Notícias

Dados se transformam em estratégias em 34% das empresas

Nos últimos anos o uso estratégico de dados se tornou uma realidade crescente nas empresas que buscam crescer e querem se manter competitivas no mercado, diante dos concorrentes

Publicado

em

São José dos Campos, SP 12/7/2024 – Planejar cenários futuros alternativos possíveis é um aspecto vital da liderança empresarial moderna

Nos últimos anos o uso estratégico de dados se tornou uma realidade crescente nas empresas que buscam crescer e querem se manter competitivas no mercado, diante dos concorrentes

Nos últimos anos os dados se transformaram em protagonistas de estratégias de crescimento em grandes empresas, já que para realizar previsões assertivas e com redução de riscos e custos, os gestores precisam se basear em análises de dados, sejam eles sobre o comportamento dos clientes, sobre satisfação de colaboradores ou aumento de vendas. 

Os dados são aplicáveis para todos os segmentos e objetivos, para o marketing, por exemplo, o uso de dados é fundamental em estratégias de cross-channel, responsável por entregar uma experiência de qualidade aos clientes através de diferentes canais, tanto de forma digital, quanto física, o que gera aumento de vendas e fidelização de clientes.

De acordo com o estudo da TOTVS, publicado pelo site E-Commerce Brasil, de 98% das empresas que coletam dados dos consumidores, de forma digital e física, apenas 34% consideram ter os dados integrados para aplicá-los em ações como o cross-channel.   

O mesmo estudo explica que por trás do “glamour de insights analíticos” existem muitas tarefas envolvidas na preparação dos dados, e que o processo de tratamento dessas informações é um grande desafio, mas é fundamental para que os dados possam ser integrados e usados em análises e segmentações que realmente façam a diferença para o negócio.

De acordo com Caio Amante, CEO e Founder da Dataside, consultoria focada em dados, IA e negócios, entre os principais desafios da inovação na empresa, como a inteligência artificial, por exemplo, está a falta de maturidade de dados, por isso, o investimento em uma cultura data-driven se torna o caminho percorrido para as empresas inovarem com segurança e assertividade.

“Informação é dado, e quando tenho dados eu tenho históricos. Então com os históricos é possível pegar tendências e correlacionar as informações para então planejar o futuro. Essa é a importância da jornada de maturidade de dados, garantir que cada etapa traga os benefícios esperados, desde a sustentação, na infraestrutura, até a tão buscada inovação”, explica Caio.

Vale ressaltar, que o sucesso de uma implementação de estratégia de dados voltada para o crescimento das empresas depende também dos profissionais envolvidos no projeto.

“É fundamental contar com especialistas dedicados para cada tipo de banco de dados, com um time de especialistas é possível reduzir custos e, claro, alcançar os objetivos de cada negócio”, complementa Caio, CEO da Dataside.

Para saber mais sobre estratégias de dados nas empresas, basta acessar o site: www.dataside.com.br

Website: http://www.dataside.com.br

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile