Conecte-se conosco

Notícias

Catálogos digitais reforçam vendas de lojas físicas na pandemia

Com ferramenta, varejo físico pode engajar clientes com acesso aos produtos em meio ao “abre e fecha” do comércio

Publicado

em

São Paulo, SP 3/5/2021 – Já vemos, por exemplo, catálogos interativos e dinâmicos, que direcionam o cliente para a finalização da compra ou atendimento da loja

Com ferramenta, varejo físico pode engajar clientes com acesso aos produtos em meio ao “abre e fecha” do comércio

O comportamento dos consumidores já caminhava rumo ao digital, mas o avanço da Covid-19 acelerou essa transformação. No setor de moda, segundo aponta o estudo realizado no ano passado pela Conversation, uma consultoria de performance & SEO, o e-commerce de moda no Brasil cresceu 95,27% durante a pandemia em 2020. A pesquisa analisou as 50 principais lojas on-line do Brasil e as projeções para 2021 são otimistas.

No início da pandemia, em meio ao abre e fecha do comércio, as lojas físicas precisaram aprender a vender fora do espaço comercial e, quem não tinha operação estruturada no digital, encontrou nas redes sociais uma solução, principalmente pelo WhatsApp. Aliado a isso, os catálogos apoiaram o ponto de contato. “Vimos lojistas enviando arquivos dos principais produtos em PDF para que o cliente pudesse escolher o que queria. Foi uma espécie de salvação para quem que não tinha um e-commerce ou não estava posicionado em marketplace”, explica Caio Camargo, diretor comercial da Linx, empresa líder em tecnologia para o varejo.

Com o passar do tempo e incerteza sobre a abertura do comércio físico, além da demanda dos clientes por não ficarem muito tempo na loja, o catálogo se digitalizou, ganhou mais espaço e se desenvolveu como uma das principais ferramentas de vendas. Se antes o PDF extenso era uma solução de emergência, o catálogo digital evoluiu para tornar a jornada do cliente o mais conveniente possível. “Já vemos, por exemplo, catálogos interativos e dinâmicos, que direcionam o cliente para a finalização da compra ou atendimento da loja”, explica Camargo.

Entre as evoluções da ferramenta, a disponibilização dos links direcionando para o catálogo digital é uma forma rápida de expor os produtos para um leque maior de consumidores, permitindo até mesmo um nível de autoatendimento. Para Camargo, é um ganho para o consumidor e para o vendedor. “A partir do uso de catálogos digitais, os clientes podem explorar as opções e os vendedores podem sugerir produtos sem ‘cansar’ o cliente mostrando a loja inteira. Com as lojas abertas, isso diminui até mesmo o vai e vem de peças e faz com que o consumidor seja mais direto nas escolhas, otimizando seu próprio tempo e do vendedor. No caso do WhatsApp, os links ainda agregam em um ponto importante, que é rastrear a venda para que o vendedor seja comissionado por ela”, explica.

Outra vantagem para os que apostaram na solução é realizar campanhas promocionais direcionadas e personalizadas, por exemplo. Camargo argumenta que “quanto mais o cliente entender que está recebendo uma mensagem direcionada exclusivamente a ele, maiores serão as chances de receber uma resposta positiva”. Como os catálogos podem ser facilmente alterados de acordo com as estratégias de negócio, o varejista pode utilizá-lo para promover itens com excesso de estoque ou produtos de coleções passadas para um perfil de consumidores. “Isso pode acelerar as vendas e ainda abrir espaço no estoque para as novas coleções”, complementa.

Assim como no ano passado, redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook foram essenciais para a continuidade das vendas do varejo e, junto dos catálogos digitais, devem se firmar como canal de engajamento do cliente após a pandemia. “A jornada do cliente está cada vez mais on-line e os catálogos auxiliam e agilizam vários aspectos de uma operação, podendo gerar venda, convidar o cliente para a loja física, facilitar a rotina dos colaboradores, mas também reduzir o tempo de espera para atendimento, o que pode aumentar a satisfação do cliente”, finaliza o especialista.

Website: http://www.linx.com.br

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Estudo aponta dados sobre garantia da qualidade industrial

De acordo com o estudo publicado, cerca de dois terços dos empresários concordam que o sistema de garantia da qualidade de produtos e serviços é oneroso.

Publicado

em

por

Brasil 27/3/2024 – É preocupante observar que dois terços deles consideram o sistema de garantia da qualidade oneroso.

De acordo com o estudo publicado, cerca de dois terços dos empresários concordam que o sistema de garantia da qualidade de produtos e serviços é oneroso.

Segundo os dados apresentados na Sondagem Especial de Infraestrutura da Qualidade Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), há uma variedade de aspectos a considerar no cenário industrial brasileiro. De acordo com o estudo publicado, cerca de dois terços dos empresários concordam que o sistema de garantia da qualidade de produtos e serviços é oneroso. Além disso, a maioria das empresas industriais concorda que o consumidor brasileiro valoriza a qualidade, mas também prioriza o preço.

A pesquisa revela que o conhecimento sobre os requisitos técnicos é menor nas pequenas indústrias. Enquanto 88% das grandes empresas afirmam conhecer todas ou a maioria das normas técnicas e regulamentos técnicos que determinam os requisitos para a fabricação de seus produtos, esse percentual cai para 65% entre as pequenas empresas.

O relatório ainda aponta dados sobre a adesão das empresas a práticas privadas de verificação da conformidade e fiscalização, os dados apontam que, entre as empresas que citaram órgãos regulamentadores como fonte de requisitos técnicos, 59% afirmam ter recebido visita da fiscalização nos últimos 12 meses. Esse percentual é menor (14%) entre as empresas que não souberam ou não quiseram responder sobre a fonte de seus requisitos técnicos, grupo composto principalmente por pequenas empresas.

A pesquisa também destaca que a maioria das empresas brasileiras fabrica produtos regulamentados por ao menos um regulamentador, sendo que 73% seguem padrões totalmente privados de qualidade.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos Trans Obra, afirmou que é evidente que o cenário industrial brasileiro enfrenta desafios significativos. Embora haja um reconhecimento da importância da qualidade pelos empresários, é preocupante observar que dois terços deles consideram o sistema de garantia da qualidade oneroso. “Este aspecto sugere a necessidade de um equilíbrio entre a qualidade dos produtos e a viabilidade econômica das empresas. Como especialista no setor de aluguel de martelete e outros equipamentos de grande porte, vejo que a qualidade dos produtos deve ser o objetivo final de todo empresário que visa ter bom reconhecimento de mercado a longo prazo”.

Em relação à realização de ensaios/testes para garantir a qualidade dos produtos, seis em cada dez empresas industriais afirmam ter realizado ou contratado esses serviços nos últimos 12 meses. Esse percentual varia conforme o porte da empresa, sendo mais alto entre as grandes empresas (78%) e menor entre as pequenas empresas (43%).

José Antônio comenta ainda sobre o assunto, afirmando que a frequência das visitas de fiscalização às empresas revela um cenário de conformidade heterogêneo, com implicações distintas para diferentes segmentos do setor industrial. “Os dados apresentados no estudo sugerem a importância de políticas públicas e iniciativas privadas que visem aprimorar a conformidade regulatória e promover a cultura da qualidade em todos os níveis da indústria”.

Conforme informado na publicação, os dados foram coletados entre os dias 1 e 14 de outubro de 2023, e o documento foi concluído em 19 de março de 2024. Para mais informações sobre a pesquisa, os interessados podem acessar o link informado no início da matéria.

Website: https://www.transobra.com.br/

Continuar Lendo

Notícias

Seguro garantia beneficia pequenas empresas

O mundo dos negócios está sempre em movimento, e garantir o cumprimento integral de contratos é essencial para o sucesso de empresas de todos os portes. Nesse contexto, o Seguro Garantia desponta como uma opção cada vez mais vantajosa e acessível, principalmente para pequenas empresas, superando outras formas de garantia.

Publicado

em

por

Porto Alegre 27/3/2024 –

O mundo dos negócios está sempre em movimento, e garantir o cumprimento integral de contratos é essencial para o sucesso de empresas de todos os portes. Nesse contexto, o Seguro Garantia desponta como uma opção cada vez mais vantajosa e acessível, principalmente para pequenas empresas, superando outras formas de garantia.

O mundo dos negócios está sempre em movimento, e garantir o cumprimento integral de contratos é essencial para o sucesso de empresas de todos os portes. Nesse contexto, o Seguro Garantia desponta como uma opção acessível, especialmente para pequenas empresas, superando outras formas de garantia. Com a capacidade de proteger tanto a contratada quanto a contratante, esse tipo de seguro se estabelece como uma fonte de tranquilidade nas transações comerciais.

De acordo com Iara Girardi, da Selbetti, cliente da Genebra Seguros, corretora especialista em seguros corporativos, a experiência de contratar e utilizar o Seguro Garantia tem sido positiva. “Proporciona proteção para ambas as partes envolvidas no contrato, trazendo maior segurança para as negociações. Além disso, a agilidade no processo de contratação e as taxas reduzidas oferecidas o tornam uma opção atrativa”, destaca Iara.

O Seguro Garantia é frequentemente contratado por empresas que participam de licitações públicas. “Cerca de 80% das solicitações recebidas por nossa corretora estão relacionadas a esse tipo de demanda, sendo fundamental para que as empresas participem dos processos licitatórios e, posteriormente, executem os contratos”, Nina Teixeira, Brand Ambassador da Genebra Seguros. “Os setores mais propensos a necessitar desse tipo de proteção são principalmente os de serviços, construção civil e terceirização”, acrescenta.

Uma das principais vantagens do Seguro Garantia é a possibilidade de obter taxas muito mais interessantes em comparação com a fiança bancária. Enquanto a fiança bancária pode demandar taxas anuais de 3% a 3,5% para empresas de pequeno porte, o Seguro Garantia oferece taxas na faixa de 0,60% a 0,85% ao ano. “Essa diferença significativa representa menos de um terço do custo da fiança bancária, além de não comprometer o fluxo de caixa da empresa”, explica o especialista. Outro benefício destacado é a agilidade no processo, já que a cotação e emissão da apólice do Seguro Garantia pode acontecer em apenas 10 a 15 minutos, tornando-o uma opção prática e eficiente para as empresas.

Além disso, a Circular 662 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) trouxe mudanças significativas no produto, tornando-o mais moderno e alinhado com o mercado norte-americano. “Essas alterações abrem possibilidades para o crescimento do Seguro Garantia no Brasil, especialmente no setor privado, onde muitas contratações ainda não contam com essa modalidade de seguro para cobrir eventuais inadimplências”, ressalta Nina Teixeira.

Seguro Garantia permite que as empresas assumam mais riscos e invistam em seu crescimento.

 

Continuar Lendo

Notícias

Campanhas publicitárias relacionadas à Páscoa apontam otimismo em 2024

Crescimento em inserções publicitárias e investimentos na Páscoa de 2023 sinalizam otimismo para o mercado em 2024.

Publicado

em

por

São Paulo 27/3/2024 – Em 2023, vimos um aumento no investimento em publicidade relacionada à Páscoa na TV e as semanas que antecipam a Páscoa estão indicando crescimento em 2024

Crescimento em inserções publicitárias e investimentos na Páscoa de 2023 sinalizam otimismo para o mercado em 2024.

Uma análise detalhada do volume de inserções publicitárias relacionadas à Páscoa, incluindo os 14 dias que precedem a data, revelou um aumento significativo tanto no número de inserções quanto nos investimentos realizados em 2023 em comparação com o ano anterior. Abrangendo um amplo espectro de meios de comunicação, como a TV aberta e canais de Pay TV de São Paulo, o estudo aponta para um mercado publicitário aquecido e uma projeção otimista para 2024.

A tradição já é comum: durante o período da Páscoa a expectativa de ganhar chocolates aumenta consideravelmente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Tunad, plataforma de inteligência de mídia, o investimento em anúncios publicitários relacionados à Páscoa registrou um aumento de 133% em 2023, em comparação a 2022.

Em 2023, o número de inserções publicitárias relativas à Páscoa aumentou em 30%, passando de 1.253 para 1.635. Paralelamente, os investimentos realizados nessas inserções publicitárias cresceram impressionantes 133%, saltando de R$6 milhões em 2022 para R$14 milhões em 2023. Este crescimento não apenas reflete a importância crescente da Páscoa como um período comercial chave, mas também sinaliza uma maior disposição das empresas em investir em publicidade durante este período.

Dolly, uma marca já reconhecida no mercado, manteve a liderança em termos de número de inserções publicitárias em ambos os anos analisados, com um aumento substancial de 312 inserções em 2022 para 617 em 2023. Este desempenho destaca as suas estratégias de marketing e reconhecimento de sua marca no período pascal.

As categorias de produtos que lideraram o ranking de inserções publicitárias mudaram significativamente de 2022 para 2023. Enquanto em 2022, as principais categorias foram Bebidas Não Alcoólicas, Produtos Alimentícios e Varejo Alimentar; em 2023, Bebidas Não Alcoólicas permaneceram na liderança, seguidas por Produtos Financeiros e Redes Varejistas. Esta mudança reflete uma diversificação no tipo de produtos e serviços que buscam aproveitar o período da Páscoa para impulsionar suas vendas.

Com base nesses resultados animadores, estima-se uma tendência de crescimento contínuo para 2024. Projeções indicam um aumento de pelo menos 15% no número de inserções publicitárias em relação a 2023, acompanhado de um incremento de 30% nos investimentos publicitários. Tal expectativa sinaliza não apenas a vitalidade do mercado publicitário, mas também a confiança das empresas na eficácia da publicidade durante a Páscoa como uma alavanca para o crescimento das vendas. 

Ricardo Monteiro, COO da Tunad, comenta sobre a mudança observada: “Em 2023, vimos um aumento considerável no investimento em publicidade relacionada à Páscoa na TV e as semanas que antecipam a Páscoa em 2024 indicam um crescimento para este ano.” Este crescimento no investimento e no número de inserções publicitárias durante a Páscoa reforça a importância do período para o setor varejista e de serviços, indicando um cenário promissor para 2024.

As informações aprofundadas sobre o estudo podem ser vistas aqui.

Website: https://tunad.io

Continuar Lendo

Em Alta

...