Conecte-se conosco

Notícias

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Publicado

em

Lançamento do Amazonia 1 será transmitido ao vivo pela Agência Brasil.

Será lançado no início da madrugada deste domingo (28) o foguete que levará, consigo, o Amazonia 1 – o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O lançamento, previsto para ocorrer à 1h54 (horário de Brasília), será transmitido ao vivo pela Agência Brasil e pela TV Brasil.

O Amazonia 1 será colocado em órbita pela missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO). Com seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o satélite integra a Missão Amazonia 1, que tem, por objetivo, fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica, além de monitorar a agricultura no país.

“O satélite Amazonia 1, que é de sensoriamento remoto óptico, vai dar autonomia ao Brasil para melhor monitorar seus diversos biomas, seus mares e todos os alvos de interesses que temos, porque é um satélite que estará sob domínio completo do Brasil”, explica o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, que acompanha comitiva na Índia. “O momento de um lançamento como esse é o coroamento de esforços que duram muitos anos, às vezes dezenas de anos. Para alguns profissionais, é o desafio da carreira. O Amazonia 1 coroa esse esforço do Brasil que vem lá de 1979, 1980, com a Missão Espacial Brasileira, de o país ser capaz de desenvolver o satélite próprio de sensoriamento remoto óptico”, disse Carlos Moura.

O satélite 100% brasileiro ainda no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, antes de embarcar para a Índia . - INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O satélite 100% brasileiro ainda no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, antes de embarcar para a Índia . – INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O Amazonia 1 vai gerar imagens do planeta a cada 5 dias. Sob demanda, poderá fornecer dados de um ponto específico em 2 dias – o que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ajudará na fiscalização de áreas que estejam sendo desmatadas, bem como na captura de imagens onde haja maior ocorrência de nuvens. De acordo com o instituto, o novo satélite possibilitará também o monitoramento da região costeira, de reservatórios de água e de florestas (naturais e cultivadas). Há, ainda, a possibilidade de uso para observações de possíveis desastres ambientais.

Olhar para dentro

Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira, tanto as missões que miram o ambiente terrestre como as que miram outros corpos celestes são de grande importância. “Os sistemas espaciais – os satélites que observam a Terra a partir de um ponto de vista privilegiado – nos permitem conhecer melhor os nossos oceanos, os nossos biomas, a nossa atmosfera, compreender melhor esse conjunto de fatores que fazem com que este planeta, até onde se saiba, seja o que contém as melhores condições de vida na forma como nós a conhecemos”, disse. “[Também é importante] se projetar para outros corpos celestes, tentando entender melhor como eles evoluíram e o que acontece com eles. Existem missões que procuram entender como ocorreu a evolução de outros corpos, se houve vida ou não, se eles têm componentes materiais que podem ser úteis para humanidade ou não”, acrescentou.

Missão Amazonia e Plataforma Multimissão

A Missão Amazonia pretende lançar, em data a ser definida, mais dois satélites de sensoriamento remoto: o Amazonia 1B e o Amazonia 2. “Os satélites da série Amazonia serão formados por dois módulos independentes: um módulo de serviço – que é a Plataforma Multimissão (PMM) – e um módulo de carga útil, que abriga câmeras e equipamentos de gravação e transmissão de dados de imagens”, detalha o Inpe.

Além de ajudar no monitoramento do meio ambiente, a missão ajudará na validação da Plataforma Multimissão como base modular para diversos tipos de satélites. Essa plataforma representa, segundo o Inpe, “um conceito moderno de arquitetura de satélites, que tem o propósito de reunir em uma única plataforma todos os equipamentos que desempenham funções necessárias à sobrevivência de um satélite, independentemente do tipo de órbita.”

Entre as funções executadas pela plataforma estão as de geração de energia, controle térmico, gerenciamento de dados e telecomunicação de serviço – o que possibilitará a adaptação a diferentes cargas úteis, além de reduzir custos e prazos no desenvolvimento de novas missões.

“Essa competência global em engenharia de sistemas e em gerenciamento de projetos coloca o país em um novo patamar científico e tecnológico para missões espaciais. A partir do lançamento do satélite Amazonia 1 e da validação em voo da PMM, o Brasil terá dominado o ciclo de vida de fabricação de sistemas espaciais para satélites estabilizados em três eixos”, informa o Inpe.

Entre os ganhos tecnológicos que a missão deverá render ao país, o Inpe destaca, além da validação da PMM, a consolidação do conhecimento do país no ciclo completo de desenvolvimento de satélites; o desenvolvimento da indústria nacional dos mecanismos de abertura de painéis solares, o desenvolvimento da propulsão do subsistema de controle de atitude e órbita na indústria nacional e a consolidação de conhecimentos na campanha de lançamento de satélites de maior complexidade.

 

Por | Pedro Peduzzi e Adrielen Alves – Repórteres da Agência Brasil e da Rádio Nacional – Brasília

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

40º INFORUSO fomenta conhecimento, relacionamento e negócios

Temas sobre Inteligência Artificial Generativa, Cyber Security, mão de obra no mercado de T.I e robótica serão abordados nesta edição do evento

Publicado

em

por

Belo Horizonte – SP 29/9/2023 – O evento oferece a oportunidade de se atualizar, perceber as melhores práticas do mercado, além de observar o que os concorrentes estão promovendo

Temas sobre Inteligência Artificial Generativa, Cyber Security, mão de obra no mercado de T.I e robótica serão abordados nesta edição do evento

Nos dias 22 e 23 de novembro, acontece a 40ª edição do INFORUSO, um dos mais importantes e tradicionais eventos de Tecnologia e Inovação do País, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro será no Centro de Inovação da Unimed-BH, localizado na Rua dos Inconfidentes, 44 – Funcionários, na capital mineira.

Organizado pela SUCESU MINAS, o evento é destinado a profissionais interessados e próximos à área de tecnologia e negócios. São esperados mais de 2.000 participantes na segunda versão híbrida do congresso.

O evento vai reunir dezenas de palestrantes com reconhecimento nacional e internacional, como profissionais de educação, saúde, agronegócio, manufatura, finanças, executivos e CEOs, trazendo tendências do mercado e novos conhecimentos. Serão oferecidas mais de 10 trilhas de conhecimento e quase 100 horas de conteúdo nas áreas de Inteligência Artificial, cibersegurança, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), robótica, gestão de talentos, escassez de mão de obra no setor de tecnologia, entre outros assuntos.

O presidente da SUCESU MINAS, Celso Chapinotte, revela que o INFORUSO vai além do público atuante no mercado de tecnologia, visto que esta área permeia de maneira determinante a vida de todos os negócios, agregando soluções em diferentes departamentos e segmentos da economia.

“O congresso vem se tornando determinante para líderes e gestores em geral, pois eles terão uma grande oportunidade de se atualizar, perceber as melhores práticas do mercado no seu respectivo setor, além de observar o que os concorrentes estão prevendo para suas áreas de negócio”, completa Celso.

Além disso, ele destaca o networking como outra proposta do evento. “O INFORUSO quer proporcionar o relacionamento entre os participantes, para que ampliem as oportunidades de negócio, assim como foi feito no Executive Briefing, um encontro que promovemos debates com players importantes visando buscar soluções em conjunto para os problemas relacionados às novas tecnologias”, esclarece Celso.

Executive Briefing

Realizado no início de setembro, o Executive Briefing reuniu as principais lideranças estratégicas na área de Tecnologia, Recursos Humanos (RH) e ESG (Ambiental, Social e Governança) de empresas de Minas Gerais, com o objetivo de compartilhamento de informações, crescimento empresarial e desenvolvimento de inovação. Empresas como Arklok, Arvvo, AddValue Security, Databricks, Drive A, GX2, IT-One, Kaspersky, Prolinx, SOU.Cloud, TOTVS, 3CORP Technology, dentre outras estiveram presentes.

“Esse evento foi fechado para convidados e tudo que foi discutido com lideranças estratégicas vamos levar para o INFORUSO, uma forma de democratizar o conhecimento e chamar a atenção para as demandas mais relevantes do mercado. Esse encontro norteou a agenda dos temas prioritários para o congresso”, finaliza Chapinotte.

Serviço
40º INFORUSO

Datas: 22 e 23 de novembro
Local: Centro de Inovação da Unimed-BH – Rua dos Inconfidentes, 44 – Funcionários/ Belo Horizonte/MG
Inscrições: comunicacao@sucesuminas.org.br

Website: https://www.sucesuminas.org.br/

Continuar Lendo

Notícias

Mineiras lançam operadora de saúde em BH

Aurora Saúde oferece nova experiência em cuidar da saúde e do bem-estar

Publicado

em

por

Belo Horizonte, MG 29/9/2023 – saúde vai além de uma consulta médica, inclui acolhimento, parceria, compromisso com a qualidade de vida de cada cliente

Aurora Saúde oferece nova experiência em cuidar da saúde e do bem-estar

Segundo o IBGE, em 2019, apenas cerca de 28,5% da população do país, equivalente a 59,7 milhões de indivíduos, possuía algum tipo de cobertura de assistência médica ou odontológica. No grupo de pessoas que ganhavam até ¼ do salário mínimo mensal, esse número era significativamente menor, com apenas 2,2% desfrutando de plano de saúde médica. Já na faixa de mais de cinco salários mínimos, 86,8% tinham plano. Tendo em vista este cenário e com o alinhamento de duas experientes profissionais dos setores da enfermagem e da gestão em saúde nasceu a Aurora Saúde, operadora de planos de saúde fundada por mulheres. A empresa surge neste ano, em Belo Horizonte, com o objetivo de oferecer uma nova experiência ao cuidar da saúde e do bem-estar.

Tudo começou quando Marcela Matos e Liliane Freitas se uniram em uma sociedade e projetaram um modelo que procura novas possibilidades de experiência para os clientes, por meio de coordenação multidisciplinar, abordagem centrada, métodos preventivos e o uso de recursos tecnológicos. A soma de expertises delas foi a chave para o resultado que está disponível no mercado.

Marcela vem da gestão, atua no mercado de saúde suplementar há mais de 18 anos, geriu a área comercial da GNDI/Hapvida em Minas Gerais e ainda passou por grandes operadoras brasileiras. Já Liliane é a voz técnica, enfermeira de formação com extensa atuação, trabalhou em hospitais de alta complexidade, tendo passagem pela Unimed-BH, Premium Saúde, e, mais recentemente, pela SPDATA.

A amizade de uma pela outra somada a uma visão semelhante foi o que rendeu a chave para abrir a porta da Aurora Saúde. “Para nós, saúde vai além de uma consulta médica, inclui acolhimento, parceria, compromisso com a qualidade de vida de cada cliente. Por meio de tecnologias avançadas de gestão de saúde, proporcionamos um cuidado integrado, com atendimento humanizado e diário, respeitando necessidades e oferecendo cuidado personalizado”, salienta Marcela.

O primeiro passo foi procurar por uma rede credenciada e qualificada para atender as demandas das vidas guardadas. Entre as instituições hospitalares parceiras estão o Hospital Felício Rocho, Hospital da Baleia, Hospital Evangélico, Hospital São José, Hospital Belo Horizonte e Oculare. Ainda entra para a lista os laboratórios Lustosa, São Marcos, Hermes Pardini e Lab Class. A rede ainda conta com Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, Ecoar e Empremed.

Neste primeiro momento a cobertura atinge a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas há planos de expansão. O planejamento contempla a evolução da marca por praças, objetivando chegar em todo estado de Minas Gerais.

Ainda em 2023, a operadora almeja conseguir público no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. Já para 2024, outras regiões do estado, como Norte e Centro Oeste, devem entrar para o radar, provendo um alcance estadual. Hoje, a Aurora disponibiliza para o cliente três linhas de atendimento.

A primeira é chamada de a100, que compreende a cobertura de consultas em número ilimitado, exames complementares e outros procedimentos realizados em ambulatórios, consultórios e clínicas. Cobre atendimentos e procedimentos de urgência e emergência até as primeiras 12 horas. O a300 é um plano hospitalar que cobre todos os procedimentos ambulatoriais e hospitalares, como atendimentos de urgência, emergência, consultas eletivas, internações e exames ambulatoriais realizados no período da internação ou não. Quem procura uma ampla rede de atendimento e não abre mão de poder contar com vários médicos e hospitais, encontra no a500 mais acesso e comodidade. O plano dispõe de acomodações em enfermaria ou apartamento.

“Nossas linhas de cuidado foram projetadas desde o início para colocar os pacientes no centro de suas próprias jornadas de saúde. Por isso, apresentamos primeiro o projeto para Belo Horizonte e região e vamos exportando o modelo para outros cantos de Minas Gerais. Para isso, investimos em tecnologia de ponta para cuidar de forma diferenciada, humanizada e única”, justifica Liliane.

Com tudo alinhado, a palavra da vez tanto para Liliane quanto para Marcela é trabalhar. “Agora vamos trabalhar para que nossos beneficiários se sintam ouvidos, compreendidos e apoiados em todos os momentos. Somos mais do que uma operadora de saúde, somos um plano de cuidado integrado, que acompanha e se preocupa com a jornada e o bem-estar dos nossos beneficiários. Estamos comprometidos em transformar a maneira como você vê a saúde, fornecendo resultados tangíveis e mensuráveis que irão melhorar sua qualidade de vida”, garante Marcela.

“Seguiremos numa abordagem preventiva e também focada na gestão de doenças crônicas. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos nossos beneficiários, mas também reduz a necessidade de intervenções médicas intensivas a longo prazo. Acreditamos que a saúde é um esforço colaborativo, por isso nossas linhas de cuidados integram uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. Essa colaboração permite uma abordagem holística e abrangente para o tratamento, contemplando todas as dimensões da saúde física e mental dos pacientes”, finaliza Liliane.

Website: https://auroraplanosdesaude.com.br/aurora/?gclid=EAIaIQobChMIjqqj0q_LgQMViTLUAR2G3A7tEAAYASAAEgJcFPD_BwE

Continuar Lendo

Notícias

Experiências exclusivas são tendência para viagens de final de ano

Para atender ao desejo dos viajantes mais exigentes, hotelaria de luxo aposta em viagens exclusivas e experiências inusitadas para as celebrações da temporada. Ilha privativa nas Maldivas, árvore de Natal da Dior e noite em uma cabana de gelo são algumas das novidades da temporada.

Publicado

em

por

São Paulo, SP 29/9/2023 –

Para atender ao desejo dos viajantes mais exigentes, hotelaria de luxo aposta em viagens exclusivas e experiências inusitadas para as celebrações da temporada. Ilha privativa nas Maldivas, árvore de Natal da Dior e noite em uma cabana de gelo são algumas das novidades da temporada.

Um em cada quatro brasileiros pretende viajar a lazer antes de o ano acabar, segundo pesquisa realizada pela Futura Inteligência. A busca por viagens mais significativas, acompanhadas da família e pessoas especiais, continua como forte tendência na hora de definir os roteiros. Com as festas de final de ano se aproximando, chega o momento para planejar férias inesquecíveis. A diferença de estações do período consegue proporcionar viagens distintas, de acordo com o desejo de cada um, desde praias de águas cristalinas nas Maldivas e Havaí, a aventuras de inverno para quem prefere curtir o frio.

Seja qual for o estilo do viajante, o que não faltam são opções atrativas para as celebrações. 

Ilhas paradisíacas e um fim de ano tropical

  • A experiência nas Maldivas pode ser vivenciada em uma ilha privativa, reconhecida como patrimônio da UNESCO. É possível reservar a estadia no Four Seasons Private Island Maldives at Voavah, Baa Atoll para até 22 pessoas e sonhar de olhos abertos neste paraíso particular. O time de especialistas do Four Seasons cuida de todos os detalhes para uma viagem personalizada e all inclusive. Nadar com tubarões, relaxar à beira da piscina assistindo aos golfinhos no mar e provar as criações do chef local são apenas algumas das possibilidades.
  • As águas cristalinas do Oceano Pacífico cercam o Four Seasons Resort Hualalai, no Havaí, e são percorridas de forma exclusiva a bordo de um catamarã de 14 metros. Os passageiros a bordo conseguem alcançar praias secretas e lugares ideais para mergulho.

 

Viagens de inverno e um fim de ano cheio de sabores

 

Cenários instagramáveis na Europa

  • Um dos hotéis mais luxuosos de Paris, o Four Seasons Hotel George V, Paris, cria um verdadeiro universo para o período das festas, transformando o lobby e o pátio em um cenário de celebração, com decoração assinada pelo renomado florista Jeff Leatham. Quem passar pela cidade pode aproveitar para conhecer e tirar muitas fotos. 
  • A árvore de Natal da Dior é a grande atração do Four Seasons Hotel Prague. A experiência gourmet é à altura, com um chá da tarde tendo a árvore como pano de fundo.

 

Tradições milenares no Oriente

  • A tradicional região do Rajastão, na Índia, conhecida como “terra dos reis”, é opção para um final de ano marcado pelas lendas e histórias dos marajás. A Latitudes, agência especializada em viagens de conhecimento, tem um roteiro pensado no viajante brasileiro e acompanhado de guia que fala português.
  • A profusão cultural e as belezas da Tailândia oferecem uma experiência completa, incorporando o ritmo vibrante de Bangkok, cidades sagradas do Norte e praias paradisíacas. O roteiro da Latitudes é acompanhado pelo filósofo Emílio Moufarrige, que guiará a imersão no país.

Website: http://www.ebkpr.com

Continuar Lendo

Em Alta

...