Notícias

Variedade de uvas afeta sabor e aroma de vinhos

Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir são três dos tipos mais procurados pelos apreciadores da bebida

Publicado

em

As uvas são a base para a produção de vinhos no Brasil e no mundo. Cada variedade da fruta proporciona um sabor e aroma únicos, resultando em diversas opções para os apreciadores da bebida. Os vinhos Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir são três dos tipos mais populares encontrados no mercado devido a uma série de fatores, incluindo a adaptabilidade das uvas, o sabor e aroma distintos.

De acordo com dados publicados pelo portal Brasil de Vinhos, em uma pesquisa realizada pela Wine Intelligence Global Compass Classification, o Brasil foi classificado como o 14º mercado de vinhos mais atraentes, mostrando uma expansão do setor no país. Além disso, o estudo mostra que o número de consumidores de vinho no Brasil dobrou desde 2010, alcançando uma proporção semelhante à dos EUA, com cerca de 36% da população adulta consumindo a bebida. Em 2021, mais de 50 milhões de pessoas no Brasil consumiam vinho mensalmente, um aumento de 30% em relação a 2020.

O vinho tinto é o preferido entre os brasileiros, com 92% do consumo, seguido pelo vinho branco com 45%. No entanto, os vinhos rosés são os que mais crescem em popularidade, com um aumento de 30% em 2021. Em relação às uvas, malbec (45%), cabernet sauvignon (44%) e merlot (44%) são as mais consumidas. De acordo com a Ideal Consulting, o mercado brasileiro comercializou 489,4 milhões de litros de vinho em 2021.

Segundo o fundador da Elite Vinho, Brunno Magnavita, as variedades de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir são amplamente apreciadas pelos consumidores de vinho em todo o mundo. O especialista afirma que essas uvas são altamente adaptáveis a diferentes territórios e climas, permitindo que os viticultores produzam vinhos de alta qualidade em diversas regiões. “Enquanto a Cabernet Sauvignon é uma uva resistente e versátil, a Merlot é capaz de se adaptar bem a climas quentes e frios. Já a Pinot Noir pode ser cultivada em várias regiões”, afirma.

Cada um desses vinhos possui características únicas de sabor e aroma que os tornam atraentes para os consumidores. Magnavita ressalta que a Cabernet Sauvignon é conhecida por sua estrutura robusta, taninos marcantes e notas de frutas escuras. Já a Merlot tende a ser mais macia e frutada, com toques de cereja e ameixa. Enquanto isso, a Pinot Noir é caracterizada por seu corpo leve a médio e sabor de frutas vermelhas, como cereja e framboesa, além de notas terrosas e florais.

O fundador da Elite Vinho salienta que as variedades de uvas têm uma rica história e tradição vinícola. A Cabernet Sauvignon e a Merlot são originárias de Bordeaux, na França, onde são amplamente utilizadas em vinhos tintos de alta qualidade. Já a Pinot Noir é nativa da região da Borgonha, também na França, famosa por seus vinhos elegantes e sofisticados. “Essa herança histórica e tradição vinícola contribuem para a percepção de qualidade e prestígio dessas variedades de uvas”, observa.

De acordo com Magnavita, a diversidade de sabores e aromas dessas variedades de uvas é um dos fatores que atrai uma ampla gama de apreciadores de vinho em todo o mundo. Ele destaca que a adaptabilidade das uvas, combinada com a história e tradição vinícola, permite que os viticultores continuem produzindo vinhos de alta qualidade e que essas variedades de uvas continuarão a ser amplamente apreciadas pelos amantes de vinho em todo o mundo.

Características das uvas

Entre as principais características das uvas, segundo Magnavita, destaca-se que a Cabernet Sauvignon produz vinhos encorpados e com bom potencial de envelhecimento, devido à sua estrutura sólida e taninos marcantes. “Os vinhos apresentam notas de frutas escuras e nuances de especiarias, pimentão verde, cedro, tabaco e couro. A acidez moderada ajuda a equilibrar o corpo e os taninos, proporcionando frescor e vivacidade ao paladar”, explica.

Segundo o especialista, já a Merlot produz vinhos com estrutura macia e menos taninos que a Cabernet Sauvignon, resultando em uma textura aveludada e fácil de beber. “Os vinhos Merlot são caracterizados por notas de frutas vermelhas e pretas, com toques de chocolate, baunilha, violeta e ervas, e a acidez é moderada, contribuindo para um perfil de sabor equilibrado e harmonioso”, evidenciou.

Por fim, a Pinot Noir produz vinhos de corpo leve a médio, com taninos suaves e textura sedosa, apresentando notas de frutas vermelhas, nuances terrosas, florais e especiarias, e com uma acidez relativamente alta que equilibra a estrutura e sabores do vinho. “Essa diversidade de características permite aos apreciadores de vinho escolher a opção que mais se adequa ao seu paladar e às ocasiões específicas”, ressalta.

Segundo o fundador da Elite Vinho, além das características específicas das uvas, o terroir e as técnicas de vinificação são importantes para influenciar o sabor do vinho. Ademais, a combinação de variedades de uvas em cortes também pode criar vinhos com sabores e aromas complexos. “A harmonização com alimentos é uma arte que pode melhorar a experiência gastronômica, com vinhos encorpados combinando bem com carnes vermelhas, a Merlot com pratos de sabor intermediário e a Pinot Noir com pratos delicados”, sugere.

Em Alta

Sair da versão mobile