Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Empresas enfrentam miopia empresarial, mas há como evitá-la

A miopia empresarial ocorre quando empresas resistem à inovação e se concentram apenas no presente, ignorando mudanças de mercado e necessidades dos clientes. Isso gera estagnação e pode comprometer a competitividade. Investir em tecnologia e adotar uma mentalidade inovadora são essenciais para garantir a sobrevivência e o sucesso no futuro

Publicado

em

Empresas enfrentam miopia empresarial, mas há como evitá-la

Como explorado no livro Miopia Corporativa – Como a Negação de Fatos Evidentes Impede a Tomada das Melhores Decisões, de Richard Tedlow, a miopia empresarial é um fenômeno que se reflete na estagnação e na incapacidade de adaptação às mudanças do mercado. Quando uma organização adota uma visão de curto prazo, focando apenas no que já está dando certo, ela corre o risco de se tornar vulnerável às necessidades emergentes do mercado e dos clientes. Um dos principais sinais dessa condição é a falta de planejamento estratégico, aliada ao imediatismo nas decisões.

Segundo dados da BigDataCorp, divulgados pela Capitalist, em 2023 3,9 milhões de empresas foram abertas no Brasil, mas 1,8 milhões dessas viram suas portas sendo fechadas devido ao mau planejamento. Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de 2021 mostrou que 17% das empresas não fazem nenhum planejamento, e 59% fazem para no máximo 6 meses. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica ainda, através de uma matéria veiculada pela A Tarde, que 48% das empresas no Brasil encerram suas atividades em até três anos devido à falta de planejamento e à gestão financeira inadequada.

Em muitos casos, isso ocorre quando líderes tomam decisões sem levar em consideração o longo prazo, limitando a visão da empresa e negligenciando inovações que poderiam agregar valor ao negócio. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), publicada pela Agencia Brasil, 68% das pequenas empresas ainda nem possuem uma área dedica à inovação e 76% não têm orçamento dedicado a esse fim. No livro, é tratado o fato de que a miopia empresarial também está ligada a questões emocionais dentro das organizações, como o ego inflado e a vaidade.

Segundo Viviam Posterli, CEO do Grupo Skill, a crença de que “já se tem ou já se oferece o melhor” pode cegar os líderes para as reais necessidades de evolução. “A vaidade que infla o ego, que colabora com a cegueira ou miopia empresarial, e a falta de empatia e concentração, nas necessidades em constantes evoluções dos seus clientes”, explica ela.

Além disso, ainda como abordado na obra de Tedlow, a falta de atenção aos sinais pequenos e discretos dos consumidores pode resultar em decisões empresariais equivocadas. Em um cenário competitivo e em constante transformação, é fundamental que as empresas estejam dispostas a se questionar constantemente e a se adaptar às mudanças. A inquietação, muitas vezes vista como um fator negativo, pode, na verdade, ser uma aliada do progresso. “Nos dias de hoje, a inquietação é saudável porque, apesar de alguns fatores estarem inconclusivos, o momento é oportuno para se aliar e pensar fora da caixa”, enfatiza Viviam.

Fazer rupturas no momento certo, especialmente quando a organização está estável, pode ser a chave para o crescimento. O erro está em esperar a crise para agir, quando a inovação pode e deve ser pensada de forma preventiva. Ter “um olhar atento ao cliente e ao mercado, com sede de inovar” pode ser o que a organização precisa para “ganhar um novo fôlego” e alcançar novos horizontes, como citado pela CEO.

No entanto, de acordo com a Presidente do Grupo Skill, de nada adianta pensar em inovação com um olhar míope. Ou seja, ao decidir mudar a rota e caminhar rumo a um universo inovador, é essencial contar com recursos que apoiem essa transformação. Nesse sentido, investir em tecnologia é vital. Hoje, as organizações têm à disposição diversas ferramentas, como Big Data, Cloud Computing e a tão falada Inteligência Artificial, que oferecem oportunidades para otimizar operações, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.

Mesmo já sendo recursos amplamente conhecidos, segundo o Relatório de Habilidades em Nuvem, divulgado pela SoftwareOne, 53% das empresas relatam falta de habilidades em IA para acompanhar a inovação acelerada. Dessa forma, é essencial enfatizar que investir em tecnologia não significa apenas adquirir novos softwares ou equipamentos, mas também promover capacitação e desenvolver uma mentalidade organizacional mais dinâmica e inovadora.

Investir em inovação e tecnologia não é mais opcional; é uma questão de sobrevivência no ambiente empresarial atual. A visão estratégica e inovadora das empresas é o que garante sua longevidade e sucesso. “Hoje investir em tecnologia significa vida, e com um olhar atento em inovar, as organizações ganham sobrevida”, finaliza Viviam.

Notícias Corporativas

NTT DATA é selecionada pela UPS para transformação e modernização digital

A NTT DATA apoia a inovação da UPS em IA e desenvolvimento de produtos digitaisA NTT DATA também fornecerá serviços de tecnologia de ponta a ponta, incluindo uma colocação de data center personalizado, transformação digital e migração para a nuvem

Publicado

em

por

A NTT DATA, uma empresa líder global em serviços de negócios e tecnologia, e a UPS, a maior empresa de entrega de pacotes do mundo, anunciaram uma colaboração estratégica de 10 anos. Esse acordo de longo prazo ajudará a UPS a continuar a modernizar sua infraestrutura de TI e data centers, fornecendo serviços de IA e nuvem para impulsionar a inovação nos negócios. A NTT DATA também continuará ajudando a apoiar a UPS no mundo acelerado da logística e da entrega.

“Temos a honra de sermos escolhidos pela UPS como parceiro estratégico em sua jornada de transformação,àmedida que eles colocam em prática sua visão do ‘data center do futuro’, implementam a próxima geração de infraestrutura de TI e aceleram o desenvolvimento de produtos digitais”, disse Abhijit Dubey, presidente e CEO da NTT DATA, Inc. “Como o terceiro maior fornecedor de data centers do mundo e o único a oferecer serviços de transformação full-stack, a NTT DATA está em uma posição privilegiada para ajudar a UPS a reduzir custos operacionais e riscos, impulsionar a inovação e o crescimento da receita, além de manter sua liderança no mercado. Essa colaboração é um testemunho do nosso compromisso em ajudar os clientes a acompanhar rapidamente as mudanças do mercado e se preparar para o futuro”.

Ken Finnerty, vice-presidente sênior de Tecnologia da Informação Global da UPS, afirmou: “A NTT DATA trará serviços de data center e infraestrutura de classe mundial para a UPS. Esse acordo permite que as equipes de tecnologia da UPS, dentro de nossas iniciativas ‘Efficiency Reimagined’, concentrem sua experiencia no desenvolvimento de soluções digitais para atender às necessidades da cadeia de suprimentos de nossos clientes”.

Destaques do acordo:

  • A NTT DATA comprará e operará um dos centros de dados de missão crítica da UPS e permitirá a colocalização de cargas de trabalho de TI no local. Isso inclui o uso da melhor combinação de soluções de nuvem pública e locais para melhorar a eficiência e flexibilidade
  • A NTT DATA também ajudará a desenvolver novas soluções.
  • Essas mudanças apoiarão os planos da UPS de realocar economias para projetos inovadores projetados para impulsionar iniciativas de crescimento, incluindo o desenvolvimento de novos serviços digitais voltados para seus clientes.

A NTT DATA oferece serviços verdadeiros de ponta a ponta, integrando perfeitamente serviços de TI, operações de data center e soluções de transformação digital. Do design e construção de data centers de última geração ao gerenciamento e otimização de sistemas de TI, a NTT DATA fornece um conjunto abrangente de serviços que atendem a todas as necessidades tecnológicas. Essa abordagem holística garante que os clientes possam focar na inovação e no crescimento, enquanto a NTT DATA lida com a transformação tecnológica complexa.

Para saber mais sobre os Serviços de Transformação Digital da NTT DATA, visite: https://us.nttdata.com/en/insights/digital-transformation-and-modernization

Sobre a NTT DATA

A NTT DATA é uma empresa global inovadora e confiável de mais de US$ 30 bilhões em serviços de negócios e tecnologia. Atendemos 75% das empresas da Fortune Global 100 e temos o compromisso de ajudar os clientes a inovar, otimizar e transformar para obter sucesso a longo prazo. Como Global Top Employer, temos diversos especialistas em mais de 50 países e um robusto ecossistema de parceiros de empresas estabelecidas e start-ups. Nossos serviços incluem consultoria de negócios e tecnologia, dados e inteligência artificial, soluções do setor, como também o desenvolvimento, a implementação e o gerenciamento de aplicativos, infraestrutura e conectividade. Também somos um dos principais fornecedores de infraestrutura digital e de IA do mundo. A NTT DATA faz parte do Grupo NTT, que investe mais de US$ 3,6 bilhões todos os anos em P&D para ajudar as organizações e a sociedade a avançar com confiança e sustentabilidade para o futuro digital.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Mídia

NTT DATA: amy.baj@nttdata.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

LTIMindtree anuncia parceria estratégica com Google Cloud para impulsionar transformação empresarial com IA agêntica

A LTIMindtree irá desenvolver novas soluções específicas do setor para impulsionar a ampla adoção da IA generativa

Publicado

em

por

LTIMindtree [NSE: LTIM, BSE: 540005], empresa internacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais, anunciou hoje a expansão de sua parceria estratégica mundial com o Google Cloud. Como parte desta cooperação, a LTIMindtree irá aproveitar ofertas com tecnologia do Google Cloud usando a IA agêntica para impulsionar o crescimento dos negócios e redefinir o panorama de nuvem para clientes ao redor do mundo. Usando modelos Gemini, junto com outras tecnologias inovadoras do Google Cloud, a LTIMindtree irá desenvolver soluções específicas do setor de modo colaborativo, a fim de impulsionar a ampla adoção da IA generativa.

Através desta cooperação, a LTIMindtree visa formar um corredor ecológico para o desenvolvimento de soluções, com iniciativas de desenvolvimento de mercado, estratégias de entrada no mercado (GTM) e treinamento abrangente para sua força de trabalho. Esta cooperação também irá permitir que a LTIMindtree crie provas de conceitos de ponta e testes piloto adaptados a casos de uso específicos do cliente. Além disto, a aliança irá permitir que a LTIMindtree ofereça soluções líderes de mercado que ajudem as empresas a maximizar a ROI de seus investimentos em nuvem, enquanto moderniza sua infraestrutura e conjunto de dados.

Mediante esta cooperação estratégica, a LTIMindtree irá aproveitar sua profunda experiência de domínio, combinada com as plataformas avançadas de IA do Google Cloud, como a Vertex AI, para criar soluções inovadoras sob medida aos setores de serviços bancários, financeiros e seguros; fabricação; mídia e entretenimento de alta tecnologia, varejo e bens de consumo embalados. Ela irá acelerar a adoção de tecnologias emergentes orientadas por IA e criar propostas de valor exclusivas aos clientes,àmedida que recebem acesso antecipado às novas ofertas. A cooperação também irá levaràrápida implantação de serviços e amplo suporte aos clientes, aumentando sua satisfação geral. Além disto, a LTIMindtree terá acesso a recursos adicionais do Google Cloud para criar novas soluções, o que irá propiciar um tempo mais rápido de colocação no mercado.

Nachiket Deshpande, Presidente de Serviços Globais de IA, Contratos Estratégicos, Parcerias e Diretor em Tempo Integral na LTIMindtree, disse, “Nossa parceria com o Google Cloud define um marco significativo em nossa jornada rumoàinovação e ao crescimento. Ao combinar nossos pontos fortes, estamos preparados para agregar valor incomparável a nossos clientes e impulsionar transformações no ecossistema de nuvem.”

“A IA generativa tem o poder de aumentar a eficiência nos negócios e transformar o modo como as organizações operam”, disse Kevin Ichhpurani, Presidente da Organização Global de Parceiros no Google Cloud. “Com a experiência da LTIMindtree e a tecnologia líder de IA do Google Cloud, os clientes podem implantar poderosas soluções que resolvam os desafios do setor e melhorem significativamente o desempenho comercial.”

A LTIMindtree irá formar uma equipe dedicada de talentosos profissionais com profundo conhecimento em uma ampla gama de tecnologias e serviços do Google Cloud para dar suporte a este esforço de aliança. O objetivo a longo prazo da parceria é garantir a implementação perfeita dos produtos e soluções do Google Cloud aos clientes e ajudá-los a gerar valor e crescimento consistentes a partir disto.

Para mais informações sobre a cooperação da LTIMindtree com o Google Cloud, acesse este link.

Sobre a LTIMindtree:

A LTIMindtree é uma empresa internacional de consultoria em tecnologia e soluções digitais que permite que empresas de todos os setores reinventem modelos de negócios, acelerem a inovação e maximizem o crescimento ao aproveitar tecnologias digitais. Como parceira de transformação digital para mais de 700 clientes, a LTIMindtree traz ampla experiência em domínio e tecnologia para ajudar a impulsionar a diferenciação competitiva, experiências do cliente e resultados comerciais a nível superior em um mundo convergente. Com mais de 86.000 profissionais talentosos e empreendedores em mais de 40 países, a LTIMindtree, uma empresa do Larsen & Toubro Group, resolve os desafios de negócios mais complexos e oferece transformação em escala. Para mais informações, acesse www.ltimindtree.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia:Shambhavi Revandkar | Relações com a Mídia Global | Shambhavi.revandkar@ltimindtree.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Cresce no Brasil o uso do modelo imobiliário Built to Suit

Estratégia ganha força no setor imobiliário ao unir segurança para investidores e imóveis sob medida para empresas

Publicado

em

por

Cresce no Brasil o uso do modelo imobiliário Built to Suit

Informações da XP Investimentos, em parceria com a Cushman & Wakefield, apontam que contratos Built to Suit (BTS) têm atraído a atenção de empresas de médio e grande porte no varejo, permitindo a expansão geográfica com custos reduzidos e imóveis adaptados às necessidades específicas dos negócios. O modelo já movimenta bilhões em investimentos anualmente, e vem ganhando força não apenas entre grandes redes varejistas e operadores logísticos, mas também em setores como saúde, educação e agronegócio.

O conceito de Built to Suit, do inglês “construído para servir”, se baseia em um acordo no qual o proprietário ou investidor constrói ou adapta um imóvel de acordo com as exigências do futuro locatário. Em contrapartida, a empresa que ocupará o espaço assina um contrato de locação, normalmente com prazo longo (geralmente entre 10 e 20 anos), garantindo retorno ao investidor e estabilidade ao inquilino.

Especialista em negócios imobiliários e com 25 anos de experiência no setor, Fernando Chalela dos Santos explica que o modelo BTS vem ganhando força no Brasil pela capacidade de alinhar interesse de ambas as partes com previsibilidade e segurança jurídica.

“O BTS é a união perfeita entre a visão estratégica de longo prazo das empresas e o interesse de investidores em ativos de alta liquidez. É um modelo onde todos ganham: o empresário recebe um imóvel exatamente como precisa e o investidor tem um contrato seguro, com retorno previsível”, afirma Fernando.

Ainda de acordo com Fernando, outro diferencial importante do Built to Suit é a eficiência na alocação de recursos. O locatário não precisa desembolsar capital para construção ou aquisição do imóvel, podendo concentrar seus investimentos no core business da empresa. Para o investidor, o modelo é atrativo porque proporciona contratos de longa duração, rentabilidade acima da média de locações convencionais e valorização do ativo ao longo do tempo.

“O BTS oferece um pacote de benefícios únicos: planejamento arquitetônico personalizado, localização estratégica definida em conjunto com o cliente e um contrato firme que garante o uso do espaço por muitos anos. Isso reduz vacância e aumenta a previsibilidade financeira para o investidor”, destaca.

O especialista também pontua que, além disso, o formato também contribui para a modernização da infraestrutura corporativa do país, especialmente em setores que demandam espaços operacionais altamente específicos. É o caso, por exemplo, de centros de distribuição logísticos que exigem altura livre, docas e pátios para caminhões, ou hospitais que precisam de estruturas adaptadas a normas sanitárias rigorosas.

Com a profissionalização do setor, o BTS também passou a ser mais explorado por fundos de investimento imobiliário (FIIs), que veem nesse modelo uma oportunidade de adquirir ativos bem localizados, com contratos atrelados a empresas sólidas e baixo risco de inadimplência.

“Para quem investe, o Built to Suit é uma ferramenta de proteção e crescimento. Para quem ocupa, é uma chance de ter o imóvel ideal sem comprometer capital próprio. O sucesso do modelo está justamente nessa sinergia”, conclui.

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.