo o seu território. De acordo com estes dados, os Estados Unidos da América enfrentarão uma escassez estimada de 139.160 médicos até 2030 e, de acordo com esses pesquisadores, este déficit ocasionará impactos variados em cada região. Sobretudo, para enfrentar este cenário, leis estaduais foram criadas com o intuito de atrair médicos de outras nacionalidades para seus postos de atendimento. Um dos pioneiros a identificar esta necessidade e abrir portas para médicos estrangeiros foi o governador do Tennessee, Bill Lee, com leis como o HB 1312, visando minimizar a falta de profissionais da área da saúde. Seguindo os mesmos passos, o governador da Flórida, Ronald Dion DeSantis, aprovou um novo pacote de lei conhecido por “Live Healthy” visando atrair médicos estrangeiros para seu estado. Com investimento de mais de 1,5 bilhão de dólares, este pacote promete fortalecer o sistema de saúde da Flórida tirando algumas exigências como a necessidade de se repetir residência médica nos EUA.
Especialistas acreditam que essas ações estaduais sinalizam diversas oportunidades para o público estrangeiro no mercado de trabalho americano. “Como assessoria financeira nos EUA procuramos entender de perto os diferentes aspectos dos nossos clientes e acompanhá-los em toda a jornada do processo de internacionalização de suas empresas e carreiras. O mercado está cada vez mais competitivo, dinâmico e altamente tecnológico, por isso, adaptabilidade e visão global de negócios são fundamentais”, explicou Christiano Aguiar.
A equipe da Garavello Capital desenvolve planejamento financeiro aliado ao planejamento imigratório para famílias, profissionais liberais e empresários e, segundo seus assessores, é de extrema importância que o profissional interessado em internacionalizar seus negócios e carreira esteja atento às constantes transformações da sociedade americana para que a busca por oportunidades seja assertiva e promissora.
Sobre a Garavello Capital
A Garavello Capital é uma empresa de consultoria independente com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em proteção patrimonial, planejamento de aposentadoria em dólar e planejamento universitário nos EUA.
Para os interessados em saber mais sobre internacionalização de negócios e carreiras com assessoria internacional personalizada, a empresa possui o seguinte formulário para contato: https://app.pipefy.com/public/form/wdQp_gRw
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Mercado imobiliário de alto padrão cresce no Brasil
-
Notícias Corporativas4 dias ago
SLB recebe um importante contrato de perfuração da Woodside Energy para o projeto Trion em águas ultraprofundas na costa do México
-
Regional3 dias ago
Como Reconquistar seu EX
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Textron Aviation e Aeromot assinam contrato de cooperação para beneficiar proprietários e operadores da aeronave Cessna Caravan a nível mundial
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Elanco lança solução para tratar sintomas de DRC em gatos
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Amazfit anuncia o Bip 6 Smartwatch: o relógio inteligente do dia a dia para cada momento
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Startups estão mudando o conceito de produtividade no trabalho
-
Poços de Caldas1 dia ago
“DME mais perto de você” retoma atividades no mês de março