Conecte-se conosco

Notícias

Farmácias com modelo hub de negócios de saúde e bem-estar estão cada vez mais presentes no Brasil

Modelo se mostra eficaz no sentido de melhorar a assistência ao paciente, em que o farmacêutico participa ativamente do tratamento e dos procedimentos adotados

Publicado

em

São Paulo, SP 3/5/2021 – A ideia das farmácias hub é oferecer serviços e cuidados de saúde como: aferição de pressão arterial, vacinação, medição do índice de glicêmico, entre outros

Modelo se mostra eficaz no sentido de melhorar a assistência ao paciente, em que o farmacêutico participa ativamente do tratamento e dos procedimentos adotados

O setor de varejo farmacêutico passou por mudanças para enfrentar o mercado com a pandemia da covid-19, as adaptabilidades geraram um crescimento de 7,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A tendência das farmácias, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias – ABRAFARMA, é se transformarem em hubs de saúde, como já acontece nos Estados Unidos, e com isso, ter um crescimento econômico ainda maior, além de ajudar o cidadão.

O estabelecimento farmacêutico é a porta de acesso principal ao serviço na área de saúde, não só para compras de medicamentos, mas também, para buscar ajuda do profissional farmacêutico que recebe as primeiras informações sobre sintomas ou sinais de que algo não vai bem, informa Ranieri Simone Limeira da Cunha, graduada em farmácia pela Faculdade de Quatro Marcos – FQM, com 12 anos de atuação em atenção farmacêutica e clínica laboratorial.

“Farmácia hub de saúde pode trazer muitos benefícios, pois, a partir do momento em que somos procurados, inicia-se um processo para recuperação da saúde dessa pessoa, através da anamnese farmacêutica, que é a avaliação de parâmetros biológicos, realização de exames e encaminhamento a outros profissionais competentes da saúde”, explica Ranieri Limeira, pós-graduada em análises clínicas pela Universidade Cuiabá – UNIC.

A pandemia da covid-19 trouxe mudanças irreversíveis no setor de saúde, diz a farmacêutica, como a utilização da telemedicina (uso de tecnologias e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde), que também serve de apoio às farmácias hub. “O uso das tecnologias traz mais comodidade ao cotidiano das pessoas, evidenciando o papel do farmacêutico em todo o processo de recuperação da saúde, com isso, percebemos como é necessário facilitar e flexibilizar, ainda mais, o acesso aos serviços de saúde”, alega Limeira.

“As farmácias se tornaram importantes pontos de auxílio à saúde durante a pandemia, após a liberação da Anvisa para realização de testes rápidos da covid-19, o que estimulou um perfil hub. Muitos pacientes chegam para saber informações sobre os sintomas, ter um apoio em relação ao que estão sentindo, e ao resultado que dará”, menciona Ranieri, com experiência em farmácia comunitária no atendimento clinico a pacientes e em funções gerenciais, na realização de exames laboratoriais com foco no diagnóstico, prognóstico, prevenção e riscos para doenças.

Conforme a especialista, a farmácia é como se fosse um microcentro de saúde que efetiva o conceito holístico no bem-estar dos pacientes, permitindo que encontrem em um único local a atenção integrada como, por exemplo, orientação nutricional, indicação de atividade física, agendamento de consultas, dentre outros serviços.

Segundo o levantamento da IQVIA, consultoria global de informação e análises avançadas, o Brasil responde aproximadamente por 2% do mercado mundial farmacêutico, sendo o 7º em faturamento no ranking das 20 principais economias, e com projeção de 5º para 2023. Na América Latina, é o principal mercado. De acordo com a Abrafarma, em 2020, existiam cerca de 8,3 mil lojas das redes associadas. Para 2021, esse número deve chegar a 9,2 mil, e muitas com modelo hub de saúde.

“O cidadão pode escolher em uma rede ampla de acesso a farmácia que seja mais conveniente a ele, tendo a certeza de que encontrará profissionais comprometidos com seu bem-estar físico e mental. A ideia das farmácias hub é oferecer serviços e cuidados de saúde como: aferição de pressão arterial, vacinação, medição do índice de glicêmico, entre outros. Garantindo eficiência no tratamento”, conclui Ranieri Limeira, que também tem experiência em anamnese farmacêutica, na verificação de sinais e sintomas, realização de exames de diagnóstico rápido como glicemias, pressão arterial e colesterol com o propósito de identificar, prevenir e encaminhar o paciente.

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Inteligência Artificial contribui no avanço da Supply Chain

A Inteligência Artificial pode contribuir para a redução de custos operacionais, eliminar erros e maximizar as entregas, que são grandes desafios para a cadeia de suprimentos, também chamada Supply Chain competitiva.

Publicado

em

por

São Paulo, SP 19/4/2024 – Nem todas as pessoas ainda conseguem visualizar as aplicações da IA na cadeia de suprimentos

A Inteligência Artificial pode contribuir para a redução de custos operacionais, eliminar erros e maximizar as entregas, que são grandes desafios para a cadeia de suprimentos, também chamada Supply Chain competitiva.

Com os rápidos avanços na área de tecnologia, a Inteligência Artificial (IA), tem se tornado uma ferramenta cada vez mais presente em diversas áreas, desde a educação até a medicina. Para se ter uma ideia, em uma pesquisa recente da Kaspersky foi destacado que mais de 50% das empresas brasileiras já implantaram a IA e a Internet das Coisas (IoT) em suas infraestruturas corporativas

Ainda segundo uma pesquisa interna do Instituto IMAM, empresa que monitora o comportamento do mercado de Supply Chain, Logística e Intralogística há 44 anos, este número é ainda maior quando se trata de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain), onde mais de 90% das empresas de médio e grande porte no Brasil já possuem processos e/ou projetos que envolvem a aplicação da Inteligência Artificial na Supply Chain.

Para Eduardo Banzato, diretor do IMAM, a redução de custos operacionais, a eliminação de erros e defeitos e a agilidade no atendimento aos clientes são os principais “drivers” que movimentam a Supply Chain competitiva. “Neste mercado em forte transformação, nem todos os profissionais conseguem visualizar as aplicações e os benefícios da IA na cadeia de suprimentos. A maioria observa robôs autônomos em armazéns, RPA – Robotic Process Automation, entre outras aplicações, mas, na maioria das vezes, não consegue visualizar onde a IA está atuando”, avalia.

Banzato explica ainda que estes avanços tecnológicos têm possibilitado a aplicação da inteligência artificial na cadeia de suprimentos. “Este progresso permite às empresas uma visão computacional, onde automatizar a verificação da qualidade do produto, da quantidade por embalagem e do fluxo de materiais pode ser feito por meio da tecnologia que, através de algoritmos de IA e Machine Learning, aprende padrões e alerta sobre desvios, funcionando como um método digital a prova de erros ou falhas”, complementa.

A adição de algoritmos de previsão de demanda que objetivam aumentar a acuracidade da previsão e aproveitam a tecnologia da IA e Machine Learning para analisar diferentes variáveis podem ajudar a Supply Chain com projeções mais precisas e uma gestão de estoques mais eficiente, pontua o diretor do IMAM.

“Outro aspecto importante é a gestão automatizada de inventário onde, apesar das rotinas de inventário cíclico ainda nem terem sido muito bem implementadas em muitas empresas no Brasil, a tecnologia pode, por meio da Inteligência Artificial e Machine Learning, integrada à Visão Computacional, automatizar tarefas repetitivas no controle de estoque e robôs ou drones que, podem também realizar varreduras de estoque em tempo real e monitorar a qualidade da informação”, reforça.

Ainda segundo ele, a automação de tarefas de back-office, como por exemplo, o processamento de documentos, podem ser automatizadas com inteligência artificial e RPA (Robotic Process Automation). Este tipo de automação inteligente libera profissionais de trabalhos mais operacionais e disponibiliza os mesmos para trabalhos mais nobres (criatividade, intuição, change management etc.) relacionados com análises na busca da excelência operacional.

“Os sistemas de automação de processos alimentados por IA também podem contribuir na automação das comunicações rotineiras com clientes e fornecedores. Automatizar esses processos pode impactar em uma gestão em tempo real, eliminando as esperas, reduzindo o impacto do “efeito chicote” e aumentando significativamente o desempenho da cadeia de suprimentos”, diz.

Monitoramento e avaliação automática de fornecedores, onde a IA está presente em sistemas SRM – Supplier Relationship Management, pode ajudar no monitoramento, avaliação de desempenho e seleção de fornecedores, considerando variáveis de preço, prazos, confiabilidade, sustentabilidade etc, enfatiza Eduardo.

“Projetos de otimização da Supply chain que verifica-se que a base destes bons projetos estão nos dados. A falta de dados relevantes para o desenvolvimento de projetos é muitas vezes a lacuna que precisa ser preenchida. Por meio de análise das bases de dados existentes, diferentes padrões podem ser identificados e a IA com Machine Learning pode gerar dados faltantes muitos consistentes com a realidade e finalmente a Sustentabilidade com IA impacta diretamente nos transportes e na armazenagem e mostra que toda a aplicação de IA e Machine Learning impacta positivamente, direta ou indiretamente, nestes dois componentes e assim, toda a aplicação da IA tem um benefício direto na redução das emissões de carbono”, finaliza o profissional.

 

Para mais informações a respeito da Supply Chain, basta acessar: https://www.imam.com.br/

 

 

Website: http://www.imam.com.br

Continuar Lendo

Notícias

ABTCP 2024 discute avanços do setor de florestas plantadas

Com 56 edições realizadas, tradicional encontro da cadeia produtiva da indústria de base florestal, celulose e papel da América Latina contempla uma programação técnica aliada à exposição das últimas tendências tecnológicas do setor

Publicado

em

por

São Paulo – SP 19/4/2024 – Trataremos temas atuais importantes não apenas para o nosso setor, mas para a sociedade, a exemplo da transformação digital e da economia circular

Com 56 edições realizadas, tradicional encontro da cadeia produtiva da indústria de base florestal, celulose e papel da América Latina contempla uma programação técnica aliada à exposição das últimas tendências tecnológicas do setor

A transformação digital dos processos produtivos e o respectivo potencial para promover ganhos em circularidade e demais ações inovadoras da agenda ESG irão pautar a programação do ABTCP 2024 — 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel. A próxima edição do evento deste tradicional encontro da cadeia produtiva da indústria de base florestal da América Latina será realizada entre os dias 1 e 3 de outubro, no Expo Transamérica, em São Paulo (SP).

Organizado e promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), o evento se apresentará em formato presencial, fortalecendo a já consistente rede de relacionamento do setor e oferecendo inúmeras oportunidades de atualização ao longo de seus três dias de realização. Executivos e profissionais que atuam na indústria de celulose e papel, assim como estudantes e profissionais de outras áreas de atuação poderão atualizar os seus conhecimentos e conferir as últimas tendências sobre uma variedade extensa de temas, a partir da pauta principal. “A solenidade de abertura, que tradicionalmente acontece na manhã do primeiro dia do evento, sempre conta com participações relevantes para debater as atualidades acerca de todos os integrantes dessa ampla cadeia produtiva e certamente já vale a reserva na agenda”, convida Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP.

Berni destaca que o sucesso do Congresso realizado no ano passado, que somou 120 palestras técnicas, nove apresentações de keynotes e 54 trabalhos exibidos em formato de pôster, reforça as expectativas positivas para esta próxima edição do evento. “Os números refletem um recorde de trabalhos inscritos para o ABTCP 2023. Tanto a qualidade técnica dos estudos e das apresentações foram elogiadas pelo público quanto os detalhes relacionados à organização que sustenta um encontro anual deste porte”, comenta o diretor executivo da ABTCP. Ele lembra que a ABTCP dispõe de um comitê avaliador qualificado, que agrega trabalhos e contribuições atuais de membros da academia e de profissionais de empresas de tecnologia nacionais e estrangeiras para que o público participante fique a par dos principais desenvolvimentos do setor.

“As sessões técnicas são divididas por áreas, como Celulose, Papel, Meio Ambiente, Recuperação e Energia, entre outras, para que o enfoque da edição seja aprofundado em diferentes vieses, sempre com o respaldo de um comitê avaliador atuante e ciente das demandas mais atuais do setor”, evidencia Viviane Nunes, head of Education da ABTCP. 

“Vamos discutir questões sobre o papel do setor no planeta, envolvendo os elementos ar, água, fauna e flora, e terra, fatores tão essenciais para a perenidade de nosso negócio e que precisamos sempre nos manter na função de guardiões. Além disso, vamos tratar de temas atuais extremamente importantes não apenas para o nosso setor, mas para a sociedade como um todo, devido à transversalidade que trazem, a exemplo da transformação digital e da economia circular”, incentiva Ari Medeiros, diretor de Operações Industriais da Veracel, eleito presidente do Congresso ABTCP 2024. “Minha missão como presidente do Congresso ABTCP 2024 é representar esse setor tão importante para a economia nacional e buscar ser uma referência para jovens que, assim como o Ari de 1984, que participou de seu primeiro Congresso ABTCP, queiram construir suas carreiras e propósitos profissionais dentro do setor de papel e celulose”, completa, com entusiasmo.

Em paralelo à programação do Congresso, o público poderá conferir as tecnologias de ponta dos fornecedores e os cases de sucesso dos fabricantes participantes da Exposição, que ocorre a cada dois anos. Até o momento, 122 empresas estão confirmadas no espaço que contempla uma área total de 8 mil m2, sendo 3,5 mil m2 disponibilizados para os estandes expositores — o número de confirmações já supera a participação das 78 empresas presentes na feira expositora de 2022 e promete ainda mais novidades para a edição deste ano. “Teremos uma área de inovação, com o propósito de apresentar ideias de startups para o setor e promover aproximação entre diferentes players. Em abril, lançaremos o Manual do Expositor e, com isso, daremos início ao processo de produção da exposição, divulgando as próximas informações”, revela Milena Lima, responsável pela organização da exposição, sobre as etapas preparatórias.

Medeiros afirma que a ABTCP atua na disseminação de informações e inovações tecnológicas que agregam competências diversas à indústria de árvores cultivadas. “Iniciativas como os cursos oferecidos, a Rede de Inovação, o recém-lançado ABTCPflix e a Universidade Setorial hoje compõem a base da formação técnica e o desenvolvimento de talentos das empresas. Os eventos têm como objetivo fortalecer ainda mais essa estrutura, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais do setor”, comenta sobre o congresso e a entidade.

Durante o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, a ABTCP realizará a assembleia anual, oportunidade que reúne associados para compartilhar detalhes sobre as frentes de trabalho em andamento e que consolida o espaço de diálogo com os players do setor. A ocasião também será marcada pelo jantar de confraternização com a premiação Destaques do Setor — na edição deste ano, o Jantar ABTCP será realizado na noite de 2 de outubro, na Casa Giardini, no Campo Belo, em São Paulo. Entregue há mais de 20 anos, o prêmio é destinado aos fabricantes e fornecedores da indústria de celulose e papel do Brasil que oferecem e compartilham inovações e práticas bem-sucedidas, agregando mais valor e bagagem técnica a toda a cadeia produtiva.

 

ABTCP 2024 — 56.º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel

Tema: A transformação digital dos processos produtivos, promovendo ganhos em circularidade e em ações inovadoras da agenda ESG

Data: 1 a 3 de outubro de 2024
Local: Expo Transamérica (São Paulo/SP)

Website: https://abtcp2024.org.br

Continuar Lendo

Notícias

Relatório Indicadores Industriais aponta dados positivos

O relatório apontou que a variação percentual para o faturamento real no setor, foi de 2,4% na comparação com o mês de janeiro de 2024

Publicado

em

por

Brasil 19/4/2024 – É fundamental que as empresas continuem investindo em inovação, tecnologia e capacitação da força de trabalho para sustentar esse crescimento

O relatório apontou que a variação percentual para o faturamento real no setor, foi de 2,4% na comparação com o mês de janeiro de 2024

Segundo dados apresentados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no relatório Indicadores Industriais, publicado em abril sobre fevereiro de 2024, a indústria de transformação iniciou o ano com um avanço em seus indicadores industriais. No primeiro bimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, houve crescimento no faturamento, emprego, horas trabalhadas na produção, massa salarial e rendimento médio. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu estável nessa comparação. O relatório apontou que a variação percentual para o faturamento real no setor, foi de 2,4% na comparação com o mês de janeiro de 2024.

Conforme informado na publicação, na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, o faturamento real e as horas trabalhadas na produção registraram avanços, enquanto a UCI e a massa salarial se mantiveram estáveis. Entretanto, o rendimento médio dos trabalhadores apresentou um recuo em relação a janeiro. O relatório aponta que a modernização na plataforma utilizada para coleta e cálculo dos Indicadores Industriais impactou nas séries históricas, com revisões nos valores previamente informados pelas empresas e correções de valores discrepantes.

Conforme dito anteriormente, em fevereiro de 2024, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 2,4% em relação a janeiro, de acordo com os dados ajustados sazonalmente. Na comparação com fevereiro de 2023, o crescimento foi de 4,1%. Além disso, o estudo também aponta que o número de horas trabalhadas na produção na indústria de transformação apresentou um crescimento de 2,3% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, na série livre de efeitos sazonais.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquias Trans Obra, afirmou que é encorajador observar que, apesar dos desafios enfrentados pelo setor, como a volatilidade econômica e os impactos gerados após o período da pandemia, a indústria está demonstrando resiliência e capacidade de adaptação. A estabilidade da UCI também indica uma gestão eficiente dos recursos produtivos pelas empresas. “Olhando para o futuro, é fundamental que as empresas continuem investindo em inovação, tecnologia e capacitação da força de trabalho para sustentar esse crescimento e impulsionar a competitividade da indústria brasileira no cenário global”.

Ainda sobre o relatório, que pode ser lido por completo através do link informado no início do texto, o emprego na indústria de transformação registrou um avanço de 0,5% na passagem de fevereiro para março de 2024, ajustado sazonalmente. Na comparação com fevereiro de 2023, o crescimento foi de 1,2%.

Website: https://franquiatransobra.com.br/

Continuar Lendo

Em Alta

...