Conecte-se conosco

Notícias

Relatório do FBI sobre crimes na internet aponta para alta de golpes de phishing, ransomware e Business Email Compromise (BEC)

A startup de segurança Gatefy fez uma síntese do relatório do FBI, destacando os principais pontos do documento.

Publicado

em

Curitiba, PR 1/4/2021 –

A startup de segurança Gatefy fez uma síntese do relatório do FBI, destacando os principais pontos do documento.

Segundo o último relatório de cibersegurança do FBI (Internet Crime Report), publicado em março, os golpes cibernéticos causaram prejuízos de USD 4,2 bilhões em 2020. Este número representa um aumento de 20% em comparação com 2019, quando os danos chegaram a USD 3,5 bilhões.

No ano de 2020, a agência norte-americana reportou 791.790 casos de crimes na internet. Em 2019, foram 467.361 incidentes registrados. A empresa de segurança cibernética Gatefy fez uma síntese do relatório do FBI, destacando os principais pontos abordados no documento.

Principais pontos do relatório de segurança do FBI

1. Golpes da COVID-19

Como diz o relatório, “o ano de 2020 será para sempre lembrado como o ano da pandemia da COVID-19”. Para piorar a situação, criminosos se aproveitaram do momento de fragilidade no mundo para proferir ataques hackers.

Em 2020, o FBI recebeu mais de 28.500 denúncias relacionadas à COVID-19.

“Esses criminosos usaram phishing, spoofing, extorsão e vários outros tipos de fraude na internet para atingir os mais vulneráveis em nossa sociedade – profissionais da saúde em busca de equipamentos de proteção individual, famílias em busca de informações sobre programas de auxílio do governo e muitos outros”, aponta o relatório.

“Um dos esquemas mais comuns vistos durante a pandemia foi a personificação do governo. Os criminosos têm atingido pessoas por meio das mídias sociais, de e-mails ou de telefonemas fingindo ser do governo. Os golpistas tentam obter informações pessoais ou dinheiro”.

No blog da Gatefy, foram divulgados casos relacionados à COVID-19:

Para conferir dicas de segurança, basta acessar “A moda dos ataques de e-mail que tentam se passar por outra pessoa”.

2. Business Email Compromise (BEC)

Outro ponto de atenção do relatório diz respeito aos ataques de BEC, que continuam no topo da lista como o tipo de ameaça que causa mais prejuízo financeiro.

Em 2020, os golpes de BEC causaram perdas de USD 1,8 bilhão. O relatório do ano anterior aponta para USD 1,7 bilhão em prejuízos.

“Com o passar dos anos, o golpe evoluiu para incluir o comprometimento de e-mails pessoais e de fornecedores, a falsificação de contas de e-mail de advogados, a solicitação de informações, o direcionamento para o setor imobiliário, e a solicitação de vale-presentes”.

Para saber mais sobre este tipo de ataque, basta acessar o e-book “Business Email Compromise”.

3. Ransomware

Mais uma vez, o ransomware tem lugar de destaque no relatório do FBI. Os prejuízos causados por este tipo de malware subiram muito: de USD 8,9 milhões, em 2019, para USD 29,1 milhões, em 2020. Trata-se de um crescimento de mais de 200%.

A Gatefy alerta sobre este tipo de ataque hacker frequentemente e, assim como o FBI, aconselha a não realizar pagamentos a cibercriminosos caso uma infecção aconteça.

“Pagar o resgate pode encorajar os criminosos a visar outras organizações, provocar outros atores criminosos a se envolverem na distribuição de ransomware e/ou financiar atividades ilícitas. Pagar o resgate também não garante que os arquivos da vítima sejam recuperados”, afirma o relatório.

Os principais vetores de ransomware, de acordo com o relatório, são vulnerabilidades de software, vulnerabilidades em sistemas de Remote Desktop Protocol (RDP) e ataques de phishing.

“O cibercriminoso envia um e-mail contendo um arquivo malicioso ou um link que vai instalar um malware quando clicado por um destinatário. Historicamente, os cibercriminosos têm usado estratégias genéricas de spam para propagar malware, até campanhas recentes de ransomware que têm sido mais direcionadas e sofisticadas”.

Para se aprofundar e entender tudo sobre ransomware, basta acessar “Ransomware, o bicho-papão das empresas”.

4. Phishing

Um dos dados mais interessantes do relatório diz respeito à quantidade de ataques de phishing, que subiu consideravelmente nos últimos anos.

Em 2020, foram 241.342 casos reportados (contra 114.702 casos, em 2019), um aumento de mais de 110%.

Apesar do número de vítimas ter aumentado, houve uma queda em relação aos prejuízos. Os danos passaram de USD 57 milhões para USD 54 milhões.

Para saber mais sobre phishing, basta acessar “Phishing, a maior ameaça do mundo digital”.

5. Fraude do suporte técnico

“A fraude de suporte técnico continua sendo um problema crescente”, diz o relatório. Neste esquema, o criminoso entra em contato com a vítima alegando fornecer algum tipo de serviço, que é fake e fraudulento.

Em 2020, as perdas envolvendo fraudes de suporte técnico totalizaram mais de USD 146 milhões, o que representa um aumento de 171% em comparação com os prejuízos de 2019. No ano anterior, foram USD 54 milhões em prejuízos.

“A maioria das vítimas, pelo menos 66%, relata ter mais de 60 anos de idade e representa pelo menos 84% das perdas (mais de USD 116 milhões)”.

6. Fraude de investimento

Outro tipo de fraude que merece atenção são os golpes envolvendo investimentos.

Segundo o relatório, este tipo de fraude “induz os investidores a fazerem compras com base em informações falsas. Estes golpes geralmente oferecem às vítimas grandes oportunidades de ganhos e riscos mínimos”.

Em 2020, as perdas envolvendo fraudes de investimento totalizaram mais de USD 336 milhões, com 8.788 casos registrados. No ano anterior, houve perdas de USD 222 milhões, com quase 4.000 casos notificados.

Soluções de segurança digital para empresas

A Gatefy é uma startup que desenvolve soluções de segurança da informação para empresas, com integração para o Microsoft Office 365, G Suite, Exchange, Zimbra, Locaweb e outras plataformas e provedores.

As soluções visam proteger as empresas contra spam, phishing, ransomware, vírus, engenharia social e outros tipos de ameaças.

Para saber mais sobre a Gatefy, basta visitar gatefy.com ou ligar para (41) 4042-8280.

Com informações de Gatefy.

Website: https://gatefy.com/

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Cirion possibilita conexões sem interrupções para acesso aos serviços Google

Cirion Technologies foi reconhecida como Google Gold Verified Peering Provider (VPP).

Publicado

em

por

São Paulo, SP 24/4/2024 – Como Google Gold Verified Peering Provider, a Cirion fornece conectividade para diversos serviços Google, incluindo Google Workspace, Google APIs.

Cirion Technologies foi reconhecida como Google Gold Verified Peering Provider (VPP).

A Cirion Technologies, uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia na América Latina foi reconhecida como Google Gold Verified Peering Provider (VPP).

Agora, os clientes podem desfrutar de acesso ininterrupto a uma conectividade de alta velocidade em nível empresarial para seus serviços Google, através da rede da Cirion, que abrange mais de 90.500 km de fibra submarina e de longa distância/metropolitana, 18 estações de aterramento de cabos e cinco sistemas submarino importantes: South American Crossing (SAC), Mid Atlantic Crossing (MAC), Pan-American Crossing (PAC), Cook’s Crossing (CC) e Trans-Andean Crossing (TAC), oferecendo conectividade direta à Internet para as principais operadoras e ISPs. Em conjunto com sua infraestrutura de rede, a Cirion fornece conectividade fundamental e crítica de ponta a ponta na região América Latina e de/para os Estados Unidos, oferecendo uma ampla gama de capacidade e serviços de colocation e segurança em toda a região.

Como Google Gold Verified Peering Provider, a Cirion fornece conectividade para diversos serviços Google, incluindo Google Workspace, Google APIs, Google Cloud APIs, Google Cloud VPN e Google Public IPs. Os produtos de internet da Cirion apresentam um SLA de 99,7%  de disponibilidade de serviço e 99,95% para perda de pacotes, garantindo a confiabilidade.

Alejandro Girardotti, Diretor Sênior de Produtos, Inovação e Alianças Estratégicas na Cirion Technologies, reforça que qualquer serviço Google é acessível através da vasta rede regional da Cirion.  Com presença em mais de 20 países, cobertura extensa de edifícios on-net e uma capacidade de peering significativa, a Cirion garante desempenho dos produtos Google.

Os clientes Google podem se beneficiar de: 

  • Implementação rápida e escalabilidade da conectividade através da Cirion.
  • Acesso confiável aos serviços Google através de internet de alta velocidade de nível empresarial, garantindo um desempenho ideal.
  • Simplificação de aspectos técnicos de peering, administrados pela Cirion.
  • Acesso a todos os serviços Google.

Esta parceria promete oferecer experiências aprimoradas para os clientes através de padrões rigorosos de conectividade para os serviços Google.

Sobre a Cirion

A Cirion é uma provedora de infraestrutura digital e tecnologia, oferecendo um conjunto abrangente de soluções de redes de fibra, conectividade, colocation, infraestrutura em nuvem e comunicação e colaboração com o objetivo de promover o progresso da América Latina através da tecnologia. A Cirion atende a mais de 6.400 clientes latino-americanos e multinacionais, incluindo empresas, agências governamentais, provedores de serviços em nuvem, operadoras, ISPs e outras empresas líderes. A Cirion possui e opera um portfólio de redes e data centers próprios, com ampla cobertura abrangendo toda a região América Latina. Mais informações sobre a Cirion em> www.ciriontechnologies.com

Website: http://www.ciriontechnologies.com

Continuar Lendo

Notícias

Profissionais da indústria recebem certificação em ERP

Nomus lança programa de certificação gratuito para incentivar qualificação e validar conhecimentos de profissionais da indústria e estudantes de todo o país em sistema ERP

Publicado

em

por

Rio de Janeiro 24/4/2024 –

Nomus lança programa de certificação gratuito para incentivar qualificação e validar conhecimentos de profissionais da indústria e estudantes de todo o país em sistema ERP

A desenvolvedora de sistemas ERP para indústrias, Nomus, lançou nesta quarta-feira, 24, um programa de certificação que objetiva fornecer treinamento e certificado gratuito para colaboradores do setor industrial acerca de funcionalidades e habilidades para interagir com um sistema de gerenciamento fabril. A iniciativa é válida para quem está empregado e para quem busca mais qualificação para reinserção ou início no mercado de trabalho. 

O interessado em se certificar pode escolher uma ou mais áreas entre as disponíveis, que são: cadastros gerais; vendas e faturamento; gestão financeira; compras e recebimentos; controle de estoque; controle da produção e dashboard. A duração dos treinamentos variam entre 4 e 23 horas, a depender de qual módulo for escolhido.

Após realização da sua inscrição, serão realizadas, de maneira on-line, uma prova geral de português e matemática e também uma prova técnica relacionada à área escolhida para receber a certificação. Depois da realização do treinamento específico, também será aplicada uma prova final e, com a obtenção da nota mínima de 70% de acertos ou mais, o candidato receberá seu certificado. 

Outro ponto que faz parte do programa de certificação da Nomus é a divulgação das informações do especialista que foi certificado em um portal aberto para todas as indústrias clientes da empresa. Dessa maneira, abre-se um novo canal para que gestores de fábricas possam acessar o contato de pessoas com conhecimento prévio em ERP, com capacitação comprovada, e possam convidá-las para processos seletivos. 

“Criamos o programa de certificação para que seja um diferencial curricular para quem trabalha ou quer começar a trabalhar no ramo da indústria e também para que as empresas do setor possam levar para suas equipes pessoas com maior qualificação e treinamento quanto ao uso de tecnologia ERP”, comentou o CEO da Nomus, Rafael Netto. 

Para se cadastrar e começar a participar, o interessado deve fazer sua inscrição gratuita através do site.

Website: https://www.nomus.com.br/certificacao/

Continuar Lendo

Notícias

Ingerência política nas estatais pode impactar acionistas e economia

A interferência política pode ter impactos negativos sobre os direitos de acionistas minoritários. Especialista e autor destaca abordagem em obra literária.

Publicado

em

por

Rio de Janeiro – RJ 24/4/2024 – Em meio aos meandros complexos do uso político das estatais, é sempre importante ter em vista os riscos inerentes às práticas.

A interferência política pode ter impactos negativos sobre os direitos de acionistas minoritários. Especialista e autor destaca abordagem em obra literária.

Listadas entre as três empresas brasileiras que mais sofreram com desvalorização na Bolsa em 2024, Vale e Petrobras enfrentam problemas de mercado como diversas companhias. De acordo com matéria recente, veiculada pelo jornal Metrópoles, o baque sofrido com a desvalorização das ações da mineradora foi de R$ 48,3 bilhões e o da petroleira, de R$ 23,8 milhões, mostrando um desafio não apenas para elas, mas para investidores e para a economia nacional como um todo.

Ainda de acordo com a publicação, a maior parte desse tombo é explicada pelas tentativas de ingerência política na gestão das companhias. Para Marcello Guimarães, Sócio Fundador & Managing Partner da Swot Global Consulting, especialista no setor de petróleo e gás, os impactos negativos que a interferência política podem ter sobre os direitos dos acionistas minoritários, bem como sobre a transparência e a governança corporativa das empresas são muito grandes.

Em sua obra “Uso Político de Estatais pelo Acionista Controlador: Em Prejuízo dos Direitos dos Acionistas Minoritários”, o profissional traz uma visão sobre os desafios enfrentados pelos investidores em um ambiente onde os interesses políticos muitas vezes prevalecem sobre os econômicos.  “Em meio aos meandros complexos do uso político das estatais, é sempre importante ter em vista os riscos inerentes às práticas, principalmente pelos minoritários”, explica.

Ainda de acordo com Marcelo, à medida que o debate sobre o futuro dessas empresas continua, é imperativo que os interesses dos acionistas minoritários sejam protegidos e que a integridade do mercado seja preservada. “As notícias destacam a urgência de uma abordagem mais rigorosa por parte das autoridades reguladoras para proteger os investidores e garantir a integridade do mercado. Assim será possível construir uma economia mais justa, sustentável e resiliente para todos os envolvidos”, finaliza o autor.

 

 

 

Website: https://www.instagram.com/swotglobal/

Continuar Lendo

Em Alta

...