Melanoma cutâneo: a forma mais agressiva e potencialmente mortal de câncer de pele que merece a atenção das pessoas
Livro mostra a importância do diagnóstico precoce e de medidas preventivas simples no combate a um dos tipos de câncer mais agressivos e letais.
Publicado
4 anos ago
em
por
Rio de Janeiro, RJ 12/2/2021 – Os dois fatores que mais contribuem para o surgimento do câncer de pele: a predisposição genética e a radiação solar.
Livro mostra a importância do diagnóstico precoce e de medidas preventivas simples no combate a um dos tipos de câncer mais agressivos e letais.
Em um país ensolarado e de clima tropical como o Brasil, não chega a surpreender o fato de que o câncer de pele seja o tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos no país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em geral, as lesões são de fácil diagnóstico e possuem índices de cura superiores a 95% quando tratados precoce e corretamente.
No entanto, de acordo com estudos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o melanoma, que representa apenas cerca de 4% dos tumores de pele, é considerado o tumor cutâneo de maior importância, pois representa mais de 79% das mortes por câncer de pele devido à alta incidência e mortalidade, sendo Santa Catarina o estado brasileiro com maior número de casos desse tumor.
Independentemente da forma de câncer de pele, o fundamental é sempre a prevenção. Dessa forma, os médicos e especialistas em cirurgia oncológica, Renato Santos de Oliveira e Daniel Arcushin de Oliveira, autores da obra: “Melanoma cutâneo: conhecer para melhor combater”, conseguiram explicar de forma didática sobre o que é melanoma cutâneo, sem deixar de aprofundar questões científicas, possibilitando uma excelente compreensão dessa ameaça que vem crescendo nos últimos anos. Segundo o Dr. Renato Santos de Oliveira: “os dois fatores que mais contribuem para o surgimento do câncer de pele: a predisposição genética e a radiação solar.”
Em linguagem acessível ao público leigo, o livro traz informações relevantes sobre a prevenção e necessidade de diagnóstico precoce desse tipo agressivo de câncer. O trabalho foi enriquecido com ilustrações que descrevem, de forma simples, como o tumor se instala nas células da epiderme, e como os remédios usados no combate da lesão atuam. Os desenhos ajudam o leitor a entender o nível de comprometimento das células e a profundidade alcançada pelo tumor, principalmente nas metástases.
A obra destaca que os esforços empregados na Medicina, atualmente, estão voltados para o diagnóstico precoce, com vistas à cura por métodos poucos invasivos como cirurgias simples, além da prevenção, especialmente com o cuidado na exposição ao sol.