Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Dados e ferramentas de IA impulsionam a agricultura brasileira

O setor de agronegócio líder mundial expande suas operações com sensores, redes sem fio e analytics baseada em nuvem, afirma o relatório ISG Provider Lens™

Publicado

em

Empresas agrícolas no Brasil estão investindo em novas tecnologias e serviços digitais para transformar suas operações e obter maior escala e eficiência, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia centrada em IA.

O relatório ISG Provider Lens™ Agribusiness and Chemicals Services and Solutions de 2025 para o Brasil constata que práticas operacionais avançadas estão se tornando comunsàmedida que os gestores ganham acesso aos dados necessários para tomar decisões mais acertadas. A IA, as novas práticas de gestão e a integração de sistemas de TI e TO estão impulsionando essa evolução. Embora o Brasil seja um dos principais produtores globais de soja, café, carne bovina e outros produtos, seu setor agrícola historicamente ficou atrás de outros setores em termos de disponibilidade de dados e capacidade analítica. Agora, em alguns casos, o agronegócio dispõe de mais dados para trabalhar do que os fabricantes.

“O agronegócio no Brasil adotou a digitalização e a nuvem”, disse Iain Fisher, diretor de Futuro do Trabalho, Experiência do Cliente e ESG da ISG Provider Lens Research. “Tecnologias mais flexíveis e econômicas estão capacitando as empresas a crescer e atenderàcrescente demanda global por alimentos.”

A integração de IT/OT é um dos principais impulsionadores da agricultura avançada no Brasil, afirma o relatório. A expansão das redes de comunicação sem fio, começando com 3G e agora incluindo 5G, permite que as empresas conectem dispositivos em campo a recursos de computação em nuvem. O agronegócio brasileiro está implementando sensores de IT/OT, sistemas de gerenciamento de irrigação e aplicativos habilitados para IoT. O Brasil já está regulamentando o 6G, que deverá oferecer velocidades mais altas, cobertura rural mais ampla e custos mais baixos do que o 5G nesta década.

A explosão da conectividade sem fio proporcionou ao agronegócio acesso a soluções em nuvem mais potentes e confiáveis, afirma o ISG. Um novo grupo de fornecedores surgiu para oferecer serviços em nuvem, permitindo que empresas agrícolas fora dos grandes centros aproveitem o poder de processamento e o armazenamento de dados de grandes data centers. A disponibilidade da nuvem permitiu que as empresas transferissem parte dos custos de investimentos de capital para despesas operacionais.

A IA e a automação estão expandindo o que as empresas agrícolas podem fazer com os dados coletados, afirma o relatório. As empresas estão implementando sistemas que podem ajustar as rotas de plantio e colheita em milissegundos com base em fatores como o clima. Sistemas em tempo real podem detectar riscos e aprimorar o planejamento de curto prazo. Os fornecedores de consultoria estão introduzindo novos métodos organizacionais e de planejamento para transformar estratégias em realidade.

O setor agrícola brasileiro também está recorrendo a um número crescente de fornecedores que podem ajudar os clientes a estabelecer e demonstrar sustentabilidade, afirma o ISG. Fornecedores e empresas de tecnologia agrícola oferecem equipes multidisciplinares e uma variedade de metodologias para monitorar o desempenho de uma empresa em áreas como emissões e práticas de economia circular. Soluções de blockchain são uma ferramenta cada vez mais importante nesses esforços, afirma o relatório.

“O papel de liderança do Brasil na agricultura exige um compromisso contínuo com a inovação”, afirmou Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “O setor de agronegócios está adotando agressivamente tecnologias e práticas que aumentam a produtividade.”

O relatório também examina outras tendências do agronegócio no Brasil, incluindo a evolução das práticas de gestão da supply chain e a disponibilidade de novas frequências sem fio úteis para a agricultura.

Para mais informações sobre os desafios enfrentados pelas empresas do agronegócio no Brasil, juntamente com os conselhos do ISG para enfrentá-los, veja o briefing ISG Provider Lens™ Focal Points aqui.

O relatório ISG Provider Lens™ Agribusiness and Chemicals Services and Solutions de 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 29 fornecedores em quatro quadrantes: Digital IT/OT — Agribusiness, Supply Chain and Logistics — Agribusiness, Sustainability and Innovation — Agribusiness e Strategy and Enablers — Agribusiness.

O relatório aponta Accenture, Embrapa e PwC como Líderes em três quadrantes cada. Agrosmart, Deloitte, EY, iCrop e Solinftec como Líderes em dois quadrantes cada. Agrotools, CPQD e Xcelis são apontadas como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Embrapa, MadeinWeb, Moby, PwC e UniSoma são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.

O relatório ISG Provider Lens™ Agribusiness and Chemicals Services and Solutions de 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.

Sobre o ISG Provider Lens™ Research

A série de pesquisas ISG Provider Lens™ Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.

Sobre a ISG

A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA ​​para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.

Contato:

Press Contacts:

Will Thoretz, ISG

+1 203 517 3119

will.thoretz@isg-one.com

Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG

Contato: +55 11 98671 5652

thabata@mondonipress.com.br

Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Corporativas

Andersen Consulting expande plataforma na Ásia-Pacífico ao incorporar Sertis

Publicado

em

por

A Andersen Consulting amplia sua atuação na Tailândia e na Indonésia com seu mais novo membro, a Sertis, líder em consultoria que oferece soluções de IA empresarial com base em dados para clientes no Sudeste Asiático e mais além. Esta mudança estratégica intensifica a presença da Andersen Consulting na região e reforça as capacidades da organização no setor de IA.

Fundada em 2014 por Tee Vachiramon, a Sertis é especializada em serviços de consultoria em IA e transformação tecnológica, incluindo desenvolvimento de estratégias de IA, soluções personalizadas de IA, análise de dados e transformação digital. A empresa atende clientes em vários setores, como finanças, varejo, energia, saúde e fabricação, que permite a eles otimizar operações, aperfeiçoar tomadas de decisão e melhorar a experiência do cliente.

“Tornar-se membro da Andersen Consulting é um marco para nossa empresa, pois nos permite acessar uma plataforma incomparável de soluções de primeiro nível para nossos clientes”, disse Tee. “Com o suporte da Andersen, estamos agora posicionados para oferecer nossos serviços a um público internacional ainda mais amplo, continuando a impulsionar a transformação digital e o crescimento dos negócios com base em dados e IA. Estamos empolgados por nos uniràfamília Andersen e na expectativa de cooperar de perto com nossos colegas em todo o mundo.”

Mark L. Vorsatz, Presidente e Diretor Executivo Global da Andersen, acrescentou: “Expandir nossa presença em consultoria na Indonésia e na Tailândia é crucial para liberar o potencial das tecnologias emergentes na Ásia-Pacífico, ao possibilitar que os clientes naveguem pelas complexidades da IA ​​e da transformação tecnológica, enquanto promovem a inovação e o crescimento econômico nestes mercados em rápida evolução. A reputação excepcional da Sertis em oferecer soluções de ponta com base em dados acrescenta capacidades complementaresànossa plataforma mundial de consultoria.”

A Andersen Consulting é uma empresa internacional de consultoria que proporciona um conjunto completo de serviços, abrangendo estratégia corporativa, negócios, tecnologia e transformação de IA, além de soluções de capital humano. A Andersen Consulting está integrada ao modelo de serviço multidimensional da Andersen Global, que fornece consultoria de classe mundial, consultoria tributária, jurídica, avaliação, mobilidade internacional e experiência em assessoria, em uma plataforma mundial com mais de 20.000 profissionais ao redor do mundo e presença em mais de 500 localidades através de suas empresas-membro e de cooperação. A Andersen Consulting Holdings LP é uma sociedade limitada e oferece soluções de consultoria mediante suas empresas-membro e de cooperação em todo o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

mediainquiries@Andersen.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Board Valley realiza segunda edição em Brasília

Após impactar mais de 500 profissionais na edição de 2024, Board Valley retorna a Brasília em evento para conselheiros

Publicado

em

por

O Board Valley, evento de governança corporativa, retorna à capital federal em segunda edição, no dia 7 de maio, trazendo experiência para executivos, líderes e profissionais da área. Após impactar mais de 500 participantes no encontro de 2024, o Board Valley vai apresentar novos conteúdos e tendências do mercado. 

O evento é uma iniciativa da Board Academy, escola de governança corporativa, que auxiliou na formação de mais de seis mil conselheiros, contribuindo para capacitação de profissionais para conselhos em todo o país. Com foco no desenvolvimento desses profissionais, o Board Valley é um evento para quem procura se destacar na carreira de conselheiro. O evento é direcionado a executivos, diretores e líderes empresariais.

Este ano, o Board Valley traz um conteúdo reformulado, com novas abordagens sobre governança, estratégias empresariais e o debate sobre a importância dos conselhos nas organizações. Além disso, o evento busca promover a troca de experiências e aprendizado com profissionais de destaque.

Serviço 

Board Valley – Brasília 

Data: 7 de maio 

Local: Brasil 21 – Centro de Eventos e Convenções, SHS Quadra 06 – Complexo Brasil 21, Sala Porto Seguro  

Inscrições  no site.

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Cooperativas facilitam acesso à antecipação do Imposto de Renda

Especialista dá dicas de como ter acesso aos recursos financeiros com linhas de crédito

Publicado

em

por

Cooperativas facilitam acesso à antecipação do Imposto de Renda

A antecipação da restituição do Imposto de Renda 2025 surge como uma estratégia vantajosa para contribuintes que buscam equilibrar suas finanças ou atender a necessidades emergenciais. Instituições financeiras, incluindo cooperativas de crédito, oferecem linhas de crédito específicas que permitem o adiantamento dos valores a serem restituídos pela Receita Federal.

calendário oficial de restituições do Imposto de Renda 2025, conforme divulgado pela Receita Federal, estabelece as seguintes datas: primeiro lote em 30 de maio, segundo lote em 30 de junho, terceiro lote em 31 de julho, quarto lote em 29 de agosto e o quinto e último lote em 30 de setembro.

A diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos, destaca que a antecipação da restituição pode ser uma solução eficaz para quem enfrenta imprevistos financeiros ou busca recursos para investimentos pessoais. Essa modalidade de crédito oferece ao cooperado a possibilidade de acessar antecipadamente os valores da restituição, proporcionando maior flexibilidade no gerenciamento de suas finanças.

Na prática, ao declarar o Imposto de Renda, o contribuinte indica uma conta na instituição financeira onde deseja receber a restituição. Caso opte pela antecipação, a instituição concede um empréstimo no valor correspondente à restituição esperada. Quando a Receita Federal efetua o pagamento, o montante é utilizado para quitar o empréstimo.

“É importante considerar que a antecipação da restituição implica em custos adicionais, como juros e possíveis tarifas administrativas. Portanto, é fundamental que o contribuinte avalie cuidadosamente as condições oferecidas pela instituição e verifique se essa opção é adequada à sua situação financeira”, ressalta Carolina.

A especialista orienta também que o contribuinte mantenha a documentação organizada e revise, atentamente, as informações fornecidas na declaração do Imposto de Renda. “São práticas essenciais para evitar inconsistências que possam atrasar a restituição ou levar a pendências com a Receita Federal. Caso surjam dúvidas durante o processo, buscar orientação profissional é recomendável para assegurar o cumprimento correto das obrigações fiscais”, enfatiza.

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.