Conecte-se conosco

Notícias

Oito dicas importantes para não ser vítima de phishing

Cuidado com as armadilhas: os cibercriminosos buscam brechas por meio de links maliciosos, aplicativos falsos, dentre outros. Objetivo é único: roubar dados!

Publicado

em

29/10/2020 –

Cuidado com as armadilhas: os cibercriminosos buscam brechas por meio de links maliciosos, aplicativos falsos, dentre outros. Objetivo é único: roubar dados!

Com a Covid-19 há mais de sete meses obrigando os brasileiros a ficarem isolados em suas casas, muitos criminosos se beneficiam disso para elaborar ciberataques, seja usando nome de grandes marcas ou explorando falhas de segurança em sistemas operacionais e aplicativos. Com isto, a cibersegurança acaba se tornando um assunto em pauta não apenas no mundo corporativo, mas também na vida pessoal das pessoas.

Estudo feito pela PSafe revela que quase 30% dos entrevistados não utilizam quaisquer medidas de segurança contra ataques de phishing, que são golpes executados primariamente por e-mail onde o cibercriminoso tenta obter informações se passando por uma entidade confiável. Ainda, em 2020 foram detectados mais de 47 milhões de golpes de phishing, com uma a cada seis pessoas se tornando vítimas. As consequências são furtos de nomes de usuário, senhas de acesso e detalhes de cartão de crédito.

Neste momento, todos se perguntam como fazer para se proteger. A resposta é bem simples e para colaborar com a prevenção, a Daryus Consultoria preparou oito dicas que ajudarão todos a ficarem atentos quando uma tentativa de invasão acontecer.

• Quem é o remetente?
Ao receber comunicações eletrônicas como, por exemplo, um e-mail, SMS ou mensagem no WhatsApp/Telegram, certifique-se que o remetente é confiável. Se você tiver qualquer dúvida, não clique em links ou abra anexos sem primeiro tentar uma forma alternativa de contato, para validar o remetente. É claro, você pode usar de ferramentas de pesquisa, como o Google, para identificar exemplos de tentativas de golpes online.

• Analise bem o conteúdo recebido
É muito importante pensar antes de fornecer qualquer tipo de dado, especialmente se forem informações pessoais ou detalhes como senhas ou o número e código de segurança do seu cartão de crédito. Lembre-se que instituições sérias não pedem esse tipo de informação por e-mail, WhatsApp ou canais similares. Na dúvida, busque o site oficial e tente entrar em contato. Tenha sempre muito cuidado com links, valide antecipadamente o redirecionamento colocando o cursor do mouse em cima e certifique-se que o site é o oficial da empresa em questão. Fique especialmente atento se o diálogo começar com um tratamento genérico, como “Sr.”, “Sra.”, “Prezado” ou com o número do celular no lugar do nome

• Atenção com os assuntos do momento ou de bem comum
A internet é uma rede de pesca para os cibercriminosos. Anúncios ou manchetes de matérias tendenciosas em redes sociais e sites podem ter sido criadas para induzir a vítima com maior facilidade ao ataque. Procure em ferramentas de buscas sobre o site e os comentários de quem buscou pelo serviço.

• Prefira desconfiar
Desconfiar é a palavra-chave nessas horas, mesmo que a mensagem venha de pessoas conhecidas ou familiares, pois eles podem ter sido vítimas de phishing. Não deixe a emoção tomar conta, use o senso crítico. Busque meios alternativos de contatar essas pessoas e ter a certeza de que eram elas mesmas nas mensagens de conteúdo duvidoso. Vale pecar pelo excesso.

• Autenticação
Nos dias de hoje, é preciso ter uma noção básica de segurança na internet e de como os aplicativos fazem essa gestão. Verifique se o aplicativo fornece duplo fator de autenticação, a maioria das ferramentas como WhatsApp, Facebook e Instagram já permitem adotar essa medida, e é um ponto essencial para evitar que sua conta seja invadida ou clonada. Periodicamente, troque as senhas e faça disso uma rotina. Por fim, remova o seu cadastro de serviços não utilizados e use o “Just Delete Me” como auxílio de exclusão de contas.

• Procedimentos
Sempre tenha uma ferramenta Antivírus Firewall e invista se necessário, mas saiba que existem várias soluções gratuitas que podem te dar um bom nível de proteção básica. A AV-Test e AV Comparatives apresentam dados de testes realizados pelas companhias de segurança e isso pode ajudar a escolher a melhor solução. Lembre-se de manter os navegadores e aplicativos sempre atualizados e, é claro, não deixe de aplicar atualizações e correções no seu sistema operacional. Para acesso mobile, prefira os navegadores que contam com bloqueador de anúncios e, novamente, não esqueça de aplicar as atualizações e correções no seu dispositivo e aplicativos.

• Complementos para navegadores
Complementos para navegadores são uma das formas de melhorar a segurança! Veja algumas opções para navegar mais seguro:

HTTPS Everywhere – Ajuda a forçar os sites a utilizarem protocolo seguro (de HTTP para HTTPS) e impede o acesso às páginas em caso de protocolo inseguro;
Privacy Badger – Evita que rastreadores detectem o modo de navegação e ofereça propagandas baseada em seu uso;
Disconnect – Bloqueador de rastreadores (também bloqueia rastreadores de rede social). Pode ser utilizado como alternativa ou em conjunto ao “Privacy Badger”;
AdGuard – Ferramenta indispensável e poderosa para bloquear anúncios e páginas de phishing;
Malwarebytes Browser Guard – Ferramenta contra páginas de phishing, malware e bloqueador de anúncios. Recomenda-se o seu uso com “AdGuard”;
Netcraft – Identifica páginas de phishing baseado na reputação. A ferramenta possibilita enviar informações colaborativas e ajuda a comunidade a se proteger contra páginas maliciosas;
LastPass – Gerenciador de senhas. Ótimo para acessar as contas pelo cofre, evitando salvar senhas no navegador e digitar em campos de senha.

Mas atenção: Tenha certeza de que está baixando o complemento na página oficial do seu navegador.

• Serviços temporários
Ao criar um e-mail temporário utilize as ferramentas Mohmal e Temp Mail. Atenção: evite o recebimento de dados sensíveis nos e-mails temporários.

“As dicas dificultam ou anulam ações maliciosas de cibercriminosos, mas vulnerabilidades sempre irão existir no meio digital. A chave para essa defesa é que as empresas forneçam para os seus funcionários uma arquitetura de segurança de ponta a ponta, abrangendo todas as redes, terminais, dispositivos móveis e nuvem. Empresas que possuem uma gestão de risco de segurança cibernética efetiva estão bem protegidas”, explica Claudio Dodt, Evangelista de Cibersegurança e Proteção de Dados na Daryus Consultoria.

Website: https://www.daryus.com.br/

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Proptech lança portal de imóveis com busca por pets

E se além de buscar um novo imóvel para comprar ou alugar, fosse sugerido um pet para adoção compatível com um lar? Essa é a proposta do Jetlar, um site que oferece inúmeras possibilidades de imóveis aos seus usuários. E inova apresentando um portal de adoção de pets, com o maior inventário de animais para adoção do Brasil que fazem match com os imóveis

Publicado

em

por

Santa Maria, RS 19/4/2024 –

E se além de buscar um novo imóvel para comprar ou alugar, fosse sugerido um pet para adoção compatível com um lar? Essa é a proposta do Jetlar, um site que oferece inúmeras possibilidades de imóveis aos seus usuários. E inova apresentando um portal de adoção de pets, com o maior inventário de animais para adoção do Brasil que fazem match com os imóveis

A Jetimob, empresa de tecnologia e software imobiliário com sede em Santa Maria (RS), lançou recentemente um novo produto, o portal de imóveis Jetlar. Dessa maneira, foi desenvolvido um robô que varre a internet atrás de pets para adoção, concentrando-os em um só site e facilitando a pesquisa para quem busca um animal de estimação. Além disso, é disponibilizado um sistema de gestão gratuito para ONGs cadastrarem os animais e manterem o histórico das informações de forma organizada.

O objetivo com o portal de pets é fomentar a adoção responsável e facilitar a procura por um animal de estimação que se adapte bem ao imóvel que a pessoa já possui. 

No site, é possível selecionar o tipo de imóvel, a espécie que deseja adotar (gato ou cachorro), a cidade em que reside e assim iniciar a pesquisa. A seguir, é exposto um catálogo de pets que fazem sentido com as informações fornecidas pelo usuário e em cada card é possível visualizar as principais características daquele animalzinho que está a procura de um lar.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, “em cada 100 famílias, 44 criam pets e apenas 36 deles possuem crianças com até 12 anos de idade”. Esse mesmo Conselho Regional de Medicina Veterinária, em outra pesquisa, trouxe que “o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de países com mais pets, com um total de 149,6 milhões de animais de estimação, ficando atrás apenas da Argentina e do México”. Isso representa a crescente mudança de comportamento das pessoas nos dias atuais, no qual buscam por novas prioridades e optam pela escolha de ter um pet fazendo parte da família.

Apesar dessas mudanças positivas, encontrar animaizinhos nas ruas e em vulnerabilidade ainda é muito comum. E infelizmente, esse número só cresce e a adoção responsável não consegue acompanhar. De acordo com uma pesquisa do Instituto Pet Brasil, “no primeiro levantamento, que teve como ano base 2018, o número de animais em condição de vulnerabilidade chegou a 3,9 milhões no país. Já em 2020, ano do início da pandemia, esse número saltou para 8,8 milhões – um crescimento de 126%”. Dessa maneira, criar uma plataforma que contribui para que esse número de animais abandonados possa de alguma forma diminuir é um dos principais objetivos do Jetlar.

No site do Jetlar, além da funcionalidade com a busca por um pet, a sua principal função é reunir todos os imóveis em um só site, facilitando a procura do usuário em encontrar sua nova morada. Ademais, o usuário consegue favoritar os imóveis que mais gosta e descartar aqueles que não possuem interesse para que assim a busca seja realizada de forma mais ágil. 

Além disso, o Jetlar é um portal que possibilita a opção de permuta, ou seja, é permitido segmentar os imóveis que aceitam permuta, no filtro apresentado no site, no qual o comprador pode utilizar como forma de pagamento um veículo ou outro imóvel, aumentando ainda mais as possibilidades de negociações. Isso é algo muito importante para o mercado imobiliário, pois durante a pandemia foi registrado pelo Estadão que ocorreu um aumento de 80% na busca por permutas de imóveis em 2020, no Brasil.

De acordo com dados fornecidos pelo CEO da empresa Jetimob, Victorio Venturini, o Jetlar já conta com mais de 1.300 imobiliárias em todo o Brasil, em cerca de 300 municípios. Só no Rio Grande do Sul já são mais de 550 anunciantes, incluindo imobiliárias, corretores de imóveis, incorporadoras e loteadoras, tornando-se o maior portal imobiliário do interior do Rio Grande do Sul.

Para Victorio Venturini, o Jetlar é parte essencial para cumprir a missão da empresa, “nós sempre dissemos que o objetivo da Jetimob é impactar o futuro da moradia. Agora, com o Jetlar, passamos a trabalhar diretamente com o cliente final de forma que não só vamos facilitar a vida de quem quer comprar ou alugar um imóvel, mas também ampliar o alcance das nossas imobiliárias parceiras e impactar positivamente o encontro de novos lares aos pets em adoção”, observa Venturini. 

O portal imobiliário, além do seu site, também apresenta uma página de conteúdo exclusiva, o blog do Jetlar, no qual são publicados diversos assuntos sobre como iniciar a vida adulta morando sozinho, melhores dicas para realizar uma mudança de imóvel e entre outros conteúdos. 

O uso do portal é totalmente gratuito, basta acessar o site e começar a busca pela nova morada.

Para mais informações, basta acessar:

https://www.jetlar.com/ 

Website: https://www.jetlar.com/

Continuar Lendo

Notícias

Direitos: pessoas com autismo desconhecem legislação

Embora exista há mais de 10 anos, legislação ainda é desconhecida para muitas famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); portanto, recorrer a jurista especializado pode ser caminho para ter acesso aos benefícios

Publicado

em

por

Belo Horizonte (MG) 19/4/2024 – Hoje existem pelo menos duas leis federais que garantem amparo e inclusão social à população de autistas

Embora exista há mais de 10 anos, legislação ainda é desconhecida para muitas famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); portanto, recorrer a jurista especializado pode ser caminho para ter acesso aos benefícios

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo. Com o avanço da ciência e o conhecimento mais profundo sobre os efeitos cognitivos provocados pela deficiência, o acesso ao diagnóstico tornou-se algo mais tangível do que era há menos de 20 anos. Porém, os direitos das pessoas autistas ainda são desconhecidos por muitos.

No Brasil, o próprio olhar do Estado e o surgimento de políticas públicas adequadas vieram na esteira dos avanços científicos. Tanto que hoje existem pelo menos duas leis federais que garantem amparo e inclusão social à população de autistas, fornecendo acesso a garantias individuais com foco na melhoria da qualidade de vida.

Matheus Bessa, do escritório de advocacia Grossi & Bessa, é especializado no atendimento a essas comunidades. Segundo ele, a inclusão da pessoa autista no Estatuto da Pessoa com Deficiência é uma conquista para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. “É uma vitória para as famílias o autista ser incurso na Lei 13.146/2015, porque a partir disso ele passa a ter garantido uma série de práticas de inclusão, direito às mesmas condições oferecidas a pessoas com deficiência”, explica.

Dentre essas condições, enumera o jurista, estão o acesso à educação, o atendimento prioritário em serviços públicos e privados, além de acessibilidade e mobilidade. O indivíduo diagnosticado com autismo também tem direito ao apoio e à assistência em favor de sua autonomia e independência, bem como o direito ao trabalho digno e remunerado, em condições de igualdade com as demais pessoas, e o acesso aos serviços de saúde, incluindo diagnóstico, tratamento e reabilitação.

“Existem diversas políticas públicas respaldadas por esses fundamentos. É um mundo de oportunidades a que a pessoa autista tem acesso, mas que muitas famílias não desfrutam. O primeiro passo é o da informação, saber que existem leis que beneficiam essa comunidade e, em segundo lugar, compreender como explorar esses benefícios”, orienta Matheus Bessa.

Diagnóstico precoce

A advogada Priscila Perdigão, do escritório de advocacia Grossi & Bessa, esclarece ainda que a pessoa com autismo também é contemplada pela Lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. “Uma das diferenças dessa legislação em relação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência é que ela propõe ser mais específica, para atender aos indivíduos com TEA”, compara. “Tanto que o primeiro aspecto importante dessa lei é o reconhecimento de que o autismo tem características específicas, que demandam acompanhamento adequado”, complementa.

A partir daí, aponta, a lei assegura o acesso ao diagnóstico precoce através dos sistemas de saúde, bem como ao tratamento e atendimento multiprofissional. Além do atendimento especializado, o paciente também tem prioridade garantida na realização de consultas médicas, exames e terapias através do Sistema Único de Saúde (SUS). Outra vantagem é a educação inclusiva, que exige que a escola tenha atendimento especializado para receber essa criança e trabalhar sua integração social e profissional.

“As leis existem, e as políticas públicas também. O que falta de fato é a conscientização, para não dizer o conhecimento a respeito dessas normas. É claro que não é dever dos pais saber da existência das leis, mas a busca por orientação jurídica especializada, certamente vai significar uma abertura de portas e propiciar mais qualidade de vida para as pessoas com autismo. É uma busca que vale a pena, e que pode ser feita imediatamente”, finaliza.

Website: https://grossiebessa.com.br/

Continuar Lendo

Notícias

Setor logístico vem investindo em práticas ESG para promover sustentabilidade

O setor logístico está cada vez mais comprometido em adotar práticas ambientais, sociais e de governança como parte de suas operações. Essa tendência reflete não apenas um movimento em direção à sustentabilidade, mas também uma resposta às demandas dos investidores e stakeholders por maior responsabilidade corporativa

Publicado

em

por

19/4/2024 –

O setor logístico está cada vez mais comprometido em adotar práticas ambientais, sociais e de governança como parte de suas operações. Essa tendência reflete não apenas um movimento em direção à sustentabilidade, mas também uma resposta às demandas dos investidores e stakeholders por maior responsabilidade corporativa

De acordo com dados fornecidos pela CW Assessoria Ambiental, empresas líderes no setor estão buscando integrar considerações ESG em suas estratégias de negócios. Isso inclui iniciativas para reduzir as emissões de carbono, promover a diversidade e inclusão no local de trabalho, e garantir práticas éticas em toda a cadeia de suprimentos.

A crescente importância das práticas Ambiental, Social e Governança, (do termo em inglês ESG), no setor logístico é evidenciada por relatórios recentes do Governo Federal e de políticas criadas para sustentar a aplicabilidade de práticas sustentáveis, como “Brasil Mais Sustentável”, um programa que visa equilibrar o progresso econômico com a sustentabilidade socioambiental. A iniciativa visa uma ampla gama de empresas dentro da cadeia de produção industrial brasileira, fomentando práticas empresariais sustentáveis que geram impactos sociais positivos. que destacam o papel fundamental que as empresas de transporte e logística desempenham na transição para uma economia mais sustentável. 

Se o setor de logística não investir, de maneira assertiva e com a necessária mudança cultural, em práticas ambientais, sociais e de governança, estará fadado à estagnação. Essa foi a tônica do painel “ESG na Logística: Estágio Atual, Desafios e Oportunidades”, realizado no último mês, durante o Congresso Intermodal, dentro da 28ª edição da Intermodal South America, em São Paulo. Na ocasião, líderes do setor de transporte e logística do Brasil alertaram para o fato de que o ESG não é mais uma opção, mas, sim, uma necessidade imperativa às empresas.

Durante o painel, o diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Bruno Batista, afirmou que o crescimento do setor de logística, aliado às mudanças do perfil consumidor e à busca por eficiência, tem incentivado as empresas a investirem em práticas de ESG. “As empresas, hoje, veem vantagens concretas no investimento nessa agenda, ao constatarem que podem ter melhor precificação dos produtos, redução de riscos, maior retenção de talentos e diminuição de custos”.

Além disso, empresas de consultoria e pesquisa de mercado, como a Deloitte, têm destacado os benefícios financeiros e de reputação associados à adoção de práticas ESG no setor logístico. Estudos mostram que empresas com sólidos programas ESG tendem a ter melhores desempenhos financeiros e a atrair investimentos sustentáveis, segundo dados da SEBRAE.

“Estamos testemunhando uma mudança significativa no setor logístico, onde empresas estão reconhecendo a importância de incorporar considerações ESG em suas operações”, afirma Vitor Barbosa, Diretor da Complex Multimodal, empresa do setor logístico que implementou em suas práticas a cultura ESG “Essa abordagem não apenas beneficia o meio ambiente, mas também fortalece a reputação das empresas e aumenta sua atratividade para investidores e clientes. O mundo mudou, as empresas tem que adotar práticas conscientes e saber o impacto que causam, a responsabilidade social, corporativa e ambiente, é um dever.

Website: https://www.linkedin.com/company/complexmultimodal/?originalSubdomain=br

Continuar Lendo

Em Alta

...