Regional
Mais quatro municípios aderem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial
Acrelândia (AC), Vitória (ES), Diamantina e Urbelândia (MG) são os novos integrantes do Sinapir. As adesões foram publicadas nesta sexta feira (15), no Diário Oficial da União

Os municípios de Acrelândia, localizado no Acre, Vitória, no Espírito Santo, e Diamantina e Uberlândia, em Minas Gerais, já integram o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Os termos de adesão foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15).
Vitória (ES) é o quinto município capixaba a aderir à ferramenta. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos seus 327,8 mil habitantes, cerca de 169,4 mil se consideram negros. Fazem parte do Sistema os municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Serra e Vila Velha.
Uberlândia e Diamantina (MG), são os 18º e 19º municípios mineiros a aderirem ao Sinapir. Em Uberlândia, são aproximadamente 604 mil habitantes, sendo 209,2 mil pessoas que se consideram negras, também de acordo com os dados do IBGE. Já em Diamantina, dos 45,9 mil habitantes, 33,3 mil se autodeclaram negros.
Em MG, integram o Sistema os municípios de Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Cruzeiro de Fortaleza, Januária, Governador Valadares, Itabira, Lagoa Dourada, Nova Lima, Ouro Preto, Paracatu, Patos de Minas, Pompéu, Uberaba, Vazante e Virgem da Lapa.
Acrelândia (AC) é o sexto município acreano a fazer parte da iniciativa do Governo Federal. No local, que possui 9,6 mil habitantes, 7,6 mil se classificam como negros. Pelo estado, já aderiram ao Sinapir a capital Rio Branco, Brasiléia, Bujari, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus.
Benefícios
Com a adesão, as unidades federativas passam a ter acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, entre elas, a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Sobre o Sinapir
O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país. O Sinapir conta agora com 22 estados, o Distrito Federal, e mais 108 municípios.
Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br
Por | Ascom/MMFDH
Regional
Doença de Parkinson, o alerta que não pode ser ignorado
Especialista reforça a importância do diagnóstico precoce, tratamento e cuidados

Tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e até pequenas mudanças na fala ou na escrita. São alguns sinais de alerta de que algo no organismo não está bem. E, por desconhecimento, eles são ignorados ou associados, em alguns casos, ao envelhecimento natural. Mas, na realidade, esses sintomas podem estar relacionados à Doença de Parkinson, transtorno neurodegenerativo. Por isso, a detecção precoce das causas dessa patologia é importante e pode fazer toda a diferença, proporcionando mais qualidade de vida e retardando a progressão dos sintomas, segundo especialistas.
Leia também: Como reconhecer sinais de doenças neurológicas?
Com a proximidade do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, 11 de abril, a médica geriatra da Versania Brasil, Natália Barros, ressalta que quanto mais cedo a condição é identificada, melhores são as possibilidades de intervenção para proporcionar qualidade de vida ao paciente. “O que a gente tem de tratamento hoje é focado nos sintomas, não existe um medicamento que impede a progressão da doença, mas se a gente fizer esse diagnóstico antes, é possível garantir um conforto melhor para o paciente”, afirma.
Publicação na página do Ministério da Saúde, em 2023, informa que cerca de 200 mil pessoas no Brasil seriam acometidas pela doença de Parkinson, conforme os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em termos do cenário mundial, pesquisa realizada recentemente pela revista científica britânica, The BMJ, prevê um aumento de até 112% nos casos de Parkinson até 2050 em relação a 2021.

Detecção precoce das causas do Mal de Parkinson faz toda diferença / Imagem: Pexels
Sintomas
Em relação aos sintomas da doença, a geriatra explica que são classificados em motores, como o tremor e a lentidão nos movimentos. Já os não motores podem aparecer precocemente, antes mesmo das dificuldades de movimento. São casos como insônia, movimentos involuntários, alterações cognitivas, entre outros.
Já no aspecto fisiológico, a doença pode causar distúrbios gastrointestinais, como constipação intestinal persistente, e alterações no olfato, resultando na perda parcial ou total da capacidade de sentir cheiros. Além disso, fadiga intensa e dor crônica são queixas recorrentes, comprometendo ainda mais o dia a dia dos indivíduos. Há sintomas também como depressão e ansiedade. “O Parkinson não é uma doença de notificação compulsória, então o diagnóstico é clínico, e a gente não tem um exame que bate o martelo e fala assim, é doença de Parkinson”, explicou a doutora.
Tratamento integrado
Por ser uma doença com sintomas que afetam diversos aspectos do corpo, como apontado pela especialista, o tratamento do Parkinson é variado. “Em primeiro lugar, é imprescindível que o paciente tenha um estilo de vida saudável. Além disso, o tratamento depende de cada caso. Aquele paciente que tem comprometimento de fala se beneficia mais com a fonoaudiologia. Quando o problema é motor, a fisioterapia é indicada”, ressalta.
Cuidados
As casas de hospedagens, especializadas no atendimento aos idosos, também desempenham um papel importante no cuidado às pessoas com a Doença de Parkinson. Na Versania Seniors Club, em Curitiba (PR), por exemplo, há uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Hoje, há oito hóspedes que lidam com esse tipo de enfermidade.
A médica da instituição, Carla Lagomarsino, reforça que “a jornada com essa doença exige paciência, resiliência e, acima de tudo, muito amor”. Segundo ela, a família pode continuar participando, ativamente, da vida do hóspede, visitando-o e fazendo parte das atividades. “A Doença de Parkinson é um dos desafios que mais impactam a rotina familiar, exigindo serenidade, resiliência e um olhar atento às necessidades do idoso.
O diretor do espaço, Ernesto Lagomarsino, diz que além dos cuidados médicos, os residentes contam com atividades físicas, cognitivas e sociais, que ajudam a manter a autonomia e a qualidade de vida. “As instalações são planejadas para oferecer segurança e acessibilidade, com espaços amplos, barras de apoio e pisos antiderrapantes”, afirma.
Por | Ivana Andrade – Interface Comunicação Empresarial
Regional
Mercado aquecido valoriza usados em fevereiro em Minas Gerais
Estado apresentou valorização de 0,012% para a categoria no mês

São Paulo, abril de 2025 – A busca por veículos usados ocasionou uma valorização dos modelos desta categoria em fevereiro em Minas Gerais. É isto o que apontam os dados do Índice Webmotors, que calcula todos os meses as variações percentuais dos valores dos carros anunciados no marketplace. Segundo o indicador, o índice de usados para Minas Gerais foi de 0,012%. Na comparação com janeiro, quando o índice foi de -0,228%, houve, portanto, uma valorização do usado de 0,240 ponto percentual no estado.
Leia também: Carro usado desvaloriza menos em janeiro em Minas Gerais, aponta Índice Webmotors
A valorização do usado registrada em Minas Gerais foi maior do que a média nacional. Ainda segundo os dados do Índice Webmotors, a categoria de usados registrou em fevereiro no País um índice de -0,115%, sendo a menor desvalorização para a categoria desde fevereiro de 2023. Na comparação com janeiro, quando o índice foi de -0,218%, houve variação de 0,103 ponto percentual. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o índice alcançou -0,392%, a variação foi de 0,277 ponto percentual.
“Os números registrados em Minas Gerais contribuíram para uma desvalorização menor do usado também em âmbito nacional, dado o tamanho deste mercado. Este comportamento indica uma perspectiva positiva para o mercado automotivo no estado”, analisa Mariana Perez, CPO da Webmotors.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.
Por | Jaqueline Nunes – RPMA Comunicação
Regional
OBA e OBAFOG abrem inscrições gratuitas para estudantes de todo o Brasil

Para compartilhar os mistérios do universo, da astronomia, da astronáutica e de ciências afins, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) abrem inscrições para a edição de 2025. Voltada para estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país, as escolas não cadastradas interessadas em participar ou com a inscrição inativa, precisam criar uma conta pelo link: app.oba.org.br. O prazo final é até o dia 1º de maio de 2025.
Leia também: OBA e Manual do Mundo lançam nova categoria de foguetes multiestágios
Aplicada por meio de uma prova única, a OBA é dividida em quatro níveis. O nível 1 é aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O nível 2 é do 4º ao 5º ano. O nível 3, do 6º ao 9º ano. Já o nível 4, é destinado ao ensino médio. O exame presencial acontece no dia 16 de maio. A prova possui dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.
Além disso, os melhores classificados no nível 4 são convidados para participar de seletivas que escolhem os alunos que vão representar o país nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

Coordenador nacional da OBA – astrônomo e professor Dr. João Canalle / Imagem: Divulgação OBA
OBAFOG
Já na OBAFOG, podem participar estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior. A proposta é elaborar e lançar foguetes feitos de papel, canudinho, garrafa pet ou de tubo de pvc. Os estudantes podem lançar os foguetes até o dia 16 de maio, dia da prova da OBA.
A OBAFOG é dividida em 6 níveis. O nível 1 é destinado aos alunos do 1º ao 3º ano do fundamental. O objetivo é construir e lançar foguetes de canudo por impulso de ar comprimido. No nível 2, estudantes do 4º ao 5º ano lançam foguetes de papel movidos por impulso de ar comprimido.
Já o nível 3 é para os matriculados entre o 6º e o 9º, que precisam elaborar e lançar foguetes de garrafa pet movidos com água e ar comprimido. No nível 4, alunos do ensino médio lançam foguetes movidos com vinagre e bicarbonato de sódio. Já no nível 5, alunos do ensino médio ou superior lançam foguetes de propulsão sólida.
Além disso, alunos dos 8º e 9º anos do fundamental e ensino médio (níveis 3 e 4 da OBAFOG) podem participar da nova modalidade de foguetes multiestágios feitos de garrafa pet: nível 6 “categoria Manual do Mundo”.
Melhores medalhistas
Os melhores colocados dos níveis 3 ao 6 são convidados para participar das Jornadas de Foguetes, que acontecem na cidade de Barra do Piraí (RJ). A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso. Além disso, os participantes lançam seus foguetes e podem receber medalhas e troféus.
A programação também conta com o planetário itinerante da OBA. Durante as sessões, alunos e professores recebem uma aula sobre as constelações com imagens transmitidas por um projetor no teto de uma cúpula inflável.

OBA / Foto Divulgação
Objetivo
Segundo o professor Dr. João Canalle, coordenador da OBAFOG e da OBA, o objetivo é mostrar que o estudo pode ser algo emocionante na vida do aluno e que é possível aprender ciência de modo lúdico e divertido.
Organizadores da OBA
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.
A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.
Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação
-
Notícias Corporativas4 dias ago
ZAPI GROUP apresenta portfólio de produtos e tecnologias para eletrificação rural na bauma 2025
-
Notícias Corporativas4 dias ago
O grande lançamento da Guidewire reforça seu compromisso em otimizar operações de seguros, aumentar a agilidade e aprimorar a experiência do cliente.
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Motive e Telefónica promovem a iniciativa GSMA Open Gateway, demonstrando conjuntamente o potencial de receita por meio da verificação de número de telefone baseado em API
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Congresso Nacional debaterá futuro do ESG e sustentabilidade
-
Regional3 dias ago
Mercado aquecido valoriza usados em fevereiro em Minas Gerais
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Mentoria cresce e se torna essencial para empreendedores
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Marketing de afiliados cresce e se consolida no digital
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Dataside se destaca em três quadrantes do estudo ISG