Notícias

Pesquisa mostra que inflação do aluguel subiu de 18,20% para 20,56% em 12 meses

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) foi criado em 1989 para medir a inflação no valor de mercadorias.

Publicado

em

São Paulo 30/10/2020 –

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) foi criado em 1989 para medir a inflação no valor de mercadorias.

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) foi criado em 1989 para medir a inflação no valor de mercadorias, e é utilizado como um guia para o reajuste de preços de aluguéis em todo o Brasil.

Durante a segunda prévia de outubro – de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas -, o índice registrou uma variação de 2,92%, uma taxa inferior ao mesmo período do mês anterior e, ainda assim, está contribuindo para a subida de 20,56% no acumulado dos últimos doze meses.

Quais fatores influenciaram esses números?

Especialistas afirmam que a queda na taxa em relação ao mês de setembro tem relação com os preços praticados no atacado, que é medido pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), já que essa taxa sofreu uma queda considerável, indo de 6,36% para 3,75%.

De acordo com o coordenador dos Índices de Preços, pode ser observada uma considerável desaceleração nas taxas de commodities como o minério de ferro, que caiu de 17,01% para -0,34%.

O grupo de Matérias-Primas Brutas também merece menção, afinal, seus ganhos passaram por uma diminuição de 11,31% a 4,77% durante a segunda prévia do mês de outubro. No geral, essa queda foi impulsionada não só pelo minério de ferro, mas também pelo milho e os grãos de café.

No varejo, a alta pôde ser sensivelmente notada por meio do aumento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que saltou de 0,38% para 0,71%. Enquanto isso, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também passou por aumento, indo de 0,98% para 1,50%.

As mais recentes notícias sobre o mercado imobiliário estão em um só lugar

O Universo de Negócios é um agregador de notícias, fornecendo as informações mais relevantes em seu site, a fim de que os leitores possam se atualizar sobre os mais diferentes mercados – incluindo o imobiliário.

Além de ser um agregador de notícias, o Universo de Negócios também é um divulgador, oferecendo uma plataforma segura, rápida e de confiança para que as empresas consigam publicar releases sem burocracia, estabelecendo um canal de contínua comunicação não apenas com seus clientes, mas também com a sociedade.

Para publicar releases no site do Universo de Negócios, basta que a empresa entre em contato e selecione o pacote de serviços que considerar mais conveniente. A equipe da plataforma é altamente capacitada a cuidar desses textos desde a sua concepção, passando pelas revisões, até a sua publicação.

Website: http://universodenegocios.com.br/

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile