Poços de Caldas
Iniciativas culturais são viabilizadas em Poços por meio dos editais da Lei Aldir Blanc do Estado
Diversas iniciativas culturais estão sendo executadas em Poços de Caldas, por meio dos editais da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais. Ao todo, foram contemplados 56 projetos do município, em variadas linguagens artísticas, levando arte, cultura e esperança para a população neste momento de pandemia.
No próximo domingo (9), por exemplo, será lançado o vídeo “Samba de Mineiro”, do músico e compositor Nego Moura, que tem como objetivo promover a valorização e a divulgação da música brasileira, dando destaque para sua obra autoral voltada para o samba produzido em Minas Gerais. Com produção executiva de Chiara Carvalho e Pri Rennó, a proposta foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc e tem o apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, em uma realização conjunta da Carvalho Agência Cultural e Nego Moura. A estreia acontece no domingo, às 20h, no https://www.youtube.com/negomouraoficial.

15ª edição do Festival Rasgamundo de Artes Integradas foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc/ Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Foto: Divulgação)
Também com recursos da Lei Aldir Blanc, via Estado de Minas, até o dia 12 de maio estão abertas as inscrições para as oficinas de Movimentação Corporal, Pintura/Colagem e Teatro do projeto “Elas na Arte”, da Cia. Nós de Teatro, com vagas gratuitas para mulheres a partir de 16 anos. As inscrições devem ser realizadas pelo Whatsapp 99201-8421 ou no @cianosdeteatro no Instagram. As oficinas acontecem de 13 a 15 de maio, pela plataforma Zoom, tendo como oficineiras Leidy Nara, Dani Vilas Boas e Évila dos Anjos. O projeto foi contemplado no Edital de Seleção de Espaços Culturais de Apresentação Artística.
Pelo mesmo edital, está sendo realizada uma série de dez “lives” pela rede social Instagram, (@arteziriguigum) durante todo o mês de maio, sobre a exposição “Produto Disruptivo”, da artista plástica Dalmoni Lydijusse. Em cada transmissão ao vivo, é proposto um bate-papo entre a artista e as pessoas que participaram diretamente da proposta ou que tenham uma relação com o trabalho desenvolvido.

: No próximo domingo (9), será lançado o vídeo “Samba de Mineiro”, do músico e compositor Nego Moura (Foto: divulgação)
Também foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc/ Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a 15ª edição do Festival Rasgamundo de Artes Integradas, para celebrar os 20 anos de trajetória do Grupo Rasgacêro. Realizado em plataforma digital no dia 1º de Maio, o festival contou com mais de 20 horas de programação e 30 atrações que celebraram a diversidade do Brasil regional.
Dos 27 editais de emergência cultural lançados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, 15 contaram com agentes culturais residentes em Poços selecionados, totalizando R$ 1.454.000,00 injetados na economia local.
A equipe da Secretaria Municipal de Cultura prestou apoio técnico aos artistas interessados em participar dos editais em âmbito estadual, na articulação junto aos canais da Secretaria de Estado de Cultura e auxiliando na obtenção da documentação necessária.
“A excelência da produção cultural de Poços de Caldas ficou evidente nos editais da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais e tudo isso vem sendo mostrado a partir do lançamento das iniciativas artísticas viabilizadas por esse instrumento. Não faltam opções de arte e cultura locais para toda a população, via transmissão remota”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.