Notícias Corporativas
ContourGlobal inaugura a maior usina solar com armazenamento em baterias da América Latina no Chile
A ContourGlobal inaugurou a usina solar fotovoltaica de Quillagua com 221 MWp de capacidade instalada e 1,2 GWh de armazenamento.Graças a seu sistema inovador, a usina consegue fornecer energia solar à rede durante a noite, com mais de 6 horas de autonomia.A empresa também avança na construção de uma instalação semelhante na região de Tarapacá, a usina Victor Jara, com 231 MWp de energia fotovoltaica e 1,3 GWh de baterias, que irá entrar em operação no segundo semestre deste ano.
O Diretor Executivo da ContourGlobal, Antonio Cammisecra, e o Subsecretário de Energia, Luis Felipe Ramos, acompanhados pelo Presidente da Coordenadoria Elétrica Nacional, Juan Carlos Olmedo, junto com autoridades locais e representantes do setor elétrico, comemoraram esta semana a entrada em operação da usina de Quillagua, localizada no município de María Elena, na região de Antofagasta.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250410462561/pt/

Aerial View of ContourGlobal’s Quillagua PV + BESS plant, the largest of its kind in Latin America
Quillagua é uma usina solar fotovoltaica de 221 MWp com um sistema de armazenamento em baterias de 1,2 GWh, capaz de fornecer 200 MW por 6,2 horas após o pôr do sol, que a torna a maior usina solar acoplada a um sistema de armazenamento em baterias da América Latina.
Este marco define o estágio final antes do começo da operação comercial nas próximas semanas e do início do cumprimento de seu contrato de compra de energia limpa (PPA) a longo prazo, o que garante o fornecimento de energia solarànoite e envia qualquer excedente ao mercado comercial.
“Temos orgulho de iniciar as operações em Quillagua meses antes do previsto, ao trazer energia solarànoite e compartilhar este momento com nossos parceiros, a comunidade, bem como instituições e autoridades locais,” declarou Antonio Cammisecra, Diretor Executivo Global da ContourGlobal.
Quantoàintegração de baterias de longa duração, Cammisecra enfatizou que “é essencial para estabilizar a rede, ao enfrentar o excesso de oferta diurna e os desafios do pico de demanda. Estamos profundamente comprometidos com este país e, além do armazenamento, também explorando oportunidades em energia eólica, diversificando nosso enfoque tecnológica para satisfazer as necessidades energéticas e dinâmicas do Chile.”
Quillagua é parte de um empreendimento maior que inclui outra instalação semelhante na região de Tarapacá. Trata-se da usina Victor Jara, com 231 MWp de energia solar fotovoltaica e 1,3 GWh de armazenamento em baterias, a qual estará pronta no segundo semestre do ano, vários meses antes do previsto.
Ambos os projetos, com capacidade total de 452 MWp de energia solar e 2,5 GWh de armazenamento em baterias, foram adquiridos da Grenergy no fim do ano passado pela ContourGlobal, que marca a entrada da empresa com suporte da KKR dos EUA no Chile. Quando estiver totalmente operacional, este portfólio irá gerar cerca de 1.300 GWh ao ano, posicionando a ContourGlobal como uma importante operadora de energia renovável no Chile, país onde a empresa pretende crescer e investir.
Esta inauguração reforça o papel pioneiro do Chile em aproveitar o potencial solar de suas regiões e do deserto do Atacama, a fim de desenvolver sistemas de baterias de armazenamento de energia (BESS) para projetos de armazenamento de energia de longa duração. Ela representa um marco na transição energética do Chile e da América Latina, em linha com a rápida expansão mundial do armazenamento em baterias, que, segundo a AIE (Agência Internacional de Energia), alcançou 70 GW em 2024. Além disto, a combinação de energia solar fotovoltaica com armazenamento já supera outras formas de geração em competitividade, se consolidando como a tecnologia do futuro para um fornecimento de energia mais flexível e econômico.
A realização deste ambicioso projeto solar gerou 313 empregos diretos, envolvendo trabalhadores de seis nacionalidades, e 176 indiretos. Incluiu também a instalação de mais de 452.000 painéis solares, 5.000 rastreadores solares, 267 módulos de armazenamento em baterias, 44 centros de transformação e 90 inversores, que garantiram a criação de quase 20 empregos permanentes para sua operação contínua.
Durante o evento de inauguração, Luis Felipe Ramos, Subsecretário de Energia do Chile, reafirmou as metas de transição energética do país, ao enfatizar a contribuição do projeto Quillagua para chegaràmeta nacional de 2 GW de capacidade de armazenamento até 2030 e 6 GW até 2050.
Detalhes técnicos |
|||||
|
Quillagua (I e II) |
||||
Status |
Em operação |
||||
Localização |
Quillagua, município de María Elena, região de Antofagasta |
||||
Capacidade fotovoltaica instalada |
221 MWp |
||||
Capacidade BESS instalada |
200 MW x 6,2 horas |
||||
Capacidade de armazenamento |
1,2 GWh |
Sobre a ContourGlobal – A ContourGlobal, uma empresa KKR, é uma Produtora Independente de Energia (IPP) estabelecida que desenvolve, adquire e opera ativos de geração e armazenamento de eletricidade a nível mundial. Após transações recentemente anunciadas, a empresa elevou sua capacidade instalada sob gestão, em desenvolvimento avançado ou em construção, para cerca de 7,8 GW. A presença da empresa agora se estende a 20 países na Europa, África, Ásia, América do Norte e do Sul. Com uma participação atual de quase 50% na capacidade de energias renováveis, incluindo capacidade em construção ou desenvolvimento, a empresa se comprometeu a acelerar a descarbonização de seu portfólio com uma transição sustentável de seu parque térmico, a repotenciação de ativos renováveis existentes e o desenvolvimento orgânico de novos projetos de energia renovável. A ContourGlobal possui um histórico de 20 anos de experiência em parcerias com comunidades, instituições e clientes que se beneficiam de seu fornecimento de energia mediante contratos a longo prazo ou PPAs inovadores, junto com soluções de gestão de energia.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250410462561/pt/
Contato:
Relações com a mídia global
Communications@ContourGlobal.com
ContourGlobal.com
Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Corporativas
Ferrer assina um acordo de colaboração e licença com a Prilenia para a comercialização e o codesenvolvimento da pridopidina
A Ferrer uma empresa farmacêutica internacional B Corp com foco crescente em doenças neurológicas raras, e a Prilenia Therapeutics B.V., uma empresa de biotecnologia em estágio clínico, anunciaram a assinatura de um acordo estratégico de codesenvolvimento e licença no qual a Ferrer obtém os direitos de desenvolver, fabricar e comercializar a pridopidina na região europeia, no Oriente Médio e na região do norte da África, na região do sul da África, na região da América Central e do Sul e na região da Comunidade de Estados Independentes.
A pridopidina, um agonista do receptor sigma-1 potente e altamente seletivo, administrado por via oral, projetado para regular os principais mecanismos neuroprotetores que geralmente são prejudicados em doenças neurodegenerativas, é um candidato promissor para o tratamento da Doença de Huntington (DH), uma doença neurodegenerativa hereditária rara, com uma grande necessidade médica não atendida1. O medicamento foi estudado em mais de 1.700 pessoas e os dados de segurança de longo prazo, com duração de até 7 anos, estão disponíveis em estudos clínicos anteriores2. Esses estudos de investigação demonstram que, na dose terapêutica, a pridopidina tem um perfil de segurança e tolerabilidade comparável ao placebo2.
Atualmente, a pridopidina está sendo analisada pela Agência Europeia de Medicamentos, que aceitou o pedido de autorização de comercialização para o tratamento da DH. Um parecer do Comitê de Medicamentos para Uso Humano é esperado para o segundo semestre de 2025.
Os termos do acordo incluem um pagamento adiantado e vários pagamentos de marcos regulatórios, de desenvolvimento, comerciais e de vendas. A Prilenia também receberá royalties escalonados de dois dígitos sobre as vendas líquidas da pridopidina.
“Este acordo com a Prilenia nos permite continuar tornando realidade nosso propósito de usar os negócios para lutar por justiça social, ao mesmo tempo em que focamos o desenvolvimento do nosso portfólio em doenças com alta necessidade médica não atendida”, declarou Mario Rovirosa, CEO da Ferrer. “A combinação das forças e capacidades de nossas duas empresas torna o futuro mais promissor para os pacientes que sofrem com essas condições negligenciadas”.
“Estamos orgulhosos de firmar parceria com a Ferrer enquanto avançamos em nossa missão compartilhada de levar terapias transformadoras às pessoas que vivem com doenças neurodegenerativas em todo o mundo”, afirmou o Dr. Michael R. Hayden, CEO da Prilenia. “A Ferrer continua expandindo sua já significativa presença em toda a Europa e em mercados internacionais estratégicos, com foco especial em produtos inovadores para doenças raras. Ao unir nossas forças únicas e nosso compromisso com essas comunidades de pacientes, acreditamos que esta parceria tem o potencial de acelerar a disponibilização da Pridopidina para milhares de pessoas que aguardam por uma nova opção de tratamento, além de ampliar seu impacto com novas indicações no futuro”.”
“A obtenção dos direitos sobre esta molécula representa um passo decisivo em nossa estratégia de pesquisa na área de neurodegeneração”, afirmou Oscar Pérez, diretor Científico e de Desenvolvimento de Negócios da Ferrer. “Dado o mecanismo de ação da Pridopidina, estamos totalmente comprometidos em explorar seu potencial uso em uma variedade de indicações.
Referências:
- Naia L, Ly P, Mota SI, Lopes C, Maranga C, Coelho P, Gershoni-Emek N, Ankarcrona M, Geva M, Hayden MR, Rego AC. The Sigma-1 Receptor Mediates Pridopidine Rescue of Mitochondrial Function in Huntington Disease Models. Neurotherapeutics. 2021 Apr;18(2):1017-1038. doi: 10.1007/s13311-021-01022-9. Epub 1º de abril de 2021. PMID: 33797036; PMCID: PMC8423985.
- Goldberg YP, Navon-Perry L, Cruz-Herranz A, Chen K, Hecker-Barth G, Spiegel K, Cohen Y, Niethammer M, Tan AM, Schuring H, Geva M, Hayden MR. The Safety Profile of Pridopidine, a Novel Sigma-1 Receptor Agonist for the Treatment of Huntington’s Disease. CNS Drugs. 2025 May;39(5):485-498. doi: 10.1007/s40263-025-01171-x. Epub 7 de março de 2025. PMID: 40055280; PMCID: PMC11982116.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250427705388/pt/
Contato:
Assessoria de Mídia:
Alba Soler
Diretora de Comunicação da Ferrer
+34 936 003 779
Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Corporativas
Ciclo Assist oferece assistência funeral personalizada
A empresa atua com planos que abrangem trâmites burocráticos e organização da cerimônia; fundador da Ciclo fala sobre cobertura, especificidades e funcionalidades do serviço

Segundo dados recentes da Global Growth Insights, o mercado global de cuidados com a morte foi avaliado em US$ 139,6 bilhões em 2024 e projeta-se que alcance US$ 164,5 bilhões até 2033. Tendências emergentes do setor incluem a personalização, com preferência por serviços memoriais personalizados, com um crescimento registrado em 30%.
Atenta ao cenário de mercado, a Ciclo Assist, empresa especializada em assistência funeral, disponibiliza planos que abrangem desde os trâmites burocráticos até a organização da cerimônia de despedida, seja ela um sepultamento tradicional ou cremação.
Segundo Bernardo M., fundador da Ciclo, a essência do serviço reside na simplicidade e no custo-benefício que a empresa busca proporcionar às famílias.
“Desenvolvemos uma assistência funeral a fim de oferecer uma solução para quem busca se planejar e garantir segurança para toda a família. O serviço cobre todo o trâmite que um funeral exige, sendo sepultamento tradicional ou cremação: desde os processos burocráticos e taxas, até a organização da cerimônia”, explica.
Ele destaca que, ao optar por um dos planos da Ciclo, o cliente se exime de preocupações adicionais em um período de fragilidade. A assistência funeral da empresa oferece uma cobertura que inclui:
- Registro de óbito em cartório;
- Pagamento de taxas;
- Locação de sala velatória;
- Sepultamento em cemitério particular ou municipal;
- Transporte do corpo (até 300km);
- Acompanhamento de familiar para liberação do corpo;
- Urna;
- Tanatopraxia e acomodação na urna;
- Coroa e ornamentação com flores naturais;
- Atendimento 24h;
Segundo o especialista, além da cobertura funeral, os titulares dos planos Ciclo Assist têm à disposição funcionalidades extras, como suporte 24h das assistências residencial e veicular (serviços como eletricista, bombeiro hidráulico, mecânico, reboque, etc.).
“A Ciclo também oferece descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros, reembolso de medicamentos, seguro de vida e participação automática em sorteios mensais”, complementa.
Modelos de contratação para cada necessidade
A empresa oferece diferentes categorias de planos para atender às necessidades familiares:
- Individual: proteção completa para uma pessoa, com adesão até 80 anos, acesso a cobertura e funcionalidades exclusivas sem taxa de adesão;
- Familiar: abrange o titular e cônjuge (até 80 anos), filhos até 21 anos automaticamente, e permite a inclusão de até 4 familiares adicionais (até 60 anos), acesso a cobertura e funcionalidades exclusivas sem taxa de adesão;
- Familiar Plus: oferece a mesma cobertura do plano familiar, com o diferencial de incluir pais e sogros do titular e cônjuge (até 80 anos), buscando garantir segurança para um grupo familiar ainda maior.
Planejamento familiar promove tranquilidade financeira
O fundador da Ciclo enfatiza a importância da adesão a um plano de assistência funeral para a organização financeira familiar. “A contratação de um plano funeral familiar é um auxílio para o planejamento e organização financeira que, por sua vez, evitará a surpresa desagradável de arcar com altos valores praticados pelo mercado, em momentos sensíveis de vulnerabilidade e sofrimento”, afirma.
Ele destaca que, ao se planejar, a família pode evitar um impacto financeiro inesperado e oneroso em um momento já delicado.
“Temos como premissa prezar por um atendimento humanizado e acolhedor, buscando compreender a sensibilidade do momento. É necessário encarar o ‘inevitável’, mas é possível fazê-lo com leveza e sensibilidade”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://cicloassist.com.br/
Notícias Corporativas
Ferramenta ajuda a prevenir vazamento de dados sensíveis
Com bilhões de contas violadas globalmente, o Fortinet DLP surge como uma solução para o combate a ataques cibernéticos e para a segurança da informação, explica o CEO da Brasiline Tecnologia

A crescente digitalização trouxe consigo um aumento exponencial nas violações de dados. Segundo informações da Surfshark, cerca de 22,8 bilhões de contas já foram comprometidas ao redor do mundo, sendo mais de 416 milhões apenas no Brasil. Nesse cenário, o Fortinet DLP (Data Loss Prevention) se apresenta como uma solução para prevenir a perda ou vazamento de informações sensíveis.
“A ferramenta é projetada para identificar, monitorar e proteger dados sensíveis contra acessos não autorizados, exfiltração ou destruição acidental. Além disso, ela também analisa padrões de tráfego e comportamento dos usuários para bloquear movimentações suspeitas de dados em tempo real”, explica Clério Almeida, CEO da Brasiline Tecnologia, empresa especializada no segmento de segurança da informação.
De acordo com o empresário, os números citados mostram a gravidade do cenário global de segurança cibernética. “Com mais de 22 bilhões de contas violadas, as organizações precisam adotar estratégias robustas de proteção. Esses dados reforçam a importância de soluções como o DLP e de inteligência contra ameaças para mitigar riscos”.
A solução também é utilizada para proteger informações como PII (dados pessoais), registros financeiros, propriedade intelectual, informações de clientes e dados regulamentados, como aqueles cobertos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR) e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“Ela emprega análise profunda de conteúdo e integração com SIEM (Security Information and Event Management) e IPS (Intrusion Prevention System) para respostas rápidas a tentativas de vazamento”, explica Almeida.
Integração e proteção
Buscando proporcionar uma abordagem unificada para visibilidade, prevenção e resposta a incidentes, a solução da Fortinet se integra nativamente a outras ferramentas de segurança da empresa, como firewalls, sistemas de prevenção de intrusão (IPS) e soluções de segurança na nuvem.
“Essa integração com soluções de endpoint e tecnologias como FortiSIEM e FortiAnalyzer, permitem uma abordagem centralizada e coordenada, otimizando a proteção e reduzindo a carga sobre as equipes de TI”, afirma Almeida.
Segundo o especialista, a ferramenta ainda oferece insights sobre incidentes prevenidos e auxilia no cumprimento de regulamentações, fazendo com que as empresas possam medir a eficácia da solução após sua implementação. “As organizações podem avaliar o desempenho do DLP com indicadores como a redução de vazamento, o número de tentativas bloqueadas e relatórios de eventos críticos capturados pela solução”.
Com o aumento do trabalho remoto e o uso de dispositivos pessoais, o DLP evoluiu para proteger dados também fora da rede tradicional, ao atuar em endpoints, monitorar atividades em nuvem e aplicar políticas de controle de dados em e-mails, aplicativos e dispositivos móveis, como explica o CEO. “Isso ajuda a garantir segurança mesmo em ambientes descentralizados”.
Diante do cenário atual de ameaças cibernéticas, o DLP tem como objetivo se posicionar como uma solução estratégica para empresas que buscam proteger suas informações mais valiosas. “A segurança de dados não pode ser tratada como uma opção. Investir em tecnologias de proteção cibernética é essencial para mitigar riscos e garantir a integridade dos ativos digitais”, finaliza.
Para saber mais, basta acessar: brasiline.com.br
-
Regional3 dias ago
Taxa de inadimplência de aluguel em Minas Gerais registra queda em março
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Tecnologia brasileira ajuda idosos a manter a hidratação
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Grupo CI confirma presença na Bett Brasil 2025
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Empresas com 100+ empregados devem divulgar relatório de transparência salarial
-
Notícias Corporativas4 dias ago
MSCI expande kit de ferramentas de ativos privados com lançamento de índices que rastreiam empresas financiadas por capital de risco
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Apoio a atletas de ciclismo revoluciona o esporte no Brasil
-
Notícias Corporativas3 dias ago
ISG Provider Lens™ reconhece act digital como Rising Star
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Cursos gratuitos de pós-graduação têm inscrições abertas