Conecte-se conosco

Notícias

Representatividade e diversidade devem ser vivenciadas dentro e fora das empresas

Empresas criam alternativas para melhorar relacionamento interno e aumentar assim a diversidade e a representatividade.

Publicado

em

São Paulo 29/1/2021 –

Empresas criam alternativas para melhorar relacionamento interno e aumentar assim a diversidade e a representatividade.

A importância da diversidade e inclusão nas empresas não deve ficar atrelada apenas à legislação a ser cumprida em relação aos profissionais com deficiência. Hoje, quando se fala em ter diferentes perfis de colaboradores, entende-se que é necessário que o time da empresa tenha representatividade compatível com a diversidade da população e da força de trabalho que esta equipe conquistará.

Ter colaboradores com diferentes pensamentos, culturas, etnias, opiniões e deficiências permite que a empresa se torne mais plural e democrática. “Sabe-se que a representatividade importa dentro e fora da empresa, e que é preciso compartilhar as histórias. Mesmo como presidente, tenho e tive dificuldades a enfrentar, e acho importante humanizar a jornada. Além disso, é papel do líder promover iniciativas com os funcionários e outros envolvidos na cadeia de valor”, explica Ricardo Eloi, presidente do Grupo Quality Brasil – detentora da marca Sono Quality.

Abaixo, alguns exemplos simples e práticos e os resultados que essa mistura traz para a empresa e para os colaboradores:

1) Destaque perante os concorrentes: ter uma marca forte é um dos passos para que a empresa se destaque no mercado e aliado a isso é preciso ter produtos e serviços de qualidade. Porém, isso não é o bastante. Um ponto que é observado pelos consumidores é a responsabilidade social das organizações, no que abrange a diversidade.

Quando a empresa divulga que possui essa cultura, ela chama a atenção dos clientes, tornando-se uma preferência de consumo. Este fato já faz com que ela ganhe espaço e se destaque perante a concorrência. “Criamos novos mascotes de pelúcia da linha Soninho, um para representar o público LGBTI e outro para representar os pretos. Somos uma empresa plural, não podemos ter só uma identidade, o Brasil é um país continental e estamos abertos a todos os públicos independentemente de raça, credo, cor ou orientação sexual”, explica Eloi.

Atração dos melhores profissionais do mercado: organizações que entendem a importância da diversidade e inclusão nas empresas já estão cientes que estes profissionais possuem necessidades diferentes e, com isso, passam a respeitá-las. Consequentemente, ocorre uma melhora no ambiente de trabalho, pois são criadas condições para que os profissionais estejam motivados e que eles se sintam parte do negócio.

Tantos pontos favoráveis para os colaboradores acabam por atrair e reter os melhores talentos que estão em busca não apenas dos melhores salários, mas também de empresas socialmente responsáveis. Pesquisa realizada pela empresa Deloitte aponta que 23% das pessoas já deixaram seus empregos para trabalhar em empresas mais inclusivas.

Formação de equipes mais criativas: combinar diferentes culturas proporciona experiências únicas que agregam valor, melhoram a convivência e permitem a troca de aprendizado. Ter acesso a diferentes pontos de vista e ouvir opiniões diversas ajuda a “pensar fora da caixa” e ampliar a criatividade. “Há doze anos adoto a gestão democrática na empresa, onde todos possuem voz e as principais discussões e decisões são ouvidas, discutidas e somente depois que entro com a decisão final, mas sempre respeitando todos os pontos de vista e opiniões”, comenta Eloi.

As equipes de trabalho começam a desenvolver soluções diferentes para atender os clientes que, assim como elas, também são diversificados e possuem necessidades diferentes. A rotina de trabalho também muda, com sugestões que agregam valores às atividades, tornando a realização das tarefas diárias mais produtiva e agradável.

Inclusão real na empresa: quando se fala de diversidade e inclusão nas empresas, logo se pensa nas minorias, nesse caso, profissionais com deficiência. Porém, a verdadeira inclusão ocorre quando todos os colaboradores passam a ter espaço e são respeitados. “Criamos campanhas de respeito, combate ao racismo, a lgbtfobia, a agressão à mulher, entre outras, desenvolvemos palestras e ações fora da empresa, como a campanha LigueMulher 180 em parceria com o Santos Futebol Clube e seu elenco feminino. Para nós, todos possuem as mesmas chances em cada processo, seja na contratação ou internamente quando tratamos de promoções”, afirma Ricardo.

Tal fato fica evidente quando há diferentes perfis trabalhando na empresa, sejam de diversas faixas etárias, etnias ou classes sociais. Paralelamente, ocorre uma comunicação mais clara e integrada, resultando em um trabalho mais produtivo.

A base para criação dos novos produtos da Sono Quality foi realizada através de pesquisa interna, com uma enquete com os mais de trezentos colaboradores do Grupo, que sugeriram os novos mascotes para a marca. “O Soninho faz sucesso em todas as classes e idades. Com isso estamos conversando diretamente com novos públicos. Nenhuma marca de colchão tem um mascote que traz a representatividade e a diversidade, saímos na frente mais uma vez”.

Implantando a diversidade e inclusão nas empresas: transformar a cultura organizacional para que ocorra a diversidade e inclusão nas empresas é um processo que deve ser feito de forma estruturada para que não gere desconforto entre os colaboradores. É necessário que seja feito um estudo de acessibilidade para que a empresa possa receber todos os colaboradores de forma igualitária.

Líderes e gestores também devem ser preparados para apoiar a transformação e acolher diferentes culturas. Quando realizado um bom trabalho, logo as mudanças são percebidas, melhora o clima organizacional e as novas ideias surgem. A questão é que esse programa precisa ser contínuo para que não seja esquecido a longo prazo. A diversidade e a inclusão nas empresas deve ser uma das metas do planejamento geral para que os benefícios possam ser aproveitados.

Website: http://www.sonoqualitystore.com.br

Continuar Lendo
Anúncio

Notícias

Inovação no atendimento: IA e automação reimaginam as vendas

Empresas estão adotando inteligência artificial e automação para transformar vendas e o atendimento ao cliente, utilizando essas tecnologias para aumentar a eficiência e personalizar o suporte ao consumidor.

Publicado

em

por

Chapecó – SC 12/9/2024 – Automação não deve ser apenas sobre eficiência, mas sobre antecipar as necessidades dos nossos clientes antes mesmo que eles percebam que têm a necessidade

Empresas estão adotando inteligência artificial e automação para transformar vendas e o atendimento ao cliente, utilizando essas tecnologias para aumentar a eficiência e personalizar o suporte ao consumidor.

Nos últimos anos, o atendimento ao cliente passou por uma transformação, impulsionada por avanços em inteligência artificial (IA) e automação. Essas tecnologias estão redefinindo a maneira como as empresas interagem com seus clientes, tornando o suporte mais eficiente, personalizado e acessível. Empresas em todo Brasil, como a Redrive, uma startup focada em soluções para vendas, têm aplicado essas inovações em suas ferramentas.

A inteligência artificial tem se mostrado uma ferramenta importante na reformulação do atendimento ao cliente. Assistentes virtuais, como chatbots e voice bots, são cada vez mais comuns em sites e aplicativos, prontos para responder a perguntas frequentes, guiar usuários em processos simples e resolver problemas básicos sem a intervenção humana. Segundo um relatório da Grand View Research, o mercado global de chatbots deve alcançar US$10,08 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 30,9%.

A Redrive, uma startup que oferece uma plataforma de vendas online tem sido um exemplo prático dessa aplicação. “Na Redrive, estamos comprometidos em utilizar IA não apenas para automatizar processos, mas para criar uma experiência mais humana e personalizada para nossos clientes”, diz Daniel Reginatto, CEO da Redrive. “Nossos assistentes virtuais foram projetados para entender e responder de forma natural, tornando o atendimento ao cliente mais eficiente e satisfatório.”

Esses assistentes, alimentados por algoritmos de machine learning, estão se tornando mais sofisticados, capazes de entender e processar a linguagem natural dos usuários. Segundo relatório da Grand View Research, essa tecnologia permite uma comunicação mais fluida e humana, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência do cliente. A IA não apenas agiliza o atendimento, mas também coleta dados valiosos sobre o comportamento do cliente, que podem ser utilizados para aprimorar ainda mais os serviços oferecidos​.

Automação: Eficiência e Personalização

No mesmo relatório da Grand View Research, é identificado que a automação vai além dos chatbots. Ela inclui sistemas que podem, por exemplo, priorizar e encaminhar solicitações de clientes para os departamentos apropriados, automatizar o envio de mensagens e até mesmo sugerir respostas mais adequadas para cada situação com base em padrões de dados históricos. Essa capacidade de antecipar as necessidades dos clientes e oferecer soluções proativas é um avanço na gestão de relacionamentos​.

Na Redrive, a automação é um pilar central na estrutura de desenvolvimento da empresa, conforme citado pelo seu CEO. “Acreditamos que a automação não deve ser apenas sobre eficiência, mas sobre antecipar as necessidades dos nossos clientes antes mesmo que eles percebam que têm uma necessidade”, afirma Reginatto. “Nossos sistemas automatizados permitem que nossas equipes de vendas foquem nos aspectos mais complexos e estratégicos do atendimento, enquanto nossas soluções cuidam das tarefas repetitivas.”

Empresas que adotam a automação no atendimento ao cliente relatam uma melhora substancial na eficiência operacional. Com tarefas rotineiras e repetitivas sendo gerenciadas por sistemas automatizados, as equipes de suporte podem se concentrar em casos mais complexos e estratégicos, onde a intervenção humana é indispensável​, conforme citado pela Grand View Research.

Desafios e Considerações Éticas

Apesar das inúmeras vantagens, a adoção de IA e automação no atendimento ao cliente traz desafios. A personalização excessiva pode levantar questões sobre privacidade e o uso de dados pessoais. Estudos promovidos pela GlobeNewswire indicam que a transparência no uso de dados é uma preocupação significativa para os consumidores, o que exige que as empresas sejam cautelosas ao implementar essas tecnologias​.

Daniel Reginatto ressalta a importância da ética na utilização dessas tecnologias: “Na Redrive, tratamos a privacidade e a segurança dos dados de nossos clientes com a máxima seriedade. Nossa abordagem é sempre garantir que o uso de IA e automação respeite os limites éticos e mantenha a confiança do cliente.”

Estudo da Grand View Research reforça que empresas que implementam essas tecnologias devem garantir que seus sistemas estejam em conformidade com regulamentações de proteção de dados e que os clientes sejam informados sobre como suas informações estão sendo utilizadas. Além disso, é crucial que o equilíbrio entre automação e toque humano seja mantido, para que a experiência do cliente não se torne desumanizada.

O Futuro do Atendimento ao Cliente

O futuro do atendimento ao cliente pode envolver uma integração mais harmoniosa entre humanos e máquinas, onde a IA e a automação oferecem suporte mais rápido e personalizado, enquanto o atendimento humano se concentra em aspectos que exigem empatia, criatividade e decisões complexas. Segundo um estudo da McKinsey, equipes formadas por humanos e máquinas frequentemente superam aquelas compostas apenas por humanos ou apenas por máquinas, especialmente em tarefas complexas que beneficiam a combinação de habilidades humanas e capacidade de processamento das máquinas​.

“As empresas que conseguirem equilibrar tecnologia e humanidade estarão na vanguarda do atendimento ao cliente no futuro”, conclui Reginatto. “Na Redrive, estamos constantemente explorando novas formas de integrar essas tecnologias sem perder de vista a importância do toque humano.”

A adoção crescente dessas tecnologias também traz desafios relacionados à transparência e à ética, exigindo que as empresas sejam cuidadosas na implementação, garantindo que o uso de IA e automação respeite os limites éticos e a confiança dos clientes.

Website: http://www.redrive.com.br

Continuar Lendo

Notícias

Feira de postos e conveniências adota ação inédita

Parceria com empresa especializada na elaboração de programas de carbono e projetos ligados aos temas ESG terá evento com 100% carbono neutro.

Publicado

em

por

São Paulo 12/9/2024 – Com 60% mais expositores e 10 mil m² de estandes, a ExpoPostos 2024 reforça seu compromisso com o setor e a sustentabilidade, lançando a neutralização de carbon

Parceria com empresa especializada na elaboração de programas de carbono e projetos ligados aos temas ESG terá evento com 100% carbono neutro.

A GL events, um dos principais players do mercado de evento do mundo, atenta às diretrizes e normas ambientais estipuladas nos acordos internacionais sobre mudanças climáticas, como o Acordo de Paris e o anterior Protocolo de Kyoto, pela primeira vez vai atuar na Expopostos, feira de postos de serviços, equipamentos, lojas de conveniência e food service de grande relevância na América Latina, para neutralizar a emissão de carbono, possibilitando, inclusive, que essa ação seja realizada pelos expositores.

A iniciativa, realizada de forma inédita pela GL, organizadora da feira, tem como o objetivo contribuir ainda mais como o meio ambiente, e a consequente preservação do planeta, uma vez que a ação possibilitará que as organizações presentes possam fazer uso dos protocolos internacionais para atingirem as metas de diminuição da emissão de gases poluentes, ajudando, de forma direta, para a redução do aquecimento da Terra.

Todo o processo será explanado na feira, que também vai apresentar o aspecto legal, financeiro e o social, bem como os desafios na implantação de programas que buscam combater o aquecimento global, conforme determina o Acordo de Paris, do qual 196 países são signatários, inclusive o Brasil. Outro ponto de destaque que será discutido na ocasião é a comercialização dos próprios créditos de carbono. 

De acordo com Tatiana Zaccaro, diretora de unidade da GL events, responsável pela promoção e organização da ExpoPostos, “em um momento crítico, em que as manchetes dos principais jornais relatam que mais da metade dos estados brasileiros enfrenta a pior seca em 44 anos, a GL events reafirma seu compromisso na luta contra as mudanças climáticas, mapeando e neutralizando 100% das emissões diretas de CO2 do ExpoPostos 2024, reforçando sua agenda ESG e toda responsabilidade ambiental. Por meio da aquisição de créditos de carbono, a iniciativa apoia projetos de preservação florestal e reflorestamento na Amazônia (MT), Cerrado (GO) e Mata Atlântica (SP), além de promover a geração de energia renovável. Essa ação neutraliza aproximadamente 200 toneladas de carbono, o que corresponde à preservação de mais de 2.600 árvores por ano”, explica.

Segundo a executiva, a ação contou com o apoio da Wecarbon, especialista na elaboração de programas de carbono e projetos ligados aos temas ESG e, dessa forma, a empresa não apenas mitiga seu impacto ambiental, mas também contribui ativamente para a proteção dos ecossistemas e a promoção de um futuro mais sustentável. “Poder possibilitar aos expositores algo tão importante, que contribui para o meio ambiente e para a preservação do Planeta, bem como disponibilizar a obtenção de recursos apropriados para tal fim, demonstra o nosso compromisso com a sociedade e o nível de internacionalização que o evento está alcançando”, explana. 

Para Zaccaro, a disponibilização de uma assessoria para emitir Créditos de Carbono também tem como intuito contribuir para o desenvolvimento econômico responsável e seguro, visando, inclusive, uma comunidade empresarial ainda mais consciente em relação ao meio ambiente. “Trata-se de uma iniciativa que está diretamente ligada à conservação de todo o planeta e à qualidade de vida dos seres humanos. Por essa razão, é imperativo que as organizações tenham ciência das ações sustentáveis que melhoram a qualidade de vida na Terra e que podem se tornar uma relevante fonte de recursos. Estamos muito satisfeitos com o crescimento da ExpoPostos 2024, que teve um aumento de 60% no número de expositores e expandiu a área de estandes para quase 10.000 m². No Fórum, tivemos 1.400 participantes confirmados, 50% a mais que no ano anterior, e já ultrapassamos 10.000 inscrições antecipadas para a feira. Com a nova iniciativa de neutralização de carbono, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com o futuro do setor”, finaliza. 

 

Website: https://expopostos.com.br/

Continuar Lendo

Notícias

Mulheres são destaque no empreendedorismo brasileiro

De acordo com o Sebrae, mais de 10 milhões de mulheres são donas do próprio negócio, um crescimento de 35% entre 2012 e 2023

Publicado

em

Belo Horizonte 12/9/2024 – O Instituto tem objetivo de promover as artes e os ofícios, a propagação da cultura, dos costumes e das tradições de relevância social

De acordo com o Sebrae, mais de 10 milhões de mulheres são donas do próprio negócio, um crescimento de 35% entre 2012 e 2023

São muitas mulheres que se destacaram em diferentes períodos da história, desde os tempos mais antigos até hoje. Por vários motivos, as mulheres deixaram sua marca na história brasileira e mundial. De acordo com a nova apresentação do Sebrae sobre o empreendedorismo feminino, mais de 10 milhões de mulheres são donas do próprio negócio, esse número corresponde a um crescimento de 35% entre 2012 e 2023. A pesquisa aponta, ainda, que 44,4 % das mulheres empreendedoras se encontram na região Sudeste, e 23% delas estão no Nordeste. 

Ainda conforme o Sebrae, o empreendedorismo feminino abrange muito mais do que negócios com liderança feminina. Ele é a força revolucionária que abrange a criação, desenvolvimento e expansão de empresas formadas por mulheres, que desafia normas tradicionais superando obstáculos em ambientes empresariais com predomínio masculino. 

Outro mercado que abraçou o trabalho realizado por mulheres, foi o das artes.  Um exemplo de empreendedorismo feminino é o realizado pela artista plástica Yara Tupynambá. Nascida em 1932, em Montes Claros (MG), iniciou os estudos de arte com o pioneiro Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), em 1950, em Belo Horizonte (MG), tendo também estudado no Pratt Institute de Nova Iorque. Segundo a artista, “no decorrer da minha trajetória recebi diversos prêmios pelo meu trabalho com as artes, dentre eles: Medalha de Ordem do Mérito Legislativo; Comenda da Inconfidência Mineira; Paschoal Carlos Magno”, relata.

Yara Tupynambá conta que, paralelamente ao seu trabalho como artista plástica, decidiu criar em Belo Horizonte (MG), o Instituto e Memorial Yara Tupynambá. “O Instituto tem objetivo de promover as artes e os ofícios, a propagação da cultura, dos costumes e das tradições de relevância social”. E finaliza dizendo: “os projetos que tiveram minha assinatura, em parceria com o poder público e a iniciativa privada, beneficiaram milhares de pessoas em diversas regiões de Minas Gerais e do Brasil”. 

Instituto e Memorial Yara Tupynambá

Idealizado pela artista plástica mineira Yara Tupynambá, o Instituto que integra também seu Memorial é uma instituição sem fins lucrativos, sediado na sua própria casa. O Memorial, previsto pela artista em 2019, no sentido de eternizar seus feitos e o ideal de representar com exclusividade suas obras e manifestações artísticas, amparado nas instruções em manuscritos e documentos registrados, confiadas a seu genro e atual presidente, Geraldo Porfírio da Silva, que acompanha a artista há mais de 5 décadas, o qual foi nomeado para representar seus desejos, surgindo então o Instituto e Memorial Yara Tupynambá como concretização dos desejos e anseios de Yara Tupynambá. A lado do vice-presidente David Luiz Valdez de Faria, e dando continuidade aos ideais da artista, o Instituto tem por finalidade a promoção das artes e dos ofícios, a propagação da cultura, dos costumes e das tradições, entre outras de relevância social, cujos projetos que levaram seu nome em parceria com o poder público e a iniciativa privada beneficiaram milhares de pessoas em diversas regiões do estado e do país.

Continuar Lendo

Em Alta

...