Notícias

Sanofi aposta em robôs e plataforma de eSOURCING para modernizar a área de compras

O Brasil se tornou case internacional ao utilizar recursos tecnológicos para otimizar a área de procurement; iniciativas geraram uma redução de 20% no tempo de análise de contratos

Publicado

em

São Paulo, SP. 24/3/2021 – A modernização da área de procurement exigiu que olhássemos para o negócio de forma ampla e abríssemos as portas para todos os setores da empresa

O Brasil se tornou case internacional ao utilizar recursos tecnológicos para otimizar a área de procurement; iniciativas geraram uma redução de 20% no tempo de análise de contratos

A evolução de processos e práticas corporativas modernizou a área de compras, que há muito tempo deixou de atuar exclusivamente sob demanda, recebendo e administrando pedidos. Na Sanofi Brasil, o progresso nos recursos de procurement, como a inteligência artificial, fez com que o Brasil fosse eleito, em 2020, o melhor país do mundo na pesquisa global de satisfação dos clientes da companhia sobre “purchasing experience” – relacionada ao modelo e às ferramentas de compras. A pesquisa foi realizada com todas as unidades de negócios das 13 maiores operações da empresa.

Para alcançar esse resultado, a operação brasileira não só promoveu a digitalização e o uso estratégico da tecnologia, como também incentivou a inovação. Por exemplo: a Sanofi Brasil foi a primeira, entre todas as unidades globais, a construir um “robô de compras” para sanar dúvidas recorrentes dos usuários. Como resultado, o time global de Procurement convidou a operação nacional para desenvolver um novo robô de soluções end-to-end para compras de pequeno valor.

Além disso, foi implantada a plataforma de eSOURCING e foram realizados treinamentos voltados para a metodologia Strategic Sourcing – com análise sistemática da aquisição de produtos e de seu impacto na companhia. As práticas de compliance também foram repaginadas, controles foram fortalecidos e os principais processos foram revisados. Essas ações culminaram em uma redução de 20% no tempo para análise de contratos e retorno aos clientes internos.

“A modernização da área de procurement exigiu que olhássemos para o negócio de forma ampla e abríssemos as portas para todos os setores da empresa. A mentalidade colaborativa contribui – e muito – para um ambiente de inovação. Por isso, na Sanofi Brasil, a área de Compras opina, questiona e provoca. Para nós, provocar tem um sentido especial: significa ouvir, analisar e propor soluções que atendam cada vez melhor a nossos clientes internos e, consequentemente, aos milhões de brasileiros que necessitam de acesso a tratamentos de ponta”, afirma Marcelo Zelante Góes, head de Procurement da Sanofi no Brasil.

Em uma parceria com a área de finanças, foi desenvolvido um projeto global que correlaciona códigos de materiais de compras com despesas analíticas, tal como definido no P&L da companhia e nas contas contábeis, que terá um impacto direto no resultado da empresa e será imediatamente identificado por finanças.

“Essa e outras parcerias com procurement tem gerado uma espiral extremamente positiva, contribuindo para maior confiança na tomada de decisões, geração de insights de produtos e serviços e na criação de outros formatos de negócio, transformando inovação científica em soluções que contribuem para a jornada de saúde das pessoas, desde a prevenção e o autocuidado até o tratamento de doenças crônicas, complexas e raras”, explica Góes.

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile