Conecte-se conosco

Notícias

Empresa ressalta a importância da desratização para evitar proliferação de ratos

O outono é a época propícia para o aparecimento de roedores, que se aproveitam de alimento e água disponíveis

Publicado

em

São Paulo, SP 6/11/2020 –

O outono é a época propícia para o aparecimento de roedores, que se aproveitam de alimento e água disponíveis

A proliferação de pragas urbanas sempre foi considerada um problema, afinal, pode trazer riscos à saúde e provocar danos materiais de variadas proporções. Os ratos, por exemplo, podem transmitir doenças fatais, como a leptospirose.

No outono a incidência de roedores aumenta ainda mais em comparação com as demais épocas do ano. Isso se deve ao fato de que a estação combina oscilações de temperatura com chuvas intensas.

Desse modo, vale a pena investir a atenção em métodos para evitar a aglomeração de quaisquer espécies de roedores. Três delas são mais comuns nas cidades e se adaptam facilmente a condições adversas: ratazana (Rattus norvegicus), rato do telhado (Rattus) e camundongo (Mus músculos).

Existem meios de proteger os locais de tais pragas, garantindo que não haja nenhum panorama propício para a subsistência delas. No entanto, quando já há um quadro crítico da presença de ratos em grande número, deve-se buscar técnicas de desratização.

Empresa líder no segmento no Brasil, a Sanemix alerta sobre a importância de realizar a desratização de forma profissional. Segundo a corporação, esse serviço engloba uma série de fatores, não se limitando à aplicação de produtos exterminadores de ratos.

Em razão disso, a atuação de desratizadoras competentes surge como a opção mais segura para a população. Afinal, tratam-se de medidas que necessitam de protocolos e adequação às normas emitidas pelas entidades responsáveis.

No artigo 5º da lei 7.806/17 consta que é obrigatório a desinsetização e a desratização em estabelecimentos como indústrias em geral, assim como estabelecimentos com setores de armazenagem, hospitais, comércios, escolas e universidades, condomínios comerciais e residenciais. 

Todo o procedimento deve seguir as regras da ANVISA, que só podem ser colocadas em prática por empresas de fato equipadas e com a devida certificação e aprovação pelos órgãos de controle ambiental.

Abrigo, alimento e água à disposição são atrativos

Há motivos de sobra para que haja um controle eficiente desses roedores. A primeira medida, porém, deve ser a eliminação dos pontos de atração: abrigo, alimento e água.

Quando o local, seja ele um galpão comercial, uma escola ou até mesmo uma residência, apresenta todos esses fatores à disposição dos ratos, aumenta a probabilidade de ocorrer ali uma proliferação.

Um rato encontrado dentro de casa, por exemplo, já pode ser considerado um sinal de alerta para os moradores. Ou no entorno existe um terreno com condições favoráveis à existência desses animais ou então a própria moradia conta com esses elementos.

Diante disso, a primeira orientação da ANVISA e de demais órgãos reguladores se torna a extinção de qualquer foco de alimento, água e também materiais entulhados, que servem de proteção para os ratos.

Os especialistas nesse mercado avaliam se no local há caixas d’água mau fechadas, sacos de mantimentos em áreas abertas, recipientes sem tampas, armários desprotegidos, entre outros itens que armazenam comida.

Quando encontram um ambiente propício, os ratos se instalam e procriam, aumentando ainda mais a população de pragas. Ali eles depositam fezes, urina e pelos. E são exatamente esses dejetos que, em contato com os produtos de consumo humano ou dos animais domésticos, causam enfermidades – algumas consideradas gravíssimas.

Os prejuízos causados pelos ratos, porém, vão além das doenças. Eles podem roer materiais diversos, como madeira, plástico, tijolo, cimento e até chumbo e alumínio. Além disso, têm potencial para afetar a fiação elétrica e causar incêndios.

Desratização por controle mecânico

Uma das soluções mais empregadas atualmente, sobretudo quando se trata de grandes infestações de ratos, é a desratização por controle mecânico.

De acordo com a Sanemix, esse método consiste em distribuir no local afetado diferentes tipos de equipamentos, que funcionam como armadilhas. A meta é atrair e capturar o maior número de roedores possível.

Os materiais que compõem o escopo desse serviço são as gaiolas, guilhotinas, caixas e os alçapões. A melhor medida a ser tomada depende do estudo prévio realizado pela empresa assim que recebe o chamado do cliente.

Os profissionais analisam a quantidade e a espécie dos ratos que ocupam o espaço. Além disso, investigam a oferta de condições favoráveis aos bichos, como água, comida e abrigo. Normalmente, segundo a Sanemix, são ambientes com acúmulo de lixo ou entulho. Terrenos baldios, por exemplo, são prato cheio para os roedores urbanos.

Após entenderem o perfil do atendimento, os técnicos definem a armadilha que deve ser utilizada. Em cada uma são colocadas iscas especiais levando em conta o tipo de roedor em questão. Em todo o caso essas iscas consistem em alimentos atrativos, podendo ser embutidos ou pães.

Somado a isso, há estratégias combatentes como a colocação de aparelhos de ultrassom, que conseguem espantar os ratos por meio da emissão de um som que, apesar de não poder ser ouvido pelos humanos, é ensurdecedor para os animais.

Substâncias químicas eficientes

Empresas especializadas em desratização também realizam o controle químico. Nesse caso são aplicados produtos artificiais para extermínio dos ratos. Importante dizer que sem essas substâncias grandes proliferações podem não ser eliminadas com eficiência.

De acordo com a Sanemix o atendimento de desratização química engloba a utilização de iscas atrativas semiparafinadas amarradas em pontos estratégicos. Uma dose é suficiente para matar os ratos. Juntamente podem ser aplicados: pó de contato, pulverização com isoparafina, aticidas granulados e peletizadas.

Vale ressaltar que os produtos não são somente tóxicos para os ratos como também para animais domésticos e humanos. Dessa maneira, o manuseio deles deve ser feito somente pelos profissionais devidamente treinados e com equipamentos de proteção.

A Sanemix alerta que, a fim de garantir maior segurança para todos, é necessário que as empresas desratizadoras apostem somente em substâncias liberadas pela legislação vigente e pela ANVISA. Raticidas à base de estricnina ou arsênio, por exemplo, não podem ser comercializados e o uso é ilegal. Os clientes, do mesmo modo, precisam estar atentos a esse fator.

Website: https://sanemix.com.br/

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Soluções de iBPMS podem criar vantagem competitiva em RH

A tecnologia Intelligent Business Process Management Suite (iBPMS) tem se mostrado uma ferramenta estratégica para a gestão de processos em Recursos Humanos ao oferecer um conjunto extenso de funcionalidades que contribuem para a gestão de talentos e processos operacionais.

Publicado

em

por

São Paulo 8/11/2024 –

A tecnologia Intelligent Business Process Management Suite (iBPMS) tem se mostrado uma ferramenta estratégica para a gestão de processos em Recursos Humanos ao oferecer um conjunto extenso de funcionalidades que contribuem para a gestão de talentos e processos operacionais.

A tecnologia Intelligent Business Process Management Suite (iBPMS) tem se mostrado uma ferramenta estratégica para a gestão de processos em Recursos Humanos ao oferecer um conjunto extenso de funcionalidades que contribuem para a gestão de talentos e processos operacionais, de acordo com um estudo publicado pela Vilnius University, em 2020.

De acordo com a pesquisa realizada, as soluções de iBPMS fornecem às equipes de RH a capacidade de construir fluxos de aprovações e requisições para a área. E um dos maiores benefícios desse tipo de solução é a interface, que é muito intuitiva, possibilitando que a criação de workflows seja feita por especialistas em RH – dispensando a necessidade de recursos e conhecimentos técnicos para operacionalizar a plataforma de iBPMS.

“O iBPMS é uma evolução dos sistemas tradicionais de Business Process Management (BPM), e incorpora tecnologias avançadas, como a IA, aprendizado de máquina, análise de dados em tempo real e integração com outras tecnologias, como Robotic Process Automation (RPA). No campo de Recursos Humanos, o iBPMS pode ser aplicado de diversas maneiras, desde o recrutamento e seleção até o desenvolvimento e retenção de talentos”, explica Rafael Leopoldo, diretor de Crescimento e Tecnologia da Selbetti Tecnologia.  

Aplicações em RH

Ainda segundo Leopoldo, ao integrar funcionalidades avançadas, como análise de dados em tempo real, automação inteligente e interfaces intuitivas, o iBPMS permite a otimização de diversas atividades essenciais na área de RH, tais como a automação de fluxos de solicitação de férias, gestão de licença-maternidade/paternidade, gestão de reembolso e benefícios como vale-alimentação e refeição, bem como vale-transporte.

“A gestão de férias, por exemplo, pode se tornar uma tarefa complexa sem os devidos controles. Utilizando sistemas de iBPMS, as empresas podem automatizar todo o fluxo de solicitação, aprovação e registro das férias dos colaboradores. O sistema permite que os funcionários façam suas solicitações diretamente na plataforma, que, por sua vez, encaminha o pedido automaticamente aos gestores responsáveis pela aprovação. Além disso, a integração com sistemas de folha de pagamento assegura que os cálculos referentes às férias sejam realizados de maneira precisa e pontual”, explica o executivo.

Além desses, Leopoldo também destaca outro processo que pode ser significativamente aprimorado pelo iBPMS: a gestão de licenças maternidade e paternidade. A plataforma pode automatizar a solicitação da licença, gerenciar os prazos e manter os registros necessários para o cumprimento da legislação trabalhista. Com o uso de alertas automáticos, o sistema notifica os gestores e os colaboradores sobre o início e término das licenças, facilitando o planejamento de substituições temporárias e garantindo a continuidade das atividades.

“O processo de reembolso de despesas é outra área que pode se beneficiar enormemente da tecnologia iBPMS. Ao automatizar a submissão, a aprovação e o pagamento dos reembolsos, o sistema reduz significativamente o tempo e os esforços necessários para a gestão dessas solicitações. Os colaboradores podem inserir suas despesas diretamente na plataforma, anexar recibos digitalmente e acompanhar o status do seu pedido em tempo real. O iBPMS garante que todas as solicitações sejam processadas de acordo com as políticas da empresa, minimizando erros e fraudes. A integração com sistemas financeiros facilita a contabilidade e a auditoria das despesas”, lembra o executivo.

Legislação brasileira

O iBPMS também facilita a conformidade com as regulamentações trabalhistas e de segurança. No Brasil, onde a legislação trabalhista é complexa e sujeita a mudanças frequentes, manter-se em conformidade pode ser um desafio. Sistemas de gestão de processos inteligentes podem ser configurados para monitorar e garantir a conformidade, alertando os gestores sobre qualquer desvio e automatizando a criação de relatórios de conformidade. Isso não só reduz o risco de multas e penalidades, mas também libera tempo para os profissionais de RH se focarem em atividades estratégicas.

Em resumo, de acordo com as pesquisas do setor, o iBPMS não só transforma a gestão de RH, mas também impulsiona o desempenho organizacional. Investir nessa tecnologia pode ser um diferencial competitivo crucial em um mercado cada vez mais desafiador e dinâmico. Portanto, é essencial que as empresas considerem seriamente a adoção do iBPMS em suas estratégias de gestão de Recursos Humanos, aproveitando ao máximo os benefícios que essa tecnologia inovadora tem a oferecer.

Website: https://selbetti.com.br

Continuar Lendo

Notícias

Beiersdorf participa de edição da AACD Teleton

Com o tema “Solidariedade e Gratidão” e homenagem a Silvio Santos, casa de NIVEA e Eucerin marca presença em mais uma edição

Publicado

em

por

São Paulo 8/11/2024 – Apoiamos a Campanha AACD Teleton há mais de uma década, o que nos permite reforçar o compromisso genuíno e perene com a transformação social

Com o tema “Solidariedade e Gratidão” e homenagem a Silvio Santos, casa de NIVEA e Eucerin marca presença em mais uma edição

A Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin, apoia novamente a Campanha AACD Teleton, que já começou e terá o programa transmitido pelo SBT nos dias 8 e 9 de novembro. A edição, que vai homenagear o apresentador Silvio Santos, traz como tema “Solidariedade e Gratidão” e tem como meta arrecadar R$ 35 milhões para garantir a continuidade dos atendimentos especializados em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência (PcD), buscando promover maior autonomia e qualidade de vida para os pacientes da AACD.

Esse é o quarto ano da jornada de propósito Cuidado Além da Pele, levando a quem mais precisa. Há um trabalho interno na Beiersdorf para envolver as pessoas colaboradoras em temas de diversidade, equidade e inclusão. Internamente, para potencializar o compromisso, a companhia atua com grupos de afinidade formados por pessoas colaboradoras voluntárias de diversas áreas que compartilham interesses em comum e trazem iniciativas para transformar e acelerar a atuação da companhia e que são uma parte crucial da estratégia de inclusão. Quando se fala na causa de pessoas com deficiência, o grupo Diver+gente tem o propósito de trazer um olhar especial para essa pauta, visando promover um ambiente onde todos possam se desenvolver e aprender a respeito por meio de projetos, talks e rodas de letramento.

A Beiersdorf é parceira da AACD há 12 anos e já doou R$ 10 milhões até o momento, viabilizando cerca de 82 mil atendimentos de reabilitação física, que contemplam tratamento multidisciplinar, humanizado e personalizado para cada paciente da instituição. A companhia ainda apoia projetos de outras organizações do terceiro setor para beneficiar mulheres negras de regiões periféricas, meninas em situação de vulnerabilidade e a comunidade LGBTQIA+, com um olhar para a população trans. Além da AACD, neste ano, quatro organizações serão apoiadas com quatro projetos que irão atuar nos pilares de empreendedorismo, empregabilidade e infância, beneficiando cerca de 72 mil pessoas.

Para a executiva Ligia Annunziato, head de Sustentabilidade, Diversidade, Equidade & Inclusão da Beiersdorf, casa de NIVEA e Eucerin, “apoiamos a Campanha AACD Teleton há mais de uma década, o que nos permite reforçar o compromisso que temos com a transformação social e com o nosso propósito Cuidado Além da Pele”.

O superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD, Edson Brito, destaca que ”a parceria com a Beiersdorf é um compromisso com a causa da pessoa com deficiência física. A AACD representa o S do ESG e essa união de forças promove um impacto social que vai muito além da viabilização do nosso trabalho, uma vez que a reabilitação é ponto de partida para que os nossos pacientes sejam incluídos na sociedade e tenham acesso à educação, emprego e outros direitos essenciais”.

Vale ressaltar que a empresa estará presente em um momento do programa televisivo no sábado (09/11).

Diversidade e inclusão de dentro para fora

Além de sua parceria com a AACD, a Beiersdorf ainda desenvolve diversas iniciativas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. Na fábrica, um exemplo é o projeto ‘Care Beyond Voice’ em que, em parceria com o Instituto Phala, foram integrados dez colaboradores com deficiência auditiva à operação. Para recebê-los, foram oferecidos treinamentos de Libras para todos os profissionais da planta, para que pudessem desempenhar suas funções com plena autonomia.

Externamente, a companhia também se associa à Egalite, uma organização especializada em projetos de empregabilidade para pessoas com deficiência, participando ainda de eventos como a Inclui PcD, feira de empregabilidade voltada para pessoas com deficiência. 

Maratona televisiva do bem

A Campanha AACD Teleton tem a meta de arrecadar R$ 35 milhões para garantir a continuidade dos atendimentos nas unidades da AACD no Brasil. O montante também será investido no custeio do trabalho de profissionais qualificados e tecnologias que contribuem para o processo de reabilitação, sendo o ponto de partida para a inclusão dos pacientes na sociedade.

Entre as atrações já confirmadas estão Fátima Bernardes, Lauana Prado, Tom Cavalcante e Zezé Di Camargo, além de dezenas de artistas e influenciadores digitais que subirão ao palco para falar do trabalho da AACD.

Meios de doação

Duas chaves Pix estão disponíveis para doação de qualquer valor: doeteleton@aacd.org.br e (11) 9 4311-0144. Também é possível contribuir por meio do site do Teleton e por telefone: 0500 12345 05, para doar R$ 5; 0500 12345 20, para doar R$ 20; e 0500 12345 40, para doar R$ 40. Outra opção é doar através da BIA, inteligência artificial do Bradesco.

Website: https://www.beiersdorf.com.br/

Continuar Lendo

Notícias

Em recuperação, setor industrial mostra força

Com dados de produção, confiança e emprego em alta, indústria deverá ter bom desempenho em 2024 após anos no terreno negativo, afirma o empresário José Maurício Caldeira

Publicado

em

por

São Paulo 8/11/2024 –

Com dados de produção, confiança e emprego em alta, indústria deverá ter bom desempenho em 2024 após anos no terreno negativo, afirma o empresário José Maurício Caldeira

Depois de um longo hiato, com queda na produção industrial em sete dos últimos dez anos, a indústria brasileira vem mostrando força e este ano deverá ter um desempenho positivo. Nos doze meses encerrados em agosto, o índice registrou aumento de 2,4%, o que levou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) a revisar as projeções do ano para cima. Agora, a estimativa é que a produção industrial feche 2024 com avanço 2,9%, contra os 2,2% previstos anteriormente.

Dados de agosto da pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que, pelo segundo mês consecutivo, houve um aumento da atividade industrial, com a produção e o número de empregados reagindo a um aumento da demanda por bens industriais. As médias e grandes empresas puxaram este crescimento.

“A indústria tem tido uma performance forte, exibindo indicadores robustos”, diz José Maurício Caldeira, sócio acionista da Asperbras Brasil, grupo que atua em diversos segmentos do setor industrial e do agronegócio. “Isso é muito importante porque é um setor que irradia crescimento para toda a economia”.

Outro indicador da CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial, também reflete otimismo. Em setembro, 26 dos 29 setores industriais demonstraram confiança. É o maior número de setores da indústria confiantes em quase dois anos. O entendimento da CNI é que este resultado positivo se deve à melhora da percepção dos empresários sobre a situação da economia.

“O mercado de trabalho está aquecido, a renda das famílias está em alta e o crédito em expansão. Esta combinação de fatores são pontos importantes para puxar o crescimento da indústria”, acredita José Maurício Caldeira, lembrando que a taxa de desemprego atingiu 6,6% em agosto, menor nível da história para o mês, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desde o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, que avançou 1,4% em relação ao primeiro trimestre, ficou clara a força da indústria. A indústria de transformação cresceu 1,8%, intensificando a retomada observada no trimestre anterior (+0,9%). Com este resultado, a elevação na primeira metade de 2024 chegou a 1,9% em relação ao segundo semestre de 2023. Os destaques são os setores de bens de capital e de bens de consumo.

O aumento do crédito e da confiança dos empresários têm beneficiado o setor de bens de capital. O de bens de consumo foi impulsionado pelo avanço da renda e do crédito. Produtos da linha branca, como, micro-ondas e fogões, mais afetados pelo crédito, estão em recuperação.

A perspectiva de aumento de juros deixa o cenário futuro mais incerto. Em setembro, a autoridade monetária aumentou a taxa em 0,25 p.p. para 10,75% ao ano, sob o argumento de que a economia está muito aquecida, o que pode resultar em aumento de inflação.

Segundo o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central, que semanalmente coleta as estimativas de mais de cem analistas do mercado financeiro, a expectativa é que os juros terminem 2024 em 11,74% ao ano.

“Isso significa puxar o freio de mão da economia. E a indústria é o segmento que mais sente, pois é muito sensível aos juros altos, uma vez que bens industriais, como carro, geladeira, televisão, dependem fundamentalmente de crédito farto e acessível”, observa José Maurício Caldeira. “É preciso cuidado para não prejudicar o setor que, finalmente, começa a ter bons resultados”, finaliza Caldeira.

Website: http://ecco.inf.br

Continuar Lendo

Em Alta

...