Notícias

Tempo médio para abertura de empresas no Brasil foi de 63 horas em dezembro de 2020, aponta relatório da Redesim

Em dezembro de 2020, foram registrados mais de 47 mil pedidos de aberturas de empresas no país

Publicado

em

22/1/2021 – A tecnologia na gestão pública melhora o ambiente de negócios nos estados, tornando-os mais competitivos para criação de novas empresas e geração de empregos

Em dezembro de 2020, foram registrados mais de 47 mil pedidos de aberturas de empresas no país

De acordo com dados da Receita Federal, referentes a dezembro de 2020, o tempo médio de todo processo de abertura de empresas no Brasil foi de 2 dias e 15 horas (cerca de 63 horas). Neste período foram contabilizados 47.025 solicitações em todo o país. Em termos de comparação, em janeiro do mesmo ano o tempo médio para esses processos era de 4 dias e 8 horas e naquele mês foram pouco mais de 32,4 mil processos de aberturas.

Os números são resultado dos avanços implementados pela Redesim, sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Desde a implantação da Redesim, o uso da tecnologia tem facilitado a vida do empreendedor, que não precisa mais percorrer os corredores de diferentes órgãos para conquistar o alvará e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O cruzamento eletrônico de dados, a geração eletrônica de documentos e a disponibilização de consultas diretamente nos órgãos, permite o funcionamento quase que imediato das empresas.

“A tecnologia na gestão pública melhora o ambiente de negócios nos estados, tornando mais competitivo aqueles que investem em sistemas que desburocratizam a criação de novos negócios. Há também uma facilitação para a formalização de empresas, que já estão atuantes. Consequentemente, esse movimento aumenta a arrecadação dos estados e gera mais empregos, criando um ciclo virtuoso”, explica James Matos, diretor da Vox Tecnologia, empresa responsável pelo SIGFácil, sistema que faz a integração e o gerenciamento da Redesim em 11 estados, atuando em mais de 1.700 prefeituras e integrando as informações das secretarias da fazenda, juntas comerciais, bombeiros, órgãos ambientais e sanitários.

Entre os estados que lideram o ranking de agilidade na abertura de novas empresas, os três primeiros colocados – Goiás, Sergipe e Paraná – são atendidos pelo SIGFácil.

“A RedeSim deu a base legal e diretrizes para integração de processos e entidades. Entretanto, ela em si não é um sistema. O SIGFácil faz exatamente isso. O cidadão faz seus requerimentos, envia documentações e vê o resultado das suas demandas nessa interface. Do outro lado do sistema estão os órgãos envolvidos que recebem as demandas e analisam a legalidade dos pedidos”, explica Matos.

Além de fazer a ponte entre os órgãos, o SIGFácil é responsável por armazenar dados, fazer consultas, garantir que as diretrizes sejam cumpridas da maneira mais eficiente para o cidadão. A ideia final é o contribuinte abrir uma empresa sem sair de casa e com menos papel e burocracia possíveis.

Website: https://www.instagram.com/vox_tecnologia/

Em Alta

Sair da versão mobile