Conecte-se conosco

Notícias

Eternit tem aval para venda de telha que gera energia solar

Publicado

em

Cada telha solar, cujo tamanho é de 36,5 cm por 47,5 cm, tem potência de 9,16 watts, o que se reflete em uma capacidade média mensal de produzir 1,15 Quilowatts hora (Kwh) por mês (Eternit/Divulgação)

Desenvolvida no Brasil, a cobertura gera, em média, 1,15 Kwh de energia fotovoltaica por mês. Retorno sobre investimento é de até 5 anos.

Eternit, fabricante de materiais para construção, obteve certificado do Inmetro para uma telha de concreto capaz de produzir energia. Dessa forma, a empresa já pode comercializar o produto. A cobertura capta energia do sol por meio de células fotovoltaicas aplicadas diretamente sobre ela, substituindo os painéis solares tradicionais.

As telhas solares serão produzidas na fábrica da Tégula Solar, marca que pertence ao grupo, em Atibaia, interior de São Paulo. A linha de produção já está rodando, mas, no momento, apenas projetos-piloto, de clientes selecionados pela empresa, estão recebendo o material. A expectativa é de que a comercialização para o grande público comece em meados do próximo ano.

Cada telha solar, cujo tamanho é de 36,5 cm por 47,5 cm, tem potência de 9,16 watts, o que se reflete em uma capacidade média mensal de produzir 1,15 Quilowatts hora (Kwh) por mês. A empresa estima que o uso da tecnologia possa reduzir o custo de um sistema solar em até 20%. Com isso, o retorno esperado para o investimento é de 3 a 5 anos. Para uma residência pequena, são necessárias cerca de 150 telhas; casas de alto padrão devem utilizar até 600 unidades. O restante do telhado pode ser feito com telhas comuns.

Produção nacional

A fabricação nacional de equipamentos de energia solar vem sendo tema de um intenso debate na indústria. De um lado, os defensores da produção nacional e dos benefícios da industrialização. Do outro, os que entendem ser melhor abrir o mercado e deixar a eficiência definir vencedores e perdedores. Dessa vez, a disputa se dá no setor de equipamentos para geração de energia solar.

O tema foi retomado com a decisão do Governo Federal de isentar a tarifa de importação para mais de 100 tipos de equipamentos fotovoltaicos. Entre eles, diversos módulos, mais conhecidos como painéis solares. Rapidamente, a indústria nacional se posicionou contrariamente ao incentivo.

“Como eu vou competir se o equipamento importado, que já é subsidiado no país de origem, entra aqui sem pagar nada de imposto?”, questiona Adalberto Maluf, diretor da BYD, fabricante de painéis solares e carros elétricos, de origem chinesa, que opera duas fábricas no Brasil, uma de chassis para ônibus elétricos, inaugurada em 2016, e outra de painéis solares, inaugurada em 2017.

Os importadores, por sua vez, comemoraram. “Não acredito que altere muito a situação das fabricantes no Brasil. O produto nacional sempre foi muito mais caro”, afirma Cláudio Fetter, sócio da Win Energia, distribuidora de equipamentos para geração solar. “A indústria brasileira só existe por conta do financiamento do BNDES, que exige equipamento nacional. Fora isso, não compensa.”

A indústria nacional de painéis solares representa muito pouco do total instalado no Brasil — cerca de 3%. A grande maioria dos produtos é importada, especialmente da Ásia, região que concentra a maior parte dos fabricantes. Sozinha, a China responde por 6 em cada 10 painéis instalados no mundo. É o oposto do que acontece em outro setor de energia renovável, o eólico. Nos ventos, a produção nacional responde por cerca de 80% do total instalado no País.

 

Por | Rodrigo Caetanowww.exame.com

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Saúde íntima, lipedema e chip da beleza são destaques do Estética In São Paulo

De 13 a 15 de abril, o Expo Center Norte recebe profissionais de diversos países para discutir novidades da indústria de beleza, estética e bem-estar

Publicado

em

por

São Paulo 28/3/2024 – Estética In São Paulo é um catalisador para o empreendedorismo e a inovação dentro da indústria da beleza

De 13 a 15 de abril, o Expo Center Norte recebe profissionais de diversos países para discutir novidades da indústria de beleza, estética e bem-estar

Uso de lasers, tratamentos atuais de lipedema, mitos e verdades sobre o chip da beleza: eis alguns dos assuntos presentes na edição do Estética In São Paulo de 2024, que reúne as maiores indústrias brasileiras, com lançamentos de equipamentos de alta tecnologia e produtos cosméticos.

Realizada entre os dias 13 e 15 de abril no Expo Center Norte, a feira deve reunir, em uma área total de 25 mil m², mais de 34 mil visitantes, incluindo profissionais, empreendedores, empresários e palestrantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

Da Espanha, vem a médica ortomolecular Yvette Pons, que apresenta um painel sobre a evolução do rosto segundo a morfologia músculo-esquelética, e Curro Milán, fisioterapeuta especialista em abordagens atuais no tratamento de lipedema. Já a biomédica norte-americana Layla Dias fala sobre o uso de endolasers, enquanto o chileno Esteban Fortunity elenca, ao lado da brasileira Patrícia Fróes, os maiores avanços tecnológicos do setor.

A feira reafirma o crescimento do mercado a cada edição. “O Estética In São Paulo é um catalisador para o empreendedorismo e a inovação dentro da indústria da beleza e um ambiente propício para o desenvolvimento de novas ideias e oportunidades de crescimento”, afirma Fátima Facuri, diretora do grupo Estética In. “Trata-se de um espaço para os participantes se atualizarem sobre as tendências mais recentes, descobrirem as melhores práticas emergentes e estabelecerem conexões valiosas com colegas e parceiros de negócios”.

Congressos

Além de mais de 70 expositores, o Estética In São Paulo promove congressos importantes. A novidade é o Tricho Logy Day, que traz tendências em tricologia clínica. Em sua oitava edição, por sua vez, o Congresso Internacional Científico Multidisciplinar em Estética aborda as técnicas do chip da beleza. Já o 3º Congresso Internacional de Estetas e Harmonizadores apresenta novidades sobre otomodelagem, correção não cirúrgica das orelhas e o universo da estética íntima.

Merecem destaque ainda o 1° PMU Advanced, Congresso de Micropigmentação para a Indústria, Formadores e Gestores, e o Congresso de Last Artist, com painéis comandados por profissionais que viraram referências em suas áreas – entre eles, artistas renomados na extensão de cílios.

A programação conta ainda com o 3º Seminário de remoção de pigmentos e reparação da pele, Remove Ink, dezenas de workshops e possibilidades de conexões, crescimento e negócios.

“A feira é um catalisador para o empreendedorismo e a inovação dentro da indústria da beleza e é um ambiente propício para o desenvolvimento de novas ideias, negócios e oportunidades de crescimento”, conclui Eduardo Gouvêa, diretor do grupo Estética In. “É um espaço para os participantes se atualizarem sobre as tendências mais recentes, descobrirem as melhores práticas emergentes e estabelecerem conexões valiosas com colegas e parceiros de negócios”.

Continuar Lendo

Notícias

Imobiliária auxilia na busca por imóveis ideais para pets

A integração de pets como membros da família tem levado à demanda por imóveis que se adequam às necessidades dos animais domésticos. Plataformas como a Imodog surgem com objetivo de facilitar a busca por residências adequadas, considerando a qualidade de vida dos pets

Publicado

em

por

rio de janeiro – rj 28/3/2024 – A combinação de uma localização estratégica com um imóvel adaptado pode atender às necessidades dos proprietários de pets

A integração de pets como membros da família tem levado à demanda por imóveis que se adequam às necessidades dos animais domésticos. Plataformas como a Imodog surgem com objetivo de facilitar a busca por residências adequadas, considerando a qualidade de vida dos pets

Atualmente, a integração de animais de estimação como membros das famílias reflete uma alteração profunda nas estruturas sociais e familiares. Dados do último censo do Instituto Pet Brasil revelam que o Brasil, em 2021, contava com 149,6 milhões de animais de estimação, posicionando-se como o terceiro país no ranking global do segmento. 

A presença de pets nas unidades familiares pode ocasionar uma busca mais específica quando se pensa na moradia. Com isso, o mercado imobiliário tem se adaptado a essa demanda, atento às novas exigências dos consumidores por residências que não apenas aceitem, mas também promovam o bem-estar do animal. Plataformas especializadas emergem para suprir essa demanda, com objetivo de simplificar a procura por imóveis adequados para pets.

A Imodog, uma dessas ferramentas, desenvolve em sua plataforma soluções para os donos de pets que buscam moradias apropriadas. Ao mesmo tempo, a empresa tem como premissa contribuir com o combate ao abandono e maus-tratos de animais ao destinar parte dos seus lucros para essas causas.

Dentro desse panorama, a ferramenta da Imodog procura adotar uma abordagem inclusiva, voltada para atender às exigências dos donos de animais de estimação. Com uma interface tecnológica direcionando a busca de imóveis, aplicando filtros detalhados que consideram aspectos para o bem-estar dos pets, como a proximidade a espaços verdes e a existência de áreas apropriadas para passeio e entretenimento.

A busca por imóveis que acolhem animais de estimação e proporcionem um ambiente adequado para seu desenvolvimento e bem-estar também inclui a preferência por localizações próximas a áreas verdes. Essas áreas facilitam exercícios, passeios e interações sociais para os animais. A proximidade de serviços especializados para pets, que atendem necessidades de saúde, alimentação e entretenimento, também é considerada relevante pelos usuários da plataforma. 

O CEO da Imodog, Alexandre Passos, salienta que a adaptação do imóvel às necessidades específicas dos pets, como varandas seguras, pisos resistentes e espaços amplos, também pode ajudar na qualidade de vida, tanto dos animais quanto de seus donos. “A combinação de uma localização estratégica com um imóvel adaptado pode atender às necessidades dos proprietários de pets, possibilitando um estilo de vida integrado à natureza”, comenta. 

Compromisso social

O surgimento de plataformas especializadas em ofertas de imóveis pet-friendly sinaliza uma evolução no mercado imobiliário e na sociedade. Para o CEO da Imodog, essa tendência reflete uma consciência crescente sobre a importância do bem-estar animal e a responsabilidade social.

“Ao mesmo tempo em que atende a uma demanda crescente por residências adequadas para proprietários de animais de estimação, apresentando-se como um modelo de negócio sustentável, onde a lucratividade e a contribuição para o bem-estar coletivo caminham lado a lado”, finaliza Alexandre Passos. 

Para saber mais, basta acessar: https://imodog.com.br/

Website: http://www.imodog.com.br

Continuar Lendo

Notícias

Aumenta liderança feminina na gestão de cemitérios em SP

No mês que é comemorado o dia internacional da mulher, são destacadas a crescente presença feminina na gestão dos cemitérios de São Paulo. Das sete necrópoles administradas pela Consolare, seis estão sob a liderança de mulheres, o que demonstra uma mudança significativa em um setor tradicionalmente dominado por homens.

Publicado

em

por

São Paulo, SP 28/3/2024 –

No mês que é comemorado o dia internacional da mulher, são destacadas a crescente presença feminina na gestão dos cemitérios de São Paulo. Das sete necrópoles administradas pela Consolare, seis estão sob a liderança de mulheres, o que demonstra uma mudança significativa em um setor tradicionalmente dominado por homens.

São Paulo, março de 2024 – No mês que é comemorado o dia internacional da mulher, são destacadas a crescente presença feminina na gestão dos cemitérios de São Paulo. Das sete necrópoles administradas pela Consolare, seis estão sob a liderança de mulheres, o que demonstra uma mudança significativa em um setor tradicionalmente dominado por homens.

De acordo com a pesquisa da FIA Business School, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2023. O estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group em conjunto com o Insper, corrobora essa tendência, destacando que o avanço da liderança feminina, embora silencioso, é contínuo.

Ao desafiar não apenas um, mas dois tabus: o de trabalhar com o luto e o de liderar em um ambiente majoritariamente masculino, essas mulheres assumem a gestão de alguns dos cemitérios mais importantes da cidade. 

As unidades que atualmente são administradas pela Consolare são lideradas por mulheres e se destacam por uma abordagem caracterizada pelo cuidado, sensibilidade e eficiência na gestão. As gestoras enfrentam diariamente desafios relacionados à organização, segurança, manutenção e empatia.

Mulheres à frente da gestão de cemitérios:

Aline Silva: graduada em Engenharia Química e de Materiais com MBA em Gestão de Processos, Aline Silva está à frente do cemitério Vila Formosa I e II, possui 763.175 m² de extensão sendo considerado o maior da América Latina, conforme dado da Prefeitura de São Paulo. Sua atuação se caracteriza pela busca constante por sustentabilidade, eficiência e qualidade nos serviços.

“Gerenciar o cemitério da América Latina representa um grande desafio. Lidar com a dimensão deste cemitério e garantir um serviço de qualidade é uma responsabilidade que abraço com dedicação e profissionalismo todos os dias”, afirma Aline.

Ariana Barbosa Ruis: formada em Arquitetura e Urbanismo, Ariana Barbosa Ruis traz inovação e frescor para a administração do cemitério Quarta Parada. É uma das gestoras mais jovem e esta à frente do cemitério Quarta Parada desde 2023. 

“Administrar o Quarta Parada é uma oportunidade para aplicar minha visão inovadora e criar um ambiente acolhedor para todos. Cada dia traz novos desafios, e estou determinada a superá-los com excelência e dedicação”, diz Ariana.

Bruna Neves Maia: apaixonada por projetos e atendimento ao público, Bruna  encontrou no cemitério Vila Mariana a oportunidade ideal para aliar suas habilidades. Possui experiência em manutenção o que contribui para uma visão inovadora sobre o setor funerário, destacando a importância da agregação de valor aos serviços.

“A gestão do Vila Mariana é desafiadora, mas também gratificante. Busco sempre trazer inovação e eficiência para nosso trabalho, garantindo um serviço digno e respeitoso para todas as famílias que nos procuram”, conta Bruna.

Alessandra Palmantin: a primeira mulher a assumir a administração do cemitério de Santana, conhecido como Chora Menino, a Alessandra tem expertise em Gestão de Recursos Humanos e compromisso com o bem-estar dos colaboradores e a satisfação dos clientes. Recentemente assumiu a gestão do cemitério Tremembé.

“A gestão do Chora Menino é um desafio que abraço com empenho e dedicação, e assim também encaro agora a gestão do Tremembé. Busco sempre criar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, onde todos se sintam valorizados e respeitados”, reforça Alessandra.

A presença feminina na gestão dos cemitérios sob a gestão da Consolare não se restringe apenas à administração. As experiências são fonte de inspiração para uma nova geração de profissionais no setor funerário, demonstrando que a liderança feminina desempenha um papel essencial na transformação de áreas de atuação tradicionais. Por meio de determinação, sensibilidade e conhecimento especializado, elas contribuem para a construção de um futuro mais humano, eficiente e compassivo para o setor.

Sobre a Consolare

A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade. Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório.

Continuar Lendo

Em Alta

...