Notícias

Você sabia que existe prótese de silicone especial para mulheres que passaram por uma mastectomia radical?

Dr. Evando Lauritzen indica precedimento para casos de mastectomia e mastectomia radical

Publicado

em

19/5/2014 –

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em um levantamento realizado em 2010, só naquele ano, 12.705 mulheres brasileiras morreram de câncer de mama, o que é alarmante, porém, apesar dos dados assustadores, já existem inúmeras formas e técnicas avançadas que auxiliam na prevenção, no combate e na superação da doença.

Para os especialistas, existem ações cotidianas que podem ajudar na prevenção do câncer de mama, conhecidas como “comportamento defensivo”. Esse comportamento inclui a mulher administrar com cuidado a sua sexualidade, evitando abusar de anticoncepcionais, de hormônios para reposição e manter consultas regulares com a ginecologista. Além disso, mulheres com mais de 50 anos, mesmo que não sintam nada de diferente em suas mamas, precisam fazer mamografia a cada dois anos.“E aquelas que têm parentes de primeiro grau que já tiveram a doença devem redobrar os cuidados”, alerta Dr. Evando Lauritzen.

Segundo o cirurgião plástico, Dr. Evando Lauritzen, mulheres que são adeptas da atividade física, por pelo menos 50 minutos durante seis dias na semana, diminuem em até 30% as chances de desenvolver o câncer de mama. O cirurgião ainda aponta que, os principais fatores de risco para o câncer de mama, ainda e a falta dos exames preventivos.

A reconstrução da mama é um procedimento físico e emocionalmente gratificante para a mulher que está passando por esse período tão difícil. Uma nova mama pode melhorar radicalmente sua autoestima, autoconfiança e qualidade de vida. “É sempre bom destacar que, apesar da cirurgia dar uma mama relativamente natural, a mama reconstruída não será igual à que foi removida, assim como a sua sensibilidade não será a mesma e as cicatrizes, em alguns casos, ainda ficarão visíveis. Mas, de qualquer forma, esse é um método eficaz de ajudar no processo de recuperação da paciente”, comenta o especialista.

O Dr. Evando ainda destaca, “Para os casos de mastectomia radical, onde a mulher precisou retirar todo o tecido mamário, músculos e pele da mama afetada, a prótese de silicone indicada é mais anatômica e rígida, além disso, se a paciente precisou retirar o músculo, é possível fazer a reconstrução através do músculo reto abdominal com uma incisão, como no caso da abdominoplastia”, comenta Dr. Evando.

Além disso, o Dr. ainda consegue recriar um mamilo para a paciente, a partir da pele do abdômen. Já a aureola, o cirurgião a refaz com a pele da aureola do outro seio, ou se não for possível, ele constrói uma a partir da pele da junção da coxa e virilha, ou mesmo a pele da vagina.

Atuando no ramo de cirurgia plástica desde 1984, o Dr. Evando Lauritzen é reconhecido no setor por ser especialista em reconstruir mamas após o procedimento de mastectomia radical, “Quando a paciente, pode voltar a olhar no espelho com uma nova mama, é comprovado que ela consegue se recuperar melhor, além de aumentar a sua autoestima””, finaliza o cirurgião.

Para mais informações sobre Dr. Evando Lauritzen acesse:

www.cirurgiaplasticadrlucena.com.br

Website: http://cirurgiaplasticadrlucena.com.br/

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile