Conecte-se conosco

Notícias

Incertezas e riscos exigem das empresas um lean turnaround, dizem especialistas

Segundo professores e líderes de organizações, as profundas mudanças tecnológicas, digitais, de mercado e comportamentais, aliadas a crises econômicas e pandemia, direcionam companhias a mudanças radicais nos modelos de gestão e de negócios

Publicado

em

São Paulo (SP) 29/10/2020 – Mesmo empresas líderes de mercado e de qualidade já perceberam que devem se transformar totalmente. Do contrário, não vão conseguir competir

Segundo professores e líderes de organizações, as profundas mudanças tecnológicas, digitais, de mercado e comportamentais, aliadas a crises econômicas e pandemia, direcionam companhias a mudanças radicais nos modelos de gestão e de negócios

O complexo contexto atual está exigindo das empresas a busca por uma transformação profunda em processos, produtos, serviços e formas de se relacionar com mercados e clientes. A avaliação é de especialistas em gestão e de líderes de companhias.

Trata-se do chamado “lean turnaround”, um dos conceitos do sistema lean, filosofia de gestão inspirada no modelo Toyota, que significa promover mudanças radicais na maneira tradicional de se gerir uma organização.

É o caso do Grupo IOV (Instituto de Oncologia do Vale), rede de clínicas da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, que vem buscando um lean turnaround há cerca de 10 anos, quando passou a adotar a gestão lean em suas unidades de São José dos Campos e de Taubaté.

Segundo o médico oncologista Carlos Frederico Pinto, CEO da empresa, isso vem alterando profundamente todos os processos de gestão da companhia. E gerou uma série de resultados. Triplicou, por exemplo, a capacidade de atendimento em algumas unidades e aumentou em pelo menos quatro vezes a segurança dos pacientes.

O médico explica que a base dessa transformação foi tornar a organização um ambiente em que, cotidianamente, todos, do porteiro ao presidente, têm como objetivo principal revelar e resolver problemas, com o foco na melhoria contínua dos processos, na eliminação de desperdícios e no aumento da agregação de valor aos clientes.

“Isso teve um impacto muito grande e foi o principal responsável pelas profundas transformações que tivemos, pelo lean turnaround que temos buscado”, resumiu o CEO.

Aminadab Nunes, partner da CI&T, uma das maiores empresas de soluções digitais do Brasil, acredita que o lean turnaround está ligado à transformação digital que ocorre nas companhias nos últimos anos.

Segundo ele, os efeitos da pandemia aceleraram essa digitalização, fazendo-a passar de “estratégica” para “urgente”, estimulando as organizações a buscarem uma transformação mais abrangente.

“Para alguns, trata-se de acelerar uma agenda já em andamento, mas para muitos, significa colocar de pé um turnaround completo que se estenda a desde encontrar novas alavancas de crescimento e diferentes formas de se conectar com o consumidor até a reinvenção da própria cultura de execução e liderança”, disse Nunes.

O professor José Roberto Ferro, fundador do Lean Institute Brasil, explica que há uma inédita combinação de fatores sociais, até então inexistentes, que vem exigindo das empresas uma busca por mudanças cada vez mais profundas nos modelos de gestão e de negócios.

Por exemplo, as inovações tecnológicas, não mais suportes às companhias, mas a essência delas. O aumento exponencial da competição entre organizações que, embora diferentes, competem pelos mesmos públicos. Uma nova expectativa dos trabalhadores que buscam assumir mais responsabilidades e aprender com o trabalho. E as recessões econômicas globais potencializadas pela complexidade de uma pandemia.

“Com isso, as incertezas e os riscos assumiram proporções nunca imaginadas por qualquer líder empresarial. Assim, apenas ‘melhorar’ as empresas já não basta. É preciso fazer mudanças profundas. Mesmo as líderes de mercado e de qualidade já perceberam que devem se transformar totalmente. Do contrário, não vão conseguir competir”, acredita Ferro.

Segundo ele, exemplo claro desse fenômeno são companhias do setor automotivo, como Toyota e Tesla, que já demonstram não ser mais suficiente “apenas” produzir e vender veículos. Estão se transformando em fornecedoras de soluções de mobilidade, o que é diferente.

O professor Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil, explica que, nesse contexto, há três tipos possíveis de turnaround. O primeiro é o “reativo”, que ocorre em organizações com graves problemas financeiros e que precisam sofrer viradas radicais para tentar sobreviver.

O segundo é o “turnaround corretivo”, quando a empresa percebe que está começando a declinar no mercado e que sofrerá consequências sérias caso não mude os rumos dos negócios.

E o terceiro é o “turnaround proativo”, o mais indicado, segundo Picchi, ao contexto atual. São companhias que, mesmo com excelentes desempenhos, fazem turnaround para se reinventar. Mudam radicalmente os processos, produtos, serviços, modelos de gestão e de relacionamentos com mercados e clientes para se tornarem melhores do que já são.

“Assim, elas conquistam novos e mais elevados patamares. Passam à frente de competidores e garantem vantagens competitivas, não só no presente, mas também para o futuro”, resumiu Picchi.

Nesse contexto, o professor José Roberto Ferro explica que há três bases fundamentais para se buscar um lean turnaround numa organização.

Intensificar o foco na agregação de valor aos clientes. Aumentar a capacidade de todos em revelar e resolver problemas. E potencializar a geração de experiências e de aprendizados.

“Ou seja, fazer com que todos na empresa experimentem diariamente novas soluções para os problemas e disseminem isso”.

Para o médico Carlos Frederico Pinto, CEO do IOV, essa transformação só ocorre se partir das lideranças, o que exige também mudanças profundas de mentalidade.

“Os líderes precisam abandonar o chamado ‘comando e controle’ e devem agir de outra forma. Precisam aprender a ir ao local onde ocorre o trabalho para, diferente de dar ordens e controlar, fazer perguntas e entender, de fato, o que acontece. E apoiar, de verdade, os liderados para que eles investiguem as falhas, encontrem as causas raízes e resolvam os problemas”, resumiu.

Os quatro especialistas concordam que a essência do lean turnaround é melhorar os processos todos os dias, com o foco principal na melhoria dos processos, visando fortalecer o que agrega valor aos clientes e eliminando o que não agrega, ou seja, os desperdícios.

“A essência do lean turnaround, para conseguir dar a ‘grande virada’, é estar o tempo todo se desafiando, questionando, experimentando e aprendendo, todos os dias”, resumiu o professor Ferro.

Website: http://www.lean.org.br

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Daycoval conquista Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar

O Prêmio Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar é concedido somente a 150 companhias, sendo 45 delas de grande porte, como é o caso do Daycoval. Esse reconhecimento reflete o compromisso do grupo em promover um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Publicado

em

por

São Paulo 8/11/2024 – Uma das características do Daycoval é que mesmo com o seu crescimento ao longo dos anos, ele tem se proposto a valorizar os talentos que surgem internamente

O Prêmio Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar é concedido somente a 150 companhias, sendo 45 delas de grande porte, como é o caso do Daycoval. Esse reconhecimento reflete o compromisso do grupo em promover um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

O Grupo Daycoval foi reconhecido na 34ª posição no Prêmio Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar, destacando-se entre as 422 empresas participantes. O título é concedido somente a 150 companhias, sendo 45 delas de grande porte, como é o caso do Daycoval. Esse reconhecimento reflete o compromisso do grupo em promover um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

O prêmio reconhece as empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas e com ambientes de trabalho mais saudáveis para os colaboradores. A iniciativa é promovida pela FIA Business School, em parceria com o Estadão.

O Daycoval oferece uma série de projetos e benefícios voltados ao bem-estar de seus colaboradores, como ginástica laboral, massagens, aulas de dança, clube do livro, além de eventos e grupos de integração que já se tornaram tradição na empresa, abrangendo modalidades esportivas e culturais. De acordo com a diretora de Recursos Humanos do Banco Daycoval, Carla Zeitune, o prêmio dá visibilidade às iniciativas que são parte do dia do grupo, que há anos investe na qualidade do ambiente de trabalho e também na valorização dos talentos.

“Uma das características do Daycoval é que mesmo com o seu crescimento ao longo dos anos, ele tem se proposto a valorizar os talentos que surgem internamente. E isso foi reforçado com o recém-lançado programa de trainee do Daycoval, que investe na formação completa dos selecionados pelo programa”, explica Zeitune.

Para a diretora de RH, a qualidade do ambiente de trabalho na empresa é a somatória de diferentes fatores, entre eles, a liberdade dada aos colaboradores para propor novos movimentos de integração e como o banco os adota e incentiva.

Entre esses eventos, destaca-se Orquestra Daycoval Musicantes, um grupo de funcionários composto por músicos, bailarinas e coral, que há alguns anos faz parte das celebrações de final de ano do banco. O grupo se apresenta em dezembro, trazendo também uma encenação natalina que já virou tradição.

Outro exemplo é a Liga Daycoval de Futebol, que promove jogos de futebol masculino e feminino entre os colaboradores. A competição acontece anualmente nos meses de abril, maio e junho, e reúne times que se encontram semanalmente aos domingos neste período para competir pelo título da liga.

Essas iniciativas ilustram como o Daycoval valoriza a inclusão e a diversidade, incentivando projetos que surgem a partir das ideias de seus próprios colaboradores. A Liga de Futebol, por exemplo, começou como uma ideia de integração de equipes e rapidamente cresceu, tornando-se um evento aguardado por todos. No início, haviam apenas equipes masculinas, mas com o tempo as mulheres se interessaram em montar equipes e hoje estão integradas ao evento.

Além disso, o grupo se destaca por seu programa de inclusão de pessoas com deficiência, como é o caso da iniciativa Dando Asas, que visa a contratação de pessoas com deficiências intelectuais para integrar o time do Daycoval, contribuindo em diversas áreas do banco.

Essas ações refletem o ambiente de trabalho acolhedor e inovador que faz do Daycoval um dos lugares mais incríveis para trabalhar, reconhecido por suas práticas inclusivas e pelo incentivo constante ao bem-estar e à criatividade dos seus colaboradores

O Daycoval é uma instituição financeira com 55 anos de experiência, especializada nos segmentos de crédito e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com foco na diversificação dos negócios, em 2023, o Daycoval recebeu autorização do Banco Central para criar a Daycoval Corretora Valores. A corretora surge com a ideia de completar a gama de serviços do banco, que busca atender aos clientes no formato full service, com todos os serviços em um só lugar.

Com sede em São Paulo (capital), o grupo Daycoval possui 3.692 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Website: http://www.daycoval.com.br

Continuar Lendo

Notícias

Manpower e Boticário abrem 74 posições de estoquista

Manpower em parceria com empresa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, abre 74 posições temporárias para o cargo de estoquista. As oportunidades são para todo o Brasil e os profissionais interessados precisam ter Ensino Médio completo e disponibilidade de horário.

Publicado

em

por

Brasil 8/11/2024 –

Manpower em parceria com empresa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, abre 74 posições temporárias para o cargo de estoquista. As oportunidades são para todo o Brasil e os profissionais interessados precisam ter Ensino Médio completo e disponibilidade de horário.

O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o território nacional, está apoiando o Grupo Boticário, empresa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com o recrutamento de 74 vagas temporárias para o cargo de estoquista.

A empresa busca por pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho. As oportunidades são abertas para todos os públicos que desejam se candidatar a essas oportunidades de emprego.

As oportunidades são para as cidades de Aracajú, Belém, Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Salvador, Teresina, Curitiba, Ipatinga, Porto Alegre, Blumenau, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Osasco, Diadema, Vila Velha, Belo Horizonte, Maringá ou Londrina.

Para serem elegíveis, os trabalhadores precisam ter Ensino Médio completo, disponibilidade de horário, disponibilidade para atuar de forma temporária por até 30 dias e será um grande diferencial possuir experiência com estoque, reposição ou outras atividades relacionadas à logística.

Entre os benefícios oferecidos aos colaboradores estão vale transporte, vale refeição e seguro de vida.

Os profissionais interessados podem conferir outras informações e fazer um cadastro por meio do link: https://forms.office.com/r/jN0Hg2vesy.

Para mais informações sobre as oportunidades: https://bit.ly/4f0F1ap.

Para acessar outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.

Website: https://vagas.manpowergroup.com.br/Brasil

Continuar Lendo

Notícias

Abertas inscrições para Bolsas de Estudo IDOR

O IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – anuncia a concessão de bolsas de estudo para os cursos de graduação em Enfermagem, Psicologia e Tecnologia em Radiologia.

Publicado

em

por

Rio de Janeiro – RJ 8/11/2024 – As bolsas de estudo do IDOR podem ser uma grande ajuda para os estudantes, pois permitem que eles prossigam os estudos e se formem profissionalmente

O IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – anuncia a concessão de bolsas de estudo para os cursos de graduação em Enfermagem, Psicologia e Tecnologia em Radiologia.

O IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – está com inscrições abertas para concessão de bolsas de estudo para os cursos de graduação em Enfermagem, Psicologia e Tecnologia em Radiologia, no Rio de Janeiro, com início no primeiro semestre de 2025. As inscrições estão abertas.

Serão destinadas bolsas para os candidatos que obtiverem os melhores desempenhos na classificação geral do processo seletivo do IDOR.

Cursos:
Enfermagem: 3 bolsas

Psicologia: 3 bolsas

Tecnologia em Radiologia: 3 bolsas

Percentuais de Desconto:
100% para o 1º lugar no curso

80% para o 2º lugar no curso

70% para o 3º lugar no curso

2) Bolsas por Desempenho no ENEM

Os candidatos dessa modalidade estarão isentos de realizar o processo seletivo tradicional do IDOR e deverão solicitar a bolsa diretamente no site da instituição, apresentando o comprovante de sua pontuação no ENEM.

Curso de Enfermagem (Bacharelado) e Psicologia (Bacharelado): bolsas para candidatos que obtiverem a pontuação acima de 700 pontos no ENEM.

Percentuais de Desconto:

100% para pontuação acima de 740
50% para pontuação entre 700 e 739

3) Bolsas por Transferência

A concessão de bolsas para alunos transferidos de cursos de graduação será realizada com base nos seguintes critérios:

a) Apresentação do último resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): O candidato deverá apresentar a pontuação obtida no ENEM mais recente como parte da documentação exigida no processo de transferência.

b) Histórico Escolar: O candidato deverá apresentar o histórico escolar do curso de graduação em que está matriculado, contendo a relação das disciplinas cursadas, as notas obtidas e a carga horária de cada uma. Para ser considerado apto à concessão da bolsa, o candidato deve ter uma média geral acima de 8,0 e não possuir nenhuma reprovação em seu histórico acadêmico até o momento da solicitação de transferência.

Prazos:

Período de Inscrições: já abertas e vão até 22/01/2025
Divulgação dos Resultados: 31/01/2025, via e-mail.
Assinatura do Termo de Concessão de Bolsa: 05/02/2025
Matrícula para Bolsistas Deferidos: 07/02/2025

Inscrições:
https://encurtador.com.br/HSfhZ

Website: https://encurtador.com.br/HSfhZ

Continuar Lendo

Em Alta

...