Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Lançamento do primeiro sistema de classificação de baixo carbono do mundo para cimento e concreto

O sistema mundial visa incentivar aquisição de materiais de construção mais sustentáveis

O sistema irá propiciar transparência e confiança, bem como ajudar governos e empresas a identificar e adquirir cimento e concreto mais sustentáveis, a substância mais utilizada no mundo depois da água.

Publicado

em

A Global Cement and Concrete Association (GCCA) anunciou o lançamento do Sistema de Classificação de Baixo Carbono (LCR) para Cimento e Concreto – um sistema mundial de classificação transparente e pioneiro que irá permitir que cimento e concreto sejam identificados com base em suas pegadas de carbono. O sistema de classificação foi criado para ajudar os clientes a priorizar a sustentabilidade ao selecionar materiais de construção com uso de uma escala clara e intuitiva de AA a G.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250424738505/pt/

GCCA Low Carbon Ratings for Cement and Concrete

GCCA Low Carbon Ratings for Cement and Concrete

Inspirado em esquemas de avaliação bem conhecidos, como os Certificados de Desempenho Energético da UE e o Sistema de Classificação Energética Residencial dos EUA, o LCR oferece uma ferramenta simples, transparente e adaptável que ajuda construtores, arquitetos, governos, planejadores e consumidores de todo o mundo a fazer escolhas mais informadas e sustentáveis.

Thomas Guillot, Chefe Executivo da GCCA, disse: “Cimento e concreto são os alicerces da vida moderna, desde os edifícios em que vivemos e trabalhamos, até estradas que percorremos e a infraestrutura que mantém a água limpa e a energia ecológica. À medida que a demanda mundial por construção sustentável cresce, a necessidade de maior transparência quantoàpegada de carbono dos materiais de construção é mais crucial do que nunca.”

“Nosso sistema de classificação de baixo carbono apoia práticas de aquisição mais sustentáveis ​​e irá capacitar toda a cadeia de valor para acelerar a descarbonização.”

O sistema de classificação foi criado para ser facilmente reconhecível, tendo um gráfico visual simples que indica claramente a classificação de um produto. O sistema de classificação de carbono para cimento e concreto proporciona consistência e comparabilidade. Os países podem adotar as classificações mundiais como estão ou adaptá-las caso a contabilização local de carbono seja diferente das normas internacionais.

Riccardo Savigliano, Chefe da Unidade de Sistemas Energéticos e Descarbonização da UNIDO, disse: “Este é um grande passo rumoàharmonização das definições mundiais de cimento e concreto de baixa emissão como suporteàdescarbonização.”

Com notáveis projetos de construção ​​já demonstrando o uso de cimento e concreto com baixa emissão de carbono, o setor está fazendo avanços importantes. O lançamento deste sistema mundial de classificação representa mais um marco no caminho a uma maior sustentabilidade.

Marlène Dance, Especialista em Descarbonização e Design Sustentável da Bouygues Bâtiment International, disse: “Acreditamos que um sistema de classificação de carbono consistente a nível mundial, adotado por todos os países e utilizado por todos os fornecedores de concreto, seria um divisor de águas.”

“Consideramos muito valiosa uma ferramenta simples e fácil de usar, feita sob medida para equipes de construção. Ela irá ajudar a capacitar nossas equipes de obra a entender e gerenciar melhor a pegada de carbono do concreto que utilizam.”

O Sr. Guillot acrescentou: “Com este sistema de classificação em vigor, governos, formuladores de políticas e o setor privado agora podem priorizar cimento e concreto com menor teor de carbono no processo de aquisição, o que, por sua vez, irá estimular ainda mais o foco da indústria na descarbonização destes materiais de construção essenciais.”

Nota aos editores

O sistema de classificação foi criado para ser utilizado com Declarações Ambientais de Produto (EPDs), que, por definição, são verificadas por terceiros.

O sistema de classificação utiliza definições numéricas em unidades de equivalente de dióxido de carbono incorporado por tonelada de cimento e por metro cúbico de concreto (ECO2e/m³), também conhecido como Potencial de Aquecimento Global (GWP), calculado conforme as normas das Declarações Ambientais de Produto (EPDs). Estas definições de produto para emissões “de baixo carbono” e “próximas a zero” foram inspiradas nas definições de produção de cimento da Agência Internacional de Energia e no Roteiro da Indústria de Cimento e Concreto da GCCA 2050 para Concreto com Zero Emissão Líquida.

O sistema de classificação de cimento da GCCA pode ser adotado e aplicado em diversos países. A Alemanha já fornece um exemplo prático. O Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática e a VDZ (Associação Alemã de Cimento) desenvolveram um sistema totalmente alinhado com o sistema da GCCA, que já está implementado.

A GCCA trabalhou com a Iniciativa Ministerial de Descarbonização Industrial Profunda (IDDI) e partes interessadas para criar um conjunto de definições aplicáveis ​​para concreto a nível mundial. Estas definições estão prontas para uso na grande maioria dos países. Se um país tiver uma prática diferente para contabilização de carbono do produto, a adaptação das classificações pode ser feita. Isto já foi concluído no Reino Unido.

As classificações de cimento e concreto da GCCA podem ser utilizadas com linhas de base e metas nacionais e locais para dar suporte a aquisições de baixo carbono.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20250424738505/pt/2446681/19/Blast_-_GCCA_-_LCR_Launch_Film_-_2025_V05_CAPTIONS_HD_2025-04-23.mp4
Contato:

Paul Adeleke

Paul.Adeleke@gccassocation.org

Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Corporativas

ANALOC Rental Show debaterá os rumos do setor de locação

De 4 a 6 de junho, em Belo Horizonte, a feira reunirá especialistas, empreendedores e líderes para debater os rumos do mercado, com foco em gestão, inovação e cenários econômicos

Publicado

em

por

ANALOC Rental Show debaterá os rumos do setor de locação

A 3ª ANALOC Rental Show, uma das principais mostras de equipamentos, tecnologias e sistemas para locação do Brasil, preparou uma programação de palestras e rodas de conversa com nomes de peso da economia, da gestão e da liderança empresarial.

A feira acontece de 4 a 6 de junho de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e reúne fornecedores, fabricantes e locadores de todo o Brasil. “No auditório, vamos transformar o evento em um ponto de disseminação de conhecimento e atualização profissional”, explica Reynaldo Fraiha, diretor da ANALOC Rental Show.

A proposta é valorizar o conhecimento como ativo estratégico para os empresários da locação. “Para isso, construímos uma agenda de palestras voltada a quem vive os desafios da gestão, da concorrência e da profissionalização do setor”, complementa Leônidas Ferreira, conhecido como Leo Sisloc, diretor executivo da Sisloc Softwares de Gestão e presidente do Grupo LocadoresBR.

Elas no comando

Um dos momentos mais aguardados pelo público feminino acontece no dia 4 de junho, às 16h30: trata-se do Conexão Gestoras, um evento exclusivo para as mulheres do universo do rental compartilharem experiências, fortalecerem o networking e se inspirarem com grandes profissionais do setor. O tema deste ano será “Gestão de alto impacto – desafios e oportunidades no setor.

Conduzido por Talita e Helen Zácaro, diretoras da Locaza Rental, o Conexão Gestoras terá como convidadas: Priscila Liske, especialista em liderança; Lorena Pessoa, da Locflex; Adriana Tavares, da Haix Rental; Daniele Cruzatto, da Tecnogera; e Fernanda Fasolin, especialista em riscos financeiros.

Economia e gestão

No dia 5, às 14h, entra em cena o jornalista e economista Luis Artur Nogueira, para falar sobre o tema “Perspectivas econômicas e políticas para o mercado de locação 2025/2026”. Luis Artur é um dos palestrantes mais aguardados desse evento, por fazer conjecturas alinhadas às expectativas dos empresários do setor de locação de equipamentos. 

Às 15h, Juliano Ohta, conselheiro das Tintas Leinertex, do grupo belga NMC e do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), palestrará sobre o tema “Gestão da transformação”.

No dia 6, às 14h, o professor e palestrante internacional Luis Lobão vai explanar sobre o tema “A transformação da jornada comercial”, num momento em que as empresas do ramo vivem um processo de aperfeiçoamento de gestão administrativa e comercial.

Na sequência, às 14h40, acontece uma mesa redonda onde líderes do setor falarão sobre os aspectos técnicos, administrativos, econômicos e mercadológicos mais pertinentes às empresas de aluguel de máquinas. Estarão presentes: Eurimilson Daniel, presidente da Escad Rental, vice-presidente da Sobratema, diretor da ANALOC e diretor do Deconcic FIESP; Leônidas Ferreira (Leo Sisloc), CEO da Sisloc e presidente do Grupo LocadoresBR; Sérgio Guerra Lages, CEO do Grupo Orguel; Abraham Curi, CEO da Tecnogera Energia e Equipamentos; e Paulo Esteves, presidente da ANALOC e CEO da Nest Rental.

Eventos e palestras técnicas

Além dos painéis estratégicos, a ANALOC Rental Show também terá uma grade de palestras técnicas elaboradas pelo Sindileq-MG, voltadas ao dia a dia dos profissionais da locação de equipamentos. Essas palestras acontecerão simultaneamente, na parte da manhã. Confira:

Dia 5 de junho

  • 10h às 12h – 9º Encontro Regional de PEMTs – ABRASFE (mediação: Alexandre Pandolfo)
  • 10h às 11h – Dr. Paulo Gandra – Gestão de risco em locação de bens móveis
  • 10h às 12h – Renan Berracozo (Makita) – Organização eficiente de oficina e estoque
  • 11h às 12h – Dra. Adriana de Fátima Moreira (Eficaz Gestão Tributária) – Impactos da reforma tributária para locadoras

Dia 06 de junho

  • 10h às 11h – Thales Ramon (Mecan) – Andaimes e escoramentos: normas e insights de lucratividade
  • 10h às 12h – Renan Berracozo (Makita) – Estratégias de fidelização para locadoras
  • 11h às 12h – Ricardo Righi (MTower) – Tecnologia e sustentabilidade na redução de custos

Todas as palestras acontecem dentro da feira, com participação gratuita para visitantes credenciados. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

3ª ANALOC Rental Show

– Data: 4, 5 e 6 de junho de 2025

– Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Belo Horizonte (MG)
– Horários: 4/6 das 13h às 20h | 5 e 6/6 das 10h às 20h

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Botmaker lança funcionalidade de pagamentos no WhatsApp

Solução amplia experiência de compra no canal com opções integradas de pagamento via Pix, cartão de crédito e boleto bancário

Publicado

em

por

Botmaker lança funcionalidade de pagamentos no WhatsApp

A Botmaker, uma das líderes em soluções de automação conversacional com IA generativa, anuncia o lançamento da funcionalidade que permite realizar pagamentos diretamente no WhatsApp. A novidade viabiliza o uso do Pix como método principal de pagamento no canal, além de integrar também opções por cartão de crédito e boleto bancário.

Segundo o responsável por Global Strategic Partnerships da Botmaker, George Mavridis, a nova solução também representa um avanço importante para o ecossistema de parceiros da Botmaker, ao oferecer mais valor agregado às soluções integradas e ampliar as possibilidades de monetização via canais conversacionais. “Esse tipo de inovação fortalece nossa estratégia global de parcerias ao permitir que empresas de diferentes portes e setores desenvolvam jornadas de compra completas dentro do WhatsApp, integradas a seus sistemas de pagamento já existentes. É uma forma concreta de acelerar a digitalização dos negócios com mais eficiência e escalabilidade”, complementa George.

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 79% dos usuários já se comunicaram com empresas via WhatsApp, sendo que 66% contrataram serviços e 62% realizaram compras por meio do aplicativo. Além disso, 54% já compraram mais de uma vez, o que reforça a consolidação do canal como uma ferramenta confiável para transações. Com a atualização, empresas podem oferecer uma jornada de compra completa e segura dentro do próprio aplicativo, ampliando a conveniência para os consumidores e contribuindo diretamente para o aumento das taxas de conversão.

“O Pix é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil e traz consigo a agilidade que o consumidor espera nas compras digitais. Com o lançamento, a empresa visa oferecer soluções que harmonizam inovação e personalização. O objetivo primordial é proporcionar resultados tangíveis para os clientes que  buscam aprimorar seus canais de atendimento e vendas. Com a nova oferta, a Botmaker reafirma sua posição como parceira estratégica na jornada de evolução digital dessas empresas”, finaliza Erick Buzzi, country manager da Botmaker no Brasil.

Ao optar pelo Pix, o usuário recebe um link de pagamento que deve ser copiado e colado no aplicativo do seu banco. Após a confirmação, todas as informações da compra e envio são atualizadas automaticamente na conversa. No caso de cartão de crédito, o cliente é direcionado a um ambiente seguro para inserção dos dados e, após a confirmação, retorna ao WhatsApp com todos os detalhes do pagamento. Para pagamentos via boleto bancário, a ferramenta disponibiliza a linha digitável para que o cliente possa concluir a transação em seu banco de preferência.

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Autismo eleva procura por consultórios odontopediátricos adaptados

Crianças autistas enfrentam desafios no atendimento odontológico devido à sensibilidade sensorial e dificuldades de adaptação. Um ambiente lúdico e acolhedor, com profissionais capacitados, pode transformar essa experiência. Técnicas como visitas de ambientação, linguagem visual e sedação consciente ajudam no cuidado e no vínculo com o dentista

Publicado

em

por

Autismo eleva procura por consultórios odontopediátricos adaptados

O crescimento do número de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil tem ampliado a busca por serviços odontológicos adaptados às suas necessidades sensoriais e comportamentais. O atendimento, no entanto, ainda enfrenta barreiras importantes, como a hipersensibilidade sensorial, o medo do ambiente clínico e a dificuldade de adaptação a consultórios que não estão preparados para essa demanda.

Segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2,3 milhões de pessoas com diagnóstico de autismo vivem no país. A ausência de uma rede de atendimento inclusiva pode comprometer o cuidado odontológico infantil, afetando diretamente a saúde bucal e o bem-estar dessas crianças.

A odontopediatra Dra. Juliana Patente afirma que um ambiente acolhedor e adaptado é essencial para o êxito do atendimento. Entre os recursos utilizados estão iluminação suave, redução de estímulos sonoros, brinquedos educativos e linguagem lúdica. Segundo a profissional, essas medidas favorecem a adaptação da criança ao consultório e tornam o atendimento mais tranquilo.

Além disso, a especialista destaca que, em alguns casos, podem ser indicadas visitas de ambientação, técnicas de dessensibilização gradual, uso de recursos visuais como fantoches e histórias ilustradas, além de sedação consciente em procedimentos mais invasivos. A escolha das abordagens deve ser feita conforme o perfil e a necessidade de cada paciente.

O envolvimento da família também é apontado como um fator importante para o sucesso do atendimento. A Dra. Juliana Patente recomenda que os pais busquem profissionais com experiência no cuidado de crianças com TEA e contribuam com a preparação da criança para a consulta por meio de brincadeiras, vídeos explicativos e estabelecimento de uma rotina prévia.

Estudos indicam que crianças com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam maior prevalência de problemas bucais, como cáries e inflamações gengivais. Fatores como dificuldades na escovação dental, alimentação seletiva e uso de medicamentos podem contribuir para esses quadros. A falta de higiene bucal adequada e a presença de doenças periodontais são comuns entre essas crianças, impactando sua saúde bucal e qualidade de vida. A promoção de hábitos de higiene e acompanhamento odontológico regular são essenciais para prevenir complicações.

A especialista conclui que políticas públicas voltadas à inclusão e à capacitação de profissionais são fundamentais para garantir o acesso dessas crianças a um atendimento odontológico adequado, prevenindo complicações de saúde e promovendo bem-estar.

Continuar Lendo

Em Alta

...