Notícias

Com apoio de entidades, Porto Alegre figura entre as cidades mais inovadoras

De acordo com os dados da edição 2021 do Ranking 100 Open Startups, publicação anual que, desde 2016, monitora, mensura e classifica onde estão as empresas com mais processos de inovação no Brasil, Porto Alegre ocupa o sexto lugar entre as 3 mil localidades estudadas.

Publicado

em

Porto Alegre 11/1/2022 – Um exemplo desta mobilização vem do SEPRORGS, entidade representativa dos empresários de TI no Rio Grande do Sul, que se mudou para o Insituto Caldeira.

De acordo com os dados da edição 2021 do Ranking 100 Open Startups, publicação anual que, desde 2016, monitora, mensura e classifica onde estão as empresas com mais processos de inovação no Brasil, Porto Alegre ocupa o sexto lugar entre as 3 mil localidades estudadas.

De acordo com os dados da edição 2021 do Ranking 100 Open Startups, publicação anual que, desde 2016, monitora, mensura e classifica onde estão as empresas com mais processos de inovação no Brasil, Porto Alegre ocupa o sexto lugar entre as 3 mil localidades estudadas.

Este levantamento é um indicativo da recente ascensão da capital gaúcha entre os expoentes nacionais da transformação digital, um marco que é bastante comemorado pelas entidades do setor de TI, que passaram 2020 e 2021 apoiando as empresas nos desafios trazidos pela pandemia, assim como se aproximou de importantes iniciativas de fomento à novos negócios inovadores.

Um exemplo desta mobilização vem do SEPRORGS, entidade representativa dos empresários de TI no Rio Grande do Sul, que se mudou para o Instituto Caldeira, um dos mais badalados hubs de inovação em Porto Alegre. Com essa mudança o plano foi se inserir em um ecossistema pulsante de entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, entre outras organizações focadas na alavancagem do processo de fomento à economia digital.

Conforme o presidente do SEPRORGS, Rafael Krug, o objetivo é se embasar no ecossistema do Caldeira para dar ainda mais impulso às ações de incentivo e representatividade da entidade para as empresas de TI.

“Além de reunir iniciativas e parceiros ligados à nova economia, nesta nova sede também teremos ainda mais força para trabalhar na conexão de empresas, entidades, instituições de ensino e pesquisa, entre outras organizações, com a transformação digital e o fomento ao ecossistema econômico, colaborando para fazer de Porto Alegre uma verdadeira smart city e de nosso Estado um polo reconhecido em tecnologia da informação”, comenta Krug.

Já o vice-presidente do SEPRORGS, Luís Henrique Petkovicz, ressalta que o espaço também vai colaborar para que as pautas sejam aprimoradas antes de serem levadas a Brasília. “Estamos buscando, além de networking, utilizar o Caldeira como um laboratório de informações, fomentando nossas negociações, como a convenção coletiva de trabalho, por exemplo”, afirma o VP.

O gerente executivo do Instituto, Pedro Valério, considera a chegada do SEPRORGS como uma oportunidade de compartilhar agendas e ideias, visto que ambos desejam mais e melhores conexões.

“Acreditamos muito nesse propósito de gerar transformações concretas e positivas. Dessa maneira, esse espaço com mais de 22 metros quadrados de inovação recebe o SEPRORGS com muita satisfação. De um lado, uma entidade representando empresas ligadas à tecnologia. Do outro, o Caldeira – um catalisador dos projetos de inovação do estado”, ressalta Valério.

Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia de Porto Alegre, Luís Lamb, a cidade tem feito avanços importantes nos últimos anos. “Notamos maior conscientização sobre a necessidade de evolução da matriz econômica, mais alinhada à economia contemporânea, de base de conhecimento e digital. Entre lideranças, percebe-se maior engajamento na transformação dos negócios, o que passa por pessoas qualificadas e por uma mudança cultural, que já percebemos na sociedade”, revela.

Parte importante desse processo de transformação digital também tem respaldo em uma iniciativa que vem sendo levada a cabo pelo vereador Felipe Camozzato, responsável pela proposta do projeto de lei nº 302, que trata do sandbox regulatório – conjunto de condições especiais simplificadas para que as pessoas jurídicas possam desenvolver modelos de negócios inovadores e testar técnicas e tecnologias experimentais.

“O sandbox regulatório permitirá ainda mais avanços em inovações e disrupção positiva, ele está em início de tramitação, na procuradoria da Câmara. Acredito que podemos votá-lo até o fim do ano”, conta o parlamentar.

Para ele, Porto Alegre avança rapidamente no quesito inovação. “Somos a capital brasileira com a legislação mais avançada para recepção da tecnologia 5G, e recentemente foi lançado o programa Creative, que reduziu o ISS para a alíquota mínima para inovação – que indiretamente contribui para nossa digitalização”, revela Camozzatto.

Já o vice-prefeito, Ricardo Gomes, revela que desde o início do mandato, o objetivo foi colocar Porto Alegre no mapa da inovação e tecnologia. “Neste sentido, aprovamos o Creative, programa que diminui imposto para empresas inovadoras, para incentivar o empreendedorismo, atrair investimentos e reter talentos. Avalio que Porto Alegre tem um dos melhores, se não for o melhor, ecossistema de inovação do Brasil. Vamos trabalhar junto com empresas, startups, academia, sociedade e investidores para transformar a cidade na maior referência da América Latina em inovação”, conclui.

“O SEPRORGS atua nas mais diversas frentes que alavancam a inovação, ajudando a criar um cenário de maior competitividade, que seja mais propício ao crescimento de todas”, destaca Rafael Krug. “Somos empresários trabalhando por e para empresários. Fazemos um trabalho voluntário, dedicado a expandir os horizontes, os negócios, da TI gaúcha. E isso tem tudo a ver com fomentar a inovação, um propósito que está em nosso DNA e que, com certeza, caminha em conjunto com a evolução de nossa Capital dentro deste espectro”, finaliza Luís Henrique Petckovicz.

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile