Notícias

Grandes empresas enxergam empregar pessoas com deficiência como uma boa oportunidade

Pessoas com deficiência fazem grandes empresas aumentarem seus resultados.
Essas empresas têm ganhos consideráveis em função de vários aspectos que a maioria desses profissionais trazem em sua bagagem. Podemos destacar vários pontos que vão desde o conhecimento da pessoa com deficiência como consumidor, até a promoção de produtividade.

Publicado

em

São Paulo, SP 17/2/2021 – As contratações de pessoas com deficiência já eram uma realidade em função da lei. Mas o que vemos atualmente é algo muito melhor.

Pessoas com deficiência fazem grandes empresas aumentarem seus resultados.
Essas empresas têm ganhos consideráveis em função de vários aspectos que a maioria desses profissionais trazem em sua bagagem. Podemos destacar vários pontos que vão desde o conhecimento da pessoa com deficiência como consumidor, até a promoção de produtividade.

Apesar de muitos acharem que há poucas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no país, segundo o IBGE, 45 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência, representando 23,9% da população. Nesse cenário, há muito tempo a procura por contratação de pessoas com deficiência no Brasil se tornou uma realidade em função especialmente da Lei de Cotas de Deficiência, que estabelece obrigatoriedade de contratação de 2 a 5% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários.

Há um cenário bem positivo acontecendo nos últimos tempos que está sendo percebido aos poucos no mercado de trabalho. Danilo Makul, um dos sócios fundadores do projeto Se Liga na Inclusão (https://cutt.ly/SeligaNaInclusao) afirma que há um benefício extraordinário na contratação de pessoas com deficiência.

“As contratações de pessoas com deficiência já eram uma realidade em função da lei. Mas o que vemos atualmente é algo muito melhor. As empresas estão percebendo que existe um ganho perceptível nessas contratações, diz Makul”.

Segundo Danilo, as empresas têm ganhos consideráveis em função de vários aspectos que a maioria desses profissionais trazem em sua bagagem. Ele destaca vários pontos que vão desde o conhecimento da pessoa com deficiência como consumidor, até a promoção de produtividade.

“O desempenho das pessoas com deficiência acaba se mostrando por muitas vezes maior pois elas já trazem em seu portfólio uma capacidade adicional de conseguir tolerar e superar frustrações do cotidiano. Isso acaba se tornando fonte de inspiração para todos ao seu redor”.

Grandes empresas brasileiras lideram e investem constantemente na promoção e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dentre elas, pode-se destacar a SPOT, que propicia um ambiente diverso e inclusivo apostando no diálogo.

“Nossa empresa acredita que a abertura para o diálogo é o melhor caminho para as mudanças que se fazem necessárias para a inclusão”, explica Cesar Gabriel, da SPOT”.

Outra grande empresa que acredita no potencial desses profissionais é a Ernst & Young. “Na EY, a inclusão de pessoas com deficiência está diretamente ligada ao nosso propósito de construir um mundo melhor de negócios para todas as pessoas, complementa Djalma Scartezini – VP do Instituto e Gerente Sênior da Consultoria de D&I da EY”.

A AMCHAM diz que o tema inclusão está ligado diretamente ao propósito do negócio e as empresas passaram a ter um olhar mais focado para pessoas.

“Durante a pandemia notamos que as empresas passaram a olhar mais para as pessoas, esse movimento fez com que os programas de Diversidade e Inclusão fizessem mais sentido ainda para a estratégia do negócio, diz Daniela H. Aiach – Diretora Business Center e Sustentabilidade”.

Website: https://cutt.ly/SeligaNaInclusao

https://youtube.com/watch?v=4MD6U0a595o

Em Alta

Sair da versão mobile