Conecte-se conosco

Notícias

Mind Skills: as habilidades mentais que são a chave para uma vida produtiva

Método traz dicas sobre multitarefa e força de vontade e potencializa a produtividade de forma efetiva

Publicado

em

11/1/2021 –

Método traz dicas sobre multitarefa e força de vontade e potencializa a produtividade de forma efetiva

Atualmente a grande maioria dos profissionais está continuamente com a sensação de que o tempo que tem disponível não é o bastante para dar conta de todas as demandas que precisa, e, por isso, certamente ser mais produtivo pode ser o diferencial necessário para potencializar resultados e ainda ter mais qualidade de vida.

Não é de hoje que se fala na importância de saber gerenciar o tempo para ser um profissional de sucesso, mas há muito tempo as técnicas de gerenciamento de tempo tradicionais se mostram ineficazes para lidar com a avalanche de atividades que são necessárias de serem cumpridas diariamente.

Por isso a ciência tem mostrado que, mais que conhecer as soft skills de gerenciamento do tempo, é preciso desenvolver as Mind Skills que são importantes para melhorar a produtividade.

Mind Skills é o método criado pela professora de MBA, Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano e Pós-Graduanda em Neurociências e Comportamento, Gaya Machado que descreve e reúne as habilidades mentais que combinam descobertas de áreas da neurociência e das ciências comportamentais e, especificamente, podem ser aplicadas em nosso dia a dia para potencializar a produtividade.

A especialista, que presta consultoria em algumas das maiores empresas do país explica que um grande equívoco é achar que ao ser multitarefas, pode-se ganhar em tempo e produtividade. “O mundo ao nosso redor foi exigindo cada vez mais de nós e da nossa atenção, que foi ficando cada vez mais fragmentada. Faz parte do senso comum acreditar que fazer várias coisas ao mesmo tempo pode nos tornar mais produtivos, mas o que acontece é que, ao insistir na ideia de ser multitarefa, mudando de uma atividade para outra muito rapidamente, alteramos a química orgânica, estimulando exageradamente o cérebro que, ao invés de nos ajudar a pensar com mais clareza, pode sofrer uma espécie de ‘neblina mental’ ou pensamento bagunçado. O resultado é que, ao invés de ser uma estratégia para resolver os problemas melhor, o multitarefa tende a nos deixar ainda mais confusos”, diz Gaya.

O multitarefa diminui o rendimento cognitivo, gera estresse, ansiedade e insônia. Ele passa a falsa crença de que se pode ser mais produtivo, mas tem um impacto importante no coeficiente intelectual. De acordo com um estudo da University of Califórnia, EUA, estimativas mostram que, ficar alternando entre diferentes tarefas várias vezes ao dia pode resultar em uma perda de produtividade de cerca de 40%, ao realizar muitas dessas trocas em um único dia.

Em “Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, Daniel Goleman chama o hábito de ser multitarefa de ruína da eficiência e explica que cada vez que se troca de uma tarefa para a outra, podem ser necessários de dez a 15 minutos para que o foco total volte a ser recuperado. Em um dia de diversas práticas de multitarefa se estaria, ao invés de ser mais produtivo, desperdiçando a capacidade de concentração e, claro, muito tempo.

Outro grande desafio para a produtividade é a força de vontade que, ao contrário do que acredita a grande maioria, não é 100% uma escolha. Gaya explica que o autocontrole é como um músculo que, ao ser usado se cansa, por isso também precisa de repouso. E a força de vontade não se desgasta apenas na hora de escolher entre uma coisa ou outra. “Lidar com o estresse do dia a dia, ter que se adaptar a diferentes situações, resistir aos impulsos, tomar decisões e muitas situações que enfrentamos diariamente, usam nossas reservas de força de vontade e podem nos deixar sem ‘estoque’ para situações nas quais ela seja muito necessária. É por isso que muitas vezes começamos o dia motivados e comprometidos com nossos objetivos e tarefas, mas depois de um dia de pequenos desgastes, imprevistos e distrações, nos vemos sem força de vontade para retomar projetos importantes, ainda que ainda haja tempo disponível na agenda. Por isso que é muito mais que gestão do tempo. É preciso desenvolver as mind skills para direcionar a força de vontade de maneira estratégica para que ela não falte nos momentos mais importantes”, esclarece.

Se por um lado pode parecer desanimador saber que a força de vontade não é escolha, por outro pode ser um alívio e uma estratégia. Um alívio para eliminar a culpa situações nas quais se poderia ter mais autocontrole no passado e por algum motivo se falhou, e uma estratégia porque se pode, através desta consciência, é possível explorar caminhos para aumentar a energia do autocontrole.

Se o profissional quer que o cérebro melhore suas conexões e, consequentemente, seu desempenho em alguma área, é necessário se dedicar a isso. Uma das estratégias comprovadamente bem-sucedidas é o mindfulness ou atenção plena. Trata-se de um estado mental que tem por objetivo trazer o corpo e a mente para o momento presente, evitando reações automáticas. A prática recorrente de mindfulness ajuda a desenvolver habilidades para realizar escolhas conscientes, melhora o foco, o autocontrole e a produtividade. Bastam cinco minutos diários para treinar o cérebro e extrair dele o máximo de potencial.

Quando o profissional entende que ser multitarefa não é um aliado, mas uma armadilha e que a força de vontade é limitada, adquire ferramentas eficazes para fazer escolhas de maneira consciente, de acordo com seus principais objetivos.

Estas habilidades mentais colocadas em prática, dia após dia, utilizadas de maneira estratégica para programar as atividades e direcioná-las da melhor maneira são fundamentais para alcançar a produtividade.

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

BIC lança isqueiros inspirados em séries da Netflix

BIC lança isqueiros personalizados com estampas de séries para conectar fãs as produções

Publicado

em

por

São Paulo 26/12/2024 – Com a nova linha BIC Decor, queremos proporcionar aos fãs uma experiência que permita que expressem sua identidade através das séries que os inspiram

BIC lança isqueiros personalizados com estampas de séries para conectar fãs as produções

A BIC apresenta sua nova linha de isqueiros Decor, criada em parceria com a Netflix, com estampas exclusivas de três séries: Round 6, La Casa de Papel e One Piece. Com o conceito “Chama na Série”, a coleção tem como objetivo aproximar os fãs das produções e oferecer uma forma de expressar suas preferências de maneira personalizada.

O produto estará disponível no tamanho regular, com até 3.000 chamas. A campanha dos isqueiros BIC Decor acontecerá ao longo de 2025, com foco principal no início do ano, atrelado ao lançamento da 2ª temporada de Round 6. O lançamento terá presença nas plataformas Meta, TikTok e YouTube, além de mídia programática e Google Display. Influenciadores e personalidades também participarão para ampliar a campanha.

Estudos recentes refletem a tendência de personalização entre consumidores da Geração Z, com 58% dispostos a investir mais em produtos que expressam sua individualidade, segundo pesquisa da Publya. Além disso, dados do estudo “Eu nas Séries” indicam que 93% dos brasileiros acompanham séries, dos quais 66% se identificam com personagens, e 39% acreditam que essas produções representam sua personalidade. Essa preferência reforça a busca por produtos que traduzam estilo e referências culturais.

Com essa coleção, a BIC e a Netflix buscam celebrar o entretenimento e o lifestyle em produtos que simbolizam as produções, podendo proporcionar uma nova forma das pessoas expressarem sua paixão por personagens e narrativas que os representam.

A seleção das séries reforça essa conexão, trazendo títulos de impacto global. Round 6, por exemplo, detém o título de série mais assistida da Netflix, com mais de 111 milhões de espectadores em seu lançamento. Da mesma forma, La Casa de Papel e One Piece têm legiões de fãs e continuam a expandir seu público, tornando cada isqueiro um item colecionável para quem deseja levar consigo um símbolo das histórias assistidas pelo público.

“Com a nova linha BIC Decor, queremos proporcionar aos fãs uma experiência que vai além do simples uso do produto, permitindo que expressem sua identidade através das séries que os inspiram. Essa coleção reforça nosso compromisso em criar produtos que se conectam com a cultura e as preferências dos consumidores de forma autêntica e acessível”, comenta o diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina, Abner Pizzo.

Website: https://www.mundobic.com.br/

Continuar Lendo

Notícias

Infrações de trânsito podem levar à suspensão da CNH

A suspensão da CNH ocorre por acúmulo de 20 pontos em 12 meses ou infrações graves, como direção alcoolizada, rachas ou excesso de velocidade acima de 50%. O prazo varia de 6 a 24 meses, e a recuperação exige curso de reciclagem. Condutores com EAR seguem limites de 40, 30 ou 20 pontos, dependendo das infrações gravíssimas. Respeitar as regras evita prejuízos e promove a segurança.

Publicado

em

por

Campo Mourão, PR 26/12/2024 – Prevenir a suspensão da CNH depende de conscientização e respeito às normas de trânsito.

A suspensão da CNH ocorre por acúmulo de 20 pontos em 12 meses ou infrações graves, como direção alcoolizada, rachas ou excesso de velocidade acima de 50%. O prazo varia de 6 a 24 meses, e a recuperação exige curso de reciclagem. Condutores com EAR seguem limites de 40, 30 ou 20 pontos, dependendo das infrações gravíssimas. Respeitar as regras evita prejuízos e promove a segurança.

O trânsito brasileiro é regido por regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tem como objetivo garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Entre as penalidades previstas, a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma das mais severas e pode trazer impactos significativos para os condutores.

A suspensão da CNH ocorre quando o motorista comete infrações graves, reincidentes ou acumula 20 pontos no prontuário no período de 12 meses. Essa penalidade também pode ser aplicada de forma direta em casos de infrações consideradas extremamente perigosas, como dirigir sob efeito de álcool (artigo 165 do CTB), participar de rachas (artigo 174) ou ultrapassar em locais proibidos (artigo 203).

Como funciona o processo de suspensão

Quando um condutor atinge o limite de pontos ou comete uma infração que implica suspensão imediata, ele recebe uma notificação do Departamento de Trânsito (Detran) de sua região. O motorista tem o direito de apresentar defesa e recorrer em diferentes instâncias. Caso as tentativas de recurso sejam indeferidas, a suspensão é oficializada, e o motorista deve entregar sua CNH e cumprir o período de penalidade, que pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da gravidade.

Além disso, para reaver a habilitação, o condutor precisa realizar um curso de reciclagem em uma autoescola credenciada e ser aprovado em uma prova teórica, garantindo que ele esteja apto a retomar a direção com responsabilidade.

Regras gerais de pontuação

A pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem possui a observação Exercício de Atividade Remunerada (EAR) segue as mesmas regras gerais aplicáveis ​​a todos os motoristas. No entanto, há algumas especializações relacionadas à responsabilidade dos condutores que exercem atividade remunerada, principalmente em termos de entrega e benefícios. Abaixo é possível conferir como funciona:

Limites de pontos na CNH

40 pontos : se não houver nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses.

30 pontos : se houver uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.

20 pontos : se houver duas ou mais infrações gravíssimas nos últimos 12 meses.

Quais multas suspendem a CNH?

Algumas infrações de trânsito possuem o potencial de resultar na suspensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), independentemente da contagem de pontos ao longo de 12 meses. Tais infrações são categorizadas como gravíssimas, representando sério risco para a segurança viária. Algumas delas incluem:

– Dirigir sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas;

– Recusar-se a realizar o teste do bafômetro;

– Conduzir veículos das categorias C, D e E sem o exame toxicológico obrigatório;

– Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%, em qualquer via;

– Dirigir de maneira ameaçadora para pedestres ou outros veículos na via;

– Participar de corrida ilegal (racha);

– Engajar-se em competições não autorizadas, exibições ou demonstrações de perícia em vias públicas;

– Desrespeitar bloqueios policiais;

– Em caso de acidente, negligenciar sinalização, afastar o perigo, identificar-se, prestar informações ou obedecer às determinações da autoridade.

Essas são apenas algumas das condutas que podem resultar na imediata suspensão da CNH. O período de suspensão pode variar de dois a oito meses, ou de oito a dezoito meses em casos de reincidência. Adicionalmente, o condutor está sujeito a uma multa, cujo valor pode atingir até R$2.934,70, dependendo da gravidade da infração. Para restabelecer o direito de dirigir, o condutor deve cumprir o prazo de suspensão, entregar a CNH ao órgão de trânsito e participar de um curso de reciclagem.

Dirigindo dentro da legalidade

“Prevenir a suspensão da CNH depende de conscientização e respeito às normas de trânsito. O comportamento responsável não apenas evita penalidades, mas também contribui para a segurança de todos nas vias. Em caso de dúvidas ou problemas com infrações, é recomendável buscar orientação profissional para garantir seus direitos como motorista”, informa Devanir Poyer, especialista em trânsito.

Poyer reforça que lutar pela legalidade é fundamental para manter a mobilidade e a cidadania. Afinal, dirigir é mais do que apenas acelerar; é uma jornada marcada por desafios, reviravoltas e a busca incansável pela estrada livre.

Website: https://libertymultas.com.br/

Continuar Lendo

Notícias

Engenharia é destaque na economia do país e na criação de soluções para o futuro

Com diferentes áreas de atuação, a profissão é uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico e crescimento do país

Publicado

em

por

São Paulo 26/12/2024 – A carreira de engenheiro oferece possibilidades ilimitadas, mas exige constante especialização e adaptação às demandas do mercado – Daniel Campos Neto

Com diferentes áreas de atuação, a profissão é uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico e crescimento do país

Comemorado no agitado mês de dezembro, o Dia do Engenheiro é uma homenagem aos profissionais que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Frente a um mundo em constante mudanças, a engenharia desempenha um papel importante em diferentes setores, com uma ampla gama de possibilidades de atuação, indo desde a construção civil, até mesmo o desenvolvimento de softwares de pesquisas e outras muitas soluções para o dia a dia em sociedade. 

Com mais de um milhão de engenheiros registrados no Brasil, a profissão se destaca como uma força propulsora para o desenvolvimento econômico. Segundo a Deloitte, o setor de Engenharia e Construção teve um crescimento significativo em 2024, registrando um aumento de 10% comparado ao ano anterior, reforçando cada vez mais a necessidade de formação contínua desses profissionais, que vão se adaptar ao desenvolvimento de tecnologias e às demandas do mercado em evolução.  

A engenharia frente aos desafios mundiais da atualidade 

Em um cenário de rápidas transformações tecnológicas, sociais e ambientais, os engenheiros também são agentes que podem contribuir para criar soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios do mundo. Como explica a professora e coordenadora do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Roberta Albanez Toreta, “são os profissionais que desenvolvem tecnologias que não só aumentam a eficiência dos processos, mas também promovem a preservação de recursos naturais, a redução de resíduos e a mitigação dos impactos ambientais”.  

Para a especialista, que também atua com pesquisas de tratamento de águas residuárias, a engenharia não apenas resolve problemas, mas antecipa as ações que beneficiam a sociedade como um todo, promovendo um futuro mais sustentável e equilibrado. “Entre essas soluções de urgência para a sociedade, a engenharia química, por exemplo, é essencial para criar processos mais sustentáveis e garantir que os recursos do planeta sejam utilizados de maneira responsável, equilibrando crescimento econômico com preservação ambiental”, ressalta.  

Os engenheiros estão por trás de tecnologias emergentes que impactam profundamente a sociedade, desde a produção de sistemas aeroespaciais até a criação de inteligências artificiais que garantem mais qualidade de vida. No Instituto Mauá de Tecnologia, o Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados (NSEE) está a frente de iniciativas como o desenvolvimento de tecnologia para a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) e projetos na área da saúde, incluindo IA capaz de auxiliar no diagnóstico e tratamento médico.  

“Nosso trabalho vai além do desenvolvimento técnico; buscamos transformar ciência em soluções que realmente fazem a diferença na vida das pessoas e no avanço da sociedade como um todo”, destaca Vanderlei Parro, gerente do NSEE. Essa atuação ressalta a importância de engenheiros na resolução de desafios globais. 

Importância da mão de obra qualificada 

Para seguir com o desenvolvimento da sociedade e atender a alta demanda do setor, a formação de bons profissionais se torna ainda mais urgente. De acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 40% das profissões que mais empregam no Brasil têm escassez de mão de obra qualificada. Na área de construção civil, 28,2% dos empresários apontaram a falta ou alto custo de trabalhadores qualificados como o principal obstáculo do setor, de acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Fundada por dois engenheiros que identificaram uma carência de empresas capazes de fornecer profissionais terceirizados muito bem qualificados para projetos, a EDC Group, consultoria de recrutamento e seleção com mais de 14 anos de expertise, reforça a relevância da mão de obra especializada na construção de soluções para o mercado. Nesse sentido, a empresa destaca a importância de apoiar engenheiros em suas jornadas de crescimento, desenvolvimento e valorização profissional. 

“A carreira de engenheiro oferece possibilidades ilimitadas, mas exige constante especialização e adaptação às demandas do mercado. O profissional que busca inovação e excelência encontra na Engenharia não apenas um campo de atuação, mas um espaço para impactar diretamente os setores produtivos e a sociedade como um todo. Na EDC Group, acreditamos no potencial transformador dos engenheiros e trabalhamos para conectá-los a projetos que valorizem suas competências e contribuam para seu desenvolvimento profissional”, afirma Daniel Campos Neto, CEO da EDC Group. 

Como um destaque feminino no meio, Thainá Rudnick, é engenheira civil e supervisora de contratos da SH (Fôrmas, Andaimes e Escoramentos) empresa brasileira de engenharia. Responsável pelo setor de comercial e prospecção de novos clientes, a profissional acompanha de perto as necessidades do mercado e suas transformações. 

“Temos visto esse desafio de trazer mais pessoas interessadas na área. Contudo, com a alta demanda do mercado, como acontece em todos os ciclos, a gente pode viver mais um novo boom da Engenharia e ter mais profissionais bem colocados no setor. A profissão nos prepara para atuar com um nível técnico e estratégico alto para diferentes áreas, seja em obras, seja no comercial, ou em tantas outras possibilidades”, ressalta. 

Continuar Lendo

Em Alta

...