Notícias

Hotéis investem em conexão de alta velocidade à internet para atrair clientes

Segundo pesquisa, cerca de 50% dos hóspedes brasileiros consideram o acesso à internet no hotel essencial, mais importante até do que piscina, frigobar ou restaurante

Publicado

em

São Paulo 15/3/2021 – Para definir uma solução sob medida para o Tauá Alexânia, primeiro avaliamos o ambiente e pensamos na experiência final do usuário, e a partir daí planejamos

Segundo pesquisa, cerca de 50% dos hóspedes brasileiros consideram o acesso à internet no hotel essencial, mais importante até do que piscina, frigobar ou restaurante

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o país conta com 134 milhões de usuários de internet, o que representa 74% da população com 10 anos ou mais. E mesmo quando vai viajar, o brasileiro não abre mão de estar conectado.

No setor hoteleiro, a oferta de Wi-Fi em todas as acomodações deixou de ser uma escolha para se tornar um item indispensável. Pesquisa feita pelo site de acomodações Booking.com, por exemplo, mostra que para 50% dos viajantes brasileiros entrevistados a conexão à internet é um item essencial na hora de escolher um hotel, superando inclusive itens como frigobar (apontado por 46% dos respondentes), piscina (39%) e restaurante (35%).

Uma conexão sem fio de altíssima qualidade, confiável e com cobertura de todas as áreas representa um diferencial importante que distingue o hotel, principalmente quando se trata de um empreendimento com muitos espaços abertos e áreas de grande dimensão.

Esse é o caso, por exemplo, do Tauá Resort & Convention Alexânia, do Grupo Tauá de Hotéis. Inaugurado em 30 de outubro de 2020, com 212 quartos, 16 espaços para eventos e 62 mil m² de área construída, a 50 minutos de Brasília e a 1h20 de Goiânia, ele é o maior centro de convenções da região Centro-Oeste. Foram investidos R$ 170 milhões na implantação desta primeira fase do resort, prevendo-se a entrega da etapa final no segundo semestre de 2021, quando se completará o total de 424 quartos.

Com área tão extensa e tantos espaços fechados e abertos, o Tauá Alexânia necessitava de uma conexão de internet veloz e confiável, em todos os ambientes. Para atender a essa demanda a CommScope contou com parceiros da PartnerPRO Network, sua rede de provedores de soluções, utilizando dois de seus RUCKUS Network Solution Providers: Green IT Soluções Inteligentes, que cuidou da implantação e da venda, e Seger, responsável pela importação e pela entrega dos equipamentos.

“Para definir uma solução sob medida para o Tauá Alexânia, primeiro avaliamos o ambiente e pensamos na experiência final do usuário, e a partir daí planejamos o modelo ideal de cobertura”, explica Eduardo Oliveira, executivo da CommScope que liderou o projeto. “Basicamente, projetamos dois tipos de soluções: indoor, para os quartos, a recepção, o spa, o centro de convenções e as demais dependências com teto e paredes, e outdoor, para as piscinas e outras áreas externas, que requerem equipamentos mais resistentes”, conta.

O objetivo, ele explica, era proporcionar uma solução completa, com alta densidade, mobilidade e cobertura de ponta a ponta (os equipamentos RUCKUS são responsáveis por toda a conexão, sem a necessidade do uso de vários fornecedores), mesmo nos locais mais críticos, como as áreas para jogos eletrônicos via Wi-Fi. O complexo conta com uma arena internacional de games, localizada em um prédio de três andares todo dedicado aos jogos eletrônicos e com conexão à internet de alta velocidade. “Nosso principal objetivo é que o usuário tenha uma boa experiência de hospedagem, e uma boa experiência de hospedagem passa pela qualidade e pela cobertura wireless”, resume Oliveira, da CommScope.

A solução RUCKUS adequada para o Tauá Alexânia inclui dois switches ICX7150-48ZP-E8X10GR, um controlador SmartZone SZ 100 4xGE, 40 antenas de Wi-Fi modelo R610 indoor, 108 antenas R510 indoor, quatro antenas T310c outdoor e uma antena R320 indoor. “Com essa configuração conseguimos uma solução completa, que vai do link até a experiência do usuário”, destaca Renato Braga, diretor de TI do Tauá. “Optamos pela utilização das soluções RUCKUS de ponta a ponta pela facilidade de operação e gestão, a qualidade e a durabilidade dos equipamentos. É uma solução robusta que proporciona cobertura completa em toda a área do hotel, com sinal de alta qualidade e conexão estável”, acrescenta Braga. Na segunda fase do Tauá Alexânia, que será entregue em 2021, será utilizada a mesma solução da CommScope.

“Uma rede Wi-Fi de alta qualidade é fundamental para uma experiência de hospedagem positiva e prazerosa, principalmente por permanecermos conectados durante todo o dia em telefones e computadores”, ressalta Daniel Chequer, presidente da Rede Tauá de Hotéis. “Além disso, facilita a experiência do hóspede em relação ao uso das nossas ferramentas e na obtenção de informações. Todos podem trabalhar com muita tranquilidade e não dependem do uso de pacote de dados de uso pessoal ou do acesso à cobertura da sua operadora”, acrescenta Chequer.

Website: http://pt.commscope.com/

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile