Conecte-se conosco

Notícias

Janeiro Branco pede atenção para o aumento do consumo de álcool

Publicado

em

Mês foi escolhido pela OMS para alertar para a saúde mental.

 

No mês escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a atenção para a saúde mental e prevenir as patologias, um dos principais alertas do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) é para a relação entre o uso do álcool e problemas emocionais. Segundo a entidade, o Janeiro Branco pretende chamar a atenção para o tema, principalmente no período de confinamento em decorrência da convid-19, que se estende desde março do ano passado até os dias atuais, e que vem mostrando o aumento no consumo de álcool, além do fato de que a pandemia tem desencadeado transtornos mentais ou agravamento dos existentes.

Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada em parceria com as universidades Federal de Minas Gerais e Estadual de Campinas, no período de 24 de abril a 8 de maio de 2020, indicou que o aumento do estado depressivo pode estar relacionado ao aumento do consumo de álcool relatado durante a pandemia: 18% dos entrevistados – 18,4% entre homens e 17,7% entre mulheres – afirmaram estar ingerindo mais bebidas alcoólicas nesse período.

O maior aumento, de 26%, foi registrado na faixa etária de 30 anos a 39 anos de idade, e o menor entre idosos, de 11%. Quanto maior a frequência dos sentimentos de tristeza e depressão, maior o aumento do uso de bebidas alcoólicas, atingindo 24% das pessoas que têm se sentido dessa forma durante a pandemia, indicou a pesquisa.

“Nessa faixa etária existe um depósito muito grande de sonhos, é quando em alguns pontos da vida de cada um, nessa faixa etária, se está com energia sobrando querendo trabalhar, casar, ter filhos, ser ousado para construir metas mais interessantes. Isso tudo foi podado de forma violenta por conta da pandemia. As pessoas tiveram que ficar presas, sem os amigos, suas experiências, adiar sonhos e projetos por conta desse futuro totalmente incerto”, avaliou o médico psiquiatra e presidente do Cisa, Arthur Guerra.

Guerra lembra que apesar de as pessoas terem uma expectativa de que o ano de 2021 viraria uma chave na esperança da normalidade, isso não está ocorrendo, porque os números da covid-19 só aumentam e trazem a ideia de que o ano deve ser tão ou mais difícil do que o anterior, contribuindo para uma piora da saúde mental.

De acordo com Guerra, para entender o conceito de saúde mental, é preciso compreender que o mundo e a humanidade mudaram essa definição. No passado, isso significava a ausência de doença mental, como esquizofrenia, depressão, ansiedade, dependência química, entre outras, então, na ausência de um diagnóstico médico psiquiátrico, o indivíduo era considerado saudável mentalmente.

“Hoje o conceito evoluiu. Nós temos que saúde mental é muito mais um modelo de qualidade de vida no qual você está preocupado não só com o aparecimento da doença mental, mas, principalmente, com a prevenção, com o diagnóstico precoce, com os fatores que levariam a uma doença mental. É muito mais uma postura pró-ativa de não deixar que a doença se instale, porque muitas vezes pode ficar crônica”, explicou.

Guerra reforçou que o mundo antes da pandemia já era competitivo e favorecia o aparecimento de quadros de doença mental, com a oferta de atividades compulsivas, álcool e drogas em excesso – sejam legais ou não -, jogos, falta de exercícios, estímulos para se ter um corpo bonito, cobranças para ser bem sucedido e ganhar muito dinheiro.

“Cada vez mais cedo os jovens tinham essas diretrizes que chamamos de fatores estressores e que favorecem os distúrbios mentais. Durante a pandemia isso se multiplicou, porque manter esses valores foi por água abaixo com o confinamento. As pessoas ficaram muito mais vulneráveis dentro desse contexto de ter menos relações sociais e de não ter uma solução para esses problemas”, disse.

De acordo com o psiquiatra, é extremamente importante ficar alerta ao menor sinal de aumento do consumo de bebida alcoólica nesse período, porque ainda que para muitas pessoas esse consumo possa ser normal, para outras pode se tornar exagerado. “É exagerado quando independente da frequência e da quantidade existe um prejuízo ou para aquela pessoa ou para quem está no entorno dela. Às vezes não é dependência, mas está no caminho para se tornar”, disse o presidente do Cisa.

Por | Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Darrow e Flamengo firmam parceria nos esportes femininos

O objetivo da parceria é promover a saúde e o empoderamento das atletas, através de diversas iniciativas planejadas ao longo do ano

Publicado

em

por

Rio de Janeiro, RJ 16/4/2024 – Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença no apoio e no desenvolvimento das atletas, estabelecendo conexões e impulsionando o esporte feminino

O objetivo da parceria é promover a saúde e o empoderamento das atletas, através de diversas iniciativas planejadas ao longo do ano

A marca de dermocosméticos Darrow Laboratório acaba de firmar uma parceria com os esportes femininos do Clube de Regatas do Flamengo. O objetivo da parceria é promover a saúde e o empoderamento das atletas, além de conscientizar sobre a importância do uso do protetor solar nos esportes ao ar livre, por meio de diversas iniciativas planejadas ao longo do ano.

O foco da união é impulsionar os esportes femininos e seu impacto na sociedade, incentivando as mulheres a se destacarem em suas carreiras esportivas e buscando a igualdade de oportunidades. Vale ressaltar ainda que Darrow é a primeira marca a patrocinar, como um todo, os esportes femininos do Flamengo.

“Estamos muito felizes com esta parceria pioneira com a Darrow. Este patrocínio vai proporcionar um maior apoio para todas as nossas atletas, que competem no futebol e nos vários esportes olímpicos do Flamengo. Com certeza essa parceria com uma marca de dermocosméticos tão importante vai ajudar muito na nossa busca pela excelência nos esportes femininos,” disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo.

Atualmente, o Rubro-Negro conta com cerca de 500 atletas distribuídas em oito modalidades. O Flamengo se destaca como potência esportiva: as ginastas Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flavia Saraiva e Lorraine Oliveira, além da judoca Rafaela Silva, estão de malas prontas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que irão ocorrer nos próximos meses.

Além delas, atletas como Crivelari, Giovanna Santos, Gabi Assis, entre outras, levam o nome dos esportes femininos do clube em competições locais e internacionais.

Flavianne Baptista, Diretora de Marketing dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil, empresa que detém a marca Darrow Laboratório, ressalta a importância de apoiar e fomentar os esportes femininos. “Estamos entusiasmados com esta parceria inovadora entre a Darrow e os esportes femininos do Flamengo, que tem tudo a ver com o propósito da marca. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença no apoio e no desenvolvimento das atletas, estabelecendo conexões e impulsionando o esporte feminino em nosso país”, destaca.

Conscientização sobre a saúde da pele

Para além do patrocínio, essa parceria visa promover a importância do cuidado com a pele durante os treinos e nas competições. Para isso, serão realizadas iniciativas para incentivar o uso de protetor solar em modalidades praticadas ao ar livre, como esportes aquáticos e futebol, garantindo que as atletas possam desfrutar de seus momentos de treinos e competições com segurança e saúde.

A parceria irá contribuir não apenas para o desempenho esportivo, mas também para a saúde e o bem-estar das mulheres no esporte.

Website: https://www.pierre-fabre.com/pt-br

Continuar Lendo

Notícias

Governo anuncia leilões de 16 terminais portuários, com investimento bilionário

O governo espera leiloar dezenas de áreas em portos pelo País, atingindo investimento bilionário. Ao mesmo tempo em que se pretende integrar os países da costa sul-americana, trazendo desenvolvimento e empregos

Publicado

em

por

SP 15/4/2024 – O governo quer descentralizar o investimento no setor portuário para diferentes regiões do país para integrar os países da costa sul-americana

O governo espera leiloar dezenas de áreas em portos pelo País, atingindo investimento bilionário. Ao mesmo tempo em que se pretende integrar os países da costa sul-americana, trazendo desenvolvimento e empregos

O governo espera leiloar 35 áreas em portos pelo País, com valor total de R$ 14,5 bilhões em investimentos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pretende, em 2024, leiloar 16 empreendimentos portuários. Para o ano que vem, a estimativa é que 11 ativos serão levados à concessão.

O anúncio dos lotes foi feito pelo ministro nesta quarta-feira, 6, na B3, em São Paulo. Desde o início do ano, ele tem feito um roadshow junto a investidores estrangeiros e nacionais com um cardápio de concessões portuárias até 2026. O objetivo é que a primeira rodada de leilões comece em abril, com uma lista que inclui o Porto de Recife (PE), seu Estado natal.

Para este ano, a expectativa é de se alcançar a marca de R$ 10,6 bilhões em investimentos privados no setor, já excluindo o Porto de Santos, pois este foi retirado da pauta de privatização. Ainda assim, a expectativa é de se chegar a 230 portos do país, sendo 22 delegados a Estados.

Para o economista Felipe Bernardi Capistrano Diniz, o governo quer descentralizar o investimento no setor para diferentes regiões do país. Diz ele, “haverá, por exemplo, ofertas para o Amapá, no Porto de Santana – estratégico para o governo no âmbito da agenda de integração sul-americana. O projeto é fazer com que o terminal abasteça os países da costa setentrional: Guianas Francesa e Inglesa, além do Suriname.”

No ano que vem, o cardápio inclui a concessão dos canais de acesso aos portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC), uma operação que é inédita no País. A concessão do acesso ao porto paranaense foi liberada pela Antaq no ano passado, e a do terminal catarinense deverá entrar em audiência pública nos próximos meses.

Nesta modalidade de concessão, a empresa que vencer o leilão será responsável pela ampliação, manutenção e exploração dos canais, o que representa investimentos de R$ 3,8 bilhões.

Continuar Lendo

Notícias

Em abril, Pernambuco receberá cinco unidades da Lojas Avenida

Com essas novas aberturas, serão seis unidades no estado, com destaque para a inauguração da primeira loja na capital, Recife

Publicado

em

por

São Paulo 15/4/2024 –

Com essas novas aberturas, serão seis unidades no estado, com destaque para a inauguração da primeira loja na capital, Recife

Após receber a primeira unidade em fevereiro, na cidade de Petrolina, o estado de Pernambuco ganhará outras cinco Lojas Avenida neste mês, sendo uma no Recife e as demais em Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Camaragibe.

As duas primeiras inaugurações serão no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, em 17 de abril. Na capital pernambucana, a Lojas Avenida ficará na avenida Conde da Boa Vista, 187, Boa Vista, enquanto em Jaboatão, a nova unidade será instalada na praça Severina Rita Coelho, 63, Cavaleiro.

As outras aberturas serão realizadas nos dias 25 (São Lourenço da Mata e Abreu e Lima) e 30 de abril (Camaragibe). Em São Lourenço da Mata, ela estará na avenida Dr. Luiz Correia de Araújo, 16, Centro. Já em Abreu e Lima, ficará na rodovia Governador Mário Covas, 2.190, Alto São Miguel. Por fim, em Camaragibe, o endereço da unidade é avenida Dr. Belmino Correia, 1.816, Bairro Novo do Carmelo.

Com estas inaugurações, Pernambuco terá um total de seis unidades em seis cidades. A expansão da Lojas Avenida tem como um de seus objetivos gerar empregos diretos e indiretos, o que demonstra a confiança da rede no potencial econômico e na demanda do mercado pernambucano. Paralelamente, contribui para o crescimento econômico destas regiões onde está se instalando.

A Lojas Avenida está presente em 14 estados com mais de 160 unidades. Além disso, possui planos que incluem mais de 40 inaugurações até o final deste ano, inclusive em outras regiões do país. A expectativa é ultrapassar a marca de 200 unidades em todo o Brasil.

Além das cinco inaugurações em abril, a Lojas Avenida abriu outras sete entre fevereiro e março, nas cidades de Petrolina (PE), Salvador, Juazeiro e Lauro de Freitas (BA), Rolim de Moura (RO), Brasiléia (AC) e Grajaú (MA). Com estas em Pernambuco, serão 12 inaugurações realizadas pela rede neste ano.

Fundada em 1978 pelo empresário Ailton Caseli, a Lojas Avenida iniciou sua trajetória em um espaço de 50 m². Com o passar do tempo, ela se consolidou como uma das referências do varejo de moda no Brasil. Atualmente, conta com mais de 160 lojas e mais de 3.000 colaboradores.

A Lojas Avenida oferece opções de vestuários masculino, feminino e infantil, além de produtos para o lar e calçados, especialmente para as classes C e D, com intuito de suprir uma necessidade do mercado.

Serviço:

Inaugurações Lojas Avenida – Abril de 2024

Recife

Data: 17 de abril (quarta-feira)

Endereço: avenida Conde da Boa Vista, 187, Boa Vista

Jaboatão dos Guararapes

Data: 17 de abril (quarta-feira)

Endereço: praça Severina Rita Coelho, 63, Cavaleiro

São Lourenço da Mata

Data: 25 de abril (quinta-feira)

Endereço: avenida Dr. Luiz Correia de Araújo, 16, Centro

Abreu e Lima

Data: 25 de abril (quinta-feira)

Endereço: rodovia Governador Mário Covas, 2.190, Alto São Miguel

Camaragibe

Data: 30 de abril (terça-feira)

Endereço: avenida Dr. Belmino Correia, 1.816, Bairro Novo do Carmelo

Website: http://www.avenida.com.br 

Continuar Lendo

Em Alta

...