Estado de São Paulo 29/5/2014 –
Quando se pensa em tratamento a laser para pele negra, todo cuidado é pouco. Isso porque a pele negra, embora mais resistente, tem particularidades que merecem atenção especial.
Se por um lado, a maior quantidade de melanina presente na pele negra a torna mais resistente aos efeitos do sol e a sua maior concentração de fibras colágenas adia o aparecimento das primeiras rugas, por outro trata-se de um tipo de pele que exige cautela dos médicos dermatologistas, pois alguns equipamentos a laser podem apresentar um alto risco de manchar ou queimar a pele.
Os tratamentos a laser em peles negras requerem maior cuidado, porque a grande quantidade de pigmento – melanina que dá cor à pele forma uma barreira que diminui a penetração da maioria dos lasers e aumenta a chance de uma queimadura.
Mas, desde a chegada do laser RevLite® ao mercado brasileiro, esses pacientes também já podem, enfim, ser adeptos a esses tratamentos. Isso porque, o grande diferencial do RevLite® é a tecnologia Q-Switched Nd:YAG, que destaca-se entre os especialistas por ser mais segura e eficaz para o tratamento da pele dos pacientes de qualquer fototipo (cor da pele).
“A pele negra necessita de recursos específicos para gerar mais segurança aos pacientes, por isso, o mais indicado é investir na tecnologia apropriada para atingir a derme (alvo do laser) sem lesionar a barreira da epiderme (superfície da pele). Para isso é necessária a utilização de lasers com o comprimento de onda de 1064nm que penetre bastante por não ter afinidade com a concentração de melanina na superfície da pele”, destaca o dermatologista, Dr. Fernando Macedo.
Além do comprimento de onda 1064nm (mais profundo), essa segurança também se dá devido ao efeito fotoacústico da tecnologia Q-Switched Nd:YAG, presente no RevLite®, que se traduz na aplicação de alta energia (mais de 200 megawatts) em um pequeno espaço de tempo, gerando uma onda mecânica o que, entre outros diferenciais, possibilita tratamentos muito seguros em qualquer fototipo, mesmo os negros, mulatos e orientais.
Desta forma, ao invés de altas temperaturas, são ondas mecânicas que atuam para eliminar o alvo, o que possibilita também fazer o procedimento com a pele bronzeada, ou até mesmo a exposição ao sol logo após a sessão, claro, sempre com os devidos cuidados para se proteger.
“Com a tecnologia disponível no RevLite® evitamos o perigo dos efeitos térmicos, nocivos à pele escura, e também queimaduras, dores e incômodos”, sinaliza o dermatologista.
Segundo os representantes do laser, o equipamento pode ser aplicado em qualquer área do corpo, permitindo assim tratar uma série de imperfeições na pele com toda a segurança. Além da depilação, que atinge até mesmo os pelos mais finos, é possível cuidar de manchas dérmicas e epidérmicas, tatuagens multicoloridas, lesões vasculares, rejuvenescimento facial e até mesmo as temidas olheiras.
A duração do tratamento varia de acordo com sua finalidade e o tom da cútis de cada paciente. Em casos como o rejuvenescimento facial as sessões podem variam entre três a seis, já para a depilação entre oito ou mais e na remoção de tatuagem entre quatro e quinze, dependendo do tamanho.
“Peles morenas e negras podem exigir mais tempo, mas independente disso, pode haver alteração, de acordo com a avaliação médica”, completa.
Além do atrativo de poder ser utilizado em peles morenas e negras, outro grande diferencial do laser é que após se submeter aos tratamentos do aparelho, o paciente não precisa suspender as atividades do dia a dia, podendo retornar ao trabalho imediatamente.
Para saber onde encontrar o RevLite® acesse: http://www.medline.com.br/cosmiatria.asp?id=415&idSub=399&link=Laser-RevLite-%AE-Q-Switched-Nd-YAG
Sobre o RevLite®
O Laser RevLite® é um equipamento multifuncional que utiliza a tecnologia Q-Switched Nd:YAG. Essa tecnologia se traduz na aplicação de alta energia (mais de 200 megawatts) num espaço de tempo curtíssimo gerando o efeito fotoacústico o que, entre outros diferenciais, possibilita tratamentos muito seguros em qualquer fototipo, incluindo as peles negras. O pioneirismo e as mais de duas décadas de investimentos e pesquisas na tecnologia Q-Switched, faz do RevLite® o equipamento mais versátil e produtivo do mercado atual, pois a multifuncionalidade do mesmo permite atender a grande maioria de todos os tratamentos realizados numa clínica dermatológica. As aplicações vão desde o rejuvenescimento não ablativo, lesões pigmentares dérmicas e epidérmicas (melasma, nevos, queratoses, melanoses), tatuagens multicoloridas, lesões vasculares (micro vasos), tratamento de olheiras, onicomicoses e até a epilação, que pode ser aplicada em qualquer fototipo ou peles bronzeadas, em pelos finos e claros, causando quase nenhuma dor ao paciente, outro importante diferencial dessa workstation.
Sobre o Dr. Fernando Macedo
Dr. Fernando Macedo (CRM-SP 80140), dermatologista, Coordenador do Grupo de Discussão de Laser da SBD-RESP, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), da SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) e da ADD (American Academy of Dermatology).
Website: http://www.medline.com.br/cosmiatria.asp?id=415&idSub=399&link=Laser-RevLite-%AE-Q-Switched-Nd-YAG