Conecte-se conosco

Notícias

Diversidade nas empresas pode trazer resultados financeiros

Pesquisa afirma que empresas com maior diversidade de gênero em cargos de liderança têm maiores chances de superar seus concorrentes no quesito rentabilidade.

Publicado

em

16/4/2024 –

Pesquisa afirma que empresas com maior diversidade de gênero em cargos de liderança têm maiores chances de superar seus concorrentes no quesito rentabilidade.

O que para muitos é impressão, na verdade é um fato: existem mais mulheres do que homens no Brasil. Segundo os dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elas representam mais da metade da população brasileira. 

E, pouco a pouco, as mulheres vêm conquistando seu lugar de direito no mercado de trabalho, e também ganhando um pouco mais de espaço em altos cargos em grandes empresas.

Mais do que uma questão de equidade de gênero, está provado que a diversidade em posições de liderança conduz as empresas a melhores resultados – inclusive financeiros. Isso é o que mostra um relatório da McKinsey & Company intitulado Delivering Through Diversity.

De acordo com o estudo, a diversidade de gênero se relaciona tanto com a rentabilidade quanto com a criação de valor de uma empresa. Segundo ele, 21% das companhias que investem em diversidade nas lideranças são mais propensas a superar os concorrentes em termos financeiros. 

Para a empresária e profissional da área de tecnologia Cristina Boner, essa pesquisa destaca uma realidade importante e um potencial ainda não totalmente explorado em muitas empresas e setores. “A presença de mulheres em posições de liderança traz uma diversidade de perspectivas que é crucial para o sucesso e a inovação nos negócios”, destaca.

Diversidade de gênero é questão de inteligência empresarial

Boner defende que “a diversidade no pensamento e na experiência contribui para uma maior criatividade, tomada de decisão mais eficaz e uma melhor compreensão do mercado e dos consumidores. Isso se reflete diretamente no desempenho acima da média que a pesquisa menciona”.

O relatório da McKinsey & Company vai ao encontro do Panorama Mulheres 2023, pesquisa realizada pelo Insper em parceria com a Talenses Group e recentemente divulgada. Segundo o estudo, 17% dos cargos de presidência no Brasil são ocupados por mulheres.

O valor ainda é baixo, mas representa um aumento positivo se comparado a 2019, quando apenas 13% das posições eram ocupadas por mulheres. Em 2017, primeiro ano da série histórica, esse valor era de 8%. Ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer.

Cristina Boner vê nisso não apenas uma oportunidade de promover a justiça social, mas também de inteligência empresarial. Para ela, companhias que promovem a diversidade de gênero em altos cargos tendem a ter maior adaptabilidade e enfrentam melhor desafios e panoramas complexos. “Isso porque equipes diversificadas são mais propensas a questionar suposições, considerar uma gama mais ampla de opções e abordar problemas de maneiras inovadoras”.

A empresária também enfatiza que o aumento da representatividade feminina pode ser um catalisador de mudanças culturais dentro de uma organização, “promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo para todos”. E um bom ambiente organizacional é um chamariz para a atração e retenção de talentos, além de aumentar a satisfação e o engajamento no trabalho. 

O caminho para a ascensão feminina

O Panorama Mulheres 2023 destaca que a presença feminina também cresceu em outros cargos de liderança além da presidência. A participação de mulheres nos conselhos administrativos foi de 10% em 2017 para 21% em 2023, enquanto nas vice-presidências o salto foi de 18% para 34% no mesmo intervalo de tempo.

O cenário é promissor. Contudo, Cristina chama atenção para o fato de que investir em diversidade não se resume somente a promover as mulheres. Para ela, tão importante quanto isso é as companhias criarem condições para que elas possam prosperar e ascender.  “Isso inclui políticas de trabalho flexíveis, oportunidades de desenvolvimento profissional e uma cultura corporativa que valoriza e celebra a diversidade”, pontua.

“Ao fazer isso, as empresas não estarão apenas melhorando seu desempenho, mas também contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”, explica a profissional.

Para mais informações, basta acessar:  Cristina Boner | LinkedIn

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Residência em medicina nuclear no DF tem inscrições abertas

Inscrições abertas para a residência médica em medicina nuclear do IMEB-IES, credenciada pelo MEC, oferece formação para médicos que buscam especialização na área.

Publicado

em

por

Brasília, DF 16/1/2025 – A residência do IMEB-IES forma médicos em medicina nuclear, unindo prática, tecnologia e orientação especializada.

Inscrições abertas para a residência médica em medicina nuclear do IMEB-IES, credenciada pelo MEC, oferece formação para médicos que buscam especialização na área.

Estão abertas as inscrições para o programa de residência médica em medicina nuclear do IMEB-IES (Imagens médicas de Brasília). Credenciado pelo ministério da educação e cultura (MEC), o programa oferece uma formação para médicos que desejam se especializar na área de medicina nuclear.

O período de inscrição vai até o dia 7 de fevereiro de 2025, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial. O processo seletivo será realizado em duas etapas: uma prova escrita objetiva, abordando conhecimentos gerais de medicina, e a análise e avaliação do currículo dos candidatos.

O programa, que terá início em março de 2025, tem duração de três anos e oferece 30 dias de férias anuais. Serão disponibilizadas quatro vagas, todas credenciadas pelo MEC, com direito a bolsa de estudos e vale-alimentação. Segundo o Dr. Alaor Barra, médico nuclear, “a residência do IMEB-IES forma médicos em medicina nuclear, unindo prática, tecnologia e orientação especializada”. Além disso, o programa incentiva a produção científica e conta com a supervisão e preceptoria de profissionais renomados da área, incluindo a coordenação do Dr. Marcelo Moreira da Silva e da Dra. Carla Lima Santos Viviani.

O IMEB, que ao longo dos últimos 15 anos se consolidou como um dos principais centros formadores de especialistas em medicina nuclear do Distrito Federal e do país. O programa conta com equipamentos de última geração, incluindo aparelhos híbridos como SPECT/CT e detectores CZT dedicados a estudos cardiológicos. Os residentes terão acesso diário a exames de PET/CT com diversos traçadores, como FDG-18F, DOTA-68Ga e PSMA-68Ga, além de participar de terapias com radioisótopos, como iodo-131, 177Lutécio-PSMA, 177Lutécio-Dotatate e rádio-223, realizadas em suítes terapêuticas exclusivas.

O programa de residência médica do IMEB oferece aos residentes uma formação que integra prática e teoria, voltada para as demandas da medicina nuclear.

Serviço:

  • Programa de residência médica em medicina nuclear – IMEB-IES 2025
  • Inscrições: até 07 de fevereiro de 2025
  • Prova: 10 de fevereiro de 2025
  • Valor da inscrição: R$ 450,00
  • Site para inscrição: https://imeb-ies.com.br/residencia-medica/
  • Informações: (61) 3771-3810 / (61) 9-9996-1850

Website: https://imeb-ies.com.br/residencia-medica/

Continuar Lendo

Notícias

Criação do Direito Digital favorece o avanço da tecnologia no país

Com um ambiente legal bem definido, as empresas poderão criar produtos e serviços baseados em inteligência artificial.

Publicado

em

por

São Paulo 15/1/2025 – Com as novas regras, empresas que já usam inteligência artificial precisam ficar atentas às exigências legais.

Com um ambiente legal bem definido, as empresas poderão criar produtos e serviços baseados em inteligência artificial.

O Código Civil brasileiro está passando por uma série de alterações que acontecem em consequência de decisões recorrentes tomadas por tribunais em todo o território nacional. Entre elas, está a criação do Direito Digital, estabelecendo proteção e garantias aos cidadãos dentro do ambiente virtual.

Segundo Izabela Rücker Curi, advogada e sócia fundadora do Rücker Curi, as mudanças na legislação relativas à regulamentação do Direito no ambiente on-line são positivas e bastante bem-vindas, sendo que neste quesito o Brasil ainda se encontra atrás dos Estados Unidos e países da União Europeia, que há alguns anos publicou sua própria declaração sobre direitos e princípios digitais.  Assim, a nova legislação brasileira vem em boa hora para aumentar o debate e a problematização sobre o assunto.

“Influenciadores têm uma relação direta com empresas e marcas, seja por meio de parcerias, seja pela associação involuntária a produtos ou serviços. Quando um influenciador se envolve em escândalos públicos, ou age de maneira irresponsável, prejudica a imagem das marcas com as quais tem vínculo. Esses profissionais precisam compreender que suas postagens, declarações e atitudes podem ter repercussões legais significativas”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A comissão especial do Senado brasileiro, criou um projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial no país. A proposta,que agora segue para votação no Plenário, traz regras específicas para sistemas de IA e estabelece direitos e responsabilidades para empresas e desenvolvedores.

“Com as novas regras, empresas que já usam inteligência artificial precisam ficar atentas às exigências legais. A IA oferece um potencial significativo para otimizar a coleta, organização e análise de dados, aumentando a eficiência da conformidade tributária”, finaliza a administradora de empresas Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news

Continuar Lendo

Notícias

Dinetec: EuroChem leva soluções estratégicas para evento

Reconhecida por sua liderança em nutrição de plantas, a empresa destaca fertilizantes para solos deficientes em enxofre e potássio.

Publicado

em

Canarana, MT 15/1/2025 – Nossa missão é ajudar os produtores a aumentarem a produtividade de maneira sustentável e eficiente.

Reconhecida por sua liderança em nutrição de plantas, a empresa destaca fertilizantes para solos deficientes em enxofre e potássio.

A agricultura brasileira está passando por uma transformação, e para garantir que a produtividade das lavouras continue a crescer, é essencial que os produtores façam escolhas assertivas de insumos que atendam aos desafios específicos do solo. De acordo com um estudo realizado na Fundação MS, sobre a influência do enxofre na produtividade da soja no Cerrado, questões como deficiência desse nutriente em solos e perdas de potássio em solos arenosos são desafios comuns que impactam a produtividade da cultura. Diante desse cenário, a EuroChem, leva ao 11º Dinetec (Dia de Negócios e Tecnologia) 2025, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, em Canarana (MT), duas soluções que ajudam os produtores a superar esses obstáculos e aumentar a eficiência no campo: Croplex e Avigo.

Solos com baixa retenção de nutrientes

Muitos solos, especialmente aqueles com baixa capacidade de retenção de nutrientes, apresentam deficiências significativas de enxofre, um elemento essencial para o bom desenvolvimento das plantas. O Croplex, um fertilizante fosfatado, foi formulado para resolver esse problema. Com uma fórmula composta por nitrogênio, fósforo altamente solúvel e enxofre em formas sulfato e elementar, o Croplex garante que as plantas recebam o enxofre, promovendo o crescimento rápido e o desenvolvimento saudável desde as fases iniciais. Isso é importante em solos que não conseguem fornecer enxofre suficiente para o pleno desenvolvimento das plantas, impactando diretamente a produtividade.

Os solos com baixa retenção de nutrientes, como os arenosos por exemplo, frequentemente também enfrentam grandes perdas de potássio por lixiviação — um nutriente fundamental para o crescimento das plantas. E a EuroChem entendendo os desafios de quem trabalha com esse tipo de solo, desenvolveu o Avigo, um fertilizante com tecnologia avançada que promove maior desenvolvimento radicular, permitindo melhor aproveitamento do potássio e de outros nutrientes essenciais.

Transformando lavouras

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, cada detalhe conta para garantir a produção. Segundo Gleyson José Ferreira, gerente de comercial MT Vale, as soluções da EuroChem foram desenvolvidas para resolver problemas reais do campo. “Nossa missão é ajudar os produtores a aumentarem a produtividade de maneira sustentável e eficiente. Produtos como o Croplex e o Avigo resolvem carências específicas de nutrientes, como o enxofre e o potássio, garantindo uma nutrição equilibrada e resultados consistentes. Isso se traduz em maior rentabilidade para os produtores”, explica.

O evento

A 11ª edição do Dinatec 2025 acontece entre os dias 15 a 17 de janeiro, em Canarana (MT). O evento é realizado pela Meta Consultoria Agrícola e tem o apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Canarana. O estande da EuroChem é o número 72.

 

 

 

Continuar Lendo

Em Alta

...