ISO 9001: oito benefícios para a melhoria nas empresas
Alcançar o padrão ISO 9001 não significa estabelecer um conjunto de procedimentos complicados e difíceis de gerenciar. O objetivo é fornecer um sistema de gestão viável adequado para a organização
Publicado
4 anos ago
em
por
Campinas, SP 27/1/2021 – Diferencial competitivo, padronização de processos e garantia da qualidade na produção e oferta de produtos e serviços. Quais os reais impactos da ISO 9001?
Alcançar o padrão ISO 9001 não significa estabelecer um conjunto de procedimentos complicados e difíceis de gerenciar. O objetivo é fornecer um sistema de gestão viável adequado para a organização
A introdução de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 normalmente dá a uma organização mais ordem e estrutura, o que geralmente é benéfico para a qualidade de seus produtos e serviços.
Mas por que considerar um sistema de gestão de qualidade certificado ISO 9001
Organizações muitas vezes são forçadas ou se sentem obrigadas a implementar um sistema de gestão da qualidade certificado pela ISO 9001. Cada vez mais clientes exigem que os fornecedores trabalhem de acordo com a norma ISO 9001.
Por outro lado, cada vez mais organizações criam um sistema de gestão certificado pela ISO 9001 por iniciativa própria. Essas organizações querem se profissionalizar e tornar a qualidade dos produtos e serviços mais clara, mensurável e controlável para se diferenciarem de outros fornecedores.
Em ambos os casos a introdução da estrutura de qualidade normalmente dá a uma organização mais ordem e estrutura, o que geralmente é benéfico para a qualidade dos produtos e serviços.
Para esclarecer as premissas e benefícios diretos proporcionados pela ISO 9001, a FM2S empresa focada na difusão das metodologias e certificações de qualidade e gestão empresarial pontua que:
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) adequado propicia a boa aplicação e alinhamento a ISO 9001, pois:
Acompanha a satisfação dos clientes; Identifica os riscos de cada processo; Compreende o contexto da empresa; Obtém uma visão holística da organização através da junção das atividades; Mede e avalia os resultados de desempenho dos processos; Garante a melhoria contínua.
Mas, então, com tudo isso definido quais são os ganhos diretos para a empresa?
Os ganhos de uma empresa que se adequa às diretrizes da norma e obtém o certificado, abrangem benefícios ligados a diferenciais competitivos, maior visão e controle de marketshare e, claro, a melhoria da imagem da marca entre os clientes e consumidores da categoria, bem como fornecedores, parceiros e colaboradores.
E tais ganhos são delineados em oito principais benefícios:
1- Cria-se uma prova objetiva de que a organização dá grande importância à qualidade. Este compromisso aumenta a confiança na organização. 2- Maior eficiência operacional. As organizações que consideram o gerenciamento da qualidade parte integrante das operações de negócios geralmente alcançam maior eficiência operacional do que aquelas que não o fazem. 3- Aumenta a qualidade dos serviços e conscientiza a equipe. 4- Garante processos claros e estruturas (de comunicação), tarefas e responsabilidades em toda a organização. 5- Problemas são identificados em tempo hábil, o que significa uma tomada de medidas rápidas para evitar os mesmos erros no futuro. 6- Propaga-se a visão de que a satisfação do cliente está no centro do negócio. 7- Dá à empresa uma imagem positiva, elevando-o ao nível dos concorrentes ou talvez até um nível mais alto. 8- Aumenta as oportunidades de novos negócios e penetração em mercados mais exigentes e competitivos.
Com todos os produtos e serviços dispostos sob a ótica do compliance a norma o possibilita uma maior previsibilidade das atividades e, por consequência, o próprio lucro.