Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Segmento de saúde cresce dentro do setor de franquias

Pesquisas apontam contínuo crescimento do setor de franquias; ramo de saúde, beleza e bem-estar tem destaque positivo, fomentando negócios na área

Publicado

em

O Brasil é o quinto mercado de franquias do mundo, tendo experimentado crescimento significativo na última década, de acordo com o artigo Brazil Country Commercial Guide, publicado pela International Trade Administration (ITA). A publicação também explica que o setor de franquia brasileiro está avançado em termos de práticas de negócios e capacidade de adequação dos franqueadores estrangeiros e nacionais, o que corrobora para o atual cenário positivo em que o ramo se encontra.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor nacional cresceu 12,6% no último trimestre de 2022, sendo a melhor performance, em faturamento, dos últimos 3 anos. As franquias brasileiras oferecem vários tipos de serviços e produtos, distribuídas em diferentes segmentos, sendo que as áreas que registraram maior crescimento foram alimentação (21,5%); hotelaria e turismo (24,5%) e saúde, beleza e bem-estar (21,5%).

Para Camila Oliveira, cofundadora da Dental Company, empresa de franquias para investidores em clínicas odontológicas, a evolução do setor de saúde representa um panorama otimista, principalmente para as direcionadas ao ramo odontológico, que estão inseridas nessa divisão. “O segmento de Saúde é o terceiro maior setor no Brasil, com 13% dentre as 50 maiores franquias, como aponta a pesquisa da ABF. E isso pode ser um atrativo para os investidores”, explica Camila. 

No geral, os brasileiros têm abraçado esse modelo de empresa, com empreendedores optando por franquias para iniciar no mercado corporativo. O CEO da Dental Company, Mario de Almeida Jr, vê potencial nessa estratégia de negócio, em particular as voltadas para o setor de saúde, e comenta a seguir sobre o setor e a implementação de franquias odontológicas.

O que explica esse crescente aquecimento do segmento de franquias nos últimos anos?

O setor de franquias brasileiras tem sido influenciado principalmente pela série de benefícios associados à essa estratégia de negócios, que vem desde a possibilidade de marca comprovada até o suporte e treinamento de gestão, distribuição e marketing, o que acaba por atrair os profissionais que almejam empreender, mas não possuem experiência em como administrar uma empresa.

Como vê o franchising do setor de odontologia no país atualmente?

O ramo de odontologia tem demonstrado um crescimento notável, assim como todo o segmento de saúde, e isso é devido as franquias apresentarem uma estrutura padronizada de atendimento e serviços, o que pode gerar confiança nos pacientes. E além disso, a crescente demanda por serviços odontológicos, impulsionada pela conscientização sobre saúde bucal e pelo envelhecimento da população, também contribui para o progresso do setor de odontologia.

É possível investir neste segmento mesmo sem ser um profissional formado em Odontologia? Como?

Sim, é plenamente possível, pois deve funcionar como uma parceria. Os investidores sem formação em odontologia que optam por investir em uma franquia geralmente têm a vantagem de trazer conhecimentos e experiências nas áreas comerciais e de marketing. Pois, embora os dentistas tenham uma sólida formação clínica durante a universidade, muitas vezes eles não recebem uma instrução completa em aspectos de gestão de negócios. No geral, a combinação das habilidades comerciais e de marketing dos investidores com a expertise clínica dos profissionais de odontologia pode ser uma fórmula para a atuação e o desenvolvimento de uma clínica odontológica franqueada.

Quais os desafios que uma clínica franqueada pode encontrar?

Como toda franquia, em qualquer segmento, a implementação desse modelo enfrenta desafios comuns. Acredito que os principais sejam o custo de operação devido aos impostos e às burocracias normativas, os custos de mão de obra e a falta de profissionais qualificados são fatores importantes para considerar antes de abrir uma franquia.  

Para finalizar, quais as vantagens que uma clínica franqueada oferece?

Clínicas odontológicas de propriedade de investidores podem trazer uma perspectiva de gestão profissional, que demonstram habilidades empresariais sólidas para a administração da clínica; capital e recursos que podem ser usados para expandir a clínica, investir em equipamentos, tecnologia e infraestrutura; e recursos adicionais, como expertise em marketing e branding, que tem potencial para desenvolver estratégias para promover a clínica e atrair novos pacientes.

Para saber mais, basta acessar: www.dentalcompany.com.br

Notícias Corporativas

Especialista dá dicas para quem está começando a investir no mercado imobiliário

Babiton Espindola, CEO da Urban Company, conta que o mercado imobiliário é uma boa opção para investimentos seguros e apresenta versatilidade que pode atrair novos investidores.

Publicado

em

por

O mercado imobiliário pode ser uma alternativa para quem busca diversificar o seu portfólio de investimentos de maneira segura e versátil. De acordo com o Índice do FipeZAP+ divulgado em uma matéria do Estadão, entre os anos de 2010 e 2022 os imóveis para locação valorizaram, aproximadamente, 49,74% no período. A constante valorização dos imóveis apontada neste índice pode ser atrativa para quem deseja construir renda fixa.

Quando o assunto é investimento, no Brasil, um terço da população busca investir algum valor do seu orçamento, conforme dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). A pesquisa também demonstra que a forma mais comum de investimento segue sendo a poupança, que apresenta um perfil seguro. Devido aos investimentos em imóveis também contarem com perfil de baixo risco, essa alternativa pode atrair quem deseja diversificar os ativos.

Mas, no mundo dos negócios nada acontece como mágica. Para adquirir uma carteira com boa lucratividade, segurança e margem de crescimento, é necessário buscar os investimentos adequados, como explica Babiton Espindola, CEO da Urban Company – imobiliária especialista em investimentos imobiliários -. “O mercado imobiliário é versátil e conta com diferentes produtos que se adaptam à realidade dos investidores. Além de ser menos volátil do que outros investimentos. Quando apostamos nas direções certas e com estratégia, traz muito retorno”, destaca.

O especialista em investimentos imobiliários tem um case de sucesso e hoje utiliza sua expertise para direcionar novos investidores aos produtos mais assertivos. “Sempre destaco que o investimento adequado depende do perfil do investidor. Se  deseja uma renda fixa estável, investir em imóvel residencial ou comercial pode ser um bom negócio”, explica. 

Já para quem busca maior dinamismo e possibilidade de rotatividade financeira dentro do ramo, Babiton reforça que empreendimentos como os Studios ou Condo Hoteis tendem a ser mais interessantes, devido ao seu perfil mais contemporâneo e com maior margem de giro.

Em termos de investimentos para iniciantes é válido apostar na diversificação de portfólio como estratégia para minimizar possíveis riscos, como destaca o empresário. “Eu sempre sinalizo aos iniciantes que invistam em produtos diferentes para construir um portfólio robusto e fortalecido. E não faltam opções inteligentes para impulsionar os ativos em nossa área”, complementa.

Imóveis como investimento: segurança e estabilidade

Conforme Babiton Espindola aponta, investir em imóveis é uma forma de ter controle direto sobre seu patrimônio, com chances quase nulas de perder o valor investido. Além de poder ganhar renda fixa através dos alugueis, os imóveis são um patrimônio sólido, com constante valorização de mercado. 

“No mercado imobiliário uma das vantagens é a valorização com o tempo. Escolhendo regiões em plena ascensão, comprando na planta, buscando negócios estratégicos, a margem de lucro se torna alta. E nem só dos altos investimentos o mercado gira”, conclui.

Informações: https://www.urban.imb.br/

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Livro aborda valia da escada de valor no empreendedorismo

Cristina Boner explica o conceito de “escada de valor”, que é discutida em um tópico no livro “Passos para a estabilidade do seu empreendimento na pós-pandemia”, e sua importância

Publicado

em

por

Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, lança no dia 23 de outubro o livro “Passos para a estabilidade do seu empreendimento na pós-pandemia”, pela Editora Autografia, em Brasília (DF). Entre os assuntos discutidos no trabalho que será distribuído fisicamente e por e-book, a obra aborda a importância da “escada de valor” no empreendedorismo.

Para a autora, os ensinamentos presentes no livro podem auxiliar os empreendedores brasileiros à frente de iniciativas de todos os portes e segmentos a entenderem que não existe um único caminho para alcançar o sucesso.

Boner conta que o livro conta com um tópico chamado “Como criar uma escada de valor para manter os clientes”. Ela explica que uma escada de valor é um método pelo qual o empreendedor oferece seu produto ou serviço em ordem crescente de valor e preço.

“[Escada de valor ] É uma estratégia que elimina barreiras de entrada de forma que se pode criar um relacionamento posicionando a sua credibilidade”, detalha.

Na visão da empresária da área de tecnologia, a chamada escada de valor está entre as questões mais relevantes do empreendedorismo. “Existe uma teoria de que, se um sapo pular em uma bacia de água quente, sai imediatamente, mas, se entrar em uma água em temperatura ambiente e ela for esquentando aos poucos, não percebe o aquecimento e pode acabar morrendo cozido”, exemplifica.

Boner complementa que, no atual mercado, o comportamento dos clientes funciona assim: “Se estiver ‘muito quente’, ele pula fora”, articula.

No Brasil, foram registradas mais de 21 milhões de empresas ativas no primeiro quadrimestre de 2023, de acordo com o mais recente Mapa de Empresas, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Por fim, a autora resume que, para alcançar o sucesso esperado, o empreendedor precisa conquistar e manter clientes. “Assim, estruturar a escada [de valor] corretamente faz parte da receita para construir um negócio bem-sucedido”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://gplux.com.br/

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

JotaJá Summit reúne donos de restaurante em sua 3ª edição

Próximo a acontecer no Riocentro, o evento tem como objetivo promover a conexão entre empreendedores e especialistas, oferecendo uma rede de apoio, facilitando a entrada e a integração no ecossistema do ramo food e delivery

Publicado

em

por

No dia 22 de agosto, a partir das 8h, será realizada, no Riocentro, a 3ª edição do JotaJá Summit, evento que reúne especialistas e empreendedores do ecossistema do ramo food e delivery, incluindo investidores e líderes empresariais, com objetivo de proporcionar compartilhamento de conhecimento e conexões.

Ao longo do evento, os participantes encontrarão palestras, painéis de discussões e oportunidades de networking, visando a troca de ideias e criação de parcerias estratégicas que impulsionem o crescimento do negócio. O JotaJá Summit é um evento anual promovido pela JotaJá Pedidos, empresa brasileira do setor de tecnologia desenvolvedora de uma aplicação que busca ajudar restaurantes a atender pedidos de delivery.

Essa iniciativa iniciou-se na pandemia e tem como objetivo principal apoiar negócios do ramo food e delivery a fortalecerem sua base própria de clientes finais para que não dependam de marketplaces. Com a expectativa de mais de 1.500 participantes nesta edição, o JotaJá Summit se tornou um ponto de encontro para reunir marcas, empreendedores, líderes empresariais e profissionais na área food e delivery, buscando oferecer um ambiente para a troca de conhecimento, networking e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.

“Criamos o JotaJá Summit para unir empreendedores do setor de food e delivery, impulsionando a educação, o sucesso coletivo e fortalecendo a comunidade” pontua Rafael Ribeiro – CEO do JotaJá Pedidos.

Uma das principais características do JotaJá Summit 2023 é a feira de negócios que acontecerá num espaço projetado para aqueles que estão em busca de oportunidades para expandir seus negócios. O ambiente oferece networking, contato com profissionais portugueses especializados no setor e a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas.

Nessa 3ª edição, o JotaJá Summit contará com João Branco (EX-VP de MKT do McDonald’s), Caito Maia (fundador da Chilli Beans), Chef Ju Lima (Chef e churrasqueira), Marcelo Marani (CEO do portal Donos de Restaurante) e Jean Richon (ex-Outback, especialista em food experience), Fernando Baldino (Mentor de delivery com mais de 5.000 alunos) entre outros. Estes profissionais irão compartilhar suas experiências, discutirão tendências, inovações e estratégias de sucesso, fornecendo um panorama abrangente das oportunidades existentes no setor.

O JotaJá Summit 2023 é uma realização da JotaJá Pedidos, empresa brasileira com sede no Rio de Janeiro, que fomenta negócios e parcerias dentro do ecossistema do ramo food e delivery.

O evento JotaJá Summit busca impactar na construção de uma ponte empreendedora fortalecendo as relações comerciais e fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências, discutindo o atual cenário e as perspectivas para o futuro de quem deseja evoluir sua operação atual.

Data: 22/08

Horário: 8h às 18h

Local: Evento presencial no Riocentro Pavilhão 5

O que: Evento com palestras

Inscrição: https://www.jotajasummit.com.br/

JotaJá Summit 2023 é uma realização da JotaJá Pedidos, empresa brasileira com sede no Rio de Janeiro, que fomenta negócios e parcerias dentro do ecossistema do ramo food e delivery.

Continuar Lendo

Em Alta

...