Notícias

Digitalização Agro: soluções em infraestrutura aumentam produtividade de pequenos e médios produtores

Soluções robustas personalizadas para o produtor agrícola têm potencial de melhorar o aproveitamento de recursos e reduzir custos operacionais

Publicado

em

São Paulo, SP 10/3/2021 – 67% das propriedades agrícolas no Brasil já adotam algum tipo de inovação tecnológica em seu processo produtivo

Soluções robustas personalizadas para o produtor agrícola têm potencial de melhorar o aproveitamento de recursos e reduzir custos operacionais

A revolução tecnológica e seus impactos positivos para o agronegócio já não são nenhuma novidade: de acordo com a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no Brasil já adotam algum tipo de inovação tecnológica em seu processo produtivo, seja dentro ou fora do campo. Apesar disso, o segmento da agricultura brasileira ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito a infraestrutura, para solucionar os gargalos que a operação em localidades remotas e restritas podem apresentar.

Entre as principais tecnologias que têm contribuído para essa transformação, a automatização dos processos e a internet das coisas são, atualmente, ferramentas fundamentais para a gestão e aumento de produtividade no agro. Com elas, do pequeno ao grande produtor, é gerada uma série de informações que impactam diretamente a tomada de decisão baseada em dados, resultando em melhor aproveitamento de recursos, redução de custos e maior rendimento.
E seja para o manejo de defensivos ou animal, monitoramento de condições climáticas ou da qualidade do solo, volume de alimentação de um rebanho, avaliação de processos de abate, gestão de produção, maquinários ou colheita, toda essa automatização demanda uma infraestrutura para o cruzamento das informações e tomada de decisão. Principalmente em regiões mais remotas e críticas, a performance da internet e da estrutura que conecta todos esses dispositivos, é diferencial importante para garantir estabilidade e eficiência na geração de dados em grande volume.

Hoje já existem soluções especialmente pensadas para o produtor agrícola neste sentido. O access point outdoor WAC6553D-E da Zyxel, multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade, é justamente pensado para atender a essas demandas. O equipamento suporta até 256 usuários, MIMO 3×3 com alimentação PoE e classificação IP66 (o que garante performance e durabilidade em condições climáticas adversas), além de compatibilidade com o Nebula Cloud Networking, plataforma de gerenciamento em nuvem da própria fabricante, que permite acesso à distância, de qualquer lugar, a qualquer momento, seja pelo celular, tablet ou computador.

Utilizando essa solução a TecExpert, empresa focada em conectividade em missões críticas, desenvolveu a solução AgroMobility, uma das 10 soluções aceleradas no programa BRDE Labs/PR. Baseada em estações transportáveis e modulares, de fácil instalação, permite distribuir a conectividade de forma inteligente e integração com internet via satélite para um monitoramento mais preciso em fazendas. Com essa solução portátil alimentada por energia solar, os equipamentos entregam internet por toda a área agrícola distribuindo o sinal de maneira estável e garantindo a funcionalidade de todos os recursos à disposição do produtor.

Website: http://www.zyxel.com.br.

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile