Conecte-se conosco

Notícias

Conheça 5 vantagens das telhas termoacústicas com núcleo em EPS

Publicado

em

telha sanduiche em eps

Combinação entre o núcleo de EPS e as chapas metálicas resulta em um produto versátil (foto: 4level/Shutterstock)

Sistema composto por chapas metálicas e poliestireno expandido oferece uma série de benefícios para a edificação, que vão muito além do conforto termoacústico.

telha termoacústica (tipo sanduíche) com núcleo em poliestireno expandido (EPS) é composta por duas chapas metálicas que recobrem o recheio de material isolante. Essa combinação resulta em um produto versátil, que está disponível em modelos variados (ondulado, trapezoidal ou autoportante). Sem impactar no cálculo estrutural do empreendimento, a solução é indicada tanto para obras novas quanto reformas. Com excelente relação custo-benefício, proporciona, ainda, outros ganhos para a edificação. Conheça abaixo cinco desses benefícios.

1. DESEMPENHO TÉRMICO E ACÚSTICO

A principal vantagem oferecida pelas telhas sanduíche com núcleo em EPS é o isolamento termoacústico. O miolo de poliestireno expandido atua como barreira que dificulta a passagem do calor e de ruídos para o interior da edificação, sendo que a espessura desta camada é diretamente proporcional ao seu nível de desempenho. Com isso, o material contribui para o conforto de construções residenciais e comerciais, além de grandes galpões industriais.

O uso da solução também gera economia de energia elétrica por melhorar a eficiência dos sistemas de aquecimento e ar-condicionado. Isso acontece porque o EPS reduz as trocas de calor entre os ambientes interno e externo. Em determinadas situações, dependendo de outras particularidades do projeto, a simples instalação dessas telhas tem o potencial de eliminar a necessidade de equipamentos de climatização.

2. QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

A presença de isolantes na obra, como o EPS (conhecido popularmente como “isopor”), auxilia no atendimento às exigências da ABNT NBR 15575 — Desempenho de edificações habitacionais. A qualidade das telhas termoacústicas é garantida por normas técnicas, como a ABNT NBR 16373 — Telhas e Painéis Termoacústicos – Requisitos de Desempenho; e a ABNT NBR 11752 – Materiais Celulares de Poliestireno para Isolamento Térmico na Construção Civil e Refrigeração Industrial.

Além da conformidade com as normas, as telhas sanduíche de EPS colaboram para que o empreendimento obtenha o Selo Caixa Azul, programa da Caixa Econômica Federal que reconhece as boas práticas de construções que utilizam materiais sustentáveis. A utilização do produto também gera pontos para certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), pois é produzido a partir de materiais passíveis de reciclagem.

3. RESISTÊNCIA

As placas que recobrem o EPS são de aço galvalume. Graças à existência de alumínio e zinco na composição das lâminas, elas mantêm a qualidade por mais tempo do que as peças galvanizadas. A resistência estrutural do aço associada à durabilidade do alumínio resulta, ainda, em chapas com vida útil aumentada em até quatro vezes e que possuem boa resistência contra oxidação. Assim, não é preciso aplicar proteções externas sobre as telhas.

Já o miolo de poliestireno expandido apresenta duas propriedades importantes para qualquer cobertura. A primeira é não encharcar com a água, o que evita o desenvolvimento de bolor ou mofo. Depois, no EPS não se desenvolvem micro-organismos, bactérias e insetos. A durabilidade do EPS é extremamente elevada, o que praticamente acaba com a necessidade de manutenções no recheio das telhas termoacústicas (tipo sanduíche).

 

4. LEVEZA

O conjunto composto pelas chapas galvalume e núcleo em poliestireno expandido dá origem a um produto muito leve. O peso reduzido das telhas não acrescenta cargas elevadas nas estruturas e permite que sejam empregadas menores quantidades de apoios (terças). A combinação desses dois fatores gera economia na compra de materiais para execução dos substratos, sejam eles metálicos ou de madeira.

leveza da solução também facilita seu transporte até a cobertura, tornando mais simples o procedimento de instalação. A fixação na estrutura de apoio deve ser realizada com o tipo de parafuso adequado, sendo o autoatarraxante (AA) para madeira e o autoperfurante (AP) nas metálicas. Nas junções entre as telhas é recomendada a utilização de fita de vedação — material que precisa ser flexível e com alta resistência à compressão.

5. PROTEÇÃO CONTRA O FOGO

Todo poliestireno expandido empregado na construção civil recebe, obrigatoriamente, um aditivo antichama (retardante) durante sua fabricação, pelo Grupo Isorecort. O material também não propaga fogo, já que ele encolhe e retorna ao formato e volume iniciais da matéria-prima quando exposto a temperaturas elevadas. Isso faz com que o EPS seja o produto com desempenho mais seguro, entre todos os plásticos, em caso de incêndios.

Existem diversas normas técnicas que regulam o comportamento do poliestireno expandido diante do fogo. Entre elas estão as nacionais ABNT NBR 5628 — Componentes construtivos estruturais — Determinação da resistência ao fogo; e a ABNT NBR 9442 — Materiais de construção — Determinação do índice de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante —; além das internacionais ISO 11925 e ISO 1182.

 

Por | Vinicius Veloso – AECweb

Continuar Lendo
Anúncio

Notícias

Cirion possibilita conexões sem interrupções para acesso aos serviços Google

Cirion Technologies foi reconhecida como Google Gold Verified Peering Provider (VPP).

Publicado

em

por

São Paulo, SP 24/4/2024 – Como Google Gold Verified Peering Provider, a Cirion fornece conectividade para diversos serviços Google, incluindo Google Workspace, Google APIs.

Cirion Technologies foi reconhecida como Google Gold Verified Peering Provider (VPP).

A Cirion Technologies, uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia na América Latina foi reconhecida como Google Gold Verified Peering Provider (VPP).

Agora, os clientes podem desfrutar de acesso ininterrupto a uma conectividade de alta velocidade em nível empresarial para seus serviços Google, através da rede da Cirion, que abrange mais de 90.500 km de fibra submarina e de longa distância/metropolitana, 18 estações de aterramento de cabos e cinco sistemas submarino importantes: South American Crossing (SAC), Mid Atlantic Crossing (MAC), Pan-American Crossing (PAC), Cook’s Crossing (CC) e Trans-Andean Crossing (TAC), oferecendo conectividade direta à Internet para as principais operadoras e ISPs. Em conjunto com sua infraestrutura de rede, a Cirion fornece conectividade fundamental e crítica de ponta a ponta na região América Latina e de/para os Estados Unidos, oferecendo uma ampla gama de capacidade e serviços de colocation e segurança em toda a região.

Como Google Gold Verified Peering Provider, a Cirion fornece conectividade para diversos serviços Google, incluindo Google Workspace, Google APIs, Google Cloud APIs, Google Cloud VPN e Google Public IPs. Os produtos de internet da Cirion apresentam um SLA de 99,7%  de disponibilidade de serviço e 99,95% para perda de pacotes, garantindo a confiabilidade.

Alejandro Girardotti, Diretor Sênior de Produtos, Inovação e Alianças Estratégicas na Cirion Technologies, reforça que qualquer serviço Google é acessível através da vasta rede regional da Cirion.  Com presença em mais de 20 países, cobertura extensa de edifícios on-net e uma capacidade de peering significativa, a Cirion garante desempenho dos produtos Google.

Os clientes Google podem se beneficiar de: 

  • Implementação rápida e escalabilidade da conectividade através da Cirion.
  • Acesso confiável aos serviços Google através de internet de alta velocidade de nível empresarial, garantindo um desempenho ideal.
  • Simplificação de aspectos técnicos de peering, administrados pela Cirion.
  • Acesso a todos os serviços Google.

Esta parceria promete oferecer experiências aprimoradas para os clientes através de padrões rigorosos de conectividade para os serviços Google.

Sobre a Cirion

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 6.400 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. Mais informações sobre a Cirion em> www.ciriontechnologies.com

Website: http://www.ciriontechnologies.com

Continuar Lendo

Notícias

Profissionais da indústria recebem certificação em ERP

Nomus lança programa de certificação gratuito para incentivar qualificação e validar conhecimentos de profissionais da indústria e estudantes de todo o país em sistema ERP

Publicado

em

por

Rio de Janeiro 24/4/2024 –

Nomus lança programa de certificação gratuito para incentivar qualificação e validar conhecimentos de profissionais da indústria e estudantes de todo o país em sistema ERP

A desenvolvedora de sistemas ERP para indústrias, Nomus, lançou nesta quarta-feira, 24, um programa de certificação que objetiva fornecer treinamento e certificado gratuito para colaboradores do setor industrial acerca de funcionalidades e habilidades para interagir com um sistema de gerenciamento fabril. A iniciativa é válida para quem está empregado e para quem busca mais qualificação para reinserção ou início no mercado de trabalho. 

O interessado em se certificar pode escolher uma ou mais áreas entre as disponíveis, que são: cadastros gerais; vendas e faturamento; gestão financeira; compras e recebimentos; controle de estoque; controle da produção e dashboard. A duração dos treinamentos variam entre 4 e 23 horas, a depender de qual módulo for escolhido.

Após realização da sua inscrição, serão realizadas, de maneira on-line, uma prova geral de português e matemática e também uma prova técnica relacionada à área escolhida para receber a certificação. Depois da realização do treinamento específico, também será aplicada uma prova final e, com a obtenção da nota mínima de 70% de acertos ou mais, o candidato receberá seu certificado. 

Outro ponto que faz parte do programa de certificação da Nomus é a divulgação das informações do especialista que foi certificado em um portal aberto para todas as indústrias clientes da empresa. Dessa maneira, abre-se um novo canal para que gestores de fábricas possam acessar o contato de pessoas com conhecimento prévio em ERP, com capacitação comprovada, e possam convidá-las para processos seletivos. 

“Criamos o programa de certificação para que seja um diferencial curricular para quem trabalha ou quer começar a trabalhar no ramo da indústria e também para que as empresas do setor possam levar para suas equipes pessoas com maior qualificação e treinamento quanto ao uso de tecnologia ERP”, comentou o CEO da Nomus, Rafael Netto. 

Para se cadastrar e começar a participar, o interessado deve fazer sua inscrição gratuita através do site.

Website: https://www.nomus.com.br/certificacao/

Continuar Lendo

Notícias

Ingerência política nas estatais pode impactar acionistas e economia

A interferência política pode ter impactos negativos sobre os direitos de acionistas minoritários. Especialista e autor destaca abordagem em obra literária.

Publicado

em

por

Rio de Janeiro – RJ 24/4/2024 – Em meio aos meandros complexos do uso político das estatais, é sempre importante ter em vista os riscos inerentes às práticas.

A interferência política pode ter impactos negativos sobre os direitos de acionistas minoritários. Especialista e autor destaca abordagem em obra literária.

Listadas entre as três empresas brasileiras que mais sofreram com desvalorização na Bolsa em 2024, Vale e Petrobras enfrentam problemas de mercado como diversas companhias. De acordo com matéria recente, veiculada pelo jornal Metrópoles, o baque sofrido com a desvalorização das ações da mineradora foi de R$ 48,3 bilhões e o da petroleira, de R$ 23,8 milhões, mostrando um desafio não apenas para elas, mas para investidores e para a economia nacional como um todo.

Ainda de acordo com a publicação, a maior parte desse tombo é explicada pelas tentativas de ingerência política na gestão das companhias. Para Marcello Guimarães, Sócio Fundador & Managing Partner da Swot Global Consulting, especialista no setor de petróleo e gás, os impactos negativos que a interferência política podem ter sobre os direitos dos acionistas minoritários, bem como sobre a transparência e a governança corporativa das empresas são muito grandes.

Em sua obra “Uso Político de Estatais pelo Acionista Controlador: Em Prejuízo dos Direitos dos Acionistas Minoritários”, o profissional traz uma visão sobre os desafios enfrentados pelos investidores em um ambiente onde os interesses políticos muitas vezes prevalecem sobre os econômicos.  “Em meio aos meandros complexos do uso político das estatais, é sempre importante ter em vista os riscos inerentes às práticas, principalmente pelos minoritários”, explica.

Ainda de acordo com Marcelo, à medida que o debate sobre o futuro dessas empresas continua, é imperativo que os interesses dos acionistas minoritários sejam protegidos e que a integridade do mercado seja preservada. “As notícias destacam a urgência de uma abordagem mais rigorosa por parte das autoridades reguladoras para proteger os investidores e garantir a integridade do mercado. Assim será possível construir uma economia mais justa, sustentável e resiliente para todos os envolvidos”, finaliza o autor.

 

 

 

Website: https://www.instagram.com/swotglobal/

Continuar Lendo

Em Alta

...