Conecte-se conosco

Notícias

Governança é o mais complexo do ESG, aponta estudo do CRA-SP

Recente levantamento ainda mostrou que apenas 9,3% dos profissionais de Administração acreditam que as empresas estão genuinamente interessadas em desenvolver ações ESG em seus negócios

Publicado

em

17/7/2024 –

Recente levantamento ainda mostrou que apenas 9,3% dos profissionais de Administração acreditam que as empresas estão genuinamente interessadas em desenvolver ações ESG em seus negócios

Nas últimas duas décadas, o conceito ESG (abreviação em inglês de Environment, Social, Governance), que faz referências às ações e iniciativas desenvolvidas pelas organizações nas áreas ambiental, social e de governança, vem impactando os negócios e os diversos setores da sociedade. 

Para uma organização ser de fato considerada ESG, ela precisa basear suas práticas nos três pilares, mas, ao longo destes anos, o debate a respeito do conceito tem focado muito mais os aspectos ambientais e sociais, do que a importância da governança, o G da sigla. Para 40,5% dos profissionais de Administração, inclusive, este é o pilar mais complexo de ser trabalhado pelas organizações, conforme mostra recente levantamento promovido pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP. 

O estudo, realizado com 311 registrados, entre administradores e tecnólogos em gestão, também revelou que apenas 9,3% dos profissionais acreditam que há um interesse genuíno das empresas em apoiar e estruturar ações voltadas à agenda ESG. Outros 36% afirmaram que a maioria das organizações está pensando mais em marketing e menos em ações concretas e 32,8% disseram que as empresas, na verdade, não sabem exatamente o que deve ser feito. 

Os resultados segmentados do estudo quanto a essa questão mostraram, ainda, que os profissionais com idade entre 46 e 55 anos (41,2% deles) e os que atuam em cargos de liderança (42,7% deles) são os que mais acreditam que as empresas agem guiadas pelo marketing quando o assunto é o ESG, muitas vezes praticando o conhecido greenwashing (do inglês, “lavagem verde”), que consiste na falsa promoção de discursos, anúncios e campanhas com características ecologicamente ou ambientalmente responsáveis e inclusivas, mas que, na prática, não são realizadas pela organização. 

Atuação dos profissionais de administração e dedicação das empresas

O estudo do CRA-SP também questionou se os profissionais de Administração têm lidado com alguma questão envolvendo o ESG em suas rotinas de trabalho e a maioria (41,5%) respondeu que sim. 

Ao segmentar esse tópico por idade, o estudo constatou que os profissionais que mais utilizam a agenda ESG no dia a dia têm entre 46 e 55 anos (56,5% deles); por outro lado, aqueles que estão na faixa entre 36 e 45 anos foram os que mais disseram não ter contato nenhum com o conceito em suas rotinas (53,1% deles). 

Na comparação por posição no mercado de trabalho, 52,5% dos profissionais que atuam em cargos operacionais disseram que a agenda ESG não se aplica ao seu trabalho. Já aqueles que atuam como PJ foram os que mais mencionaram essa prática em suas rotinas diárias (66,7% deles), seguidos dos donos do próprio negócio (58,2% deles) e dos empregados com algum cargo de liderança (54,9% deles). 

O levantamento do CRA-SP ainda perguntou aos profissionais se há algum projeto ou comitê voltado especificamente para a agenda ESG nas empresas onde trabalham. Entre os respondentes, apenas 26,7% afirmaram que sim e a maioria (46%) disse que não. 

O estudo “Os profissionais de Administração e a agenda ESG” faz parte de um projeto institucional do CRA-SP que visa entender melhor a percepção desse público sobre temas em evidência no mercado de trabalho. O resultado deste e de outros levantamentos estão disponíveis na íntegra no site do Conselho.

Website: https://crasp.gov.br/

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Residência em medicina nuclear no DF tem inscrições abertas

Inscrições abertas para a residência médica em medicina nuclear do IMEB-IES, credenciada pelo MEC, oferece formação para médicos que buscam especialização na área.

Publicado

em

por

Brasília, DF 16/1/2025 – A residência do IMEB-IES forma médicos em medicina nuclear, unindo prática, tecnologia e orientação especializada.

Inscrições abertas para a residência médica em medicina nuclear do IMEB-IES, credenciada pelo MEC, oferece formação para médicos que buscam especialização na área.

Estão abertas as inscrições para o programa de residência médica em medicina nuclear do IMEB-IES (Imagens médicas de Brasília). Credenciado pelo ministério da educação e cultura (MEC), o programa oferece uma formação para médicos que desejam se especializar na área de medicina nuclear.

O período de inscrição vai até o dia 7 de fevereiro de 2025, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial. O processo seletivo será realizado em duas etapas: uma prova escrita objetiva, abordando conhecimentos gerais de medicina, e a análise e avaliação do currículo dos candidatos.

O programa, que terá início em março de 2025, tem duração de três anos e oferece 30 dias de férias anuais. Serão disponibilizadas quatro vagas, todas credenciadas pelo MEC, com direito a bolsa de estudos e vale-alimentação. Segundo o Dr. Alaor Barra, médico nuclear, “a residência do IMEB-IES forma médicos em medicina nuclear, unindo prática, tecnologia e orientação especializada”. Além disso, o programa incentiva a produção científica e conta com a supervisão e preceptoria de profissionais renomados da área, incluindo a coordenação do Dr. Marcelo Moreira da Silva e da Dra. Carla Lima Santos Viviani.

O IMEB, que ao longo dos últimos 15 anos se consolidou como um dos principais centros formadores de especialistas em medicina nuclear do Distrito Federal e do país. O programa conta com equipamentos de última geração, incluindo aparelhos híbridos como SPECT/CT e detectores CZT dedicados a estudos cardiológicos. Os residentes terão acesso diário a exames de PET/CT com diversos traçadores, como FDG-18F, DOTA-68Ga e PSMA-68Ga, além de participar de terapias com radioisótopos, como iodo-131, 177Lutécio-PSMA, 177Lutécio-Dotatate e rádio-223, realizadas em suítes terapêuticas exclusivas.

O programa de residência médica do IMEB oferece aos residentes uma formação que integra prática e teoria, voltada para as demandas da medicina nuclear.

Serviço:

  • Programa de residência médica em medicina nuclear – IMEB-IES 2025
  • Inscrições: até 07 de fevereiro de 2025
  • Prova: 10 de fevereiro de 2025
  • Valor da inscrição: R$ 450,00
  • Site para inscrição: https://imeb-ies.com.br/residencia-medica/
  • Informações: (61) 3771-3810 / (61) 9-9996-1850

Website: https://imeb-ies.com.br/residencia-medica/

Continuar Lendo

Notícias

Criação do Direito Digital favorece o avanço da tecnologia no país

Com um ambiente legal bem definido, as empresas poderão criar produtos e serviços baseados em inteligência artificial.

Publicado

em

por

São Paulo 15/1/2025 – Com as novas regras, empresas que já usam inteligência artificial precisam ficar atentas às exigências legais.

Com um ambiente legal bem definido, as empresas poderão criar produtos e serviços baseados em inteligência artificial.

O Código Civil brasileiro está passando por uma série de alterações que acontecem em consequência de decisões recorrentes tomadas por tribunais em todo o território nacional. Entre elas, está a criação do Direito Digital, estabelecendo proteção e garantias aos cidadãos dentro do ambiente virtual.

Segundo Izabela Rücker Curi, advogada e sócia fundadora do Rücker Curi, as mudanças na legislação relativas à regulamentação do Direito no ambiente on-line são positivas e bastante bem-vindas, sendo que neste quesito o Brasil ainda se encontra atrás dos Estados Unidos e países da União Europeia, que há alguns anos publicou sua própria declaração sobre direitos e princípios digitais.  Assim, a nova legislação brasileira vem em boa hora para aumentar o debate e a problematização sobre o assunto.

“Influenciadores têm uma relação direta com empresas e marcas, seja por meio de parcerias, seja pela associação involuntária a produtos ou serviços. Quando um influenciador se envolve em escândalos públicos, ou age de maneira irresponsável, prejudica a imagem das marcas com as quais tem vínculo. Esses profissionais precisam compreender que suas postagens, declarações e atitudes podem ter repercussões legais significativas”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A comissão especial do Senado brasileiro, criou um projeto que regulamenta o uso da inteligência artificial no país. A proposta,que agora segue para votação no Plenário, traz regras específicas para sistemas de IA e estabelece direitos e responsabilidades para empresas e desenvolvedores.

“Com as novas regras, empresas que já usam inteligência artificial precisam ficar atentas às exigências legais. A IA oferece um potencial significativo para otimizar a coleta, organização e análise de dados, aumentando a eficiência da conformidade tributária”, finaliza a administradora de empresas Vininha F. Carvalho.

Website: https://www.revistaecotour.news

Continuar Lendo

Notícias

Dinetec: EuroChem leva soluções estratégicas para evento

Reconhecida por sua liderança em nutrição de plantas, a empresa destaca fertilizantes para solos deficientes em enxofre e potássio.

Publicado

em

Canarana, MT 15/1/2025 – Nossa missão é ajudar os produtores a aumentarem a produtividade de maneira sustentável e eficiente.

Reconhecida por sua liderança em nutrição de plantas, a empresa destaca fertilizantes para solos deficientes em enxofre e potássio.

A agricultura brasileira está passando por uma transformação, e para garantir que a produtividade das lavouras continue a crescer, é essencial que os produtores façam escolhas assertivas de insumos que atendam aos desafios específicos do solo. De acordo com um estudo realizado na Fundação MS, sobre a influência do enxofre na produtividade da soja no Cerrado, questões como deficiência desse nutriente em solos e perdas de potássio em solos arenosos são desafios comuns que impactam a produtividade da cultura. Diante desse cenário, a EuroChem, leva ao 11º Dinetec (Dia de Negócios e Tecnologia) 2025, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, em Canarana (MT), duas soluções que ajudam os produtores a superar esses obstáculos e aumentar a eficiência no campo: Croplex e Avigo.

Solos com baixa retenção de nutrientes

Muitos solos, especialmente aqueles com baixa capacidade de retenção de nutrientes, apresentam deficiências significativas de enxofre, um elemento essencial para o bom desenvolvimento das plantas. O Croplex, um fertilizante fosfatado, foi formulado para resolver esse problema. Com uma fórmula composta por nitrogênio, fósforo altamente solúvel e enxofre em formas sulfato e elementar, o Croplex garante que as plantas recebam o enxofre, promovendo o crescimento rápido e o desenvolvimento saudável desde as fases iniciais. Isso é importante em solos que não conseguem fornecer enxofre suficiente para o pleno desenvolvimento das plantas, impactando diretamente a produtividade.

Os solos com baixa retenção de nutrientes, como os arenosos por exemplo, frequentemente também enfrentam grandes perdas de potássio por lixiviação — um nutriente fundamental para o crescimento das plantas. E a EuroChem entendendo os desafios de quem trabalha com esse tipo de solo, desenvolveu o Avigo, um fertilizante com tecnologia avançada que promove maior desenvolvimento radicular, permitindo melhor aproveitamento do potássio e de outros nutrientes essenciais.

Transformando lavouras

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, cada detalhe conta para garantir a produção. Segundo Gleyson José Ferreira, gerente de comercial MT Vale, as soluções da EuroChem foram desenvolvidas para resolver problemas reais do campo. “Nossa missão é ajudar os produtores a aumentarem a produtividade de maneira sustentável e eficiente. Produtos como o Croplex e o Avigo resolvem carências específicas de nutrientes, como o enxofre e o potássio, garantindo uma nutrição equilibrada e resultados consistentes. Isso se traduz em maior rentabilidade para os produtores”, explica.

O evento

A 11ª edição do Dinatec 2025 acontece entre os dias 15 a 17 de janeiro, em Canarana (MT). O evento é realizado pela Meta Consultoria Agrícola e tem o apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Canarana. O estande da EuroChem é o número 72.

 

 

 

Continuar Lendo

Em Alta

...