Notícias

ABED debate a relação da mídia com a educação a distância

Mesa no sábado sobre EAD e mídia contará com profissionais de televisão, revista e internet

Publicado

em

São Paulo (SP) 25/4/2014 –

Modalidade de ensino das que mais crescem no Brasil, a educação a distância está se tornando uma pauta cada vez mais comum para os veículos de comunicação. Porém, é uma área que tem muitas diferenças e novidades em relação à cobertura tradicional da área de educação presencial.

Trata-se de um setor bem mais regulamentado do que o presencial, com diferenças marcantes e mais intensas entre os vários níveis de ensino. Além disso, traz grandes novidades como o uso intenso da tecnologia e uma realidade de mercado e de políticas públicas bem distinta, já que permite, por exemplo, acesso a públicos distantes, ganhos de escala diferenciados e uma ação em educação corporativa modular e sinérgica.

Esse cenário gera questões novas com as quais uma redação tem que lidar: como dividir a pauta entre as várias editorias possíveis (educação, tecnologia, economia e negócios etc), como selecionar e avaliar as fontes e a qualidade dos serviços prestados nessa área, como lidar com a ainda baixa oferta de dados oficiais e com a resistência de alguns setores à metodologia (seria preconceito ou não?).

Para debater como os meios de comunicação estão reagindo a essa pauta, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) promoverá neste sábado, dia 26, o debate “EAD e a notícia – a visão que a mídia tem da Educação a Distância”. O evento acontecerá durante o Seminário Nacional de Educação a Distância, no campus da capital paulista da Universidade Anhembi-Morumbi.

Já confirmaram a participação no evento jornalistas das áreas de televisão, revista e internet. Entre eles:

Marcos Aidar

Jornalista formado pela ECA/USP em 1976. É produtor de reportagem de rede nacional na TV Globo de S. Paulo desde 1985, onde também participa da tutoria do curso de produção de reportagem, um dos vários cursos a distância da Uniglobo, dirigidos aos funcionários das afiliadas. Produziu a série de reportagens especiais “Educação a Distância”, para o Jornal Nacional, vencedora do o Prêmio ABED/Senai de Jornalismo (categoria Telejornalismo).

Márcia Soligo

Editora da revista Ensino Superior (Editora Segmento). Possui especialização em Crisis Communication pela Harvard Extension School e graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de comunicação corporativa e marketing de instituições educacionais de grande aproach em educação a distância e tecnologia educacional como Estácio Participações e Cultura Inglesa.

Fábio Sanchez

Mestre em Divulgação Científica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. É editor da agência de notícias Observatório EAD, do site e da revista Ache Seu Curso a Distância. Coordenou o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD) e a primeira equipe de criação do CensoEAD.br.

Mais informações sobre o evento:

10º Seminário Nacional de Educação a Distância

Mesa: “EAD e a notícia – a visão que a mídia tem da Educação a Distância”.

Dia 26 de abril, sábado, das 14 horas às 15h30.

Campus Vila Olímpia da Anhembi Morumbi – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia – São Paulo

Mais informações em http://www.abed.org.br/hotsite/10-senaed/pt/apresentacao/.

Website: http://www.abed.org.br/hotsite/10-senaed/pt/apresentacao/

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile