Notícias Corporativas
Lançamento do primeiro sistema de classificação de baixo carbono do mundo para cimento e concreto
O sistema mundial visa incentivar aquisição de materiais de construção mais sustentáveis
O sistema irá propiciar transparência e confiança, bem como ajudar governos e empresas a identificar e adquirir cimento e concreto mais sustentáveis, a substância mais utilizada no mundo depois da água.
A Global Cement and Concrete Association (GCCA) anunciou o lançamento do Sistema de Classificação de Baixo Carbono (LCR) para Cimento e Concreto – um sistema mundial de classificação transparente e pioneiro que irá permitir que cimento e concreto sejam identificados com base em suas pegadas de carbono. O sistema de classificação foi criado para ajudar os clientes a priorizar a sustentabilidade ao selecionar materiais de construção com uso de uma escala clara e intuitiva de AA a G.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250424738505/pt/

GCCA Low Carbon Ratings for Cement and Concrete
Inspirado em esquemas de avaliação bem conhecidos, como os Certificados de Desempenho Energético da UE e o Sistema de Classificação Energética Residencial dos EUA, o LCR oferece uma ferramenta simples, transparente e adaptável que ajuda construtores, arquitetos, governos, planejadores e consumidores de todo o mundo a fazer escolhas mais informadas e sustentáveis.
Thomas Guillot, Chefe Executivo da GCCA, disse: “Cimento e concreto são os alicerces da vida moderna, desde os edifícios em que vivemos e trabalhamos, até estradas que percorremos e a infraestrutura que mantém a água limpa e a energia ecológica. À medida que a demanda mundial por construção sustentável cresce, a necessidade de maior transparência quantoàpegada de carbono dos materiais de construção é mais crucial do que nunca.”
“Nosso sistema de classificação de baixo carbono apoia práticas de aquisição mais sustentáveis e irá capacitar toda a cadeia de valor para acelerar a descarbonização.”
O sistema de classificação foi criado para ser facilmente reconhecível, tendo um gráfico visual simples que indica claramente a classificação de um produto. O sistema de classificação de carbono para cimento e concreto proporciona consistência e comparabilidade. Os países podem adotar as classificações mundiais como estão ou adaptá-las caso a contabilização local de carbono seja diferente das normas internacionais.
Riccardo Savigliano, Chefe da Unidade de Sistemas Energéticos e Descarbonização da UNIDO, disse: “Este é um grande passo rumoàharmonização das definições mundiais de cimento e concreto de baixa emissão como suporteàdescarbonização.”
Com notáveis projetos de construção já demonstrando o uso de cimento e concreto com baixa emissão de carbono, o setor está fazendo avanços importantes. O lançamento deste sistema mundial de classificação representa mais um marco no caminho a uma maior sustentabilidade.
Marlène Dance, Especialista em Descarbonização e Design Sustentável da Bouygues Bâtiment International, disse: “Acreditamos que um sistema de classificação de carbono consistente a nível mundial, adotado por todos os países e utilizado por todos os fornecedores de concreto, seria um divisor de águas.”
“Consideramos muito valiosa uma ferramenta simples e fácil de usar, feita sob medida para equipes de construção. Ela irá ajudar a capacitar nossas equipes de obra a entender e gerenciar melhor a pegada de carbono do concreto que utilizam.”
O Sr. Guillot acrescentou: “Com este sistema de classificação em vigor, governos, formuladores de políticas e o setor privado agora podem priorizar cimento e concreto com menor teor de carbono no processo de aquisição, o que, por sua vez, irá estimular ainda mais o foco da indústria na descarbonização destes materiais de construção essenciais.”
Nota aos editores
O sistema de classificação foi criado para ser utilizado com Declarações Ambientais de Produto (EPDs), que, por definição, são verificadas por terceiros.
O sistema de classificação utiliza definições numéricas em unidades de equivalente de dióxido de carbono incorporado por tonelada de cimento e por metro cúbico de concreto (ECO2e/m³), também conhecido como Potencial de Aquecimento Global (GWP), calculado conforme as normas das Declarações Ambientais de Produto (EPDs). Estas definições de produto para emissões “de baixo carbono” e “próximas a zero” foram inspiradas nas definições de produção de cimento da Agência Internacional de Energia e no Roteiro da Indústria de Cimento e Concreto da GCCA 2050 para Concreto com Zero Emissão Líquida.
O sistema de classificação de cimento da GCCA pode ser adotado e aplicado em diversos países. A Alemanha já fornece um exemplo prático. O Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática e a VDZ (Associação Alemã de Cimento) desenvolveram um sistema totalmente alinhado com o sistema da GCCA, que já está implementado.
A GCCA trabalhou com a Iniciativa Ministerial de Descarbonização Industrial Profunda (IDDI) e partes interessadas para criar um conjunto de definições aplicáveis para concreto a nível mundial. Estas definições estão prontas para uso na grande maioria dos países. Se um país tiver uma prática diferente para contabilização de carbono do produto, a adaptação das classificações pode ser feita. Isto já foi concluído no Reino Unido.
As classificações de cimento e concreto da GCCA podem ser utilizadas com linhas de base e metas nacionais e locais para dar suporte a aquisições de baixo carbono.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250424738505/pt/
Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20250424738505/pt/2446681/19/Blast_-_GCCA_-_LCR_Launch_Film_-_2025_V05_CAPTIONS_HD_2025-04-23.mp4
Contato:
Paul Adeleke
Paul.Adeleke@gccassocation.org
Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Corporativas
Integração de dados ganha espaço na rotina das empresas
A discussão sobre a integração de dados tem sido recorrente em ambientes corporativos, especialmente diante do avanço das tecnologias em nuvem e de sistemas de gestão integrados. Alguns executivos apontam esse movimento como estratégico para decisões mais rápidas e sustentadas por dados

A discussão sobre a integração de dados tem sido recorrente em ambientes corporativos, especialmente diante do avanço das tecnologias em nuvem e de sistemas de gestão integrados. Alguns executivos apontam esse movimento como estratégico para decisões mais rápidas e sustentadas por dados.
“Temos visto que nossos clientes superaram barreiras internas de comunicação entre áreas investindo em integração“, afirma Flávio Silva, CEO da Upper, consultoria Gold Partner da SAP há 18 anos e especialista na implantação do SAP Business One. Para ele, a capacidade de conectar sistemas e departamentos tem se mostrado fundamental para organizações que buscam decisões mais ágeis e embasadas.
De acordo com o executivo, empresas que integram dados de atendimento ao cliente e suporte técnico com o SAP Business One relatam ganhos evidentes em eficiência e redução de custos operacionais. “Temos observado que a integração proporciona ganhos tangíveis em eficiência e uma base mais consistente para decisões em tempo real”, complementa Flávio.
Entre as tecnologias mais utilizadas por empresas em processo de transformação digital, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ocupam papel de destaque, segundo o CEO. Ele pontua que soluções como o SAP Business One têm apoiado organizações de diversos segmentos na automatização de processos e na melhoria da gestão.
Flávio também ressalta que a integração entre áreas como vendas, operações e tecnologia tem permitido uma atuação mais estratégica. “A conectividade entre departamentos facilita o acesso a dados em tempo real, e isso impacta diretamente na capacidade de resposta da empresa“, explica.
A percepção do executivo encontra respaldo em estudos recentes. Segundo a pesquisa State of Data, realizada pela Bain & Company em parceria com a Data Hackers, a integração de dados figura entre os principais focos das empresas brasileiras que buscam maior maturidade analítica e operacional. O levantamento mostra que a adoção de ferramentas que promovem a interoperabilidade entre áreas tem crescido no país.
Outro levantamento, o relatório Tendências em Dados e IA, elaborado pelo Google Cloud em parceria com a IDC, aponta que 82% das organizações pretendem, até 2026, integrar completamente os fluxos de dados e inteligência artificial em suas plataformas. O material sugere que a integração total dos recursos pode beneficiar diretamente a escalabilidade e a agilidade nos processos corporativos.
Notícias Corporativas
ART.PE confirma edição 2025 e faz mostra de lançamento
O lançamento oficial da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco será durante a abertura da mostra Solos, dia 4 de junho, no Shopping Recife

A Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco realizará sua 4ª edição de 8 a 12 de outubro de 2025, no Recife Expo Center. A apresentação formal da ART.PE, com o detalhamento da programação, ocorrerá no dia 4 de junho, em evento no Shopping Recife, durante a abertura da mostra Solos, que reúne obras de oito artistas representados por galerias confirmadas na feira.
A ART.PE reunirá este ano 40 galerias e quatro museus. O evento terá programação voltada à exibição de obras de arte, apresentação de artistas e ações comerciais entre marchands, artistas e público. A agenda incluirá debates, compartilhamento de conteúdo e atividades de formação de colecionadores. A feira terá ainda iniciativas relacionadas a design, arte urbana e gastronomia.
O evento de lançamento ocorrerá no dia 4 de junho, às 18h, no Terraço de Eventos do Shopping Recife, para convidados. A exposição Solos ART.PE ficará aberta ao público de 5 a 8 de junho, com entrada gratuita. Estarão expostos trabalhos de Derlon, pela Galeria Marco Zero; Sebastião Pedrosa, da Arte Plural; Marlan Cotrim, da Amparo 60; Maiara Ferrão, representada pela Arrecife Galeria; Bruno Rios, da Base Galeria; Ricardo Aprigio, da Número Galeria; Izidoro Cavalcanti, da Christal Galeria; e Heitor Dutra, da Garrido.
“A ART.PE busca estruturar o mercado de arte contemporânea a partir do Nordeste, conectando galerias, artistas e públicos. A exposição Solos antecipa parte do conteúdo previsto para outubro e pretende ampliar a interlocução com a cidade” diz Diogo Viana, diretor-geral da feira e sócio da Archi Cultural, realizadora do evento. Beth da Matta, diretora artística da ART.PE, destaca que Pernambuco possui produção e tradição reconhecidas no cenário nacional, com artistas que atuam no eixo Rio-São Paulo.
Durante o lançamento, será divulgada a lista completa das galerias selecionadas para a edição 2025, além das já confirmadas Marco Zero, Arte Plural, Amparo 60, Arrecife, Base, Número, Christal e Garrido. Entre as iniciativas previstas estão uma mostra de design com peças de 15 designers de mobiliário e intervenções artísticas em espaços públicos do Recife.
A ART.PE 2025 contará ainda com ações voltadas ao turismo cultural, com distribuição de mapas contendo roteiros por museus, endereços de arte e artesanato, além de sugestões gastronômicas com restaurantes, bares e cafés.
Serviço:
Solos ART.PE – Lançamento da ART.PE 2025
Local: Terraço de Eventos, Shopping Recife
Lançamento: 4 de junho (evento para convidados)
Exposição aberta ao público: 5 a 8 de junho
Entrada gratuita
ART.PE 2025 – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco
Local: Recife Expo Center
Data: 8 a 12 de outubro
Notícias Corporativas
SMSBarato lança plataforma exclusiva para restaurantes
Com nova ferramenta, estabelecimentos gastronômicos podem enviar promoções e notificações personalizadas em tempo real, visando aumentar o engajamento e fidelizar clientes

-
Notícias Corporativas3 dias ago
Empresas tem investido em IA para decisões de marketing
-
Regional2 dias ago
IR 2025: Saiba como declarar seu título de capitalização
-
Notícias2 dias ago
Trocar senhas por biometria de voz vale a pena?
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Pesquisa da Perficient descobre desconexão entre executivos e seus funcionários ao adotar IA generativa
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Belgo Arames completa 50 anos com foco no futuro
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Por que a transformação do ambiente de trabalho digital não pode esperar? — Insights da Lenovo
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Relatório KnowBe4 revela que o treinamento em segurança reduz taxas globais de cliques de phishing em 86%
-
Notícias Corporativas3 dias ago
A&M e Revizia lançam solução para transição tributária