Conecte-se conosco

Notícias

Cinco tendências do ensino disruptivo: uma análise frente à transformação digital

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, existem quase 450 Edtechs que visam transformar o ensino por meio de recursos digitais no País. Entretanto, ainda que a tecnologia seja uma das principais chaves para a digitalização do ensino, não se pode afirmar que somente ela será responsável

Publicado

em

29/10/2020 –

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, existem quase 450 Edtechs que visam transformar o ensino por meio de recursos digitais no País. Entretanto, ainda que a tecnologia seja uma das principais chaves para a digitalização do ensino, não se pode afirmar que somente ela será responsável

Desafiar o ensino convencional e trazer metodologias que transformam o setor de maneira inovadora e disruptiva é um dos pilares que movem a Saint Paul Escola de Negócios. Com o lançamento da plataforma digital LIT em 2018, a instituição conseguiu provar como a Inteligência Artificial, Blockchain, análise de dados e outras tecnologias exponenciais são fundamentais para otimizar as experiências dos alunos e personalizar a educação, atendendo a todos os formatos e necessidades dentro e fora do ambiente digital.

E esse é um dos temas abordados pelo o Prof. Dr. José Cláudio Securato, CEO da Saint Paul Escola de Negócios e Idealizador do LIT, em seu livro Onlearning: Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem. Na obra, publicada em 2017 e lançada recentemente na versão em inglês, o professor apresenta uma metodologia inédita para adaptar e democratizar o ensino de qualidade já colocada em prática com sucesso no LIT, para que a educação disruptiva seja, enfim, experimentada tanto por educadores quanto por diversas gerações de alunos. Abaixo, algumas tendências do setor:

1)  Análise do cenário

No ano de 2020, tendências que já estavam mapeadas foram aceleradas, colocando a transformação digital à frente em todos os segmentos do mercado e, principalmente, no setor da educação: de acordo com a Associação Brasileira de Startups, existem quase 450 Edtechs que visam transformar o ensino por meio de recursos digitais no País. Entretanto, ainda que a tecnologia seja uma das principais chaves para a digitalização do ensino, não se pode afirmar que somente ela será responsável pela disrupção educacional. É preciso olhar para o todo e entender, de fato, como se pode atender às necessidades que emergem na nova sociedade onde grandes transformações sociais, culturais e tecnológicas acontecem em alta velocidade. 

2) Aprendizado “Always On”:

Estar sempre conectado e desenvolver novas habilidades de maneira constante é um dos pilares que fundamentam a metodologia desenvolvida por Securato, denominada “Onlearning”. Segundo o professor, as competências exigidas no novo mundo se transformaram e, com isso, o aprendizado ao longo da vida (lifelong learning), que já era uma tendência no setor, também se reinventa e passa a ser feito de maneira fragmentada, em micromomentos e microcertificações, ganhando destaque ao permitir que os alunos sejam protagonistas e agentes do seu aprendizado, conceito chamado heutagogia. 

3) Ensino híbrido:

Neste cenário de atualizações contínuas, a melhor combinação de aprendizagem está no modelo de ensino híbrido (blended), ou seja, misturando o digital com o presencial. Para entregar o melhor desses dois mundos, é preciso encontrar nas novas tecnologias uma maneira de ampliar a experiência de aprendizagem, trabalhando com novos formatos que aumentam o engajamento em diferentes ambientes. É o caso da aplicação da Inteligência Artificial na customização do ensino, que realiza toda a análise do perfil do aluno, identifica a melhor forma de aprendizagem, e permite que ele tenha o controle remoto para aprender de maneira assíncrona e particular, retornando ou avançando quando for necessário. Essa personalização, quando somada com a imersão dos alunos em atividades práticas e situações reais do mercado, permitem um maior envolvimento dos estudantes, que passam a colaborar entre si, reconhecer e entender a importância do coletivo. 

4) Aprendizagem baseada em dados: 

Valorizar a experiência do usuário é uma tendência em diversos setores — e o conceito se reproduz na educação: incluir os dados e o comportamento do aluno no desenvolvimento das estratégias deve ser um pensamento aplicado em qualquer área da educação e traz ganhos tanto para a instituição, quanto para o aluno. Um exemplo prático do conceito aplicado no ensino são os cursos do LIT, que, a partir de uma análise da personalidade do usuário, conseguem entregar uma UX personalizada de acordo com o estilo e jornada do estudante. Como resultado, há um conteúdo que passa a ser direcionado de forma assertiva e uma oferta customizada para o estudante.

5) Investimentos em educação mais acessível:

É notório como a integração dos dados, os traços de personalidade e tecnologias como a IA são indispensáveis na personalização de conteúdo para aprender mais e melhor. Igualmente importante, é conseguir garantir o acesso ao conhecimento dos melhores professores, antes restrito a um seleto grupo de pessoas, para um número infinito de alunos. A soma do melhor uso das tecnologias emergentes com um novo papel do educador, fazem com que a educação disruptiva vá além da tradicional e tenha um potencial exponencial, possibilitando então uma verdadeira democratização da aprendizagem, chegando ao aluno de maneira acessível.

Outros conceitos como esses são abordados no livro que já está disponível para compra nas versões português e inglês na Amazon.

Ficha técnica:
Título: Onlearning 

Subtítulo: Como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem

Autor: José Cláudio Securato

Editora: Saint Paul Editora

Número de páginas: 446
Preço: livro físico por R$109,99 e o ebook R$39,90.

Biografia do autor:

José Cláudio, Ph.D é empreendedor, professor e autor de dez livros, entre eles o Onlearning – Como a Educação Disruptiva Reinventa a Aprendizagem.

Seu grande feito foi ter fundado e consolidado a Saint Paul Escola de Negócios, com mais de 10 mil alunos por ano e cerca de 400 professores. Eleita cinco vezes uma das melhores escolas para executivos do mundo (Financial Times), primeira colocada na categoria educação no ranking de maturidade digital McKinsey & Valor Econômico (2018) e considerada a empresa mais inovadora de educação com uso de tecnologia pela IT Mídia (2019).

Transformar a vida de milhares de pessoas pelo conhecimento parecia suficiente. Mas a certeza de que os alunos impactados eram um número ínfimo de pessoas quando comparados aos milhões de brasileiros sem acesso à aprendizagem de qualidade, o fizeram sonhar ainda mais alto: como democratizar a aprendizagem de qualidade? Em dezembro de 2016 veio a resposta: uma plataforma disruptiva de aprendizagem: LIT.

Website: https://saintpaul.com.br/

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Cresce a procura por previdência privada em Minas Gerais

Publicado

em

Cresce a procura por previdência privada em Minas Gerais
Foto: Divulgação

Os mineiros estão mais conscientes da importância de se planejar financeiramente para conquistar um futuro com mais qualidade de vida. Segundo dados da Susep, a contratação de planos de previdência privada em Minas Gerais registrou aumento de 21,7% entre janeiro e setembro de 2022, frente ao mesmo período do ano passado. Na Bradesco Vida e Previdência, a evolução chegou a 28%. Já em âmbito nacional, houve crescimento de mercado de 14,4%, e de 19,4% na Bradesco Vida e Previdência.

“Com o fenômeno da longevidade, percebemos que as pessoas buscam cada vez mais se organizar em relação ao planejamento de longo prazo. O desenvolvimento dessa cultura é extremamente benéfico, visto que a previdência privada pode ser uma grande aliada em diversos momentos da vida, não apenas para a construção de uma reserva financeira visando à aposentadoria, mas também para a realização de projetos e sonhos, como a cobertura de gastos com um curso superior, um MBA, um intercâmbio no exterior, a abertura de um negócio ou mesmo a aquisição de um carro ou um imóvel”, diz Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência.

 

Por | Camila Santana – Edelman

Continuar Lendo

Notícias

Ano Novo, Hábitos Novos: Como criar (e cumprir) metas para ter uma casa mais organizada em 2023

Personal Organizer especialista em desapego ensina a criar lista de objetivos e como fazer para não desistir deles

Publicado

em

Casa Arrumada, Vida Leve
Foto: Divulgação

Pular ondas, comer certos tipos de alimento e fazer uma lista de promessas. As atividades mais comuns no réveillon sempre miram o caminhar do ano que se inicia, mas muito do que desejamos receber depende de nosso esforço. Desejos de paz, prosperidade e boas energias esbarram em termos um ambiente acolhedor e harmonioso. Por isso, cuidar da nossa casa é tarefa de grande valor para se atingir os objetivos para o ano que acaba de chegar.

E para ajudar as pessoas a terem a harmonia desejada em casa, a personal organizer especialista em desapego e consumo consciente Nalini Grinkraut listou 10 dicas valiosas para estamos mais próximos de ter uma casa organizada, funcional e, claro, aconchegante.

 

  1. Tire aquilo que você não usa mais. Na correria do dia a dia muitas vezes acabamos guardando itens e acumulando coisas que não usamos, não nos servem ou não nos representam mais. Faça uma boa triagem e aproveite para tirar tudo aquilo que está parado.
Casa Arrumada, Vida Leve

Foto: Divulgação

  1. Conserte o que está quebrado. Aproveite esse momento para listar todos os itens que estão precisando de uma manutenção e já direcione para o local que pode resolver.

 

  1. Ajuste o que precisa. Roupas que estão rasgadas, botão que caiu, zíper que precisa arrumar, ou peças que precisam ser ajustadas para servirem melhor no seu corpo. Não deixe peças no seu guarda roupas que você não consegue usar.

 

  1. Faça uma limpeza geral em todos os cômodos. Aproveite essa energia de renovação para fazer uma boa faxina na casa.
Casa Arrumada, Vida Leve

Foto: Divulgação

  1. Coloque enfeites e elementos decorativos que que te trazem boas lembranças. Evite encher os espaços com muitos adereços que dificultam a visualização e limpeza.

 

  1. Deixe sua casa com o cheiro que você gosta. Pode ser uma flor, um spray de ambiente, uma vela ou óleo essencial. O cheiro também pode trazer sensações gostosas para seu dia a dia.
Casa Arrumada, Vida Leve

Foto: Divulgação

  1. Organize suas gavetas. Crie endereços para seus pertences para que você consiga acessar todos os seus itens com facilidade.

 

  1. Devolva tudo o que está espalhado pela casa para o seu devido lugar. Esvazie os papeis das mesas e tudo o que se acumula nos balcões ou mesas de cabeceira. Encontre um local para guardar cada item.

 

  1. Busque acessórios que deixam sua casa mais acolhedora e aconchegante, como almofadas ou uma manta
Casa Arrumada, Vida Leve

Foto: Divulgação

  1. Agradeça pelo que você tem e coloque em uso todos os seus pertences. A gratidão te preenche, além de trazer leveza e felicidade.

 

“A sua casa é um reflexo do seu mundo interior. Se você quer um 2023 com mais leveza, paz e harmonia, comece colocando em ordem o seu ambiente. A sua casa pode ser uma alavanca para que você consiga alcançar suas metas, novos hábitos e objetivos”, completa Nalini. Em uma época em que tanto pedimos para termos graças e bênçãos atendidas, não custa fazermos nossa parte para facilitar que estas sejam atingidas.

Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.

Nalini é uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta.

“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós. “ – Nalini Grinkraut

Casa Arrumada, Vida Leve

Foto: Divulgação

Sobre seu livro:

Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?

Era assim que a autora de “Casa Arrumada, Vida Leve” se sentia. Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, Nalini Grinkraut, que até então se considerava uma pessoa organizada, percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.

Então, Nalini decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, que a fez mudar sua percepção da organização, e a inspirou a seguir carreira como personal organizer e criar o próprio método de arrumação.

A autora traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.

Casa Arrumada, Vida Leve

Foto: Divulgação

Sobre a profissional e autora:

Nalini Grinkraut é formada em propaganda e marketing pelo Mackenzie e pós-graduada em administração de empresas pelo Insper.

Construiu uma sólida carreira na área de Marketing e, depois, se formou como personal organizer.

Atualmente, por meio de suas palestras, consultorias, cursos online e redes sociais, ela se dedica a ajudar as pessoas a arrumarem as suas casas, obtendo mais bem-estar e qualidade de vida a partir da organização.

 

Serviço:

Livro:  Casa Arrumada, Vida Leve

Autora: Nalini Grinkraut (@nalinigrinkraut)

Editora: Harper Collins

Páginas: 224

Preço: R$ 49,90

Adquira o livro em: https://amz.run/5w4P

 

Por | Marcelo Boero – Aspas e Vírgulas

Continuar Lendo

Notícias

Solar Coca-Cola fecha 2022 com quatro parcerias em Alimentos e consolida expansão de Novos Negócios

Além das parcerias iniciadas em 2022 com Mondeléz e Perfetti Van Melle, produtos da Santa Helena Alimentos e M. Dias Branco são as mais novas adições ao portfólio da Solar

Publicado

em

Solar Coca-Cola fecha 2022 com quatro parcerias em Alimentos e consolida expansão de Novos Negócios
Novas parcerias Solar Coca-Cola / Divulgação: Solar Coca-Cola

A Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e detentora de um portfólio com mais de 350 produtos, fecha o ano de 2022 com quatro parcerias para comercialização de alimentos. A empresa atuante no Norte, Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás mantém seus esforços concentrados na expansão de novos negócios e no fornecimento de soluções para clientes e consumidores com o reforço de marcas já consolidadas no mercado: Mondeléz e Perfetti Van Melle. As mais recentes parcerias são Santa Helena Alimentos e a gigante brasileira do setor de massas e biscoitos, M. Dias Branco.

Com as novas parcerias, a Solar reforça sua expansão de segmentos e aumenta a presença de produtos nas prateleiras de seus mais de 400 mil pontos de vendas. Essa capilaridade permite que a empresa – que está em 70% do território brasileiro – consiga alcançar atualmente cerca de 25 milhões de lares em todo o País. A meta da fabricante é fornecer aos seus clientes produtos para todas as ocasiões de consumo, suprindo a necessidade dos consumidores em todas as refeições, a qualquer hora do dia.

Além das parcerias em Alimentos a Solar também mantem parcerias com as Cervejarias Heineken e Estrella Galicia além da Italiana Campari para a distribuição dos Destilados da marca.

“Quando pensamos em fechar novas parcerias, nós, da Solar, queremos complementar nosso negócio de bebidas Não Alcoólicas, fazendo com que possamos estar ainda mais presentes nas prateleiras dos clientes, na mesa e no dia-a-dia do consumidor. Nosso objetivo é expandir nossas parcerias para que a Solar possa oferecer um portfólio com soluções completas aos nossos Pontos de Venda e consumidores”, explica Diogo Sarrassini, Head de Alcoólicos e Novos Negócios da Solar Coca-Cola.

Solar Coca-Cola fecha 2022 com quatro parcerias em Alimentos e consolida expansão de Novos Negócios

Ponto de Venda Solar Coca-Cola / Divulgação: Solar Coca-Cola

Expansão de parcerias, expansão de experiências        

Para atingir o objetivo de fornecer aos seus clientes produtos para todas as ocasiões de consumo, a Solar Coca-Cola continua com todo o gás na busca pela expansão de seus novos negócios e mais ainda de experiências satisfatórias para os clientes. Prova disso são as novas adições ao portfólio da marca.

Ainda no começo de 2022, a empresa concluiu as operações de incorporação do Grupo Simões e passou a gerenciar 13 fábricas, 44 centros de distribuição, 15 mil funcionários e atender cerca de 400 mil pontos de venda em grande parte do território brasileiro. O acordo de combinação de negócios com a divisão de bebidas do grupo da região Norte iniciou em 2021, e o faturamento bruto combinado das duas indústrias atingiu o patamar de R$ 9,8 bilhões, apenas no ano inicial.

Já em abril de 2022, foi o momento de expandir a linha de destilados do Campari Group para todo Nordeste e Mato Grosso, seguido em julho pela consolidação de contrato com a Perfetti Van Melle, uma das maiores empresas de manufatura e distribuição de balas e gomas de mascar do mundo. Na reta final do ano, foram adicionados artigos da Santa Helena Alimentos ao portfólio da Solar. Os itens da líder de mercado em produtos à base de amendoim estão sendo inicialmente distribuídos nos estados de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Já a mais recente parceria da Solar é com a também sediada no Ceará, M. Dias Branco. O projeto piloto foi lançado em 19 de dezembro, em Feira de Santana (BA) e a perspectiva é que o fornecimento dos produtos da companhia seja expandido para mais regiões de atuação da Solar. Neste primeiro momento estão sendo inseridos no catálogo 23 produtos da linha Vitarella e Piraquê.

“Todos esses acordos firmam uma estratégia de longo prazo de diversificação dos produtos distribuídos pela Solar, de forma a oferecer um atendimento cada vez mais amplo, que se traduza em valor aos nossos clientes. Na Solar, procuramos estabelecer negócios fechando parcerias assertivas e é por isso que estamos muito felizes em anunciar a chegada da Santa Helena, e agora da M. Dias Branco. As duas marcas são conhecidas pela qualidade de seus produtos, além de serem líderes de mercado no Brasil em seus segmentos. Contar com esses artigos tão queridos pelos consumidores no nosso portfólio é uma satisfação para nós e para nossos clientes”, destaca Sarrassini.

Solar Coca-Cola fecha 2022 com quatro parcerias em Alimentos e consolida expansão de Novos Negócios

Ponto de Venda Solar Coca-Cola / Divulgação: Solar Coca-Cola

Excelência Solar

A Solar Coca-Cola se orgulha também de sua excelência em rankings e premiações nacionais especializadas no ramo empresarial. Em 2022, além de figurar entre as 15 maiores empresas nordestinas, no ano anterior, a Solar ainda registrou o melhor desempenho entre as empresas de Alimentos e Bebidas da Região, segundo a soma de critérios do ranking Valor 1000, relatório anual das 1.000 maiores empresas do Brasil divididas em 25 setores de atuação, divulgado pelo Grupo Valor Econômico, em setembro. De acordo com a classificação nacional, a Solar se mantém entre as 200 maiores empresas do Brasil, ficando em 179º lugar.

Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

 

Por | Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola – Capuchino Press

Continuar Lendo

Em Alta

...