Notícias Corporativas
Bradesco elimina fraudes com IA na Plataforma FICO, registrando 1 bilhão de transações mensais e o dobro da velocidade nas aprovações
Gigante do setor bancário brasileiro moderniza a detecção de fraudes e a abertura de contas digitais, garantindo o monitoramento de transações em tempo real e a integração ininterrupta de clientes.
FICO World 25 – FICO (NYSE: FICO)
Destaques:
- O Bradesco implementou a Plataforma FICO® para modernizar a detecção de fraudes e aprimorar a abertura de contas digitais
- O banco processa quase 1 bilhão de transações PIX por mês, reduzindo em 89% o atrito com o cliente relacionado a fraudes
- As rejeições de transações caíram 25%, enquanto as aberturas de contas em tempo real cresceram 11%
- O Bradesco recebeu o prêmio FICO® Decision Industry Vanguard Award 2025
Durante a conferência FICO® World, a FICO, líder global em software de análise, anunciou que o Bradesco, um dos maiores bancos da América Latina, reformulou seus sistemas de prevenção de fraudes e de banco digital usando a Plataforma FICO®. Atendendo a mais de 71 milhões de clientes, o banco agora analisa quase 1 bilhão de pagamentos instantâneos por mês, reduzindo as falhas relacionadas a fraudes e permitindo a abertura de contas em tempo real. A Plataforma FICO fortaleceu a segurança e aprimorou a experiência do cliente, tornando as transações mais eficientes e a aprovação de contas mais ágil.
“O Bradesco é mais do que um banco, é uma instituição financeira voltada para a tecnologia, que evolui continuamente para atender às necessidades dos clientes”, disse Marcos Molina, gerente de segurança corporativa do Bradesco. “Desde 2019, estamos desenvolvendo a Plataforma FICO, integrando decisões baseadas em IA e onboarding digital. Agora, expandimos isso para a proteção contra fraudes, aumentando a agilidade, a segurança e a eficiência com cada inovação.”
Assista ao vídeo em que o Bradesco conta sua história: https://www.youtube.com/watch?v=qivofgE35u8
Segurança nas transações digitais e agilidade na abertura de contas
Com a crescente presença digital do Bradesco, o volume de transações registrou um aumento. O banco precisava então dimensionar a segurança sem comprometer a experiência do cliente. Os modelos tradicionais de fraude enfrentavam dificuldades, frequentemente sinalizando transações legítimas como suspeitas. Isso obrigava os clientes a passar por etapas adicionais, como ligar para o banco, verificar sua identidade ou confirmar as transações manualmente — causando atrasos e frustração. Enquanto isso, os fraudadores se adaptaram rapidamente, explorando as lacunas no monitoramento em tempo real.
A fim de combater esses desafios, o Bradesco e a FICO desenvolveram a SAFER, uma plataforma de fraude e compliance baseada em IA, desenvolvida na Platforma FICO. O SAFER processa até 25 milhões de pagamentos diários do PIX (sistema de pagamento instantâneo do Brasil), detectando e prevenindo fraudes em tempo real. Ao automatizar a tomada de decisões e reduzir as análises manuais, o Bradesco reduziu em 89% o número de transações retidas para análise posterior, aumentando a segurança e a eficiência.
“O grande volume de transações que processamos diariamente significava que precisávamos de mais do que apenas uma detecção de fraude mais forte — precisávamos de uma solução mais inteligente, mais rápida e mais escalável”, disse Molina. “A FICO nos ajudou a repensar nossa abordagem desde o início, usando IA e machine learning para ficaràfrente dos fraudadores e, ao mesmo tempo, garantir uma experiência fluida para nossos clientes. O que construímos não é apenas uma solução para hoje, mas uma base para o futuro do banco digital.”
As principais conquistas da transformação no Bradesco incluem:
- Prevenção de fraudes em escala: Processa quase 1 bilhão de transações PIX por mês, reduzindo em 89% o atrito com o cliente relacionado a fraudes, com a redução de falsos positivos, aprovações mais rápidas e menor necessidade de verificação manual
- Eficiência operacional: Reduziu em 50% o número de transações retidas para análise posterior, permitindo aprovações mais rápidas
- Tomada de decisões em tempo real: Processa até 25 milhões de pagamentos PIX por dia, com um tempo de resposta de apenas 50 milissegundos
- Abertura instantânea de contas: Redução do tempo de integração de horas para tempo real, aumentando as novas contas em 11%
- Maior conveniência para o cliente: Reduziu as rejeições de transações em 25%, mantendo uma forte prevenção contra fraudes
O Bradesco está convertendo-se em uma instituição totalmente digital e orientada para a tomada de decisões. Ao expandir seu uso da Plataforma FICO, o banco está adotando modelos de risco de crédito com IA e monitoramento em tempo real das transações para aumentar a segurança, a eficiência e a experiência do cliente. A SAFER continua sendo fundamental para essa transformação, concentrando-se inicialmente no combateàfraude, no monitoramento de transações digitais e na abertura de contas em tempo real por meio de canais digitais. Para o futuro, o Bradesco prevê o uso da plataforma SAFER como base para o desenvolvimento de uma visão abrangente e 360º de seus clientes, fortalecendo as medidas de proteção e avançando nos protocolos Know Your Customer (KYC), anticorrupção e antilavagem de dinheiro.
“Processar quase um bilhão de transações por mês e, ao mesmo tempo, reduzir o atrito relacionadoàfraude é um feito notável”, disse Nikhil Behl, presidente de software da FICO. “A transformação do Bradesco mostra como a tomada de decisões e a análise avançadas na Plataforma FICO impulsionam a agilidade, a eficiência e a segurança em escala.”
Por suas conquistas, o Bradesco recebeu o prêmio 2025 FICO® Decision Industry Vanguard Award.
Para ver a lista completa dos vencedores do 2025 FICO Decision Awards, confira: https://www.fico.com/en/decisionawards
Sobre o Bradesco
O Bradesco é uma das maiores e mais respeitadas instituições financeiras do Brasil, atendendo a mais de 71 milhões de clientes. O banco está na vanguarda do banco digital, utilizando tecnologia de ponta para melhorar a experiência do cliente e a segurança financeira. O Bradesco está comprometido com a inclusão financeira, a inovação e o desenvolvimento sustentável, garantindo serviços bancários seguros e contínuos para pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil.
Sobre o FICO® Decision Awards
O FICO Decisions Awards reconhece as organizações que estão obtendo sucesso notável por meio das soluções FICO. Um painel de juízes independentes com profundo conhecimento do setor avalia as indicações com base em melhorias mensuráveis nas principais métricas; uso comprovado das melhores práticas; escala, profundidade e amplitude do projeto; e usos inovadores da tecnologia. Os juízes de 2025 são:
- Regan Goble, gerente sênior de análise de risco da Westpac NZ (vencedora anterior)
- Megha Kumar, vice-presidente de pesquisa da IDC
- Joe McKendrick, analista e colaborador sênior da Forbes
- Luiz Pacete, influenciador do setor de tecnologia e marketing
- Ali Paterson, fundador e editor-chefe da Fintech Finance
- Mike Roberts, chefe de risco de varejo sem garantia do banco HSBC UK (vencedor anterior)
- Erin Stillwell, vice-presidente executivo de parcerias de pagamento da Blankfactor
- Allan Tan, editor-chefe do grupo Cxociety
Os vencedores do FICO Decisions Awards serão reconhecidos e ganharão ingressos para o FICO® World 2025, de 6 a 9 de maio de 2025, no Diplomat Hotel, em Hollywood, Florida, EUA.
Sobre a FICO
A FICO (NYSE: FICO) capacita decisões que ajudam pessoas e empresas ao redor do mundo a prosperarem. Fundada em 1956, a empresa é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar decisões operacionais. A FICO detém mais de 200 patentes nos Estados Unidos e em outros países para tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e crescimento de negócios nos setores de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, saúde, varejo e muitos outros. Com as soluções da FICO, empresas em mais de 80 países fazem desde a proteção de quatro bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, até a melhoria da inclusão financeira e o aumento da resiliência da cadeia de suprimentos. O FICO® Score, utilizado por 90% dos maiores credores dos EUA, é a medida padrão de risco de crédito ao consumidor nos Estados Unidos e foi disponibilizado em mais de 40 outros países, melhorando a gestão de riscos, o acesso ao crédito e a transparência.
Saiba mais em https://www.fico.com
Participe da conversa em https://x.com/FICO_corp & https://www.fico.com/blogs/
Para obter notícias e recursos de mídia da FICO, visite https://www.fico.com/newsroom
FICO é uma marca registrada da Fair Isaac Corporation nos EUA e em outros países.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250508570204/pt/
Contato:
Informações para imprensa:
InPress Porter Novelli
Cibely Toller
fico@inpresspni.com.br / (11) 99858-8500
FICO
Thais Sabatini
Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Corporativas
No Pará, Lojas Avenida inaugura 195ª unidade
Rede varejista se aproxima da marca de 200 lojas espalhadas por todo o Brasil

A Lojas Avenida segue em expansão, e na próxima sexta, 30 de maio, vai inaugurar sua 195ª unidade no Brasil, em Belém (PA). Localizada na Avenida Governador José Malcher, 3.023, no bairro São Brás, a nova loja representa mais um passo rumo à meta de 200 estabelecimentos no país.
A inauguração na capital paraense será a 8ª unidade da marca na cidade e a 35ª no estado do Pará, seguindo o ritmo acelerado de crescimento implementado pela Pepkor, varejista sul-africana que assumiu o controle das operações da rede em 2022.
Sob a gestão da Pepkor, a expansão da Lojas Avenida ganhou força e promoveu 72 inaugurações entre 2023 e 2024. Apenas nos primeiros cinco meses de 2025, a rede já comemora a abertura de sete novas unidades, contabilizando a loja de Belém.
Atualmente, a Lojas Avenida marca presença em 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O catálogo de produtos da Lojas Avenida oferece itens em vestuários masculino, feminino e infantil, além de calçados e artigos para o lar, atendendo às necessidades dos públicos de classe C e D do mercado.
Além do aspecto comercial, a Lojas Avenida tem como filosofia impactar positivamente as regiões onde se instala, promovendo a geração de empregos diretos e indiretos. Este compromisso com o desenvolvimento local se traduz em oportunidades para trabalhadores das comunidades onde as lojas são estabelecidas, contribuindo para o fomento da economia regional.
Notícias Corporativas
Mudanças climáticas impulsionam demanda por martelinho
Técnica cresce com alta de sinistros causados por desastres naturais; brasileiro atua em projetos internacionais de restauração

Com o agravamento das mudanças climáticas e a frequência crescente de eventos extremos, como chuvas de granizo, o setor automotivo e o mercado segurador vêm enfrentando um novo cenário de impacto e oportunidade. Segundo dados divulgados pelo Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização do Estado de São Paulo, a Bradesco Seguros registrou em 2023 um aumento de 370% nos avisos de sinistros relacionados a desastres naturais, em comparação com o ano anterior. O valor das indenizações pagas por perdas causadas por eventos climáticos saltou 400%, passando de R$ 6,7 milhões para quase R$ 30 milhões no mesmo período.
Já em 2024, o cenário se intensificou ainda mais. De acordo com Veja, enchentes no Rio Grande do Sul e fortes chuvas em São Paulo contribuíram para um aumento expressivo nos custos com sinistros. Embora o setor segurador tenha alcançado um faturamento total de R$ 207,6 bilhões (alta de 10,2%), houve uma retração de 4,1% no lucro líquido, reflexo direto do impacto financeiro gerado pelos eventos climáticos extremos.
Dentro desse novo contexto de mudanças climáticas que afetam a estética automotiva, o martelinho de ouro pode ser considerado um serviço para atender a essa demanda. A técnica, conhecida por restaurar a lataria de veículos sem a necessidade de repintura, une eficiência, menor custo, agilidade e sustentabilidade.
Um dos profissionais brasileiros com atuação internacional no setor é Wellington Garcia, que trabalha como restaurador, consultor técnico e estrategista em projetos ligados à restauração veicular em diferentes países.
“Os carros chegam danificados, mas com o martelinho conseguimos devolver sua forma original sem gerar resíduos químicos nem comprometer a pintura. É um processo inteligente, sustentável e necessário”, explica Wellington, que coordenou em 2014 a restauração de 1.500 veículos da Volkswagen em Puebla, no México, após uma tempestade de granizo. E, em 2019, integrou uma das maiores ações de recuperação da história do setor, com 20 mil veículos restaurados na planta da Dodge, em Saltillo/México.
Além do México, Wellington já atuou em países como França, Suíça, Romênia e África do Sul, em parcerias com empresas como a JCR Hail e a alemã KhS Global Automotive Solutions, referência mundial no setor. “Vemos granizo com mais força e mais frequência — e o que antes era sazonal, virou rotina. Isso mudou o perfil do nosso mercado”, afirma.
Sua contribuição vai além da atuação prática. Wellington também tem se dedicado à formação de novos profissionais, ministrando cursos e palestras técnicas no Brasil e na Europa. “Minha missão é ajudar a qualificar o setor com mais precisão, consciência e visão de futuro. A técnica exige habilidade, mas também raciocínio físico e matemático — principalmente com os novos materiais e curvaturas dos carros mais modernos”, explica.
De acordo com o profissional, seguradoras e montadoras, o martelinho de ouro representa não apenas economia, mas também um alinhamento com práticas ESG. “É mais rápido que métodos tradicionais, não precisa de tinta e devolve o carro com a originalidade preservada — algo valioso especialmente para modelos de alto padrão”, afirma.
Com a previsão de aumento nos eventos climáticos extremos, a tendência é que soluções sustentáveis como essa se tornem cada vez mais estratégicas. “Temos uma técnica que resolve problemas urgentes com impacto mínimo. Isso é ouro — no sentido literal e simbólico. E é por isso que o mundo todo está olhando para nós”, conclui Wellington.
Notícias Corporativas
Liderança eficaz reduz pedidos de demissão
Gestão qualificada e inteligência emocional na liderança reduzem rotatividade e ajudam a reter talento

De acordo com levantamento da LCA Consultoria Econômica publicado pelo Infomoney, somente em 2024, quase 8,5 milhões de trabalhadores pediram demissão de forma voluntária. O número gera reflexão e pode acender um alerta para empresas que ainda negligenciam a importância da boa liderança na retenção de talentos.
Embora fatores como remuneração, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e propósito de carreira precisem ser levados em consideração pelos profissionais ao deixar um emprego, a qualidade da liderança direta também pode influenciar significativamente na decisão de pedir desligamento.
“Equipes não pedem demissão de empresas, elas pedem demissão de líderes”, afirma Anderson de Melo Reis, Oficial da Marinha do Brasil do Corpo de Fuzileiros Navais, com experiência em gestão administrativa e supervisão de equipes.
Segundo ele, as empresas que investem na formação de seus líderes colhem benefícios não apenas em produtividade, mas também na estabilidade das equipes. “Liderar é mais do que comandar tarefas. Envolve escuta, presença, respeito e inteligência emocional. E isso não se improvisa”.
De acordo com Anderson, há três grandes temas que se tornaram centrais no ambiente corporativo atual: gestão eficaz, liderança baseada em valores e o domínio da inteligência emocional como ferramenta de performance. “A habilidade técnica é essencial, mas o diferencial está em como você conduz pessoas sob pressão, lida com conflitos e mantém o time motivado, mesmo em contextos adversos”, destaca.
Na opinião de Anderson, a rotatividade elevada custa caro. Além das despesas diretas com desligamentos e contratações, há perdas intangíveis — como queda de produtividade, rupturas no clima organizacional e perda de know-how. Por isso, investir em formação contínua de lideranças tem se mostrado uma estratégia mais eficiente e econômica do que lidar com ciclos constantes de substituição.
“Com a experiência que tive dentro da Marinha, aprendi a liderar com clareza de missão e responsabilidade coletiva, o que se traduz em comprometimento. No setor corporativo, vejo que as equipes precisam exatamente disso: líderes que se responsabilizam, que estejam presentes e que saibam conduzir com coerência”, explica Anderson.
Outro ponto levantado pelo profissional é o alinhamento entre os setores de gestão de pessoas e liderança direta. Empresas que promovem essa integração conseguem agir preventivamente, identificar sinais de desgaste nas equipes e propor mudanças antes que pedidos de demissão se concretizem.
Ainda de acordo com Anderson, o movimento crescente de demissões voluntárias também revela uma nova postura dos trabalhadores, especialmente entre os mais jovens: a busca por ambientes saudáveis, lideranças inspiradoras e oportunidade de crescimento real. Nesse cenário, organizações que não repensarem suas práticas de gestão tendem a perder espaço — e talentos.
“Treinar líderes é uma ação estratégica. Porque é o líder que segura o time ou que o afasta. Um bom gestor é o maior fator de retenção que uma empresa pode ter”, finaliza.
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Otimismo de empresas recua no Brasil e no mundo
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Plano Brasil Saúde acelera expansão e mira 10 mil vidas no Centro-Oeste
-
Notícias Corporativas2 dias ago
M2M inicia nova fase com expansão de mercados e nova marca
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Especialista fala sobre eficiência no setor imobiliário
-
Regional2 dias ago
Pouso Alegre Futebol Clube recebe patrocínio de indústria farmacêutica local
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Salvador e SP recebem edições do Café com WFM
-
Notícias Corporativas24 horas ago
ABIMAQ abre inscrições para curso de Compras e Supply Chain
-
Notícias Corporativas1 dia ago
Caminhoneiros se engajam contra a exploração sexual infantil