Notícias
Cartilha orienta população contra queimadas

Antecipando ao período do verão Amazônico, quando a seca aumenta o risco de incêndios florestais, e em celebração ao Dia Internacional das Florestas, neste domingo (21), o Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), presidido pelo Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, lança a cartilha “Diga Sim à Vida e Não às Queimadas”.
A cartilha é voltada para alunos do Ensino Fundamental 2, que já iniciaram os estudos sobre os biomas brasileiros e, portanto, compreendem em melhores condições a realidade da nossa Amazônia. Ela busca conscientizar os jovens, que são o futuro do Brasil, sobre os riscos e prejuízos das queimadas ao meio ambiente, à saúde da população local e à economia do país. Busca, ainda, tê-los como parceiros do CNAL na multiplicação do tema, levando adiante, para seus familiares e amigos, a importante mensagem de preservação ambiental por meio da prevenção e combate às queimadas.
A iniciativa faz parte das ações de reforço à campanha também intitulada “Diga Sim à Vida e Não às Queimadas”, lançada pelo CNAL em outubro do ano passado, em parceria com os órgãos que integram o Conselho. O conjunto de atividades divulgadas ao longo da campanha desde o seu lançamento conta com a cartilha, cartazes, spots de rádio, vídeos, entrevistas, artigos e enxoval gráfico para ampla disseminação online, dentre outras.
Nesta primeira ação de reforço, iniciada hoje, também será lançado um quiz nas mídias sociais, voltado para o conteúdo da cartilha de modo que, de acordo com o Vice-Presidente, se reforce a mensagem para que todos sejam vigilantes e fiscais do meio ambiente. “Toda corrente tem que ser forte por causa da união de seus elos. Então, cada uma das pessoas que vive da Amazônia é um elo dessa corrente em prol da proteção, preservação e desenvolvimento da Amazônia”, conclui Hamilton Mourão.
A denúncia de crimes ambientais é estimulada em todas as peças e fases da campanha por intermédio do número 0800 61 8080, do Ibama, ou pelo aplicativo de celular Guardiões da Amazônia, lançado pelo Exército Brasileiro no âmbito da Operação Verde Brasil 2.
Acesse matéria especial sobre a cartilha