Notícias

Minas terá programação temática on-line no Carnaval

Publicado

em

Ouro Preto abriu a exposição on-line “Nosso Carnaval, Nossa história”, com elementos que rememoram a festa, um dos destaques da cidade/Foto Chico Ribeiro

Com proibição de aglomerações e cancelamento das festividades, atrativos e cidades inovam na forma de entreter

O Carnaval 2021 vai ser diferente do que os mineiros – e os pontos de turistas que costumam visitar o estado nesta época – estão acostumados. Nada de folia ou blocos de rua. Autoridades não autorizaram a festa para conter a pandemia de covid-19 e evitar mais contaminações, buscando preservar a saúde ea segurança das pessoas.

Com bom humor e criatividade, entretanto, várias iniciativas no estado buscam oferecer programações temáticas para que seja possível curtir o Carnaval em casa com a família ou ter opções de entretenimento sem causar aglomeração. Os espaços culturais da  Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , por exemplo, estará disponível à visitação durante o Carnaval, mas seguindo todos os procedimentos de segurança recebidos pelo  Minas Consciente .

Circuito Liberdade e museus

Entre os dias 15 e 17/2, equipamentos culturais sob gestão da Secult, além de outros que integram o  Circuito da Liberdade , e espaços que fazem parte do Sistema Estadual de Cultura e Turismo, específicos aplicáveis.

No Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro, o Museu dos Militares Mineiros e o Centro de Arte Popular está funcionando. A exceção é para as galerias de arte da Fundação Clóvis Salgado – complexo cultural do Palácio das Artes, e a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

No interior do estado, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Mariana), o Museu Casa Guignard (Ouro Preto), o Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo) e a Fundação de Arte de Ouro Preto – Faop (Ouro Preto) também funcionarão nos horários já corrigido.

Folia virtual

Para garantir a folia na TV, a Rede Minas exibe, nesta sexta-feira (02/12), às 20h30, um show ao vivo “Carnaval Virtual da Rainha”, com Daniela Mercury. Margareth Menezes, outra grande artista do Carnaval brasileiro, é a convidada de Mercury para uma apresentação.

Integrante do Circuito Liberdade, o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), promove o Carnaviola entre 12 e 16/2. Ao longo de quatro dias, sempre às 15h, sem  canal do Youtube do MM Gerdau , Chico Lobo estará à frente de apresentações musicais com os violeiros organizados Wilson Dias, Bilora, Renato Caetano, Quincas da Viola, além da cantora Déa Trancoso e das apresentações do contador de causos e poeta Tadeu Martins.

Já o Memorial Minas Gerais Vale terá duas programações temáticas. No dia 12/2, às 18h, apresenta o projeto Reflexões sobre o Carnaval em BH, com foco nas ações educativas e nas produções culturais do espaço, com Nancy Mora e Wesley John. A ação será realizada no  perfil do espaço cultural no Instagram . No dia 14/2, às 10h, o projeto “Rainha Que Já Não Tem Coroa: Carnaval e Esquecimento em Belo Horizonte (acessível em libras), uma reflexão sobre a festa momesca na capital mineira”, será aplicada no  perfil do museu no YouTube .

Quem curte músicas históricas de carnaval não pode perder o Sarau Especial do Carnaval do Minas Tênis Clube, que vai acontecer virtualmente na sexta-feira (02/12), a partir das 18h, no  canal do clube no YouTube .

A Casa Fiat de Cultura apresenta, em 21/2, das 11h às 12h30, em uma transmissão ao vivo, o projeto Encontros com Patrimônio sobre Chiquinha Gonzaga – Memória de Eternos Carnavais. As  inscrições são gratuitas .

Interior

Tiradentes, na região Central de Minas Gerais, promove o concurso on-line de marchinhas de carnaval, que estão disponíveis para votação na página oficial  da prefeitura no Facebook.

Além disso, uma prefeitura, uma Associação Empresarial e a associação dos blocos do Carnaval do município criaram o Circuito Gastronômico de Carnaval: 34 restaurantes locais elaboraram pratos para homenagear os blocos carnavalescos.

Em Diamantina, clássico destino dos foliões em Minas Gerais, uma festa on-line recebe o nome de “Alegria em Casa” e vai de sexta (2/12) a um domingo (2/14). A transmissão acontece pelo canal  “Viva Diamantina”,  no YouTube; e pela página de mesmo nome  no Facebook ; às 19h, na sexta-feira e no sábado, e às 16h, no domingo. A organização é da Prefeitura Municipal de Diamantina.

Em Ouro Preto, a folia também será virtual. Na quarta-feira (02/10), foi aberta a exposição on-line “Nosso Carnaval, Nossa história”, com elementos que rememoram a festa, um dos destaques da cidade.

Na programação, disponível nas redes sociais oficiais e no  canal no YouTube da prefeitura , há, além da exposição, o concurso virtual de samba enredo “Beleza Pura”, o resgate do carnaval tradicional de Ouro Preto por meio de registros dos blocos carnavalescos, e um roteiro gastronômico com participação dos restaurantes locais. A programação pode ser acessada  neste link .

No município de Entre Rios de Minas, uma prefeitura realiza o concurso de Marchinhas de Carnaval com o objetivo de resgatar e divulgar uma tradição e incentivar a criatividade dos compositores populares. O evento será virtual, com publicação e divulgação dos vídeos  neste link .

Patrocínio também tem inscrições abertas até o dia 16/2 para o 1º Concurso de Marchinhas para o Carnaval Virtual, realizado pela Fundação Casa da Cultura da cidade. Para participar é necessário gravar um vídeo autoral com a música que vai concorrer ao prêmio.

Outra cidade que incentiva a realização de um Carnaval on-line é Presidente Bernardes. Fazem parte da programação ao vivo “Grito de Carnaval”, no dia 14/2, às 17h, transmitida pela página oficial da  prefeitura municipal no Facebook , e o concurso virtual de fotos “O Carnaval que marcou Época pra você”.

Belo Horizonte

A capital mineira também será palco de eventos transmitidos pela internet. O ritmo baiano fica por conta do bloco “Baianeiros” que faz um show com  transmissão ao vivo , às 14h do domingo.

Outras opções são a websérie de Carnaval do grupo Maria Cutia e do Diversão em Cena, que disponibilizam, até dia 23/2, os capítulos no  perfil do Instagram  e no canal do  YouTube da Arcelor Mittal .

 

Por | Agência Minas

Em Alta

Sair da versão mobile