Notícias

Investidores buscam em fintechs garantias reais

Fintechs que têm o mercado imobiliário como uma das pontas do P2P conseguem oferecer garantias reais de retorno aos seus investidores

Publicado

em

Ribeirão Preto-SP 30/3/2021 – As pessoas querem ter a certeza de que terão retorno sobre o que foi investido, por isso, os imóveis são patrimônios dados como garantia nessa modalidade.

Fintechs que têm o mercado imobiliário como uma das pontas do P2P conseguem oferecer garantias reais de retorno aos seus investidores

Quando a taxa Selic esteve em 2%, investidores preferiram apostar em renda variável em busca de maiores retornos. Neste contexto, a Bolsa de Valores do Brasil ganhou 900 mil novos cadastros de pessoas físicas, entre março e julho do ano passado.

De acordo com corretoras, gestores e a própria Bolsa, a principal motivação foi mesmo a queda na taxa básica de juros, somada com o fato de uma alteração no perfil do investidor: cada vez mais jovem, com objetivos de longo prazo e incentivado por redes sociais e influenciadores digitais.

Entretanto, com o reajuste da taxa para 2,75% na primeira quinzena de março, o radar se voltou novamente para os investimentos de renda fixa.

Mais garantia em tempos de incerteza

De acordo com Elysio Xavier, CEO da Matchmoney, a fintech tem percebido que em períodos de incerteza no cenário global de pandemia, os investidores estão privilegiando mais a garantia do que um retorno muito alto sobre os seus investimentos.

“As pessoas querem ter a certeza de que terão retorno sobre o que foi investido ou ao menos que não terão perdas financeiras, mesmo que em médio e longo prazo, procurando alguma garantia real”, comenta o executivo.

O modelo de captação de recursos P2P (Peer to Peer) é um dos diferenciais de algumas fintechs. É um tipo de empréstimo entre pares, que une duas pontas com interesses diferentes.

Uma empresa de confecção, por exemplo, que precisa de um empréstimo para comprar novas máquinas de costura, pode captar recursos com uma fintech, em que qualquer pessoa, física ou jurídica, pode aplicar em uma empresa, avaliando seus riscos e tomando os seus cuidados necessários. 

Com isso, o investidor consegue juros mais justos pelo seu dinheiro e quem capta esse valor para os seus projetos, consegue valores mais baixos em relação ao que vai conseguir nas instituições financeiras tradicionais.

Se a empresa de confecção se tornar inadimplente, entretanto, o investidor perde rendimentos, podendo até mesmo perder todo o seu investimento. Apesar do P2P ser uma revolução no mercado financeiro, é um mercado muito novo no Brasil e não é garantia total de retorno.

“Não é má conduta na análise de crédito dessas empresas pelas fintechs, que fazem suas análises com grandes especialistas. A questão é diferente: não existe um órgão que regulamenta essas fintechs de maneira a informá-las se a mesma empresa está captando em várias instituições”, comenta Elysio.

Imóveis como garantia real

No Brasil, culturalmente, os imóveis são patrimônios dados como garantia. Tanto é que as grandes fortunas estão baseadas em dezenas ou centenas de imóveis espalhados em nomes de pessoas físicas ou de suas empresas.

Neste sentido, fintechs que têm o mercado imobiliário como uma das pontas do P2P conseguem oferecer garantias reais de retorno aos investidores, uma vez que mesmo que a construtora ou incorporadora se torne inadimplente, seus imóveis são dados como abonação.

“Para as pessoas que investem no segmento imobiliário pela Matchmoney, disponibilizamos o endereço e os números de matrícula e todos os dados necessários dos imóveis que estão garantindo a operação, tranquilizando ainda mais os investidores”, explica Elysio, que comenta que toda empresa que pegar dinheiro emprestado em sua plataforma, deixará como garantia recebíveis imobiliários de um imóvel construído: “esse imóvel deverá já ter sido entregue, avaliado em pelo menos no dobro do valor que estará captando”.

Enfim, a taxa Selic em 2,75% ampliou as possibilidades para as pessoas que têm interesse em diversificar a sua carteira de investimento, podendo apostar tanto em renda fixa como variável.

Como sempre, a dica é fazer uma carteira diversificada de investimentos, mesclando aplicações conservadoras, moderadas e mais arriscadas, além de se fazer sempre uma avaliação desses riscos e se resguardar juridicamente com todos os cuidados necessários.

Website: https://matchmoney.com.br/

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile