Notícias

Bayer e Food Tech Hub Br abrem chamada para startups com soluções para combater a perda de alimentos

Iniciativa tem como objetivo identificar empresas disruptivas e que causem forte impacto na cadeia de produção a fim de evitar perdas de frutas e hortaliças

Publicado

em

19/3/2021 –

Iniciativa tem como objetivo identificar empresas disruptivas e que causem forte impacto na cadeia de produção a fim de evitar perdas de frutas e hortaliças

Nesta quinta-feira (18.03), durante o evento virtual Food Tech Expo, a Bayer anunciou, junto do Food Tech Hub Br, o início de uma chamada para selecionar startups brasileiras e latino-americanas que apresentem soluções para diminuir a perda de alimentos em diversas fases da cadeia agrícola. O projeto que recebe o nome de Food Loss Challenge identificará empresas inovadoras que sejam capazes de minimizar prejuízos no setor de hortifrúti — especificamente nas culturas de tomate, melão, folhosas e brássicas, como couve, repolho, nabo, brócolis etc.

“Queremos reunir startups que tenham sua atenção voltada para quatro temas prioritários para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil, que são: produção, tecnologia agrícola, engenharia genética, transporte e armazenamento. Nosso foco é investir em quem pode oferecer ferramentas inovadoras para a cadeia de frutas e hortaliças, a fim de reduzir as perdas desde o momento em que estes alimentos saem da lavoura até quando elas chegam aos fornecedores, ainda antes de chegar ao varejo”, explica André Fukugauti, gerente de projeto em Inovação Aberta da divisão agrícola da Bayer.

Importante mencionar que o desafio proposto prevê que as startups ofereçam soluções para a primeira etapa da cadeia produtiva, onde acontece a perda de alimentos (Food Loss). Ou seja, a ideia é que elas desenvolvam ferramentas que possam diminuir a quantidade de itens perdidos durante o ciclo que vai do campo até o armazenamento. Isso significa, que neste primeiro momento, a chamada não contemplará soluções focadas no desperdício de comida (Food Waste) que acontece em grandes varejistas ou na casa dos consumidores.

Como funciona a chamada?

O período de inscrições para o Food Loss Challenge será de 18 de março de 2021 a 5 de agosto de 2021 e a seleção será composta por quatro etapas, são elas:

Etapa IInscrição: Cadastro no website www.foodlosschallenge.com.br e envio da inscrição.

Etapa IIInício da Qualificação das startups inscritas: Nesta etapa, os organizadores da chamada farão a avaliação dos inscritos e selecionarão um conjunto de startups que seguirão para a etapa III.

Etapa IIISeleção das Finalistas: A comissão examinadora poderá solicitar o envio de novas informações das startups qualificadas, para fins de análise complementar. As startups qualificadas serão convidadas, se necessário, a fazer uma apresentação detalhada de seus negócios, podendo conter detalhamento de alguns requisitos já informados previamente, informações novas sobre outros aspectos identificados pelos organizadores ou ainda um vídeo de apresentação da empresa gravado pelos empreendedores.

Etapa IV Divulgação das Finalistas Selecionadas: No dia 29 de setembro, no evento virtual Food Loss Challenge, cada startup finalista apresentará seu negócio para uma banca de avaliação e seleção, composta por membros da agroindústria, venture capital, institutos de pesquisa e universidades, governo e membros independentes dos apoiadores.

Saúde para todos. Fome para ninguém

“O Food Loss Challenge reflete o movimento de inovação aberta da Bayer como um todo, especialmente em saúde e nutrição, já que seu grande objetivo é incentivar as startups a promoverem soluções para evitar o desperdício de alimentos. Esta é também uma das frentes do Life Hub da Bayer, que se propõe a encontrar soluções para alimentar mais pessoas. É um projeto extremamente conectado ao propósito da Bayer, que é ‘Saúde para todos. Fome para Ninguém’”, destaca Caspar van Rijnbach, Líder de TI e de Transformação Digital da Bayer Brasil.

O Food Loss Challenge é a primeira chamada para selecionar startups que a Bayer realiza através do LifeHub São Paulo – hub de inovação aberta inaugurado pela companhia no Brasil em novembro do ano passado e o oitavo da Bayer no mundo. O LifeHub da Bayer Brasil tem como objetivo promover e acelerar soluções e processos inovadores para desafios internos e externos, envolvendo colaboradores, clientes, ecossistema e da sociedade como um todo, em todas as três principais divisões de negócio da empresa – Crop Science, Pharmaceuticals e Consumer Health.

Em função deste amplo processo de transformação digital pelo qual a Bayer vem passando e que está sendo acelerado pela pandemia, vários projetos estão sendo pensados e organizados para serem desenvolvidos remotamente. Com o LifeHub São Paulo, a empresa pretende consolidar todos os seus processos, desafios e conhecimento em inovação em um único ecossistema, nos ambientes físico e/ou digital. “Por meio deste centro, a Bayer irá se conectar a startups, fornecedores, clientes, parceiros outros hubs de inovação, institutos, universidades e até com o governo e com a sociedade civil na busca por soluções a problemas internos, de clientes e dos mercados em que atua. Nossa visão de inovação é focada em contribuir para resolver os principais problemas de saúde e nutrição do nosso tempo. E é isso que temos feito”, esclarece Rijnbach.

Para saber mais, basta acessar: https://foodlosschallenge.com.br/

Website: https://foodlosschallenge.com.br/

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile