Notícias

Pandemia e RH: a importância da gestão humanizada

Empresas assumiram um papel ainda mais importante na manutenção da saúde emocional das pessoas

Publicado

em

Juazeiro do Norte, CE 27/10/2020 –

Empresas assumiram um papel ainda mais importante na manutenção da saúde emocional das pessoas

Em meio a tudo o que aconteceu – e ainda acontece – em 2020, os departamentos de recursos humanos tiveram que se reinventar. Afora as questões práticas, como rearranjar escalas de trabalho e viabilizar estruturas de home offices, as lideranças de RH precisaram criar estratégias para tornar as empresas verdadeiros espaços de acolhimento e apoio.

“A pandemia, naturalmente, mexeu com os sentimentos de todos, e as empresas acabaram assumindo um papel ainda mais importante na manutenção da saúde emocional das pessoas”, avalia Kelly Alves, coordenadora de RH da Trevo Drywall, empresa localizada em Juazeiro do Norte (CE).

Com pouco mais de 200 colaboradores diretos, a Trevo Drywall permaneceu 55 dias fechada durante o ápice da pandemia. “Foi o momento mais difícil, porque combinou o medo de uma doença desconhecida com a sombra de um possível desemprego”. Apesar das atividades interrompidas durante quase dois meses, a Trevo Drywall não efetuou nenhuma demissão no período.

Para amenizar a situação, um grupo de WhatsApp no qual os funcionários interagiam a qualquer momento com o RH foi criado. “Ajudou bastante porque, além de tirarmos as dúvidas na hora, os colegas podiam nos ver e ouvir, o que tornou o contato bem mais humano do que um simples e-mail com um comunicado oficial da empresa”, compara Kelly. A empresa também promoveu lives entre os funcionários e psicólogos, entre outras ações.

Quando as atividades foram retomadas, além das óbvias medidas de prevenção, o RH da Trevo Drywall intensificou o trabalho de avaliações individualizadas. “Na medida do possível e sem ser invasivos, tentamos entender as aflições das pessoas, como cada um estava reagindo ao novo normal”.

De acordo com a coordenadora de RH, a gestão humanizada da Trevo Drywall não só melhora o ambiente e a produtividade como ajuda na retenção de talentos. “É raríssimo recebermos algum pedido de demissão. O máximo que acontece são solicitações de transferências de setor, principalmente de pessoas que não se acostumam com a rotina de algumas áreas da produção”.

A empresa, salienta Kelly, também virou referência de ótimo lugar para trabalhar na região. “Recebemos muitos currículos de parentes e amigos dos nossos funcionários, sinal de que as condições de trabalho aqui são bem avaliadas”.

#########

Sobre a Trevo Drywall
Fundada em 2008, a Trevo Drywall é a única fabricante brasileira de drywall cujos produtos – chapas standard (ST), resistentes à umidade (RU) e ao fogo (RF) – são auditados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável pela criação da norma que baliza a produção de drywall no Brasil. Com fábrica de ponta em Juazeiro do Norte (CE), a Trevo Drywall também fornece outras matérias-primas para a construção a seco, como placas cimentícias, massas e perfis.

Website: http://www.trevodrywall.com.br

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile