Notícias

DEKRA realiza testes de RoHS e se destaca no mercado brasileiro

Empresa alemã certifica o enquadramento do fabricante na Diretriz Europeia

Publicado

em

18/6/2021 – No Brasil, não há regulamentação oficial, mas a Diretiva é reconhecida por todos e os fabricantes têm buscado empresas especialistas em certificação RoHS

Empresa alemã certifica o enquadramento do fabricante na Diretriz Europeia

A Diretiva Europeia RoHS é a norma estabelecida pela Legislação da União Europeia (UE) para a restrição de substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos. A regulamentação delimita o uso de metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio, cromo hexavalente, além do bromo. Com o avanço de pesquisas sobre a toxicidade de certos elementos para a saúde humana e na preservação do meio ambiente, a diretriz tem grande impacto no mundo todo, já que inúmeros países exportam seus produtos para a Europa. Além de controlar a periculosidade, a Diretiva RoHs está diretamente relacionada com outra diretriz Europeia para gestão de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) 2002/96/EC.

No Brasil não há regulamentação oficial sobre o uso de substâncias tóxicas, mas a Diretiva RoHS é reconhecida por todos e os fabricantes têm buscado empresas especializadas para realização de testes para certificação de seus produtos. A DEKRA começou a fazer essa avaliação neste ano no país e usa de toda a sua experiência internacional para a laboração dos testes. Assim como nas demais atividades à disposição do fabricante, a DEKRA possibilita agilidade e suporte em todas as etapas da certificação, até mesmo do processo de fabricação assegurando o enquadramento de acordo com as diretrizes estabelecidas pela UE.

Conforme as determinações internacionais, a melhor técnica “não destrutiva” para triagem de produtos para metais pesados e substâncias restritas, segundo a DEKRA, é a análise de fluorescência de raios X em função da sua alta sensibilidade e elevado desempenho. A DEKRA dispõe de suporte para as empresas fabricantes que aderiram à Diretiva RoHS (2011/65/EC) e testa diferentes equipamentos elétricos e eletrônicos, executando procedimentos de triagem XRF.

“Com a expertise reconhecida mundialmente, a DEKRA abre as portas para um novo segmento. Hoje, é de suma importância se antecipar às normas no Brasil e já trabalhar com a aplicação da RoHS, isso garante a segurança à saúde do consumidor final, selo sustentável no manejo dos resíduos sólidos e tranquilidade na exportação dos produtos”, explicou o Diretor de Certificação e Testes de Produtos, Marcos Zevzikovas. Entre os equipamentos certificados podem-se destacar: equipamentos de iluminação, dispositivos médicos, de entretenimento e esportes, pequenos e grandes eletrodomésticos, tecnologias de computadores, brinquedos e distribuidores automáticos. Todos eles são testados para atender as exigências da UE, reforçando o compromisso da organização em ser parceira global das empresas para um mundo mais seguro.

Website: http://dekra.com.br/ptc/rohs/

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile